Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cigarros


Bart Scary
 Share

Recommended Posts

  • Members

Além de todos esses males' date=' o cigarro também prejudica a economia. Muitos defendem o cigarro com fonte de grande geração de empregos e impostos para o governo, no entanto o saldo final é negativo quando passamos a contabilizar custos com tratamentos de doenças, mortes, grande índice de aposentadoria precoce, baixo rendimento no trabalho...[/quote']

Ah, mas uma bela picanha bem gordurosa também causa esse efeito, claro, sem arrecadar impostos. Além disso, acho que o fumante paga impostos ao comprar o cigarro, então, não vejo como a doença dele pode prejudicar a economia do país.



São dados da OMS e do Banco Mundial sobre o lucro com o cultivo do tabaco, que segundo consta, é bem menor ao considerarmos o total de gastos para atender pessoas com problemas de saúde por causa do cigarro. Podemos também adicionar pessoas que fumam marcas contrabandeadas e falsificadas, sem controle nenhum que são bem mais prejudiciais. Portanto, um agravante a mais.-THX-2008-04-08 16:12:26
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 120
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Cara eu juro q não consigo entender como é q alguém começa a fumar. Só pode ser muita vontade de ser "malandro" de ser aceito' date=' de tentar ser "cool", ou algo do tipo.. Alguma coisa a ver com auto afirmação... Pq se vc usa uma droga ou alcool(sem fazer juízo de valor à respeito p não desviar muito o debate...) a substância te causa uma sensação, que pelo menos no início é de prazer ou de fuga, e vc repete o uso em busca daquele prazer ou fuga, até q , eventualmente pode acabar viciando...  Mas qdo o cara fuma a primeira vez não há o menor prazer,nada nada, só enjôo, tosse, náusea... E o cara se força sem prazer nenhum até o organismo dar uma acostumada e aceitar, simplesmente porque quer fumar!! Qdo o organismo aceita e o cara passa a ser viciado na merda do cigarro, o cara confunde prazer com necessidade, aí o cigarro não é prazer, é alívio da necessidade, como aliás a droga e o alcool passam a ser depois do vício, mas a diferença vital pra mim, é que quem fuma nunca passou pelo prazer, se viciou pq deliberadamente quis se viciar em cigarro. Não q ser viciado em drogas seja esperteza, mas é mais fácil de entender como o cara chegou lá...

 

Não digo q proíbam a venda e o consumo de cigarros, mas deveria ser proibido em todos os lugares fechados, de qqr natureza, barzinho, show restaurante, boate, etc etc etc. Quer fumar, beleza, mas eu não quero nem me lembrar q cigarro existe, detesto o ar empesteado com aquele fedor, e tenho raiva de gente que quer impor o "efeito colateral" (o fedor)do seu vício nojento aos outros, sem falar na questão do fumo passivo, minha saúde afetada pelo vicío asqueroso de outra pessoa...vai fumar na privaciadade da sua casa onde não incomoda ninguém, ou incomoda só tua família, e eles q te aguentem...

 

Agora, publicidade de cigarro sim, deveria ser terminantemente  proibida...Mas imagina o gritedo das agências, muitas delas propriedade de gente com ligações em Brasília... Aliás, qqr coisa q remotamente estimule o consumo deveria ser proibida.. Marcas de cigarro não deveriam poder patrocinar nada. Embalagens de cigarro deveriam ser padronizadas, todas brancas, com as mensagens de advertência em letras garrafais e um pequeno espaço de tamanho padrão na frente pra colocar a marca em fonte padrão...  Embalagem atraente é uma forma de estimular o consumo de qqr produto. Um produto como cigarro deve ter qqr estímulo ao consumo terminantemente proibido...

[/quote']

 

O cigarro relaxa quando você está sob stress intenso e também deixa o camarada mais ativo... nada mais!

Vc leu o meu post?? Não né...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Cara eu juro q não consigo entender como é q alguém começa a fumar. Só pode ser muita vontade de ser "malandro" de ser aceito' date=' de tentar ser "cool", ou algo do tipo.. Alguma coisa a ver com auto afirmação... Pq se vc usa uma droga ou alcool(sem fazer juízo de valor à respeito p não desviar muito o debate...) a substância te causa uma sensação, que pelo menos no início é de prazer ou de fuga, e vc repete o uso em busca daquele prazer ou fuga, até q , eventualmente pode acabar viciando...  Mas qdo o cara fuma a primeira vez não há o menor prazer,nada nada, só enjôo, tosse, náusea... E o cara se força sem prazer nenhum até o organismo dar uma acostumada e aceitar, simplesmente porque quer fumar!! Qdo o organismo aceita e o cara passa a ser viciado na merda do cigarro, o cara confunde prazer com necessidade, aí o cigarro não é prazer, é alívio da necessidade, como aliás a droga e o alcool passam a ser depois do vício, mas a diferença vital pra mim, é que quem fuma nunca passou pelo prazer, se viciou pq deliberadamente quis se viciar em cigarro. Não q ser viciado em drogas seja esperteza, mas é mais fácil de entender como o cara chegou lá...

[/quote']

 

Bem, concordo ctg nesse ponto. Não é muito visível a sensação de bem estar do cigarro, o gosto é péssimo, o cheiro pior ainda.

 

Confeso que antes dei uma tragada e achei terrivel, a unica vez que vi fazer efeito foi numa balada em que um amigo me ofereceu um pra acordar, e de fato acordou, estava com sono e meio bêbada, e ele me disse que ia me levantar, isso aconteceu, eu traguei totalmente descrente.

 

Não como a bebida que com um ou dois copos vc começa a sentir aquele sorriso bobo no canto do rosto e uma dormencia no corpo.

 

Não digo q proíbam a venda e o consumo de cigarros' date=' mas deveria ser proibido em todos os lugares fechados, de qqr natureza, barzinho, show restaurante, boate, etc etc etc. Quer fumar, beleza, mas eu não quero nem me lembrar q cigarro existe, detesto o ar empesteado com aquele fedor, e tenho raiva de gente que quer impor o "efeito colateral" (o fedor)do seu vício nojento aos outros, sem falar na questão do fumo passivo, minha saúde afetada pelo vicío asqueroso de outra pessoa...vai fumar na privaciadade da sua casa onde não incomoda ninguém, ou incomoda só tua família, e eles q te aguentem...[/quote']

 

A fumaça do cigarro causa danos pra quem não está fumando tb e isso é fato, concordo com a proibição. Mas eu já acho que a maior repressão é das próprias pessoas que vendo algu´me fumar já torcem o nariz. Conheço muita gente que está louca pra parar de fumar por causa disso, fora os motivos esseciais como mal cheiro, mal hálito, falta de apetite, dentes amarelados, pele envelhecida, fôlego ...

 

Agora' date=' publicidade de cigarro sim, deveria ser terminantemente  proibida...Mas imagina o gritedo das agências, muitas delas propriedade de gente com ligações em Brasília... Aliás, qqr coisa q remotamente estimule o consumo deveria ser proibida.. Marcas de cigarro não deveriam poder patrocinar nada. Embalagens de cigarro deveriam ser padronizadas, todas brancas, com as mensagens de advertência em letras garrafais e um pequeno espaço de tamanho padrão na frente pra colocar a marca em fonte padrão...  Embalagem atraente é uma forma de estimular o consumo de qqr produto. Um produto como cigarro deve ter qqr estímulo ao consumo terminantemente proibido...

[/quote']

 

Não foi proibido propagandas??

 

Nunca mais vi!17

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas qdo o cara fuma a primeira vez não há o menor prazer' date='nada nada, só enjôo, tosse, náusea.[/quote']

Será mesmo? Impossível alguém gostar de primeira?

 

Fosse assim acho que não ia existir nem metade dos fumantes ocasionais (esses que são em bem mais que os ditos 'fumantes' de verdade).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ruby, seguinte. Tenho um amigo que fuma e ele mesmo me disse que ele começou a fumar pq achava legal, ele não gistava do cheiro mas se forçava pra aprender, ele disse que até pegar o jeito tinham ido uns 15 cigarros e daí não teve mais volta, ele fuma até hoje (faz uns 10 anos que ele fuma) e ele quer parar e não consegue!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ruby' date=' seguinte. Tenho um amigo que fuma e ele mesmo me disse que ele começou a fumar pq achava legal, ele não gistava do cheiro mas se forçava pra aprender, ele disse que até pegar o jeito tinham ido uns 15 cigarros e daí não teve mais volta, ele fuma até hoje (faz uns 10 anos que ele fuma) e ele quer parar e não consegue! [/quote']

 

Então, não tô falando que isso não existe, pq acontece sim, e a rodo. Mas é 100% impossível alguém gostar de cara? hehe
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ruby' date=' seguinte. Tenho um amigo que fuma e ele mesmo me disse que ele começou a fumar pq achava legal, ele não gistava do cheiro mas se forçava pra aprender, ele disse que até pegar o jeito tinham ido uns 15 cigarros e daí não teve mais volta, ele fuma até hoje (faz uns 10 anos que ele fuma) e ele quer parar e não consegue! [/quote']

 

Então, não tô falando que isso não existe, pq acontece sim, e a rodo. Mas é 100% impossível alguém gostar de cara? hehe

 

Pra mim foi de primeira. O efeito que o cigarro causou no primeiro dia, eu tinha 16, foi o mesmo que uma bebida forte causa. Tinha aquela sensação de prazer, a tontura, pequena dormência... Acho que é o que causa em muita genta gente, caso contrário não continuaria. Além disso, faz muito tempo que o cigarro não é colocado como uma coisa cool pela mídia, e nem propaganda tem mais. Então esse argumento de que quem começa é influenciado por esse ou aquele, da mídia, é bobagem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A influência não é mais da mídia ou algo assim.....é algo parecido com a bebida.....cigarro é para maiores de idade,logo,para adultos.Então os adolescentes,querendo de sentir adultos e tudo o mais(Típico da época) passam a fumar,mesmo que forçado,e aí o estrago já esta feito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bem' date=' não sei se é 100% impossível. A pergunta certa talvez seria: Tem alguém que gosta do cheiro ou gosto do cigarro?03 [/quote']

 

Bom, a resposta é que as pessoas gostam de fumar, antes de qualquer outro argumento.

E ó, nesse tópico já tem gente que respondeu a segunda pergunta.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

Fumo em área proibida terá multa de R$ 560 em São Paulo

 

Enquanto a cidade do Rio de Janeiro amplia o cerco ao tabagismo proibindo o fumo em qualquer ambiente coletivo fechado, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sancionou ontem uma lei, aprovada pela Assembléia Legislativa, que reforça a lei federal de 1996 e bane o cigarro de quatro lugares, a maioria onde o fumo já é restrito: repartições públicas, bancos, hospitais e escolas.

A novidade da lei paulista é a previsão de multa tanto para o fumante quanto para os lugares que permitirem a infração: 37,59 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), ou cerca de R$ 560 nos valores de hoje.

"Basicamente a lei traz o que já está proibido na legislação federal. A novidade é a sanção, a previsão de aplicação de multas. Agora há uma multa específica para essa infração. É um avanço", afirma Clarissa Menezes Homsi, da ACTBr (Aliança de Controle do Tabagismo).

A lei sancionada ontem cita a proibição ao uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e cigarros de palha, não abre exceção a fumódromos, mas não proíbe claramente o narguilé (cachimbo usado pelos turcos, hindus e persas).

Pela nova legislação estadual, os únicos ambientes onde será permitido o fumo (dentro dos quatro tipos de estabelecimentos onde há a proibição) são aqueles que ficam ao ar livre, como varandas e terraços. Não há previsão de fumódromos.

"Em banco já não se fuma mais, nas repartições públicas é cada vez menor. É um avanço porque pune com multa. Ficaram faltando restaurantes, hotéis, boates, bares. Entendo que há aspectos positivos, mas vejo muitas falhas. Tem que se proibir em lugar fechado de qualquer natureza", diz Mário Albanese, da Adesf (Associação em Defesa da Saúde do Fumante).

Segundo Albanese, além de evitar os malefícios do fumo passivo, é preciso preservar a saúde de trabalhadores como garçons, que ficam expostos à fumaça por horas e não têm a opção do setor de não-fumante.

Procurada pela reportagem por telefone e por e-mail, a Souza Cruz, maior fabricante de cigarros do Brasil, não respondeu aos pedidos de entrevista.

Ampliação

A Casa Civil do governo paulista disse que Serra não poderia ampliar a proibição para bares, boates e restaurantes porque o projeto de lei não era de autoria do Executivo. Na proposta original do deputado Vinícius Camarinha (PSB), um artigo, vetado por Serra, previa que "danceterias, boates, casas de músicas e de shows" ficariam dispensados da proibição da lei.

"Encontrei muita dificuldade. Houve muita resistência", diz Camarinha, que afirma ainda que, na próxima semana, apresenta emenda à lei para ampliar a proibição ao fumo em bares, boates e restaurantes. Pesquisa Datafolha feita neste mês revela que 88% dos brasileiros são contra o fumo em locais públicos fechados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu trabalho numa industria de cigarros - e o cigarro nao é nada mais de que uma alimentaçao ja que ele é degustado - ja que ele tem sabor e coisa e tal - eu acho que quem quer fumar fume - quem nao quer nao fume e nem fique perto de fumantes - MAS SE COMEÇARMOS A PROIBIR tudo que pessoalmente nao gostamos daqui a pouco viveremos discriminando tudo e todos - se decidirmos que 99% da populaçao nao gosta da cor vermelha iremos distitui-la?

 

o cigarro nao faz bem algum a ninguem fisicamente - mas o grande problema dele é a COMPULSAO o EXCESSO. ja que tudo que é em excesso é ruim ate a agua que é a coisa mais limpa do mundo se for tomada em excesso mata - vejamos o tanto de afogamentos Kkkkkkkkkkkkkk

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não fumo. Minha mulher e meu filho não fumam. Aliás, na nossa casa nem existe cinzeiro. Detesto cheiro de cigarro e cinzeiro cheio... Normalmente os demais membros da família  (Irmão, cunhados, etc... etc..) frespeitam e ninguém fuma dentro da minha casa. Eles sempre fumam na área ou no jardim.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members
Não fumo mas não ligo que fumem perto de mim.

 

passivo ate no fumo' date=' hein?06
[/quote']

 

3d10 3d103d103d103d10

 

 

Bom, eu odeio cigarro... O cheiro, o gosto, tudo, não suporto.

Quando estava solteira, era critério para ficar ou não com algum interessado. Se fumar, pode ser o Brad Pitt, perde todas as chances.

Acho bacana essas imagens que estão vindo nos maços pra tentar causar repúdio, espero que de certo.
Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...