Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Review: ONCE Abril 24, 2008 • Não Há Comentários

f_oncem_8c2ca641.jpgw=497&amph=101

”Once” (no Brasil ”Apenas Uma Vez”) é um filme ‘’sorriso canto de rosto”, e se estende assim toda a projeção. O casal principal é cativante o suficiente para nos fazer ir a qualquer lugar que a seqüencia mandar - de forma apaixonada e inconseqüente - enquanto torcemos por eles.

O romance é palpável e faz decrescer qualquer falha que tenha. Clichês da projeção parecem únicos, reais. Não atrapalham. A câmera e a filmagem amadadora têm seus encômodos excluídos assim que vemos o filme como um documentário sobre o amor acontecendo.

O ar documental ainda traz um momento fascinante. Após um vermos um video (com fotografia de grande brilho e constraste, como de costume) com a ex-namorada do personagem principal, temos um corte seco para a imagem real de Markéta Irglóva. O amadorismo na imagem do longa faz demorar o reconhecimento do fim do vídeo, criando uma alegoria perfeita para ilustrar a substituição de amantes.

”Once” também não seria tão satisfatório sem a presença de Markéta Irglóva e Glen Hansard. A primeira com um sorriso quase infantil de tão apaixonante, e o segundo com seu ar desleixado e sonhador. Ambos possuem, em seu primeiro filme, interpretações dingníssimas, dentre melhores e exemplares para romances. Possuindo tudo o que se é necessário para um casal acontecer na tela. Passando amor real em entreolhares.

thedarjeelinglimited_poster3.jpgw=300

Com orçamento curtíssimo, o diretor John Carney merece vários aplausos por inúmeras vezes criar planos e cenas maravilhosas, tendo várias vezes apenas notáveis som e luz ambiente, fotografia e edição de som quase inexistente. Veja a primeira canção (Falling Slowlly, Melhor Canção no Oscar 2008 ) e a cena da primeira composição da moça. São mostras máximas de simples-expressão artística. Rebuscada mas intensa.

Em ”Once”/”Apenas Uma Vez” além de um romance cativantissímo, de personagens que se tornarão marcantes a quem veja,  é exposição de amor a arte (tanto música quanto cinema) por parte da equipe geral do longa. É um exemplo bem-sucedido de projeção onde há sobreposição de emoções pessoais nos personagens fictícios. Os personagens se tornam próximos do espectador, e para crer nisso, basta assistir aos momentos finais do longa e se emocionar.

“ONCE” Direção: JOHN CARNEY, Roteiro: JOHN CARNEY.
2006 (Irlanda)
blankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Realmente um belissímo filme, a música dispensa comentários, o filme segue uma linha bem fiel á música independente, instrumentos detonados, canções feitas no quarto, horas de estúdio e pouca grana, mas o resultado assim como filme faz valer a pena.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

É incrível o quanto o Rapaz lembra o cantor Damien Rice em todos os seus trejeitos quando canta. A Moça também lembra a ex-parceira de Damien, Lisa Hannigan. Até mesmo o contraste entre a voz sofrida dele e a voz doce dela é semelhante ao contraste entre as vozes desses cantores.

Como sou fã incontestável de Damien Rice isso só contribuiu para que eu gostasse ainda mais do filme.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...