Jump to content
Forum Cinema em Cena

Millennium


crazy
 Share

Recommended Posts

Overview.jpg

 

Criada por Chris Carter, o mesmo autor de Arquivo X, a série Millennium traz um misto de terror e suspense, e trata principalmente, do ser humano, no que ele vem se transformando à medida que se aproxima o final do século. Não existem alienígenas, monstros mitológicos ou fenômenos da natureza; o vilão aqui é o próprio homem.

E tudo isso se desenvolve em torno do personagem Frank Black, um ex-agente do FBI que possui um sinistro dom - ele vê com os olhos do assassino - consegue pensar como ele e isso o atormenta. Devido à esse dom, ele é convidado a fazer parte do grupo Millennium, um conjunto de pessoas empenhadas em preparar o mundo para o fim que se aproxima, e para isso procuram estudar a fundo o mal que se alastra sobre a humanidade. No meio desse fogo cruzado está a família de Frank Black, sua mulher Catherine e sua filha Jordan. No final das contas, as duas acabam sofrendo as conseqüências do trabalho de Frank, fazendo então com que ele se afaste delas. Isso gera um clima muito interessante, com Frank tentando exorcizar seus demônios interiores para poder voltar a conviver com a própria família.

millennium_06.jpg

 

Nos primeiros episódios da série imaginava-se única e exclusivamente que o Grupo Millennium fosse uma organização secreta de pessoas, em sua maioria ex-agentes do FBI dotadas de diferentes habilidades, paranormais ou não. Presumia-se que o objetivo do grupo era ajudar a polícia em investigações, e impedir que o mal se alastre com a chegada do novo Milênio. Entretanto isto é apenas uma fração do que o Grupo é e faz. Na realidade, o Grupo é compreendido de muitos peritos de diferentes setores da lei, médica, legal, tecnologia, e campos científicos.

10045725A~Lance-Henrikson-Millennium-Posters.jpg

O Grupo Millennium é compreendido de um número muito grande de indivíduos inteligentes que desejam salvar o mundo. Infelizmente, alguns membros do Grupo não compartilham as mesmas crenças. Na Segunda temporada da série, o Grupo Millennium se dividiu em duas facções, os Corujas e os Galos.


Corujas é o nome dado para a facção menor, que é compreendido por ateus. Os Corujas são cientistas que acreditam que, em aproximadamente 70 anos a Terra seja devastada por causa da destruição da natureza causada pelo homem no decorrer do tempo. Os Corujas também acreditam que o mau é um produto do homem. Os Corujas condenam a crença dos Galos na religião; eles acreditam que a fé dos Galos na Bíblia conduzirá o Grupo para outro caminho que nada tem a ver com o que pensam os Corujas.


Galos: Galos são a maioria dos membros do grupo. São religiosos e seguem a Bíblia e o testamento original. Eles acreditam em uma batalha do Bem contra o Mal com a chegada do novo Milênio. Entretanto, eles temem que, se um evento não ocorrer logo, eles perderão o controle da maioria dos Galos. Isto tem feito com que eles mesmos tentem criar seu próprio apocalipse para assegurar seu controle.

ouroboros.png

Ouroboros é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. É um signo para a eternidade. Pensa-se que o símbolo matemático de infinito poderá ter origem numa forma de representação desta serpente.

Segundo o “Dictionnaire des symboles” (Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Robert Laffont, 11ª impressão, Paris, 1990, pág. 716) o ouroboros simboliza o ciclo da evolução fechado sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, auto fecundação e, em consequência, o eterno retorno.

 

CURIOSIDADES

Screenshot005.jpg1.) No seu primeiro ano de produção, Millennium ficou conhecido por sempre trazer "o assassino da semana". Isso fez com que muitas pessoas se desagradassem com a série por causa da alta dose de violência. Por esse motivo, no segundo ano, Chris Carter resolveu mudar tudo. Como estava muito ocupado na produção do longa metragem de Arquivo X, ele passou a tarefa de conduzir Millennium para dois competentes produtores e escritores, já bem conhecidos por seus trabalhos em Arquivo X e Comando Espacial: Glenn Morgan e James Wong.

Screenshot020.jpgCom isso, o clima da série mudou totalmente, abandonando a violência explícita e dando lugar ao terror psicológico, dando mais espaço também para momentos cômicos e divertidos. No Brasil, a série começou a ser exibida em 1997 na Rede Recod, que já tinha também sob sua responsabilidade a exibição da série Arquivo X. Para a surpresa dos fãs, foi cancelada devido aos baixos índices de audiência e violência excessiva. A terceira temporada ainda chegou a ser exibida no Brasil, mas apenas pelo canal a cabo FOX; na televisão aberta nunca chegou a passar.

Screenshot021.jpg2.) No episódio "Lamentação" do primeiro ano da série, Frank Black está em Quantico e cruza com os agente Fox Mulder e Dana Scully pelas escadas do FBI. É uma cena muito rápida, de segundos, que foi percebida apenas pelos fãs de Arquivo X.


Screenshot031.jpg3.) Assim como em Arquivo X, Frank Black e o grupo Millennium contam com a ajuda de um Hacker de computador. No episódio "A Mão de São Sebastião" da segunda temporada, descobrimos que ele é fã ardoroso do seriado "O Planeta dos Macacos" (série que também foi exibida pelo canal Fox).

4.) Se você tiver a oportunidade de assistir o disco de extras da série verá que Chris Carter ao ser interrogado pelos executivos da Fox sobre o que era o seriado, o que eles poderiam esperar da nova série, ele sempre respondia "É como o filme Seven."

5.) O grupo Millennium existe de verdade, chama-se
"Academy Group". Mas seus membros são pessoas normais (será?), todos agentes aposentados da CIA, FBI, Serviço Secreto e Força Aérea Americana que hoje prestam serviço de consultoria para as mesmas agências. Os casos que eles relatam no DVD extra são muito impressionantes, inclusive a maneira como é montado o perfil psicológico do assassino.

Um dos seriados mais sombrios e inteligentes já criados, mas que durou apenas 3 temporadas. Muitos dos seriados de terror e suspense de hoje devem muito a Millennium pois sua concepção e estrutura narrativa é até hoje copiada.

crazy2008-05-07 00:17:49
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Acho que foi a última série que acompanhei pra valer, com hora marcada para não perder nenhum episódio. Era bem diferente, original. Perdeu um pouco do punch na segunda temporada, ainda que mantendo o DNA de seu autor.

Diante do que tenho visto atualmente nos canais pagos, é uma série bem acima da média e que eu reassistiria com prazer...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...