Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Faz tempo que eu não leio com entusiasmo uma crítica tão animida e positiva que ressalta inclusive os efeitos especiais,montagem e animação de um filme tão descadamente famíla e quer morder a sua parte no cinemão americano, mas confesso que me animou e vou conferir pessalmente para dar a minha reposta 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como somos poucos Pablo, vale reforçar.

“SPEED RACER”

imagem6.jpgw=497&amph=234

Uma cotação inferior para o novo dos irmãos Wachowski seria pura hipocrisia. “Speed Racer” me fez vibrar no cinema e sem dúvidas alcançou todos os pontos de decidiu trabalhar no espectador.

A arte visual do longa é um primor, belíssimo. A caleidoscopía que acompanha toda a projeção deixa-nos vidrado. Os efeitos especiais estão impecáveis em cada milímetro: das cenas de corrida e suas pistas-montanha-russa, até a poeira que o carro levanta em uma pista no deserto. A direção de arte conseguiu criar um longa mais expressionista e colorido que “A Fantástica Fábrica de Chocolates” de Tim Burton.

Repare também no detalhe quase imperceptível do genial trabalho de maquiagem, que trabalha para o aumento no tamanho dos olhos dos atores, marca registrada dos animes, onde nasceu o desenho “Speed Racer”.

O detalhismo é tanto que em certo momento, por pura (e boa) estética exibicionista, vemos colocadas imagens sequenciadas de uma zebra no canto da pista, que ganha movimento durante a corrida como em um desenho animado. Uma considerável referência, já que o desenho original se dedobrava para manifestar velocidade.

Outro ponto exemplar do filme é sua edição, que sempre tenta ser a mais dinâmica possível, correndo com Speed (e jamais levem isso como algo ruim). A montagem (também responsável por “Pearl Harbor” para se ter um contraponto) é, ao lado da direção, principal responsável por duas das melhores cenas e criações dos Wachowski.

Em uma vemos Speed Racer em uma corrida pela primeira vez, e dessa, valhe a pena não contar muito. Em outra - que é exemplo do que ocorre na montagem durante todo o longa -, durante um quase-plano-seqüencia, onde o presidente de uma grande corporação acaba com a ilusão do herói, os rostos em close dos personagens são o ponto de alternância para cenas do futuro de toda a família Racer. Dirigida muito bem, a cena com certeza enxugou vários minutos da fita, além de criar uma cena e narração genial.

O longa funciona para Speed Racer “ir”. E é apenas isso. É como se todos os outros personagens fossem engrenagens que impulsionam o personagem no enredo. Então, embalado pela excelente e incessante trilha sonora - de um rock, que levemente lembra o roncar dos motores antes de uma corrida, pela sensação conquistada - é como se tudo que gira em torno do personagem dissesse “Speed Racer Go!”

Levado pelas cores, pelas corridas que nos são apresentadas, é difícil crer que tamanha parte dos cinéfilos levou “Speed Racer” tão a sério. O longa é adaptação de um anime ds anos 60 infantil e traz um macaco com diversas funções de comicidade (mais incrível é que alcança o esperado) para se ter uma noção.

E esperar que todos os filmes de fantasia sejam tão sérios (e quanto a isso também discordo, como direi mais tarde) quanto o hit do ano, “Homem de Ferro” é basicamente extinguir parte de uma fantasia que cada vez mais é desacreditada. “Speed Racer” não subestima seu espectador, logo, “cerebrar” mais o longa seria mau necessário também em “Ratatouille”, “Roger Rabbit” ou “Big”/”Quero Ser Grande”.

speedracer_141.jpgw=497&amph=212

Outro ponto para enfatizar ainda mais a fantasia e a suma e única importância de Speed no longa é seu elenco de personagens coadjuvantes, sempre super-estereótipos  caricaturais. Assim como Susan Sarandon, mãe de Speed, que é aquela mãe-babona-coruja que todo filho tem. Seu personagem não exige mais que isto e o longa não precisa de nada que sobreponha a imagem de Speed Racer e que diminua a crença de que o corredor realmente possa fazer todas aquelas proezas. Cristina Ricci, absolutamente adorável, na melhor interpretação do longa, parece uma ilustração viva daquelas garotas nipônicas animes , com seus olhos enormes.

Emile Hirsh não está em sua melhor perfomance, mas dentro do correto. Surpreende pouco mas não decepciona.

E é possível pensar (especialmente se lembrarmos que essas mesmas cabeças nos trouxeram “V de Vingança”) que aquela vibração no fim do Grand Prix, possa ser considerada uma metáfora para a vitória sobre o grande sistema do qual “Speed Racer” versa contra. A vibração pela vitória do personagem é uma vitória pra quem trabalha com as corridas mas só repetem o trabalho devido a manipulação destas. Expanssível, a metáfora pode servir para todas as pessoas que de alguma forma tem seus crescimentos limitados por “forças maiores”.

Os Wachowski adaptaram maravilhosamente bem, sem se manter vidrados no desenho original. O uso de referências da animação são adequadíssimo, mais um daqueles impulsos do longa. É vibrante a primeira vez que ouvimos a releitura do tema de “Speed Racer”, assim como o famoso salto do carro, que ocorre apenas uma vez. Êconomicos, os irmãos fizeram um dos melhores usos de referências que já vi.

speedracer_371.jpgw=497&amph=209

A prova viva do completo êxito de “Speed Racer” vem em sua cena final. Após duas horas de filme, o magnetismo conquistado junto aos espectadores fazem de todos que vêem o filme, a mesma torcida que está do outro lado da tela. A camêra dos Wachowski deixa o espectador na melhor poltrona da pista, nos faz prender a respiração até aquele segundo em que de fato ele se torna campeão. Emoção pura. “Go Speed Racer, go Speed Racer. Speed Racer GO!”

SPEED RACER
blankstar.gifw=17&amph=17&amph=17blankstar.gifw=17&amph=17&amph=17blankstar.gifw=17&amph=17&amph=17blankstar.gifw=17&amph=17&amph=17blankstar.gifw=17&amph=17&amph=17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, mas eu queria muito gostar desse filme.

 

Não foi possível: Saí bem decepcionado do cinema. Talvez seja porque tinham uns moleques bebados idiotas na sala (eventualmente eles foram expulsos pelos seguranças)

 

Mas eu vou ver de novo em dvd uma hora. Acho que vou gostar mais.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Grande crítica, Pablo!

 

 

 

 

 

Bom trabalho Andy e Larry Wachowski!!!!

 

 

 

 

 

Impressionante. Imagino como deve ser assistir ao filme nos EUA com IMAX...

 

 

 

 

 

Pablo, ainda faço as seguintes observações sobre o filme:

 

 

 

 

 

- A fidelidade com o desenho é incrivel. O Mach 5 idêntico ao original,

inclusive o volante com seus botões identificados por letrinhas. O

Emile Hirsch ficou muito parecido com o Speed e eles ainda se

preocuparam com outros detalhes como, por exemplo a roupa do Speed. Em

algumas partes do filme ele usa aquela famosa roupa: camisa azul, calça

branca e o lenço vermelho no pescoço. Detalhes como a dificuldade em

beijar a Trixie e, o Gorducho e o Zequinho frequentemente escondidos no

portamalas do Mach 5 também não foram esquecidos. Tem horas que

pareceque o desenho surgiu a partir do filme!

 

 

 

 

 

-A trilha sonora é perfeita. Sempre trazendo algumas partes da música

tema, ela empolga e se mistura com a ação e as cores pisicodélicas do filme.

 

 

 

 

 

É um filme perfeito para aqueles que assistiam "Speed" quando eram

novos! Sem preocupação em criar coisas absurdas e impossíveis os

irmãosWachowski acertaram mais uma vez e revolucionaram o cinema.

 

 

 

 

 

Speed não é parecido com nada já visto anteriormente!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pablo, o mais bacana do seu texto é que a gente consegue notar o quanto vc gostou do filme, mas acho que as 5 estrelas foram um exagero. O que vc considera como erros ou falhas "pontuais" na trama atrapalham um pouco, principalmente com o excesso de informações mercadológicas e algumas reviravoltas que são meio sem sal.

 

No restante é como vc comentou. "Speed Racer" é diversão garantida !!!!!!! E olha que eu achava o desenho um porre !!!!! 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Decepcionado.

Desapontado.

 

Com o Pablo.

 

Sempre acompanhei as críticas do Cinema em Cena.

Gosto demais dos comentários do Pablo, profundo conhecedor dessa arte.

 

Mas... me desculpe.... Speed Racer não merece uma estrela sequer.

Filme absurdamente ruim, exagerado, colorido ao extremo, barulhento, com uma história chata demais. Macaco que funciona? Vocês ainda riem de caretas de macacos? As "corridas" também péssimas, confusas, tentando ser cartoon, sem conseguir. Tem mais um monte de coisas que eu poderia falar, mas francamente... não vou perder mais tempo com esse "filme".

 

Talvez por isso e mais algumas razões o filme tenha sido um total fracasso de bilheteria lá fora. Fez água legal.

 

O Pablo dar as mesmas 5 estrelas que deu para o MARAVILHOSO Labirinto do Fauno é brincadeira. É comparar uma obra de arte incontestável com mais uma firula visual dos irmãos Atchim. Que já deixaram seu nome na história com APENAS 1 filme bom. Matrix 2 e 3 não existem. Mas a exemplo do M. Night Shyamalan  vem nos desapontando cada vez mais.

 

Mas pra ser honesto com vocês, não posso criticar Speed Racer no seu todo. Saí da sala de cinema na metade do filme. Fui comprar mais um ingresso pra assistir novamente O Homem de Ferro, esse sim, diversão garantida.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Decepcionado.Desapontado.Com o Pablo.Sempre acompanhei as críticas do Cinema em Cena. Gosto demais dos comentários do Pablo' date=' profundo conhecedor dessa arte.Mas... me desculpe.... Speed Racer não merece uma estrela sequer.Filme absurdamente ruim, exagerado, colorido ao extremo, barulhento, com uma história chata demais. Macaco que funciona? Vocês ainda riem de caretas de macacos? As "corridas" também péssimas, confusas, tentando ser cartoon, sem conseguir. Tem mais um monte de coisas que eu poderia falar, mas francamente... não vou perder mais tempo com esse "filme".Talvez por isso e mais algumas razões o filme tenha sido um total fracasso de bilheteria lá fora. Fez água legal.O Pablo dar as mesmas 5 estrelas que deu para o MARAVILHOSO Labirinto do Fauno é brincadeira. É comparar uma obra de arte incontestável com mais uma firula visual dos irmãos Atchim. Que já deixaram seu nome na história com APENAS 1 filme bom. Matrix 2 e 3 não existem. Mas a exemplo do M. Night Shyamalan  vem nos desapontando cada vez mais. Mas pra ser honesto com vocês, não posso criticar Speed Racer no seu todo. Saí da sala de cinema na metade do filme. Fui comprar mais um ingresso pra assistir novamente O Homem de Ferro, esse sim, diversão garantida.

 

[/quote']

 

 

 

Em resumo... o cara ficou decepcionado pq o Pablo teve uma opinião completamente diferente da dele... ô dó.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é ótimo. Será que o cara tava querendo o Speed pilotando uma Ferrari e concorrendo com o Rubinho... hehehe

O Homem de Ferro é ótimo, mas compará-lo com Speed, é como comparar Star Wars com 2001, uma Odisséia no Espaço. Os dois são Ficção, só que o primeiro é totalmente absurdo, mas continua sento excelente. Cada um som seu propósito, colega!

 

[]'s

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

EU AMEI O FILME E ACHEI A CRÍTICA IMPARCIAL E PERFEITA!!

ACHO QUE NÃO DAVA PRA SER DIFERENTE SE TRATANDO DO FILME QUE É, DA DIREÇÃO... ERA DE SE ESPERAR TUDO COLORIDO, BARULHO E EXAGERO...

É UM FILME LÚDICO E UTÓPICO, TEM DE TER SENSIBILIDADE E SABER OLHAR COM OLHOS LIVRES E FANTASIOSOS PARA PODER ENTENDER E GOSTAR..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

" Não adiantou a torcida por uma melhor segunda volta de Speed Racer. O novo trabalho dos irmãos Wachowski não conseguiu empolgar o público estadunidense e fez apenas 7,64 milhões de

dólares em sua segunda semana e sequer conseguiu faturar 25 milhões de

dólares nos 10 dias em que está em cartaz - muito pouco para o seu

orçamento estimado em 120 milhões."

 

Notícia do OMELETE de hoje. O "filme" foi recebido como merece lá fora.

 

E sim, achei SPEED RACER um LIXO sem tamanho.

E não mudo minha opinião porque vocês acham o contrário.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CHEGO A FICAR CHOCADA COM O PRECONCEITO E A PRÉ-DISPOSIÇÃO DE ALGUNS A NÃO GOSTAR DE ALGUNS TIPOS DE FILMES, ATORES, DIRETORES E ACABOU. SIMPLESMENTE NÃO GOSTAM E PRONTO...

ACHO QUE O MAIS INTELIGENTE E SENSATO É SABER GOSTAR DE TUDO UM POUCO E VALORIZAR O QUE MERECE, E DESMERECER O QUE MERECER TAMBÉM, OU SEJA, A CESAR O QUE É DE CESAR....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Como eu sempre digo, o Grande Pablo é como um

vagalume: Fica 'hipnotizado e maravilhado com filmes que extrapolam em

cores e luzes, deixando de lado outros aspectos do filme e se vendo

"obrigado" a dar uma nota alta pela beleza estética."

 

Comentário perfeito!

Pablo pisou na bola ao comentar esse filme medíocre. 5 estrelas... que conceito, hein?

E se vai vender bem mais em DVD depois? Legal, porque, segundo o Omelete de hoje:

 

"Fechando o Top 5, Speed Racer amarga o primeiro fracasso retumbante do ano. O novo trabalho dos irmãos Wachowski, com orçamento estimado em 120 milhões, até aqui não quebrou nem a marca dos 40 milhões nos EUA. Mundialmente, a coisa é ainda mais feia: Apenas 60 milhões,

metade de seu custo - que parece que não será alcançado só nos cinemas.

Será que os Wachowski terão que recorrer a seu "porto seguro", a

franquia Matrix, pra pagar o prejuízo? Não estranharemos se

isso acontecer e um prelúdio à série for anunciado nos próximos meses. "

 

Que feio, hein?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
EU AMEI O FILME E ACHEI A CRÍTICA IMPARCIAL E PERFEITA!!

 

Não existe crítica imparcial e perfeita.

 

Eu achei, posso?? Achei que ele fez jus ao filme, nos pontos fortes e nos fracos, falando bem do que tinha de falar e mal do que merecia....
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...