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Superman Returns


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SUPERMAN O RETORNO





Published by Odair Braz Jr. July 14th, 2006 in Filmes








supmanret_01.jpgEle
está de volta! Pelas mãos do diretor Bryan Singer, a saga de dez anos
para trazer o Super-Homem (Superman o escambau) de volta ao cinema
finalmente terminou de maneira feliz. O filme é um primor e eleva à
enésima potência o que foi feito nos dois primeiros filmes estrelados
por Christopher Reeve em 1978 e 1981.

Singer conseguiu transformar o filme numa sinfonia de grandiosidade,
transformando o herói da DC Comics num semideus entre os humanos. Todas
as idéias usadas pelo diretor, de uma maneira ou de outra já estavam
presentes nos dois longas iniciais. Singer apenas aprofundou tudo.

O ator Brandon Routh, completamente desconhecido, consegue dar uma
ótima densidade ao personagem. Com as diretrizes de Singer, o ator leva
diferentes dimensões do herói até os espectadores. Isso faz com que
Superman - O Retorno não seja um filmezinho qualquer de super-herói.
Ele ao mesmo tempo diverte, mas também sabe passar suas mensagens de
maneira eficiente. Trocando em miúdos, o que se vê no filme é que ser
Super-Homem é muito mais do que simplesmente ter superforça e sair
voando por aí. Há problemas que ele não consegue resolver apenas com um
soco e a história vai mostrar isso ao longo da projeção.

supmanret_02.jpgSuper-Homem
deixou a Terra há seis anos para descobrir suas origens kryptonianas.
Nem ao menos se depediu de Lois Lane, que hoje tem um filhinho e mora
com o noivo. O supervilão Lex Luthor também está de volta às ruas e
agora com um plano maligno. Quando chega ao nosso planeta novamente,
Super-Homem já não é mais o mesmo que antigamente. Agora ele está um
pouco mais triste, mais preocupado e ciente de que seus enormes poderes
nem sempre podem resolver tudo o que gostaria. É a partir desse ponto
de vista que Bryan Singer parte para fazer de O Retorno um filmaço.

Visualmente, o longa é impecável. Todas as cenas de ação, as cenas de
vôo e aquelas em que o Homem de Aço está presente são incrivelmente
bonitas. Cada pose, cada olhar do herói são cuidadosamente filmados
para levar o máximo de impacto visual possivel. Já a história é muito
próxima de Supeman - O Filme, de 1978. Todo o andamento é parecido e
isso foi feito intencionalmente, claro. O próprio Bryan Singer revelou
que era assim que imaginava este primeiro filme e que as coisas podem
ser diferentes no segundo (se houver, mas vai haver) e poderemos até
encontrar algum supervilão pela frente.

supmanret_03.jpgPor
falar em declarações, o site Herói viajou até o México para entrevistar
o elenco todo e também o diretor. Sobre a grandiloqüência de Superman -
O Retorno, Singer contou que “o filme tem elementos das culturas
judaica e cristã. Sou judeu e isso se refelte na tela. Faço filmes para
que não sejam apenas diversão simplesmente”. Singer disse ainda que
através de O Retorno quis mostrar que toda pessoa tem lados diferentes.
“Toda pessoa na superfície é uma coisa, mas todos nós somos
multifacetados. Escolhi os atores justamente com essa idéia na cabeça.
Brandon, por exemplo, é calmo e tranqüilo como o Super-Homem e Clark. O
mesmo vale para Lois. Kevin é engraçado e sarcástico”.

Brandon Routh, por sua vez, era a imagem da alegria. Ele estava
visivelmente feliz por interpretar um personagem tão importante. “Fazer
o Super-Homem foi muito forte para mim desde a primeira cena que
filmamos. Foi muito excitante e é ótimo estar neste personagem por
causa de toda a história dele. Foi demais para mim”. Mas Brandon também
revelou que foi um grande desafio. “As pessoas falam que ele é um ser
de grande bondade e que isso não seria um desafio. Mas a idéia aqui foi
trazê-lo o mais próximo possível da humanidade para que as pessoas se
conectassem a ele. Ele sente o que sentimos”.

supmanret_05.jpgKate
Bosworth, a atriz que interpreta Lois Lane, também teve um grande
desafio. Afinal, essa nova versão de Lois é meio diferente, tem um
filho e nem ao menos é casada. “Lois é mãe solteira e feminista. Além
disso, ela vive uma espécie de triângulo amoroso a partir da volta do
Super-Homem. Mas o que me chama a atenção nela é sua independência e,
assim como o filme está mais moderno por causa da tecnologia, Lois
também está mais moderna, mais independente”.

Kevin Spacey, o mais experiente do elenco entrou na entrevista com um
ar meio debochado, mas mostrou estar de bom humor e respondeu bem a
todos. Ele contou que gostou muito de trabalhar novamente com Bryan
Singer após dez anos (os dois trabalharam em Os Suspeitos). “Acreditei
na história que Bryan queria contar com o Super-Homem e tive certeza
depois de ler o roteiro. Fizemos muitas improvisações ao longo das
filmagens”. O ator foi só elogios a Singer: “Bryan é diferente de
outros diretores. Ele sabe exatamente o que quer e colabora muito com o
ator. Ajuda muito ter um diretor que sabe o que quer e que sabe passar
isso para você”.

supmanret_04.jpgDe
volta a Singer. O diretor contou que sua idéia não era mesmo fazer um
novo filme contando a origem. “Queria mesmo uma continuação porque
gosto muito dos dois primeiros longas do Super-Homem. E também foi
diferente de filmar X-Men porque no início eu não sabia muito bem o que
fazer com eles. Com Super-Homem eu sabia exatamente o que fazer.
Mostrei minha idéia ao estúdio e em 72 horas fechamos o acordo. E com
Super-Homem não há competição. Perto dele não existe Homem-Aranha ou
X-Men”.

Para saber mais sobre o Superman - O Retorno e sobre o herói,
não perca a revista-pôster da Herói que já está nas bancas. Ele conta
tudo sobre o novo filme e sobre a trajetória do maior super-herói de
todos os tempos. E vem com um pôster gigantesco com uma foto exclusiva.


capa_postersm.jpg



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Em face á repercusão da sua crítica sobre o filme Superman - o Retorno' date='  Pablo Villaça elaborou um texto sobre as malfadadas estrelinhas:

Leiam, discutam e opinem.

Tópico novas mensagens A maldição das estrelinhas... Pablo Villaça


[/quote']

Como bem lhe convém, aí está o Pablo querendo se justificar pela lambança de sua crítica... não pensei que ele fosse chegar a tanto... bastava um comentário no blog...

Aí está a prova de que, como eu falei, há pessoas que realmente só buscam, na crítica, uma mera confirmação de suas próprias opiniões.

"Lambança"? Perdoe-me, Rrocha, mas tenho plena convição acerca do que escrevi. A Conversa de Cinéfilo não foi escrita para me "desculpar" por nada, porque não julgo que isso seja necessário, mas simplesmente para corrigir conceitos equivocados por parte de leitores que, sem saber como lidarem com opiniões divergentes, partem para ataques sem fundamento.

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Em face á repercusão da sua crítica sobre o filme Superman - o Retorno' date='  Pablo Villaça elaborou um texto sobre as malfadadas estrelinhas:

Leiam, discutam e opinem.

Tópico novas mensagens

A maldição das estrelinhas...

Pablo Villaça


[/quote']

Como bem lhe convém, aí está o Pablo querendo se justificar pela lambança de sua crítica... não pensei que ele fosse chegar a tanto... bastava um comentário no blog...

Aí está a prova de que, como eu falei, há pessoas que realmente só buscam, na crítica, uma mera confirmação de suas próprias opiniões.

"Lambança"? Perdoe-me, Rrocha, mas tenho plena convição acerca do que escrevi. A Conversa de Cinéfilo não foi escrita para me "desculpar" por nada, porque não julgo que isso seja necessário, mas simplesmente para corrigir conceitos equivocados por parte de leitores que, sem saber como lidarem com opiniões divergentes, partem para ataques sem fundamento.

É isso que dá lidar com fãs Pablo, a pior praga do universo cinematográfico. Fã não entende porra nenhuma de cinema e já ama seu filme antes mesmo dele sequer começar a ser projetado.

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Vocês acham que os fãs do Superman não iriam gostar deste novo filme? Exemplo são os fãs de Star Wars: não importa a merda que o Lucas caga, entopem os cinemas e acham cada filme melhor que o anterior.

 

Agora saiu essa merda que o Singer fez... vocês acham que algum fã dará o braço a torcer e admitirá que o filme ficou bem aquém do esperado? Claro que não! Vão vir com essa balela que o povo prefere filme de pancadaria, filme descerebrado, etc... (como se este filme do super fosse inteligente e profundo) desculpas para justificar esse fiasco artístico e financeiro que todos estão sendo testemunhas.

 

Ou seja, coisas típicas de fãs... tão previsíveis, coitados...

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Quando Superman pega o globo que caía do alto do Planeta Diário, ele resolve esmagar um carro soltando o globo em cima dele ao invés de soldá-lo novamente em cima do prédio, por exemplo, ou então colocá-lo em outro lugar de modo a não causar nenhum dano qualquer.

Por que alguém tão poderoso e carismático como ele traria prejuízo a um simples cidadão de Metrópolis, destruindo seu automóvel? smiley5.gif

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eu assisti o filme e não gostei...Longo e cansativo, com a atuação mais fraca vinda de ninguem menos que o ator principal, o que é inaceitável. Como sempre digo o que faz um bom filme são dois pilares:boas atuações e história convincente. O que poderia ser grandioso, não passou de uma sessão da tarde. Eu acho que a versão de 1978 tem seus problemas, não gosto deste Lex Lutor até hoje, nunca achei um vilão digno do superman neste filme. Mas marlon brandon está muito bem e o ator principal teve seu papel mais marcante no cinema...mas o filme não merecia uma nova versão jamais. o que o dinheiro não faz não é? bem feito para os fã teimosos que insistem em achar que novas versões podem ser melhores....... smiley11.gif     
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Superman - O Retorno / nota: smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

O filme ficou dentro das minhas expectativas. Nem abaixo e nem acima. Talvez só tenha me decepcionado um pouco com o desfecho, mas no geral, achei um filme maravilhoso.

A abertura do filme já entrou pra história como a mais linda e empolgante de todos os tempos. Méritos para a tradição respeitada das clássicas letras tridimensionais voadoras.

Na verdade, mérito para as inúmeras referências feitas ao filme de 78, que deixou este novo filme realmente com cara de seqüência (e não uma nova origem), puxando da nossa memória, situações do primeiro filme, amarrando bem as histórias. Gostei da repetição de falas, como a do Superman sobre viajar de avião ser a forma mais segura, e da Kitty sobre o pai de Lex. E o que dizer sobre a cena final, do Super voando sobre a Terra e dando um sorrisinho pra câmera? smiley32.gif Se eu disser que ainda esperava um sorriso mostrando os dentes, vão me xingar de 'xiita doente', então vou 'ficar calado' smiley36.gif

Mérito para a ausência de um super vilão (que obviamente deve surgir nas futuras seqüências). O que matou o filme do Hulk foi akele "homem-absorvente" (pai de Bruce). Sempre vi o Superman como um cara que pega ladrões, evita catástrofes e tira gatinhos do alto de árvores. Dessa forma, a gente consegue imaginá-lo de forma plausível no nosso mundo real. E que bom que substituiram o "American Way" por um conceito mais global (como comentou Perry).

Como tantos já bateram nessa tecla, a produção é impecável. A trilha é maravilhosa, mas também, re-adaptando os temas originais, não tinha como errarem. Até o tema do vôo do Super com Lois, é uma versão adaptada do filme de 78. Agora senti muita falta do novo tema presente no segundo trailer (aquele que mostra em detalhes o tiro no olho).

As atuações do elenco, de um modo geral, estão todas razoavelmente boas. Esperava mais de Spacey, mas o cara mandou bem. Bosworth ficou um pouquinho acima da expectativa. Routh não foi excepcional, mas se saiu bem. E discordo que ele não tenha conseguido diferenciar o Clark do Superman. Com um simples "tchauzinho" desengonçado ele fez Lois e o noivo desmancharem suas suspeitas. smiley36.gif Agora realmente achei muito estranho a forma fria com que Lois tratou Clark. Não foi condizente com a história dos dois.

Com relação ao filho do Superman, confesso que via com maus olhos essa trama. Mas da forma que foi abordada, achei até interessante. Só senti falta da referência sobre a noite de amor que houve em Superman 2. Eu ouvi pessoas no cinema comentando que não entendiam como aquele menino podia ser filho do Superman. Só espero que nos próximos filmes não façam nenhuma besteira do tipo "super boy".

Mas como eu disse no início, o que me desapontou foi o desfecho do filme. De uma forma geral, achei que o filme teve pouca ação. Eu esperava um desfecho mais interessante para Luthor. E achei o "coma e despertar" do Superman, muito sem sal, sem emoção, mal explorado.

De um modo geral, achei o filme muito bom e ressuscitou a franquia do homem de aço em grande estilo, à altura da mitologia do herói.

............................................................ ........

Alexander_Bell2006-7-16 17:33:8
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Sempre achei que uma nova versão de superman não seria possivel, pois com todos os problemas, a versão de 1978 funciona muito bem e seria dificil fazer uma melhor. o que foi diferente do filmes do batman, que foram todos umas porcarias até realmente levarem a sério o batman, quando foi feito o batman begins...mas superman...o filme definitivo já foi feito! seria como pintar uma nova monalisa(lógico que esta pintura tem grandeza maior que o filme do superman!!) fazendo mais colorida ou sem as maluquices que o dan Brown inventou para vender livros....Ou reescrever hamlet..

 

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Sempre achei que uma nova versão de superman não seria possivel' date=' pois com todos os problemas, a versão de 1978 funciona muito bem e seria dificil fazer uma melhor. o que foi diferente do filmes do batman, que foram todos umas porcarias até realmente levarem a sério o batman, quando foi feito o batman begins...mas superman...o filme definitivo já foi feito! seria como pintar uma nova monalisa(lógico que esta pintura tem grandeza maior que o filme do superman!!) fazendo mais colorida ou sem as maluquices que o dan Brown inventou para vender livros....Ou reescrever hamlet..
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Concordo com tudo, menos quando vc falou sobre Batman... Tá certo que os Batmen do Burton não são definitivos, mas cá pra nos... esse novo do Nolan ai smiley11.gif

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Sempre achei que uma nova versão de superman não seria possivel' date=' pois com todos os problemas, a versão de 1978 funciona muito bem e seria dificil fazer uma melhor. o que foi diferente do filmes do batman, que foram todos umas porcarias até realmente levarem a sério o batman, quando foi feito o batman begins...mas superman...o filme definitivo já foi feito! seria como pintar uma nova monalisa(lógico que esta pintura tem grandeza maior que o filme do superman!!) fazendo mais colorida ou sem as maluquices que o dan Brown inventou para vender livros....Ou reescrever hamlet..
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Concordo com tudo, menos quando vc falou sobre Batman... Tá certo que os Batmen do Burton não são definitivos, mas cá pra nos... esse novo do Nolan ai smiley11.gif

É muito melhor que qualquer outro filme de heroi já feito.

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smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif - SUPERMAN - O RETORNO

Eu nunca gostei de histórias em quadrinhos, salvo as escritas por Maurício de Souza que fizeram saudavelmente parte da minha infância. De uma maneira geral trata-se de um universo que não me despertava nenhum interesse e nem cabe dizer os eventuais motivos do porquê, mas a partir do momento em que o cinema resgatou a "febre" de realizar adaptações dos personagens de HQ’s esse universo tornou-se aos meus olhos mais rico, quebrou um pouco da minha resistência justamente por focar nas características humanas e nos conflitos mundanos que os heróis enfrentam por serem o que são. E de todos os heróis sempre achei Superman o mais sem graça de todos. Se comparado ao Batman, por exemplo, achava o Homem-Morcego um personagem infinitamente mais complexo e psicologicamente interessante do que o Homem de Aço que no meu entender não passava de uma invenção para satisfazer o ego coletivo da nação americana com o seu uniforme com as cores da bandeira e a sua história que remete a de uma espécie de Messias. Em linhas gerais, era muito patriotada pro meu gosto.

Tudo isso, porém, não impediu que eu curtisse os filmes estrelados por Christopher Reeve, especialmente os dois primeiros ( fazem parte do meu consciente infantil ), assim como não interferiu o meu gosto pelas séries "As Aventuras de Lois e Clark" e "Smallville", esta última mesmo como as drásticas mudanças feitas em torno da mitologia do herói conseguiu construir um universo "paralelo" bem honesto que não ofende o passado do personagem. Mas Superman nunca me conquistou, nunca me interessei em buscar outras informações fora dessas 3 fontes, nem mesmo quando Brian Singer, responsável pelo sucesso dos "X-Men" na telona, assumiu a direção do mais que engavetado projeto de reviver o personagem nos cinemas. Logicamente que por ser considerado por muitos o filme mais aguardado do ano, uma série de informações e consequentemente de expectativa alimentam o retorno do herói. Em linhas gerais, "Superman – O Retorno" é um filme bastante satisfatório, mas não representa um retorno triunfal e apesar de apresentar um super-herói reconhecida e assumidamente dramático não possui uma trama muito bem explorada e nem sempre acerta no tom adotado no drama adotado acerca dos seus elos de ligação.

Uma das melhores sacadas de "Superman - O Retorno" é focar a sua trama em algo distinto daquilo que seria o mais previsível. Ou seja, aqui não se tem a mínima intenção de mostrar como Superman chegou à Terra, como ele descobriu seus poderes, como ele foi parar em Metropólis e conheceu Lois Laine ... isso não apenas mostra um respeito com relação a obra realizada por Richard Donner no final da década de 70 como deixa evidente que a que a idéia não é a de "explorar gratuitamente" o mito universal que este super-herói representa, mas principalmente o de expandir o seu universo, o que por si só já é muito bem-vindo ( assim como o retorno financeiro do projeto é claro, não sejamos ingênuos ). O que os créditos nos apresentam é que uma série de cientistas descobrem fragmentos no espaço que seriam oriundos do planeta natal de Superman ( o novato Brandon Routh ) e ele decide conferir pessoalmente tal evidência e retorna após 5 anos. Nesse meio-tempo, as pessoas que fizeram parte de sua vida seguiram em frente e parecem não lamentar a sua ausência, pelo menos aparentemente ( confesso que se o ambiente que ele encontrasse fosse mais hostil alguns conflitos poderiam ser melhores aproveitados, como o próprio ressentimento que Lois possui pela sua ausência, mas até mesmo em escalas maiores como a da função dele dentro da sociedade moderna ).

O filme transcorre muito bem até a 1ª aparição de Superman quando este salva um grupo de passageiros, dentre eles Lois Laine ( Kate Bosworth ), em uma passagem muito bem sacada e bem montada que coloca o herói em plena ação aproveitando-se de todas as conveniências que os efeitos especiais modernos são capazes de fazer. E a partir daí o filme acaba perdendo um pouco de ritmo em razão de algumas cenas desnecessárias, por exemplo, colocando Superman de volta com a rotina de salvar vidas, assim como a em que Lex Luthor ( Kevin Spacey ) visualiza seu plano diabólico em uma simples maquete ou até mesmo na dispensável passagem em que o herói salva a personagem interpretada por Parker Posey apenas para distraí-lo ( a sincronia das ações exige uma crença frágil por parte do espectador ). É uma pena que os planos de Lex Luthor não sejam dos mais interessantes ( promover uma desgraça em massa daquela magnitude crendo na possibilidade de um retorno financeiro é uma idéia típica de um psicopata como ele é, mas não muito inteligente ) e o próprio não se mostra muito inteligente, o que não deixa de ser um elemento que o coloca em descrédito ainda mais diante da solução encontrada pelo roteiro que beira o patético sendo assim a própria atuação de Spacey fica comprometida.

O grande destaque de "Superman - O Retorno" fica por conta de Brandon Routh. Ele realiza um trabalho notável, equilibrado e consegue nos convencer diante da imponência e carisma que o personagem exige. Seria muito injusto compará-lo a Christopher Reeve ( eterno ), mas a sua atuação é admirável, pois ele consegue transcorrer pelo filme com muita segurança, mostra versatilidade e traduz para o público a figura dramática que é fundamental para a sua aceitação e para as ações que decide fazer. É bem verdade que o roteiro não dá muito espaço para que a relação entre Kent e Lois Laine seja retomada ( até porque não há espaço para isso diante da nova postura dela, como comento a seguir ), mas é sensível o carinho e a admiração que o Homem de Aço tem pela jornalista. A Lois Laine de Kate Bosworth é mais fria e distante pelas próprias necessidades impostas pelo roteiro o que torna o seu arco dramático mais complicado e são inseridos a figura de um filho e de um noivo ( James Marsden, quase que repetindo o seu papel em "Diário de Uma Paixão" ). Não chega a ser um trabalho ruim dessa jovem atriz, mas a sua atuação é um tanto quanto burocrática diante de uma personagem mais responsável e aborrecida que é a Lois Laine de "Superman - O Retorno", logo não tão carismática e assim como Brandon nem compensa fazer comparações, pois são filmes e contextos diferentes.

Nesse contexto diferente, além do que já foi comentado, a opção dramática escolhida pelo roteiro para encerrar o 3º ato apesar de possível, não consegue se tornar verossímil, principalmente porque apesar de explorar personagens já conhecidos, é necessário estabelecer um novo elo de ligação ( assim como foi feito com a relação Superman-Lois Laine ) sendo assim soa mais como um elemento melodramático toda a passagem que se passa dentro do hospital e no quarto do filho de Lois Laine, é aquele tipo de emoção que não adquiriu consistência para ser compartilhada por aquilo que foi apresentado neste filme ( e por mais que consideremos que é um filme que se passa após os eventos de "Superman I e II" é inevitável que o drama funcione independentemente ). É justificável diante da ligação que Superman tem com a sua figura paterna, mas não é uma idéia bem explorada ( confesso que temi por alguma situação do tipo "Padmé e Anakin" do gênero "ela está morrendo de coração partido" ).

"Superman - O Retorno" é um filme agradável, mas que não nos conquista plenamente. Tem um personagem principal forte e potencialmente dramático, mas que pode ser melhor explorado, principalmente na sua relação com Lois Laine como o pacato Clark Kent. Como diversão, o filme não apresentou uma trama das mais empolgantes no que se refere a vilania, mas tecnicamente promoveu um espetáculo que pode ser muito bem aproveitado em possíveis e bem-vindas novas aventuras ( as sequências de vôos são fantásticas ). Seja bem-vindo, Superman !

Thiago Lucio2006-7-16 18:21:5
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Em face á repercusão da sua crítica sobre o filme Superman - o Retorno' date='  Pablo Villaça elaborou um texto sobre as malfadadas estrelinhas:

Leiam, discutam e opinem.

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A maldição das estrelinhas...

Pablo Villaça


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Como bem lhe convém, aí está o Pablo querendo se justificar pela lambança de sua crítica... não pensei que ele fosse chegar a tanto... bastava um comentário no blog...

Aí está a prova de que, como eu falei, há pessoas que realmente só buscam, na crítica, uma mera confirmação de suas próprias opiniões.

"Lambança"? Perdoe-me, Rrocha, mas tenho plena convição acerca do que escrevi. A Conversa de Cinéfilo não foi escrita para me "desculpar" por nada, porque não julgo que isso seja necessário, mas simplesmente para corrigir conceitos equivocados por parte de leitores que, sem saber como lidarem com opiniões divergentes, partem para ataques sem fundamento.

Na boa Pablo, assim como você defende seu ponto de vista nos filmes, que inúmeras vezes estou de acordo, não é justo você me condenar por criticar a sua crítica não é?

E se a conversa de cinéfilo não foi pra se "desculpar", como acabou me parecendo, me desculpe, mas ser banido por duas semanas de alguns tópicos porque emiti minha opnião sobre sua crítica me pareceu uma atitude discricionária e desnecessária.

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Em face á repercusão da sua crítica sobre o filme Superman - o Retorno' date='  Pablo Villaça elaborou um texto sobre as malfadadas estrelinhas:

Leiam, discutam e opinem.

Tópico novas mensagens

A maldição das estrelinhas...

Pablo Villaça


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Como bem lhe convém, aí está o Pablo querendo se justificar pela lambança de sua crítica... não pensei que ele fosse chegar a tanto... bastava um comentário no blog...

Aí está a prova de que, como eu falei, há pessoas que realmente só buscam, na crítica, uma mera confirmação de suas próprias opiniões.

"Lambança"? Perdoe-me, Rrocha, mas tenho plena convição acerca do que escrevi. A Conversa de Cinéfilo não foi escrita para me "desculpar" por nada, porque não julgo que isso seja necessário, mas simplesmente para corrigir conceitos equivocados por parte de leitores que, sem saber como lidarem com opiniões divergentes, partem para ataques sem fundamento.

Na boa Pablo, assim como você defende seu ponto de vista nos filmes, que inúmeras vezes estou de acordo, não é justo você me condenar por criticar a sua crítica não é?

Vc não criticou a critica dele, vc deu xilique de fã e o desrespeitou.

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