Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Favorita


Barbie
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Chega a ser irritante ouvir de colegas de faculdade que a novela foi horrível' date=' que o autor mudou tudo por causa de ibope e etc... Agradeço aos responsáveis por terem me dado paciência...
[/quote']

 

Acredito que ele tenha antecipado a revelação por causa do ibope mesmo. Novela é uma merda por causa disso. A visão original do autor é completamente deturpada para atender às necessidades da emissora.

 

Desde o início da novela ele já tinha falado que o assassino do marido da Donatela seria revelado no início de agosto...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 521
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu venho nesse fórum discutir cinema, e só uma obra da qualidade de A Favorita consegue me fazer parar por uma hora, diariamente, pra assistir uma novela. Especialmente para uma pessoa como eu, que NUNCA assistiu novelas religiosamente. Já acompanhei de vez em quando, quando as tramas eram interessantes: Mulheres Apaixonadas e O Clone foram as minhas preferidas, e eu assistia pelo menos 3 vezes por semana. América e Páginas da Vida são de autoria dos autores daquelas duas, e por essa razão admito que tentei assistir diariamente durante algumas semanas, só para ser decepcionado. Depois que comecei a assistir séries então, tive certeza que nunca mais assistiria novelas. E eu não só voltei a assistir como estou disposto a falar que esta novela é a melhor de todos os tempos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ainda não deu 50 pontos... Ela não é melhor que O Clone' date=' Senhor do Destino, América, pois essas novelas costumavam dar + de 50 pontos por capítulo, então chego a conclusão de que esta novela não é a melhor dos últimos anos.16[/quote']

 

Eu acho que "O Clone" foi uma das melhores novelas da Globo.

 

Sobre a Flora como vilã, acho que aquela cena do carro mostrou bem o qto ela está desequilibrada... aff!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

+ é preferência e reconhecimento do trabalho ali executado.

 Lembrando que esses ibopes eram Rio-SP' date=' No Sul A Favorita chegou a dar 52 pontos. Achei meio Interessante:

 

f31501.jpg

Divulgação/TV Globo

João Carneiro: Vão me xingar, sobre vilã de A Favorita

Da Redação

A revelação de que Flora é a vilã de A Favorita, da Globo,

está dando o que falar, né? Pois bem, o autor da trama, João Emanuel

Carneiro, confessou que sabe que a reação do público ao descobrir que

justamente a personagem de da Patrícia Pillar é a assassina não vai

ser, digamos, muito positiva.

 

 

- Sei que as pessoas vão me xingar, mas prefiro correr o

risco. É curioso como as pessoas não conseguem perdoar o rico. O

público fica indignado por Donatela ter 22 milhões de dólares

guardados. Se soubesse disso, teria feito ela menos rica, com uns 200

mil, disse ao jornal Extra.

 

 

Ele também revelou que o seu objetivo é justamente desafiar o telespectador e que, com essa virada na trama, conseguiu subverter o folhetim tradicional.

 

 

- Meu desafio é desafiar as pessoas, desconcertá-las,

incomodar o espectador. É trazer uma problema para minha vida e para

eles. Isso consegui fazer. A novela no início era muito psicológica.

Não era espetaculosa, com efeitos, grandes seqüências de ações. Novela

mais introspectiva. Nesse momento, ela passa a ser mais espetacular e

com apelo popular.

 

 

Para ele, que decidiu que Flora seria a mau-caráter logo na primeira

semana da trama, o que deve motivar as pessoas a continuar acompanhando

a trama global é torcer para a vilã ser desmascarada e pagar pelo que

fez.

 

Audiência

 

 

A audiência das novelas é sempre comentada. João Emanuel diz que já ligou mais para ela, mas agora tenta deixá-la de lado.

 

 

- [O ibope'] É uma coisa muito viva e um julgamento diário de

seu trabalho, uma coisa torturante. O ibope da novela foi sempre

ascendente, estreou baixo, porém vem aumentando. Isso foi me animando.

Mas estou tendendo a não vê-lo mais, porque é duro. Você não pode

deixar que o ibope mande em você, tem que ser o contrário. Se o autor

se torna um escravo do ibope, está perdido. O público de TV é um pouco

como uma criança: ela reage num momento e, às vezes, não se precisa

fazer tudo que a criança quer, tem que contrariá-la também.

Fonte: Estrelando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PRuby2008-08-09 14:07:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se Ibope fosse sinônimo de qualidade a melhor novela da década seria Senhora do Destino e eu acho que essa foi justamente uma das piores, junto com Duas Caras (as duas do Aguinaldo Silva).

 

Essa novela atual está sim no caminho certo ao meu ver. Só por essa estúpida reação contrária do público, já justifica tudo que está ali.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

PARA OS Q GOSTAM!

 

"A Favorita" exibe prisão de Donatela na próxima terça
13_87-donatela-presa.jpg
A novela "A Favorita" vai exibir, no capítulo da próxima terça-feira (12), as cenas da prisão de Donatela (Claudia Raia).
A milionária é detida no aeroporto, tentando fugir para a Roma com um passaporte falsificado. Amelinha (Bel Kutner), uma ex-amiga, reconhece Donatela, que está disfarçada, na fila de embarque. A ex-amiga grita que ela é uma foragida, atraindo a atenção dos policiais.
Na delegacia, Donatela é informada de que será transferida para um presídio feminino como principal suspeita do médico Salvatore (Walmor Chagas). Algemada, ela não oferece resistência. Donatela é inocente. Ela caiu na armadilha de Flora (Patrícia Pillar) e Dodi (Murilo Benício), tornando-se suspeita do crime. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u431347.shtml
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Do site da novela A Favorita.

Entrevista com Patrícia Pilar.

 

O público ainda está chocado com a descoberta.

Afinal, Flora, com aquela carinha de santa, era a queridinha da maior parte dos telespectadores de A Favorita.

Mas agora todos estão conhecendo um outro lado da personagem, e que não tem perdão. Flora é má mesmo e não tem volta.

A atriz Patrícia Pillar fala,  com exclusividade para o site da novela, sobre essa reviravolta na trama. E ela avisa: “Defender a Flora é impossível, ela é da pá virada mesmo! Agora podem esperar o pior da Flora” (risos).

Desde o inicio, você já sabia que seria a vilã. Como foi esconder isso de todo mundo?
Guardar o segredo foi difícil! Ah, mas tem um gostinho maravilhoso, segredo é bom para guardar, o gostoso é esse. Não contei para ninguém, todo mundo perguntava, mas me segurei. Admito que só falei para o meu marido. Mas o marido pode, né?

Como é fazer uma vilã?
Essa é a primeira vilã que faço e é o papel mais difícil e forte da minha carreira, com certeza. Na novela Renascer, fiz Eliana, uma personagem mau-caráter também, mas que nem chegava a ser vilã. Era interesseira, não era do bem, só que era divertida. Mas não chega nem aos pés da Flora. Esta é má mesmo, doida, é doente.

Qual foi sua reação quando soube que seria a vilã?
Eu amei! Para um ator, não tem brincadeira melhor. Agora, o que temos que lembrar é que, por mais que seja novela das oito e que ela faça parte da vida de muita gente de certa forma, é uma ficção, é uma história, uma brincadeira. E  para mim é um jogo. Flora é Flora e Patrícia é Patrícia. A Favorita é um thriller. Uma novela, em geral, é mais romântica. A Favorita é diferente, é uma surpresa o tempo todo e, para um ator, isso é muito divertido.

Como está sendo a reação do público?
Pelo pouco que saí nas ruas, muitas pessoas falam que ficaram chateadas, que torciam pela Flora. Mas teve gente achando de tudo, teve gente que achou o máximo a Flora ser a assassina, achou divertida a mudança radical de mocinha para vilã. E, daqui a pouco, as pessoas vão ver que ela não está para brincadeira. Agora, podem esperar o pior da Flora.

As aparências enganam?
Claro. A Flora, com essa cara de boazinha, enganou todo mundo. As aparências enganam. O caráter da pessoa não está escrito na testa e essa era a idéia do autor. E na vida a gente se surpreende. Se essa era a surpresa que o João Emanuel queria, deu certo, ele conseguiu. A verdade tem um valor importante, um valor fundamental para se viver!

Qual o maior desafio para fazer Flora?
O maior desafio são as cenas pesadas. A do flashback, por exemplo, foi muito intensa. A Flora sofria rejeição, foi humilhada, estava com sentimentos misturados, atirava no homem que amava, perdia tudo para a Donatela. A Flora estava no fundo do poço. Decidir matar uma pessoa é uma atitude pesada e isso é muito difícil de fazer, por isso tento encarar como um jogo, uma brincadeira da atuação, para aliviar o peso.

Para Claudia Raia, grana depôs contra Donatela

‘No Brasil, quem tem dinheiro não é aceito pela a sociedade’

 

Título%20da%20Matéria

Depois de todo o mistério ter sido revelado e o país inteiro ter se surpreendido com a inocência de Donatela, a atriz Cláudia Raia fala como foi esconder o segredo até mesmo dentro de casa.

A atriz diz ainda como vê a repercussão da revelação exibida no capítulo de terça-feira.

Confira na entrevista abaixo:

Você concorda que o público se surpreendeu mais pelo fato de a Donatela ser rica?
Ela usava o dinheiro como uma parede de segurança, justamente porque ela conhece o tamanho do monstro. Ninguém acreditava nela, então ela usou o dinheiro. Tem uma coisa no Brasil que é cultural. Quando você tem dinheiro e é bem-sucedido, você não é aceito pela sociedade. Acho que o grande problema da Donatela, no começo, era o dinheiro que ela tinha. Ninguém admite 22 milhões de dólares! A partir da novela, as pessoas podem repensar o que se leva de uma relação humana e que aquilo que você construiu que é o que você vai plantar.

Como foi conduzir a Donatela desde o início, sabendo que a Flora era culpada?
Antes de o João Emanuel dizer que a Flora seria a culpada, uma semana depois que a novela entrou no ar, ele falou que precisava da dubiedade das personagens o tempo todo, principalmente da Donatela. A gente fez assim de propósito. Era para haver, o tempo todo, a dúvida de quem era a Donatela - se ela era boa ou má. No final, ela passou a ser uma terceira pessoa e isso foi ótimo para a gente.

O que você está achando da repercussão?
Maravilhosa! O público está enlouquecido. A reação é de último capítulo e eu nunca vi isso com dois meses de novela. É impressionante como estão todos muito envolvidos com a história e indignados por ser a Flora a culpada. É como se estivessem sem chão. Seria normal que isso acontecesse. E agora a gente está correndo atrás, porque o que vem pela frente é muito difícil de fazer. O meu objetivo agora é a prisão. Eu acho que o grande vilão da Donatela não é a Flora e sim o sistema carcerário. Acho que a novela está promovendo uma função social. Ela fala de uma coisa imbatível que são as relações humanas. As pessoas são más e também são como a Donatela que é extremamente emocional, errada, equivocada e inadequada, porque ela mete os pés pelas mãos. Mas ela tem uma alma e uma pureza de uma mulher crédula. Existem poucas pessoas no mundo assim, mas existem. E ela não é exatamente o que vemos. 

Como está sendo para você trabalhar depois da grande revelação?
Está sendo tudo maravilhoso. Deu uma sensação de missão cumprida. É como tivesse sido o último capítulo de uma novela que nem chegou na sua metade.

Foi difícil guardar segredo?
Não foi difícil, porque era fundamental guardar segredo. Até em casa, só o Edson (Celulari, marido da atriz), que é ator, sabia. Teve até um bolão. No final, o meu filho Enzo acabou acertando, mas eu não disse que ele tinha acertado. Quando ele viu na novela que foi a Flora, olhou para mim com uma cara... (risos). Todos ficaram aflitos para saber.

Como você analisa o trabalho do autor João Emanuel?
É impressionante como ele tem a história e o controle da sua própria dramaturgia nas mãos e como ele conduz isso absolutamente de maneira coerente, inovadora, inusitada e instigante para o público. Na verdade, ele provoca o público. Ele não cria uma atitude subserviente ao público e, obviamente, surpreende.

Fonte: globo.com

 

Não achei surpreendente a revelação de Flora como a vilã, foi extremamente previsível. As armações da personagem contra a Donatela nos últimos capítulos indicavam isso, além de ser interessante as inversões de papéis. Pillar como vilã e Raia como heroína, o saldo geral foi satisfatório, o autor teve coragem ao mudar o rumo das personagens. Uma coisa que está completamente errada é a interpretação da péssima Deborah Secco, de repente o sotaque sumiu. Ela é péssima mesmo, não tem jeito... 12 06.

 
Deckard2008-08-11 13:30:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"América", "O Clone" e "Senhora do Destino" foram pavorosas. Sinal de que ibope realmente não apita nada.

 

"O público de TV é um pouco como uma criança: ela reage num momento e, às vezes, não se precisa fazer tudo que a criança quer, tem que contrariá-la também".

 

101010

 

Tô virando fã desse cara, não é possível que ainda exista alguém com essa mentalidade na tv. 10
Link to comment
Share on other sites

  • Members
É curioso como as pessoas não conseguem perdoar o rico. O público fica indignado por Donatela ter 22 milhões de dólares guardados. Se soubesse disso' date=' teria feito ela menos rica, com uns 200 mil.[/quote']


Tem uma coisa no Brasil que é cultural. Quando você tem dinheiro e é bem-sucedido' date=' você não é aceito pela sociedade.[/quote']

10

 

 
skellington2008-08-11 14:08:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"América"' date=' "O Clone" e "Senhora do Destino" foram pavorosas. Sinal de que ibope realmente não apita nada.

 

"O público de TV é um pouco como uma criança: ela reage num momento e, às vezes, não se precisa fazer tudo que a criança quer, tem que contrariá-la também".

 

101010

 

Tô virando fã desse cara, não é possível que ainda exista alguém com essa mentalidade na tv. 10
[/quote']

 

concordo. acho interessante ter trabalhos diferentes assim na TV, sbretudo no horario nobre. desde o começo achei legal a ideia de termos protagonistas nulas (ainda que no final se assumisse uma culpada). entretanto, o fato de ter antecipado a revelacao nao me deixa menos contente. gostei de saber q flora é de fato a vilã e assassina. o autor brincou com o publico e eu achei isso o maximo. flora é uma peronsagem redonda. ela quis se mostrar inocente, arquitetou sua vingança. joão emanuel carneiro pode nao ter dado ibope, mas acho q ele é um autor com talento.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
"América"' date=' "O Clone" e "Senhora do Destino" foram pavorosas. Sinal de que ibope realmente não apita nada.

 

"O público de TV é um pouco como uma criança: ela reage num momento e, às vezes, não se precisa fazer tudo que a criança quer, tem que contrariá-la também".

 

101010

 

Tô virando fã desse cara, não é possível que ainda exista alguém com essa mentalidade na tv. 10
[/quote']

concordo. acho interessante ter trabalhos diferentes assim na TV, sbretudo no horario nobre. desde o começo achei legal a ideia de termos protagonistas nulas (ainda que no final se assumisse uma culpada). entretanto, o fato de ter antecipado a revelacao nao me deixa menos contente. gostei de saber q flora é de fato a vilã e assassina. o autor brincou com o publico e eu achei isso o maximo. flora é uma peronsagem redonda. ela quis se mostrar inocente, arquitetou sua vingança. joão emanuel carneiro pode nao ter dado ibope, mas acho q ele é um autor com talento.

 

 

 

Pra vc amigo, pq as novelas de hj em dia ñ tem + nda para mostrar de novidade, quem é a assassina? Isso a gente já viu em Celebridade em 2003, q por sinal foi mto + emocianante.... Esses diretores ñ tem + nda para criar, aí fica colocando coisas que já deram bom resultado no passado, tudo isso por causa da maldita audiência. Pra mim essa novela é de mediana pra cima.16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em "Celebridade" (muito boa, aliás, pela crítica ao lance da fama a qualquer custo), o mistério "Quem era a assassina" era totalmente diferente, tinha outro enfoque, assim como em "Vale Tudo", "Paraiso Trocpical", etc. Em "A Favorita" a dúvida não era saber quem era a assassina, mas sim saber quem estava sendo sincera, já que era sabido que era uma das duas. E agora que foi descoberto, em 2 meses de novela no ar, o interessante é ver o estrago feito por falsas impressões (O Gloria Menezes, e todo mundo, apoia a Flora, não sabendo que ela é a culpada), e o fato a Donatela, sendo inocente, ir pra prisão, sofrer pra caralho etc...  Enfim... Sem comparações. "A Favorita" é um divisor de águas na teledramaturgia brasileira, a meu ver (pelo quye apresentou até então).

 

Puta merda, como sou noveleiro. 0806
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Em "Celebridade" (muito boa' date=' aliás, pela crítica ao lance da fama a qualquer custo), o mistério "Quem era a assassina" era totalmente diferente, tinha outro enfoque, assim como em "Vale Tudo", "Paraiso Trocpical", etc. Em "A Favorita" a dúvida não era saber quem era a assassina, mas sim saber quem estava sendo sincera, já que era sabido que era uma das duas. E agora que foi descoberto, em 2 meses de novela no ar, o interessante é ver o estrago feito por falsas impressões (O Gloria Menezes, e todo mundo, apoia a Flora, não sabendo que ela é a culpada), e o fato a Donatela, sendo inocente, ir pra prisão, sofrer pra caralho etc...  Enfim... Sem comparações. "A Favorita" é um divisor de águas na teledramaturgia brasileira, a meu ver (pelo quye apresentou até então).

 

Puta merda, como sou noveleiro. 0806[/quote']

 

 

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Em "Celebridade" (muito boa' date=' aliás, pela crítica ao lance da fama a qualquer custo), o mistério "Quem era a assassina" era totalmente diferente, tinha outro enfoque, assim como em "Vale Tudo", "Paraiso Trocpical", etc. Em "A Favorita" a dúvida não era saber quem era a assassina, mas sim saber quem estava sendo sincera, já que era sabido que era uma das duas. [/quote']

 

concordo com enxak. várias novelas ja apresentaram enredos com misterio (lembrem-se de "a proxima vitima" tb). mas acho que em "a favorita" a proposta é diferente. nao sei se a novela sera de fato um marco na teledramaturgia, mas acho interessante a trama estar dividida em tres atos: primeiro joga-se e brinca com a historia da assassina (flora ou donatela). constroi-se todos os plots na inocencia ou pureza de flora, ela engana varioas personagens e engana a nós telespectadores; depois no segundo ato é revelado o mistério, mas somente nós sabemos, os personagens nao! por fim, todos saberão! acho as novelas tem caido mto em qualidade sim (nao tecnica, mas roteiro). os dialogos são sossos e burro as vezes. estou ansioso para ver "caminhos da índia".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
concordo com enxak. várias novelas ja apresentaram enredos com misterio (lembrem-se de "a proxima vitima" tb). mas acho que em "a favorita" a proposta é diferente. nao sei se a novela sera de fato um marco na teledramaturgia' date=' mas acho interessante a trama estar dividida em tres atos: primeiro joga-se e brinca com a historia da assassina (flora ou donatela). constroi-se todos os plots na inocencia ou pureza de flora, ela engana varioas personagens e engana a nós telespectadores; depois no segundo ato é revelado o mistério, mas somente nós sabemos, os personagens nao! por fim, todos saberão! acho as novelas tem caido mto em qualidade sim (nao tecnica, mas roteiro). os dialogos são sossos e burro as vezes. estou ansioso para ver "caminhos da índia".
[/quote']

 

Texto de Glória Perez com Juliana "a Boa" Paes como protagonista... passo longe, muito longe.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Texto de Glória Perez com Juliana "a Boa" Paes como protagonista... passo longe' date=' muito longe. [/quote']

 

to interessado nao necessariamente pelo elenco, ate pq concordo com vc. primeiro, quero mais é ver como gloria perez trabalhara com a cultura indiana (ja q fez algo parecido com a cultura árabe). segundo pq me interesso pela musica, religiao, filmes da india. terceiro pq a globo tem investido bastante nesse produto. li na folha que a emissora levara cerca de 40 profissionais por mais de um mês para o oriente para gravar algumas cenas. a tv globo tem investido um orçamento pesado justamente para melhorar a imagem das novelas do horario nobre e deixar a concorrencia (entenda-se record) longe no ibope.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gostei, posso? 06 Mas no começo era legalzinha até, acompanhei um pouco. E a Debora Falabella de drogada era uma forçassão de barra desgraçada... 06

 

Odeio novelas da Gloria Perez, por querer sempre inserir campanhas sociais no meio (assim como as do Manoel Carlos, que pra piorar, são lentas igual a bossa nova que as embala). Prefiro novelas mais pro lado do "thriller", ou da crítica social mesmo, como "Celebridade", "Paraíso Tropical", "O Dono do Mundo", "A Próxima Vítima"... Ou as do Benedito Rui Barbosa: "Pantanal" e principalmente "Renascer", a melhor de todas.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...