Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tropa de Elite 2 (2010)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Replies 227
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 2 weeks later...
  • Members

  Que filme foi esse tropa de elíte 2?

 Tá demorando pra dígerir, tamanha a pancada na cabeça. Já tenho ele em mente como uma das maiores continuações do cinema mundial, sem exagero.

 Pensei em O Poderoso Chefão 2 em sua abordagem mais aprofundada do tema. Uma mistura de Traffic, Narc, etc. Ou seja, está no nível dos grandes filmes policiais gringos. Mais com uma diferença, um herói inexistentes na grande maioria deles.

 Capitão Nascimento se torna nesse segundo filme umas das grandes referências de nosso cinema. Sua imagem na rua, após atacar aos bandidos na moto mostra que é desnecessario o uso da farda para que sua figura continue marcante. Wagner Moura esta brilhante como sempre.

 Bom esse foi minha visão sobre o filme, e qual foi a sua?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caras' date=' nunca pensei q eu ia ter um Hype por um filme nacional, mas depois que eu vi esse trailer!! É filme de gente grande malandro!!!!! A narração em off do Nascimento como sempre é foda!!!!!!!!!

[/quote']

 

Wagner conseguiu transformar as tão criticadas narrações em off em algo foda e já clássico 16

 

PS: ao contrário da maioria não tenho problema nenhum com narrações em off. Desde que bem feitas...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme parece um documentário, tamanho o realismo das cenas e da trama e subtramas (todas muito bem entrelaçadas, diga-se de passagem)

Eu já achava o primeiro filme muito bem feito e muito bem concebido, mas a continuação arrebentou a boca do balão. O diretor realmente mandou bem mais uma vez.

Minha ressalva fica para os dramas do relacionamento pai/filho... achei meio "chatinho" no meio do filme, apesar de fazer parte da história. Mas mesmo assim não atrapalhou a dinâmica do filme.

Wagner Moura mais uma vez em atuação impecável.

Realmente gostei muito do filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei da forma como o Padilha dinamizou a narrativa, ao mesmo tempo que resistiu à tentação de transformar o Moura em um mero agente da discussão social. O personagem tem um universo próprio e o filme respeita isso. O capitão (agora coronel) Nascimento já se mostrava uma figura extremamente complexa no primeiro longa e nesse aqui o Padilha conseguiu transformá-lo em um enigma ainda mais profundo.

 

 

 

Tinha medo que essa sequência virasse uma comercialização vagabunda do primeiro filme, apenas reprisando bordões e tramas que funcionaram da primeira vez. A surpresa é boa. Padilha não só traça uma outra trilha dentro do mesmo tema, como mostra coragem ao expor um retrato cruel do backstage da guerra nas favelas do Rio, cutucando a ferida de muita gente no poder público.

 

Os aspectos técnicos melhoraram muito. A fotografia está fantástica e a trilha é sóbria, sem excessos.

 

 

 

O Wagner continua excelente e conduz mais uma vez seu personagem ao status de ícone cultural, alguns degraus acima de uma grande atuação.

 

 

 

5/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quero ver a opinião dos corneteiros da primeira página aqui do tópico. Senhor Dook' date=' Thiago Lucio, Vitinho, Soto.... 06[/quote']

 

Como se a opinião da Scarlett (e do Pablo) fosse parâmetro para qualquer coisa. Aliás, nenhuma é.

 

Eu gostei do filme, embora ele seja muito inferior ao primeiro.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quero ver a opinião dos corneteiros da primeira página aqui do tópico. Senhor Dook' date=' Thiago Lucio, Vitinho, Soto.... 06[/quote']

 

Como se a opinião da Scarlett (e do Pablo) fosse parâmetro para qualquer coisa. Aliás, nenhuma é.

 

Eu gostei do filme, embora ele seja muito inferior ao primeiro.

 

 

 

eu usei a sua opinião como parâmetro08

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se tem algo que poderia criticar é o discursinho vitorioso de esquerda. Talvez lá no fundo o Padilha tenha querido se desculpar pelo Nascimento "fascista" do primeiro filme. Se foi isso, acho desonesto. Nem o filme nem o personagem deveriam responder a um apelo público de bom-mocismo.Scarlet Rose2010-10-10 17:34:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se tem algo que poderia criticar é o discursinho vitorioso de esquerda. Talvez lá no fundo o Padilha tenha querido se desculpar pelo Nascimento "fascista" do primeiro filme. Se foi isso' date=' acho desonesto. Nem o filme nem o personagem deveriam responder a um apelo público de bom-mocismo.[/quote']

Até acho que isso acabou acontecendo, mas pra mim não comprometeu a trama do filme pois o roteiro foi bem construído e o mais fiel possível à uma realidade que estava sendo retratada. Faltou talvez uma contrapartida com um personagem da "esquerda vitoriosa" (como vc definiu) que fosse oportunista e fdp como os milicianos e políticos corruptos. Quem sabe dessa forma essa espécie de retratação do primeiro filme não tivesse ocorrido
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os dois fanfarrões inúteis comentam no tópico como se estivessem em posição de "desafiar" alguém... coitados...

 

Em tempo: devo ver o filme neste feriado... gostei muito do trailer...

 

E, pra não perder a viagem: Brocha, seu fanfarrão, VAI TRABALHAR!

 

E Sall... bem, DNFTT...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Véio' date=' toma a pílula vermelha e acorda... De quando foi o post (o meu ÚNICO) neste tópico até então? Naquele contexto, a continuação cheirava a caça níquel MESMO... E pode até ser, não vi o filme ainda. 

[/quote']

 

é, o post é antigo....

na página 2 tem uma cornetada minha também06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas sabe que eu acho que nem foi isso. Acho que ele quis apenas inserir uma representação honesta do outro ponto de vista. Acho que seria sacanagem se ele sabotasse o discurso do primeiro filme' date=' algo que acho que ele nem fez.

 

[/quote']

 

 

 

Eu acho que se ele optou organicamente por explorar um outro ponto de vista, ok, mas a mínima possibilidade dessa abordagem ter partido das críticas pobres feitas ao primeiro filme pelo pessoal de esquerda já me cria um porém.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Véio' date=' toma a pílula vermelha e acorda... De quando foi o post (o meu ÚNICO) neste tópico até então? Naquele contexto, a continuação cheirava a caça níquel MESMO... E pode até ser, não vi o filme ainda. 

 

[/quote']

 

 

 

 

 

Eu também tinha essa mesma impressão até o lançamento do primeiro trailer. O filme cresceu, está mais maduro, a direção mais profissional. Ele pode ter seus erros, mas não se tornou menos complexo para vender, como eu temia.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...