Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tropa de Elite 2 (2010)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

SPOILERS

 

Embora tenham gasto mais grana nesse a impressão que ficou para mim ao menos é a de que o primeiro funciona bem melhor como cinema de ação.

 

E o final desse aqui eu achei péssimo, pois a redenção vem na base da política e não da porrada, o que vai contra até o que o filme prega.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 227
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Eu acho que se ele optou organicamente por explorar um outro ponto de vista' date=' ok, mas a mínima possibilidade dessa abordagem ter partido das críticas pobres feitas ao primeiro filme pelo pessoal de esquerda já me cria um porém.

[/quote']

Lembre-se que por mais que o discurso do Fraga tenha de certa forma "vencido no final" digamos assim, a ideia de que "matar traficante vagabundo em favela funciona" foi mantida, visto que no começo do filme o Bope foi equipado e exterminou o tráfico em algumas comunidades da cidade, e isso no filme foi retratado como algo positivo

Por isso que, como eu disse anteriormente, acredito que essa visão esquerdista não atrapalhou a trama do filme
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E o final desse aqui eu achei péssimo' date=' pois a redenção vem na base da política e não da porrada, o que vai contra até o que o filme prega.
[/quote']

Me desculpe mas acho que é justamente uma complementação da ideia do primeiro filme: a solução teria que vir da política, e como não vem, o negócio é resolver o que der na porrada
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa crítica é negativa (ou pelo menos soa como) mas tenho que concordar com algumas colocações ali. Fiquei um pouco incomodada com o "lugar-comum" em que a trama desemboca. Depois de toda aquela interminável rede de corrupção, a culpa é simplesmente dos interesses eleitoreiros das autoridades. Por que a culpa não podia ser dos "vagabundos" mesmo? Por que o filme se esforça tanto em ser verossímil? O discurso "o sistema isso, o sistema aquilo" às vezes enche mesmo.

 

 

 

http://entretenimento.r7.com/cinema/noticias/nao-ha-perdao-para-o-capitao-nascimento-20101006.htmlScarlet Rose2010-10-10 20:01:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é' date=' só que aqui a redenção é na política. E tu sabe que acreditar em soluções políticas no Brasil é pior do que acreditar em Papai Noel.  [/quote']

Mas o filme deixa claro que a politica nunca vai resolver nada, e que podemos até acreditar em Papai Noel mas nunca acreditar nela

 

Essa crítica é negativa (ou pelo menos soa como) mas tenho que concordar com algumas colocações ali. Fiquei um pouco incomodada com o "lugar-comum" em que a trama desemboca. Depois de toda aquela interminável rede de corrupção' date=' a culpa é simplesmente dos interesses eleitoreiros das autoridades. Por que a culpa não podia ser dos "vagabundos" mesmo? Por que o filme se esforça tanto em ser verossímil? O discurso "o sistema isso, o sistema aquilo" às vezes enche mesmo.[/quote']

O problema é que "o sistema isso, o sistema aquilo" mesmo, logo não tinha como o roteiro inventar alguma coisa pro filme ficar mais inovador e criativamente vanguardista, se é pra falar sobre esse assunto.

E não acho que o filme dá a entender que a culpa é simplesmente dos interesses eleitoreiros, pra mim ele afirma que se as autoridades quisessem resolver os problemas que já existem elas poderiam, mas acabam aproveitando a situação em benefício próprio. Ou seja, são tão vagabundas quanto os vagabundos do primeiro filme. Pra mim foi essa a "mensagem final"
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Sobre a crítica postada pela Scarlet:

O filme enfim verga sob o peso duplo de sua ambição e indecisão. As pessoas que habitam Tropa de Elite 2

soam pessoas, não personagens. Os atores estão uniformemente bem.

Wagner Moura brilha. Os diálogos cintilam. Mas os momentos mais

poderosos são amortecidos pela discurseira sem fim. E o sentimento

cumulativo é de impotência. Como quase toda sequência, esta não escapa

de diminuir o valor do original.

Acho exatamente o contrário. Os personagens soam personagens, e, representativos de uma classe numerosa, o estereótipo do mal concebido e desenvolvido pela mente de Nascimento. A dinâmica é extremamente ramificada a e de âmbito globalizante.

 

A discurseira é fruto da alta complexidade da trama e Padilha quis fazer um filme muito mais claramente psicológico que o anterior.

No entanto, o rapaz tem razão quando fala de impotência, como transmissibilidade para o espectador, mas peca novamente ao não reconhecer e distinguir que o universo do filme não é real. O filme pode parecer um documentário mas não é. É uma estória. E narrada por um personagem. Os paralelos com a realidade possuem limites e a contradição e a percepção é inerente à concepção de Nascimento.

 

Considero besta confundir a visão corrompida de um indivíduo que partilhou de situações caóticas e se tornou uma espécie de arma contra o tão criticado sistema (Nascimento) com a do diretor José Padilha, que pincelou fatores reais e deixou sua mensagem embebida no meio de um universo fantasioso.

Vale dizer também que Nascimento é obcecado com o tal sistema, é a vida dele, e por isso é citado tantas vezes.

E nada diminui o valor do original, são filmes diferentes. O original continua existindo exatamente igual a antes. Se fosse assim, eu detestaria Evil Dead.

 

Mr. Scofield2010-10-10 20:55:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Também acho filmes diferentes. Aquele é um exercício de gênero com idéias embutidas, esse tem as idéias como mote principal, sacrificando até o filme. Claro que prefiro o primeiro, pois não assisto filmes em busca de ideologias (ou discussões ideologicas)...

 

 

kakoserrano2010-10-10 20:59:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members
SPOILERS

Hein? O Deputado mandante é preso após uma CPI. Isso é política. Acho que tu viu outro filme' date=' hehehe.


[/quote']

Será que fui eu mesmo que vi? hehehe 06

O governador se reelegeu e o ex secretário de segurança foi eleito deputado. Para que isso acontesse alguém teria que ser o bode expiatório e levar a culpa da merda toda, certo? Até onde eu sei, no Brasil existe apenas um grupo que é capaz de colocar um político na cadeia: outros políticos. Obviamente isso raramente é conveniente, dado o corporativismo da categoria ("rabo presp, na verdade). Mas parecia que ali no filme era a única saída pros caras.

Se isso aconteceria ou não na vida real? Não lembro de nenhum exemplo sendo bem sincero, mas pra mim não deixa de ser uma situação plausível
Vince Vega2010-10-10 21:02:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Qual deputado que você conhece que está preso?

Cara' date=' vc está mesmo lendo meus posts? heheheh

Eu falei: "não lembro de nenhum exemplo"

Mas nem por isso seria uma situação absurda de acontecer em um caso como aquele. Se fosse necessário colocar um outro político na cadeia para que ele não vá, tenho certeza que um político faria. E eles tem como, pois são julgados por eles mesmos. Como eu falei, acho raro acontecer uma situação que chegue a esse ponto, mas não que isso não possa eventualmente acontecer

"Quer me foder me beija, porra" - O Fábio é o segundo melhor personagem destes filmes06

É mais uma que entrou pra minha cartilha 06
Vince Vega2010-10-10 21:10:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Essa crítica é negativa (ou pelo menos soa como) mas tenho que concordar com algumas colocações ali. Fiquei um pouco incomodada com o "lugar-comum" em que a trama desemboca. Depois de toda aquela interminável rede de corrupção' date=' a culpa é simplesmente dos interesses eleitoreiros das autoridades. Por que a culpa não podia ser dos "vagabundos" mesmo? Por que o filme se esforça tanto em ser verossímil? O discurso "o sistema isso, o sistema aquilo" às vezes enche mesmo.

http://entretenimento.r7.com/cinema/noticias/nao-ha-perdao-para-o-capitao-nascimento-20101006.html

 

[/quote'] 

 

 Depois de ler essa crítica e a do Marcelo Castilho do jornal Estado de Minas (a quem interessar possa: http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_3/2010/10/09/ficha_critica/id_sessao=3&id_noticia=29513/ficha_critica.shtml)

de empolgado, agora tô é com medo de conferir esse filme no cinema...

 

 Capitão Nascimento virando um fanfarrão? Narração em off massacrante e simplista? Nascimento "ingênuo" (descobrindo - Ohhh!! - as ligações escusas dos setores políticos com a bandidagem...)?? Redenção no final do filme?!! 

 

 Isso não tá me cheirando bem...     
Deadman2010-10-11 06:58:41
Link to comment
Share on other sites

 

 O sucesso da operação (onde Nascimento não enxerga mais crime em determinada parte do filme) é uma utopia criada pelo protagonista para se vangloriar dos seus feitos antes de perceber o que estava acontecendo.

 

Não necessariamente aconteceu no Rio de Janeiro e nem é pretensão do filme ser fiel à realidade. É nossa apresentação de herói por ele mesmo em uma narrativa, insisto.

 

Há problemas no filme sim, mas é melhor detectar você mesmo depois de ver o filme (se quiser vê-lo, claro).

Só acho que se for para ver com pedras na mão é melhor nem ir, porque não vai gostar mesmo.

 

 

Mr. Scofield2010-10-11 11:30:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Não, não, Scofield. Não é o meu caso... Quando vou ver um filme "com medo", não vou com pedras nas mãos (até porque nem teria motivo, já que são opiniões de outras pessoas... Não faz o menor sentido tacar pedra em algo que não conheço).

 O que inexoravelmente acontece é:

 

 1º- Meu senso crítico fica bem mais aguçado e meu failure detector ligado com potência máxima.

 2º- Minha expectativa (que nesse, estava alta) vai a zero.  

 

 É bem provável que vou ao cinema amanhã pra conferir. 01
Deadman2010-10-11 12:38:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na tarde dessa última segunda-feira tentei assistir o filme, mas todas as sessões dos 2 multiplex que têm aqui na minha cidade estavam esgotadas até o final da noite. =/

 

Juntou o povo liso que pega a promoção da segunda-feira, junto com o povo que foi fazer as compras do dia das crianças, mais a hype de quem quer ver logo... deu nisso. Acho que vou esperar mais uma semana para esse "furduço" de fila acabar.
Alexander_Bell2010-10-11 22:40:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

na minha opniao, prefiro encarar o tropa como um só filme para nao ficar com a ideia de que o primeiro é de açao e o outro suspense....

até porque o pouco de açao que tem no incio do filme/ fodaça interpretaçao de seu jorge é excepicional! assim como a formaçao do bope no primeiro... sao duas abordagens diferentes, mas o suspense no te2 ta muito bem amarrado muito coeso sem desmerecer o 1º filme, em que couberam mais cenas de açao.

 

 

 

frases de fabios sao hilarias

 

"o cara ta se achando o pica das galaxias"

 

achei que esse ta muito bem equilibrado humor açao e suspense drama...

 

spoiler alert:

tbm achei que o final discurso no tibunal da cpi ficou longe de ser louvavel mais o conjunto da obra valeu a pena e o que nao consegue sair pela historia é corrigido pela narraçao.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Excelente. Gostei muito da proporção maior que tomou o rumo do filme. Além disso, os personagens ganharam um bom desempenho, eu adorei o deputado Fraga, por exemplo. E sério, o Fábio tem as melhores frases do filme! 06.gif

 

"Quer me foder me beija na boca, porra" lol.gif

 

E o Nascimento falando do Fraga?

 

"Che Guevara tá entrando!" lol.gif

 

 

Atuações ótemas. Wagner Moura, seu lindo.

Kate B.2010-10-11 23:59:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Eu acho que se ele optou organicamente por explorar um outro ponto de vista' date=' ok, mas a mínima possibilidade dessa abordagem ter partido das críticas pobres feitas ao primeiro filme pelo pessoal de esquerda já me cria um porém.

[/quote']

 

E quais seriam essas críticas?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E falaram isso pelo seguinte argumento: ele só mostra o lado da polícia, é uma espécia de alívio orgasmático para a classe média ver bandido tomando porrada. Eu não concordei com essa crítica primeiro pelo motivo de que óbvio que ia mostrar somente o lado da polícia, quem era o protagonista e nosso íntimo narrador? Segundo que, por mais que fosse o tal alívio para a classe média, é ela que o Nascimento critica (as aulas mostradas são as de Direito na PUC haha). Então...

 

 

O que eu achei de interessante nesse Tropa 2, é que parece que o Padilha quis dizer (não sei foi isso mesmo, afinal eu não sou o Padilha rs) que a solução para isso tudo seria nada mais nada menos do que o Nascimento e o Fraga juntos. A força política, o discurso idealista pelos direitos humanos, aquela coisa esquerdista que é bonito de se ouvir, um cara honesto que lutava através do diálogo pela solução e o Nascimento, o cara que por mais que tente só resolve as coisas da porrada. Um é o oposto do outro, por isso que juntos talvez fossem a solução. Quando um falhar, o outro entra rs

Kate B.2010-10-12 00:25:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members
E falaram isso pelo seguinte argumento: ele só mostra o lado da polícia' date=' é uma espécia de alívio orgasmático para a classe média ver bandido tomando porrada. Eu não concordei com essa crítica primeiro pelo motivo de que óbvio que ia mostrar somente o lado da polícia, quem era o protagonista e nosso íntimo narrador? Segundo que, por mais que fosse o tal alívio para a classe média, é ela que o Nascimento critica (as aulas mostradas são as de Direito na PUC haha). Então...

[/quote']

 

Se foi esse o principal argumento, ele não tem fundamento algum pois o mesmo se contradiz. Ora, o filme adota uma posição quando declara a classe média e seus filhos como "culpados" e cúmplices dessa situação, além do "sistema".

 

Para uma alegação de facismo, bela contradição não?

 

Se o argumento fosse hipocrisia, eu até aceitava...

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...