Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tropa de Elite 2 (2010)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

A crítica com relação ao primeiro filme de que o mesmo é fascista morre na praia simplesmente pq a denúncia tratada ali é puramente verdade, period. A classe média contribui (e muito) para o caos retratado no filme.

 

Em tempo, impecável esse Tropa 2. Lembrei-me muito de Aliens O Resgate durante a sessão, no sentido de que é uma sequência mesmo e não um remake (como é o caso de muitas continuações). Construir uma continuação voltando a enfocar o batalhão do BOPE seria fácil demais. Ao invés disso, Padilha e cia. mostraram que tem colhões e, como o saudoso Matias, jogaram a merda no ventilador, subindo o filme um nível a mais, mostrando a complexidade das relações de poder que envolvem todas as esferas da sociedade. Pena o filme ter sido lançado depois do primeiro turno das eleições.

 

5/5

 

P.S.: paguei com a língua meu primeiro post neste tópico. De caça-níquel este filme não tem nada. Melhor assim... E que venha Tropa 3...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 227
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Ver bandido tomando porrada deveria ser um alívio orgasmático (hehe' date=' boa definição) para toda a população não criminosa do país.

 

 

 

[/quote']

 

Indeed... aliás,

a cena em que o Nascimento desce o cacete no deputado provocou uma catárse em mim totalmente especial. Me senti vingado naquela cena...

 

06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Nascimento nunca deixou de usar a porrada como solução, e a solução é essa mesmo, mas na hora em que seu filho toma um tiro e vê que vc se encontra na luta contra um monstro gigante sem fim que até o governador e quem sabe a presidência do país estão dentro a porrada não resolve nada, o jeito é jogar no ventilador e deixar a midia fazer o resto, pq sozinho tá fods.

Pena que a nossa midia tambem faz parte do sistema.

 

No mais qualquer semelhança com o Governo Garotinho e o programa Balanço Geral é mera coincidência.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Essa crítica é negativa (ou pelo menos soa como) mas tenho que concordar com algumas colocações ali. Fiquei um pouco incomodada com o "lugar-comum" em que a trama desemboca. Depois de toda aquela interminável rede de corrupção' date=' a culpa é simplesmente dos interesses eleitoreiros das autoridades. Por que a culpa não podia ser dos "vagabundos" mesmo? Por que o filme se esforça tanto em ser verossímil? O discurso "o sistema isso, o sistema aquilo" às vezes enche mesmo.

 

 

 

http://entretenimento.r7.com/cinema/noticias/nao-ha-perdao-para-o-capitao-nascimento-20101006.html[/quote']

 

Não concordei com ele no tocante a questão da "democracia radical". O que vem a ser isso? Se for aquilo que ele citou no parágrafo seguinte, devo discordar... Tal discurso é tão utópico que parece coisa saída de historinha de ninar...

 

Na boa, o filme é desesperançoso mesmo... Traficante vc pode matar, chega uma hora que a raça destes malditos chega ao fim. Mas como se desbarata o Poder em si, a força que efetivamente controla tudo e todos? Soco no estômago, nosso voto não adianta de muita coisa, não enquanto os mesmos infelizes estiverem em Brasília e nas assembléias legislativas de nossos estados.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Caça Niquel o filme não deixa de ser, já que como toda sequencia foi feito para ganhar dinheiro. Muito mais do que o 1º filme com certeza.

 

 Mas isso não quer dizer que não possa ser um baita filme, como de fato é. TROPA DE ELITE 2 com certeza é tão bom quanto o 1º, e ao mesmo tempo que é um baita soco no estomago, tambem é um baita dum entretenimento.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O Nascimento nunca deixou de usar a porrada como solução' date=' e a solução é essa mesmo, mas na hora em que seu filho toma um tiro e vê que vc se encontra na luta contra um monstro gigante sem fim que até o governador e quem sabe a presidência do país estão dentro a porrada não resolve nada, o jeito é jogar no ventilador e deixar a midia fazer o resto, pq sozinho tá fods.
Pena que a nossa midia tambem faz parte do sistema.

No mais qualquer semelhança com o Governo Garotinho e o programa Balanço Geral é mera coincidência.

 

[/quote']

 

A primeira coisa que as pessoas fazem quando chegam ao poder é controlar as comunicações. Veja quem são os donos das TV's, Jornais e principalmente Rádios desse país... sempre a mesma turma. (Não dizem que o mundo é "governado" por apenas 12 famílias? 06)

 

E ainda tem gente que critica ferozmente a Internet!07

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Caça Niquel o filme não deixa de ser' date=' já que como toda sequencia foi feito para ganhar dinheiro. Muito mais do que o 1º filme com certeza.[/quote']

 

Bom, pra mim caça níquel é aquela continuação feita APENAS para ganhar dinheiro... Não é o caso de Tropa 2, nem em sonho...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 Caça Niquel o filme não deixa de ser' date=' já que como toda sequencia foi feito para ganhar dinheiro. Muito mais do que o 1º filme com certeza.[/quote']

Bom, pra mim caça níquel é aquela continuação feita APENAS para ganhar dinheiro... Não é o caso de Tropa 2, nem em sonho...
Bom, ai é caso de definições diferentes para o mesmo termo. Mas oq quero dizer é que as perspectivas de lucro dos dois filmes eram bem diferentes. Claro q TROPA 2 tem muito a dizer,mas que os caras tambem viram os cifrões quando começaram a pensar na sequencia, isso viram.

 

 E não é errado. Afinal, não é feio querer fazer cinema no Brasil com a intenção d  ganhar dinheiro. E é menos feio ainda fazer cinema no Brasil com a intenção d  ganhar dinheiro E dizer alguma coisa fazendo uma critica bem construida. 
Questão2010-10-12 12:13:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A-do-rei o filme! Muito bom, é um soco no estômago e uma grande obra cinematográfica, maior blockbuster brasileiro! 10

 

E em relação à sua mensagem, é como a Kate disse, no final das contas dois lados opostos uniram forças contra o sistema, pois um acrescenta ao outro, o que ambos tem em comum é que são honestos e só querem um mundo mais justo, Fraga e Nascimento começaram cada um com sua ideologia, perceberam que não era bem assim, e chegaram ao consenso.

 

Mas é f*, causa uma indignação, dá vontade de largar mão de discutir política e ir embora deste país...

 

O filme foi a maior abertura do ano, ganhando de blockbusters americanos, o que eu acho o máximo, só resta saber se se manterá assim, pois eu acho que grande parte que foi assistir ao filme na minha sessão, por exemplo, foi pra ver porrada, e deve ter achado toda aquela política um saco, as pessoas riam nas cenas de violência, é uma banalização geral...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Caça Niquel o filme não deixa de ser' date=' já que como toda sequencia foi feito para ganhar dinheiro. Muito mais do que o 1º filme com certeza.

 

 Mas isso não quer dizer que não possa ser um baita filme, como de fato é. TROPA DE ELITE 2 com certeza é tão bom quanto o 1º, e ao mesmo tempo que é um baita soco no estomago, tambem é um baita dum entretenimento.
[/quote']

 

Poderoso Chefão II e III não são caça-niqueis e Tropa esta na mesma linha, uma sequencia para contar um pouco mais da história não faz mal e pelo contrário ADORO!!! qdo é bem realizado e sobre o fim do primeiro tropa ser aberto foi acertado, eu só queria que essa moda de filmar como Greengrass parasse um pouco, já encheu o saco toda cena de ação ter a maldita camera na mão e cortes confusos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me falaram hoje que o Fraga é inspirado no Marcelo Freixo, um sujeito do PSOL.

 

Ai achei esse vídeo aqui, que mais ou menos comprova a tese.

 

 

 

h

 

 

 

 

 

Eu não vejo o Fraga como herói. Ele é interesseiro e manipulador. Houve uma feliz convergência de seus interesses em se autopromover e a denúncia sobre as milícias, mas ele não é o salvador da pátria.

 

Scarlet Rose2010-10-12 16:38:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Me falaram hoje que o Fraga é inspirado no Marcelo Freixo' date=' um sujeito do PSOL.

 

Ai achei esse vídeo aqui, que mais ou menos comprova a tese.

 

 

 

h

 

 

 

 

 

Eu não vejo o Fraga como herói. Ele é interesseiro e manipulador. Houve uma feliz convergência de seus interesses em se autopromover e a denúncia sobre as milícias, mas ele não é o salvador da pátria.

 

[/quote']

 

Ele é politico, e politico só salva a própria bunda.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei impressionante a semelhança de Tropa 2 com Cassino, do Scorsese. O Padilha segue a fórmula a risca (até a cena do carro!), e pra mim funcionou muito bem, assim como no primeiro. A diferença mais relevante era que Scorsese não usava apenas um narrador presente na história. Aqui, isto coube ao glorioso Nascimento, em outra performance irretocável do Wagner Moura.

Pra mim, o Padilha está totalmente desiludido com o sistema, sabe que o seu filme não vai mudar a situação, e sabe que teremos de viver deste modo por muito tempo ainda. Mas termina o filme numa nota otimista, onde a luta contra a corrupção (em um sentido muito mais amplo que a política) tem resultados mais rápidos: na célula familiar.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Por acaso eu disse q fazia mal?

 

 E claro q Padilha e cia voltaram só por q queriam contar uma historia. Eles nem imaginavam q toda aquela multidão q gostou do 1º filme ia lotar os cinemas para ver a sequencia.

 

 Tá bom Claudia' date=' senta lá.
[/quote']

 

06 essa foi boa
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais um filmão... Junta com Tropa 1 e Ônibus 174 e temos uma trilogia sobre sobre as ramificações do crime no Brasil para ninguém botar defeito. Padilha cria uma narrativa angustiante, em que cada caminho nos leva para um buraco mais fundo, sem direito a redenção. E eu adoro quando um diretor contraria a expectativa do seu público. Nascimento é um herói? Um fascista? Não, aqui não há espaço para reducionismos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu não vejo o Fraga como herói. Ele é interesseiro e manipulador. Houve uma feliz convergência de seus interesses em se autopromover e a denúncia sobre as milícias' date=' mas ele não é o salvador da pátria.[/quote']

 

Nascimento e Fraga são duas faces da mesma moeda. Ambos acreditam que podem mudar a sociedade, derrotar o sistema. O que não percebem é  que tudo que fazem é movimentar a máquina de freios e contrapesos que sustenta esse mesmo sistema...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mais um filmão... Junta com Tropa 1 e Ônibus 174 e temos uma trilogia sobre sobre as ramificações do crime no Brasil para ninguém botar defeito. Padilha cria uma narrativa angustiante' date=' em que cada caminho nos leva para um buraco mais fundo, sem direito a redenção. E eu adoro quando um diretor contraria a expectativa do seu público. Nascimento é um herói? Um fascista? Não, aqui não há espaço para reducionismos...[/quote']

 

Ehn... nem tanto, a corrupção politica e policial começa lá na política do café-com-leite.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Nascimento e Fraga são duas faces da mesma moeda. Ambos acreditam que podem mudar a sociedade' date=' derrotar o sistema. O que não percebem é  que tudo que fazem é movimentar a máquina de freios e contrapesos que sustenta esse mesmo sistema...
[/quote']

 

É por aí mesmo... São ferramentas desse sistema, usados por ele e nem se dão conta disto... Quer dizer, o Nascimento parece que se deu conta...

Dook2010-10-12 21:48:12

Link to comment
Share on other sites

 

Mais um filmão... Junta com Tropa 1 e Ônibus 174 e temos uma trilogia sobre sobre as ramificações do crime no Brasil para ninguém botar defeito. Padilha cria uma narrativa angustiante' date=' em que cada caminho nos leva para um buraco mais fundo, sem direito a redenção. E eu adoro quando um diretor contraria a expectativa do seu público. Nascimento é um herói? Um fascista? Não, aqui não há espaço para reducionismos...[/quote']

Você acha, Lucas? Não gosto de Ônibus 174, acho tão...comum.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...