Jump to content
Forum Cinema em Cena

The Incredible Hulk 2 (20??)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

 Creio que o assunto possa ser abordado, criando diferenças que façam com que o publico nem note a semelhança que você apontou. Inclusive, isso de certa forma já foi feito em HOMEM DE FERRO e O INCRIVEL HULK. Os dois filmes colocam organizações bélicas tentando explorar uma nova forma de fazer guerra, as armaduras no filme do ferroso, e os monstros gama no filme do gigante esmeralda. E nos dois filmes, a "arma original" (Homem De Ferro e Hulk) devem enfrentar o fruto da ambição dessas organizações (Monge De Aço e Abominavel). Apesar destas semelhanças, não vejo os dois filmes como plágio um do outro..

 

Mas a abordagem de vários exemplares (exército) de "Homem de Ferro" e de vários exemplares de "Hulk" é muito mais marcante para o público, enquanto que o tema organizações bélicas permeia todo o filme e dissolve na percepção desse público. A criação de um "exército" a partir do exemplar original que dá nome ao filme pode ser tão marcante a ponto de impedir o uso. Mas aqui chegamos em um ponto que não dá pra avançar. Defendo que o nível de impacto é outro, diferença que creio ser determinante. Você defende que o nível de impacto seria parecido. Impasse, pois.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PRIMO, você me subestima :D Conseguir convencê-lo ou não e mera consequência. O que realmente me interessa é a tentativa.

 

Permita-me apresentar um contra argumento, e tentar fazer as coisas avançarem. Em HOMEM DE FERRO 3, o exército de armaduras são apenas maquinas. Os personagens não podem ter ligação emocional com tais coisas, que dira o público.

 

Agora imagine que no 2º filme solo do verdão, o Lider tenha criado um grupo de criaturas gama com base no sangue de Banner (e não necessariamente humanoides, ou mesmo completamente racionais). Banner poderia julgar-se tão responsavel por essas criaturas quanto o Lider. Inicialmente, entre essas criaturas, Banner poderia sentir-se em casa, encontrar outros que são de fato "como ele", encontrar enfim, uma família, Numa mistura de elementos de clássicos literarios como FRANKENSTEIN, A ILHA DO DOUTOR MOREAU, e do próprio PLANETA HULK.

 

Mas então Banner descobre que o Lider tem planos nefastos pra esse exército, e num momento extremamente drámatico, é obrigado a destruir estas criaturas. Como, você se pergunta? Lembra da forma como o Superman matou o trio de criminosos kriptonianos, os trancando numa sala com kriptonita? Então, Banner poderia trancar a maior parte destas criaturas na base subterr?anea do Lider, liberando uma radiação que as destruiria, em um momento extremamente drámatico do filme, que se valeria de todo talento de Rufallo. Claro que as grandes cenas de ação ainda estariam reservadas para o Hulk, mas no final das contas, a maior "monstruosidade" do filme seria cometida por Banner, em um momento digno de Jack Bauer do tipo "fazer o que deve ser feito".

 

Fiz este rapído esboço agora. Analisado em detalhes, me parece diferir bastante do que sera visto em HOMEM DE FERRO 3. Mas analisado superficialmente, a premissa é a mesma, herois devem enfrentar (ou liderar) exército baseado em sua propria natureza.

 

Da mesma forma que quando analisadas superficialmente, as tramas de HOMEM DE FERRO e O INCRIVEL HULK seguem basicamente a mesma estrutura, mas quando analisado em detalhes drámaticos percebe-se que tratam-se de filmes com diferenças signficativas.

 

 

   Ue SOTO, durante o tempo entre VINGADORES e VINGADORES 2, Banner voltou a se enfiar em algum canto do mundo e praticar medicina normal. Explicação simples e suscinta. Diferente do que acontecera com os outros heróis, não apareceu nenhum supervilão querendo a cabeça dele.

 

 

Quando VINGADORES foi lançado, a Marvel já tinha toda a Fase 2 planejada, e ela não incluia o verdão (pelo simples fato de seu filme solo ter sido o menos lucrativo da fase 1). Mas com a popularidade alcançada pelo verdão no filme da super equipe, podem ter certeza que vai rolar filme solo na fase 3.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A idéia para o filme, isoladamente, é jóia

 

Mas no fim das contas, ainda voto com o Jailcante

Seria ótimo, caso não tivesse o "exército" de armaduras com base no Homem de Ferro. Mesmo com os ótimos detalhes que vc citou, no fim das contas o mote principal permanece e, na minha opinião, impede. E macula a fase 2. Fica menos interessante, na minha visão.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Mas sem o exército, quem fica maculada é a fase Um. Afinal, que fim levou o estoque inteiro de sangue do Banner? Acha que o Lider, Ross, ou mesmo a Shield iam deixar aquilo dando sopa por lá?

 

 E quanto as semelhanças estruturais nos dois primeiros filmes do ferroso e do verdão que ninguém reclama? Repare.

 

 Stark descobre uma nova forma de fazer guerra- Banner descobre uma nova forma de fazer coisa

 

A ganância de Obadiah Stane faz com que ele queira o que está "dentro de Stark' para usar como arma - A ganância do General Ross faz com que ele queira o que está "dentro de Banner para usar como arma".

 

  Stark enfrenta o fruto da ganância alheia gerada por sua descoberta na forma do Monge de aço- Banner enfrenta o fruto da ganância alheia gerada por sua descoberta na forma do Abominavel.

 

 Analisados superficialmente, os dois filmes tem a mesma estrutura narrativa, mas a verdade é que não é bem assim. Deve ser além do superficial

 

 E tem mais uma coisa, PRIMO. Este subgênero gera situações semelhantes que devem ser exploradas de variadas maeiras. Eu tive uma discussão muito parecida com alguém ano passado no tópico de TDKR quando surgiram indicios de que o filme mostraria Wayne aposentado do manto. Ai houve pessoas que reclamaram "Ah não. Mas já vimos isso em SUPERMAN II: A AVENTURA CONTINUA e HOMEM ARANHA 2.

 

    

   Além do mais, não acho que macularia a fase 2, pelo contrário, iria valoriza-la. Afinal, é coerente que alguém tente criar um exército gama se existe material para tanto, da mesma forma que fizeram com as armaduras. Agora é criar uma história que diferencie os dois filmes, e no final das contas, o que realmente importa não é a premissa, e sim a história. A premissa é só o ponto inicial da história

 

 Termino o post com um ultimo argumento. Quantos filmes o mestre Alfred Hitchcock criou com a premissa "Homem inocente é acusado injustamente por um crime que não cometeu e deve lutar para provar a sua inocência?" Foram muitos. Mas todos tem diferenças signifcativas que os fazem filmes unicos.

 

 Há um sábio ditado que diz "Há varias maneiras de se contar a mesma história", e isso já ficou mais do que provado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 "Há varias maneiras de se contar a mesma história" - também defendo isso. Só acho que aqui passa do limite, por conta do contexto fase 2, da proximidade dos dois filmes.

 

Exército gama é coerente. Mas não é por isso que seria a melhor opção.

Pode ter mais coisa também coerente e mais passível de uso nesse contexto.

 

Nada contra uso de mesma premissa em mais de um filme (como os filmes citados com o Superman e com o Homem-Aranha).

O problema é o uso aqui, neste contexto de fase 2. Pra mim a repetição de esqueminha (nesse caso vilão faz "cópia do original" usado tanto pra Hulk quanto para o ferroso) chegou ao limite ali nesses filmes. Duplicar o esqueminha de novo macula, pois já vira abuso com o espectador. Tipo... uma vez tudo bem, mas duas?? rs E com algo tão marcante?

 

Veja, contar de modo diferente é possível, claro, mas não resolve a questão aqui, pois o problema que aponto não está no que é feito com a idéia, mas a simples existência da idéia. Acredito que a Marvel tenha condições de criar alternativas sem perder os plots no ar. Como espectador, espero por isso. Mas se não for, vou assistir feliz da vida também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 PRIMO, corrija-me se eu estiver errado, mas o seu texto dá a entender que o 2º filme do Hulk vai aconter na fase 2 e já esta confirmado que não vai. Como o proprio Rufallo já afitmou (e o Feige também já havia dito) só teremos aventura solo do verdão de novo na fase 3 (Pós VINGADORES 2).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Ai eu já acho que você esta sendo é teimoso mesmo, PRIMO :D Tô de onda.

 

 HOMEM ARANHA 2 e TDKR valem-se de um mesmo cênário (heroi abandona o manto) claro que em situações totalmente diferentes, mas superficialmente, o cênario é o mesmo. E você não vê ninguém comparando os dois filmes.

 

 O grande público não fica contando quantas vezes a premissa é repetida, desde que a história seja diferente. Você usou esse argumento pelo publico ter aceitado as semelhanças conceituais entre HDF1 e O INCRIVEL HULK, certo? Mas afirmo que essa preocupação é infundada. Evoco mais uma vez a figura do mestre Alfred Hithchcock, que já citei anteriormente, que repetiu mais de duas ou três vezes aquela premissa que já citei anteriormente, concentrando-se no que realmente importava, o "como".

 

 O conjunto das fases não seria prejudicado aos olhos do grande publico simplesmente por que teriamos um periodo de anos separando o periodo de filmes, anulando essa "mácula" que você aponta. Alías, não foi prejudicado em 2008, quando os filmes do ferroso e do Hulk foram lançados no mesmo ano com conceitos semelhantes, como já foi citado.

 

 Além do mais, você está pensando somente no macro. Pense um pouco no micro. Esquece o resto do Universo Marvel e pensa somente no filme do Norton, que é no que se resume o universo particular do Hulk até então. Tudo naquele filme apontava para a criação de novas criaturas gama, da mesma forma que no filme do ferroso, o 1º filme já apontava para a criação de um exército de armaduras. Não ver tal exército macularia o universo particular do Hulk de forma muito maior do que a semelhança facilmente eliminavel com HDF3 macularia o universo Marvel cinemátografico  em geral.

 

  Acho que você se preocupa demais com o "O que", PRIMO. Ao meu ver, um roteirista com o minimo de talento consegue criar uma trama que elimine essa semelhança conceitual (algu que cedo ou tarde nesse subgênero torna-se inevitavel), pois o que importa realmente é o "Como" e não o "O que'. Acho que o universo particular do Hulk não pode sofrer uma grande macula só para evitar uma semelhança com um filme do ferroso facilmente anulavel.

 

 Mas apesar de acreditar no que eu digo acima, também acredito que parte do caminho da sabedoria é considerar a possibilidade de estar errado, já que bem ou mal, só trabalhamos com hípoteses aqui. Talvez PRIMO, você esteja vendo algo que eu ainda não vejo. Uma maneira de seguir outro caminho, sem afetar a coerência com o filme de 2008. Você disse que como espectador espera por isso. Mas você realmente enxerga tal possibilidade, ou apenas acredita que ela possa existir?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente, Questão! Esse empenho em enxergar o outro lado é essencial, com certeza! E eu tenho feito esse exercício também aqui em relação às propostas para o Hulk e tal

 

E tipo... faço até mesmo pelo fato de eu ser um dos que levantam a bandeira de priorização do "como" em detrimento do "que".

Só não vejo o "como"  salvando o tal "que" neste caso (Hulk - HdF). Ou melhor: ainda não vejo ( :) )

 

Sobre as semelhanças entre "O incrível Hulk" e "Homem de Ferro", acredito que elas não são marcantes o suficiente para chamar a atenção do público negativamente. Mas o problema seria a repetição não da premissa, mas sim de um mesmo esquema para os dois personagens:

-Hulk: 1) surge, 2) recebe cópia e depois 3) muitas cópias

-Homem de Ferro: 1) surge 2) recebe cópia e depois 3) muitas cópias

 

Pode ficar over exatamente pela manutenção do esquema.

O filme não fica maculado, mas sim a casa das idéias, por não conseguir sair do esquema. E tem capacidade pra sair. Um exemplo (agora respondendo à sua última pergunta) é o uso da Mulher Hulk, não necessariamente da mesma forma que nos quadrinhos. Eu penso no micro e no macro juntos. A Mulher Hulk é resultado disso também. A experiência com ela seria um dos desdobramentos possíveis do plot no filme com o Norton. E ela pode morrer no filme, temos essa possibilidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 PRIMO, fale mais sobre essa sua idéia coma Mulher Hulk. Até onde me lembro, nos quadrinhos ela é prima do Banner, que após sofrer um acidente, fica entre a vida e a morte, e como o Banner era o unico com o sangue compativel com o dela, arriscou uma transfusão. O resultado foi a transformação de Jennifer na Mulher Hulk.

 

 Mas que diferenças você sugeriu em relação aos quadrinhos? E como nesse contexto que você sugere, a aparição da personagem se daria como um "desdobramento natural" de O INCRIVEL HULK?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não lembrava da origem nos quadrinhos, mas até imaginei que ela teria parentesco com o Bruce, não sei pq

 

Nesse caso, Jennifer poderia fazer parte da equipe do Líder (aí não seria parente) ou de algum laboratório (aí pode ser parente) e de algum modo ser contaminada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 PRIMO, mas creio que a questão da transfusão de sangue é um ponto drámatico essencial para a personagem, e para o proprio Banner. Repare que em OS VINGADORES, apesar de manter certo controle sobre as transformações (e como vemos na cena do porta aviões, não é um controle total), Banner não aceita o seu "privilegio terrivel" como Stark ou Steve. Isso fica claro no diálogo em que Tony diz que de certa forma, o Hulk salvou a vida de Banner na explosão gama que lhe deu origem e um amargurado Banner responde "É mesmo? Mas salvou pra que?".

 

 Isso poderia criar um dilema muito legal para o Banner e a prima (caso ela seja prima dele no filme). O que ele faz? Salva a vida dela com o seu sangue (arriscando tanto mata-la quanto "condena-la" a uma existencia maldita como a dele), ou simplesmente a deixa ir? Isso é um puta dilema que acho que tem um baita potencial drámatico, e que deveria ser utilizado.

 

 Mas ainda assim PRIMO, nesse tempo todo, nem o Lider (caso ele tenha ficado com o estoque de sangue) e nem o Ross (caso ele tenha ficado com o tal estoque) fizeram experiencias com aquilo? Me parece incoerente que desde o surgimento do Lider e do Abominavel, a Mulher Hulk seja  a primeira criatura gama a surgir.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Mas não mostradas? Não podem ter sobrado duas ou três aberrações gamas (não necessariamente humanas) pra que possam cair na porrada com o Hulk? Tenho que lembra-lo PRIMO, que o Lider não é um adversário fisico, portanto precisa de alguém que lute por ele contra o Hulk.

 

 E você esta sugerindo que Jennifer deixe de ser "um acidente" como nas Hqs, e passe a ser uma experiencia? Isso não eliminaria aquele potencial drámatico que citei anteriormente envolvendo ela e o Banner?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acha que é possível Jennifer ser contaminada por acidente e tentar depois ser usada de algum modo pelo Líder? O vilão estaria frustrado pelas experiências mal-sucedidas com o sangue do Bruce. O parentesco pode ser a chave para o sucesso acidental, com Jennifer, do uso do sangue do Bruce.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Lembrando também que nas Hqs, diferente do Banner, Jennifer não é capaz de voltar a forma humana, mas em compensação, mantém seu intelecto intacto, diferente de seu primo quando se transforma.

 

 Agora algumas perguntas, PRIMO

 

 1) O acidente que você cita seria semelhante com o dos quadrinhos, com Bruce assumindo o risco de realizar uma transfusão de sangue na prima para salvar a vida dela?

 

 2) Como ela seria usada pelo Lider? Esta sugerindo um confronto Hulk vs Mulher Hulk?

 

 3) Você descarta completamente o uso de qualquer outra criatura gama além do Hulk, Mulher Hulk e Lider? Como falei, não poderiamos ver alguns resultados das experiencias do Lider, não necessariamente um exército, mas umas quatro ou cinco criaturas gama pra trocar porrada com o Hulk e com a Mulher Hulk (Não necessariamente humanoides. Podem ser animais contaminados mesmo).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Creio que pode ser semelhante ao dos quadrinhos, sim! A não ser que isso atrapalhe outra proposta aqui que consideremos mais adequada. Se o Líder tiver poder mental (tem?), a gente coloca Bruce e Jennifer pra brigar, sim... Acho que fica bão. Questão, sobre as demais criaturas, tenho receio de um novo filme acabar usando algo que faça o espectador se lembrar disto:

 

Hulk_Dogs.jpg

 

Nesse caso, formato humanóide pode ser uma opção melhor.

Nesse caso, tem algum outro vilão dos quadrinhos que pode entrar aqui para cair na porrada com o Hulk?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Não, o Lider não tem poderes mentais, PRIMO. Ele só é um cara inteligente pra caramba.

 

 Como a versão das Hqs poderia atrapalhar a proposta que estamos desenvolvendo?

 

 Nenhum vilão que acho que mereça ser utilizado como "mera bucha de canhão" do Lider. Mas existem varios monstros gama que poderiam ser utilizados bem diferentes dos poodle Hulk.

 

 gamma_world_monsters_5_by_mikefaille-d31

 

 

 

 

 

gamma_world_monsters_7_by_mikefaille-d35

 

 

 

 

 

 

  Enfim, modelos é o que não faltam.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caramba, tem um bocado, hein?

 

Parece até o "elenco" do Ben 10  :D

 

 

 

 Como a versão das Hqs poderia atrapalhar a proposta que estamos desenvolvendo?

 

Não sei. Quis dizer apenas que, por enquanto, não atrapalha.

 

O bom do Líder ser muito inteligente é que ele pode arrumar uma forma de jogar Jennifer contra Bruce na base da tramóia / diálogo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Mas estamos falando dele jogar Jennifer contra Bruce ou contra o Hulk? (Claro que ela brigaria com o Hulk, mas quem se voltaria contra quem pra termos a porradaria)?

 

 Alías, isso me faz recordar uma pergunta que esqueci de fazer. A versão que você sugere da Mulher Hulk seria igual nos quadrinhos no que diz respeito ao seu status (Ou seja, presa na forma gama, mas mantendo o intelecto normal)?

 

  E sobre o pequeno elenco de aberrações que apresentei, PRIMO? (Existem bem mais, esses foram só alguns exemplos). Acha que o Lider poderia manter algumas dessas experiencias mal sucedidas como guarda pessoal?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...