Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino


crazy
 Share

Recommended Posts

  • Replies 645
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

certamente essas tuas expectativas não seriam atendidas pelo tarantino. acho que tu até devia saber disso' date=' não? 

 

[/quote']

 

 

 

Mas não estou falando desse filme, estou indo más além.

 

 

 

Por de trás de todo esse auê da Segunda Guerra Mundial, existe um interesse e uma imagem, um lobby em jogo.

 

 

 

É trófeu moral retratar a Segunda Guerra Mundial e abordar a inumanidade do Nazismo, até fizeram um filme em que os próprios alemães lutavam contra os monstros nazistas.

 

 

 

Numa clara mensagem que simbolisava que os Nazistas eram uma exceção, uma anomalia isolada até mesmo em sua pátria. O que está longe de ser verdade.

 

 

 

 

 

Bem, sobre o Tarantino, não esperava outra coisa, mas esperava algo menos linear, menos reto. Algo mais ébrio e/ou mais escavucante, como fora Kill Bill e Pup Fiction.

 

 

 

Não uma reta que já esperavamos que cumpria exatamente com o que desejávamos ver, os nazistas pegando fogo.

 

 

 

O filme é muito bom no que se propõe, pois o diretor é excelente, só que a premissa é rasteira e dócil como um cão que faz sempre o que se espera que ele faça.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Duas coisas:

 

1. Kako, me expressei errado se alguma vez disse acreditar na existência de qualidades ou defeitos necessariamente bons ou ruins em filmes. Eu penso que tudo pode variar de filme pra filme e, mais importante ainda, de acordo com nós mesmos. Não é nada contra o seu comentário em si, apenas uma correção de um possível mal entendido.

 

2. Já assistiram a esse filme mencionado pelo Alexei, A noiva estava de preto? O esqueleto de Kill bill está todo ali, definitivamente a inspiração-mor para o Tarantino. É um barato. E o filme é sensacional mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

2. Já assistiram a esse filme mencionado pelo Alexei' date=' A noiva estava de preto? O esqueleto de Kill bill está todo ali, definitivamente a inspiração-mor para o Tarantino. É um barato. E o filme é sensacional mesmo.[/quote']

 

Engrosso o coro, "A Noiva Estava de Preto" é genial, tenho ele bonitinho aqui na prateleira. Aproveitando que o filme e o Truffaut foram citados, é curioso que, nas minhas primeiras investidas mais "sérias" no cinema, não gostava do Truffaut mais ou menos pelo que o Pt falou. Assisti "Os Incompreendidos", "Jules e Jim", e nada... Depois de uns anos, resolvi voltar ao trabalho dele com "Fahrenheit 451" e achei genial. Dali, fui para "O Homem que Amava as Mulheres" e achei ainda melhor, e cheguei a conclusão que o cara era realmente gênio com este "A Noiva Estava de Preto". Depois revi os outros filmes e o resto é história 06

Só tenho que discordar que este foi a inspiração-mor para "Kill Bill" : na verdade, o filme que inspirou o Taranta (e que obviamente foi influenciado pelo Truffaut) foi um filme japonês chamado "Lady Snowblood" - cuja história é a mesma, da morte do marido etc, com o plus do estupro e da consequente gravidez da protagonista, que posteriormente sai passando a espada geral. Não só o plot, como inclusive várias tomadas do filme foram praticamente "ripadas" em Kill Bill - assim como as de um outro filme japonês, chamado "Female Prisoner # 701 - Scorpion" (com a mesma atriz de "Lady Snowblood").

Achei inclusive uma montagenzinha que fizeram na net com frames dos dois filmes, na cena pós-estupro :

 

lady_snowbill.jpg

 

E essa, que é oscorno da luta final do Episódio 1 :

 

meiko2.jpg

 

Aproveito pra deixar a dica dos dois filmes (e suas respectivas sequências), principalmente pra quem gostou de "Kill Bill".

 

Schonfelder2009-10-31 00:59:37

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E quem disse que não temos mais nada pra aprender, hein? Rapaz, eu juro que não fazia a menor idéia da existência desse filme. Falei da inspiração-mor ser o Truffaut por constatação própria, pois nunca tinha lido nada mais aprofundado sobre o assunto. Mas ótimo você iluminar esse caso desse jeito. Depois darei uma vasculhada por aí, fiquei curioso - os frames são idênticos, de fato. Impressionante.

 

PS: meu primeiro contato com A noiva estava de preto está registrado em algum desses tópicos perdidos na história do CeC. Não me lembro exatamete o que havia escrito, apenas que tinha gostado bastante. Já a segunda sessão, coisa de um ano depois, foi realmente embasbacante. É um filmaço!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quem gosta de Kill Bill certamente estará familiarizado ao ver essas belezinhas aqui :

 

51VLpy0HYqL._SL500_AA240_.jpg

 

51aKYjzRZgL._SL500_AA240_.jpg

 

51R32J6KYML._SL500_AA240_.jpg

 

Pra quem ainda compra dvd, os dois primeiros boxes saindo em torno de ƒ10,00 (uns 30 reais) na amazon inglesa, enquanto o último tá ƒ5,00 (uns 15 pilas).

Ou, claro, grátis nos downloads da vida...

 

Schonfelder2009-10-31 04:05:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Aproveitando que o filme e o Truffaut foram citados' date=' é curioso que, nas minhas primeiras investidas mais "sérias" no cinema, não gostava do Truffaut mais ou menos pelo que o Pt falou. Assisti "Os Incompreendidos", "Jules e Jim", e nada... Depois de uns anos, resolvi voltar ao trabalho dele com "Fahrenheit 451" e achei genial.

 

[/quote']

 

Bom, eu já vi filmes do cara em diferentes períodos e não deu. Acho que a evolução é mais lenta para alguns.06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Simplesmente GENIAL. Western, noir, guerra, suspense, Leone, verborragia, David Bowie, tudo isso junto. Não tenho mais palavras para descrever, fico com isto aqui que resume exatamente o que eu penso:

 

Agora' date=' em Bastardos Inglorious acho que o Tarantino cavou mais do que em qualquer filme dele. Este não é "apenas" legal pra caralho. E estava sendo, até a maravilhosa cena do cinema, ali ele me fez chorar, não pelo filme em si, mas pela demonstração magnífica de amor ao que eu mais amo. Ali ele me disse: "Esquece esse filme e vamos juntos amar o Cinema".[/quote']

 

5/5 (e essa nota é um insulto, não dá pra valorar esse filme, sinceramente)
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Pessoal,

 

 

 

Gostei da trilha sonora, achei algo inovador relacionado a esse tipo de abordagem. Já estava imaginando um Tarantino conservador exatamente pela melancólica abordagem (Nazismo? Geralmente a trilha sonora é pesada, angustiante e não "rítmica" e "agradável").

 

 

 

Gostei da fotografia e a forma como foi narrado cada "ato", foi muito a cara dele... Muito sangue, muita ação e com uma pitada, refinada, de humor, tudo isso é a cara dele mesmo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Soto,

 

 

 

Não vi muito...

 

 

 

Uma coisa ninguém pode negar, o Tarantino é bem ousado, ele pega filme diferente do seu estilo e sempre se dá bem, aplicando seu estilo, foge do comum quando se pode fazer o "arroz-com-feijão"... Isso tem um grande valor no cinema cada dia menos original de hollywood...

 

 

 

Quando fiquei sabendo da abordagem, fiquei com receio que ele fizesse o "arroz-com-feijão" para agradar os críticos, mas ai ele coloca uma narrativa dessas e uma trilha sonora dessas, e pronto, seja o que Deus quiser...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...