Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman - The Dark Knight (# 4)


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

parte do sonar ficar visualmente confusa ( pelo menos pra mim ). Achei tbm a edição de algumas cenas muito abrupta' date=' os cortes tavam muito rápidos.[/quote']

 

A visão de um sonar é mais ou menos aquela mesma... Entrecorta, flashes mesmo...

 

 

- Os cachorros, em ambas as cenas. Honestamente não entendi qual o propósito deles no filme.

 

O propósito dos cachorros? Pelo amor de Deus... Defender o "dono" deles, nada além disso... Mas que coisa...

 

- Participação muito curta do Espantalho e falta de uma cena que nos desse um dica do destino dele.

 

Também achei curta, mesmo achando interessante mostrar que ele continua na ativa, mesmo que da forma de sempre, sem grandes méritos... Sobre o destino... Pombas, foi preso...

 

- Mal aproveitamento do Duas Caras. Acho que o destino dele, ou aparente destino foi apropriado a proposta do filme, mas no filme ele só se tornou apenas um monstro vingativo ( vcs sabem o porque ) ao invés de um verdadeiro vilão. Os únicos inocentes que ele ia matar pertenciam a família de Gordon. Acho que o desenvolvimento do Harvey foi bacana, mas o do Duas Caras meio apressado ( 3° ato ).

 

Inicialmente, em sua atuação, Duas Caras não era nada além do que um monstro vingativo...

 

Fora que as pessoas das barcas faziam cara de paisagem e deveriam ter ações bem mais "reais" como alguém desesperado pegando um dos detonadores forçadamente e acionando o dispositivo com instinto de sobrevivência ou loucura ou egoísmo,etc...como o próprio Coringa tinha afirmado que dependendo de uma pressão todo mundo age de forma não civilizada e se destroem.

 

Nossa... Nem tem o que comentar... As pessoas estavam em choque cara... Pelo amor de Deus... Essa foi uma das melhores questões levantadas pelo filme...

 

- Trilha sonora - Leo, não me fuzile por isso...kkkkk...mas a trilha sonora ( pra mim ) não cumpriu seu papel...foi ruim, sem criatividade e repetitiva...além de que de alguma forma, eu esperava algo mais épico que não fossem aqueles bumbos militares entediantes.

 

Particularmente, achei a trilha no mesmo nível da de Begins, ou seja, que cumpriu seu papel e pronto... De criar tensão... E, bom... As partes onde simplesmente não tínhamos trilha sonora se tornavam ainda mais tensas, uma vez que deixava claro que alguma coisa de muito impactante ia acontecer, e aí a trilha ia crescendo aos poucos... Toque de gênio de Nolan e de Howard-Zimmer...

 

- Uma cena final quanto ao destino do Coringa. Uma maneira de mostrar o destino do Coringa em grande estilo seria uma cena dele sendo arrastado  em um corredor escuro do Arkham usando uma camisa de força e rindo histéricamente.

 

Já falei que acho que essa cena seria completamente desnecessária?

 

- Senti falta de mais cenas com o Alfred e Bruce e tbm de alguma menção do Bruce aos seus pais. Uma visita ao cemitério ou pelo menos uma foto deles no cenário.

 

Mas aí é que está o grande interessante de Batman/Wayne com a evolução do personagem... Ele vai se desapegando as coisas... Tem um momento, nos quadrinhos, em que Bruce Wayne se pega com um jornal e vê uma foto de Thomas Wayne e isso não causa nenhum tipo de emoção nele, como se não fosse ninguém... Mostra o distanciamento emocional que Batman toma das coisas...

 

- A voz do Bale como Batman tava forçada demais. Horrível.

 

Nossa... Agora, depois dessa, você vai falar da verruga do Bale né?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

4) Dizer que o Coringa deste filme não é 'inesquecível' é muita má vontade. Pode até ser sua opinião' date=' mas tem algumas dúzias de críticos especializados (e não sei quantos mais espectadores) que discordam de você. ;)
[/quote']

 

Falar isso é muita babaquice. Se os criticos não tivessem gostado você estaria desdenhando dos mesmo. Fãzoides...06

 

 

Perucatorta2008-07-20 08:14:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olá pessoal!!!

 

Ainda atordoado por TDK, voltando ao tópico estou impressionado com a velocidade que a velha discussão entre os "pró-Nolan" e os "pró-Burton" já foi retomada ... com a esmagadora estréia de TDK alguns "pró-Burton" se apressaram a se apresentar,uns fazendo "ligações" entre TDK e o trabalho de 89, outros apresentando pontos negativos no trabalho de agora.

 

Todos nós temos recordações boas e más de nossa infância/juventude; entre as más existem os famosos "micos", tipo alguma mancada que vc comete e a classe toda ri de vc - particularmente, os trabalhos de Burton/Schumacher se enquadram na mesma categoria: algo que não não de me lembrar.

 

TDK é um filme perfeito? É logico que não! A própria condição humana nos exime da perfeição!

 

Agora quero falar algo: as lutas!

 

Realmente, em relação à Begins houve uma significativa melhora na edição destas, mas meu parâmetro para filmes de ação nesse quesito continua sendo a franquia de Jason Bourne!

Nos três filmes da franquia temos um combate principal entre Jason e outro operativo da CIA. Esse é um aspecto que espero ver melhor trabalhado no vindouro 3° filme ... um antagonista de peso, tecnicamente no mesmo nível de Batman, de forma que o filme possa explorar de uma forma mais aprofundada "o artista marcial supremo".

 

Porém, TDK tem tantas outras qualidades que minizaram essa minha exigência!!!

 

Volto a dizer: a Academia corre o risco de cair em descrédito se ao menos não indicar Nolan para o Oscar de Melhor Diretor!!! 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, primeiramente quero dizer que sou fã do batman e do seu universo a mais de vinte anos comecei a ler as revistas com 7 anos de idade. Sou muito fã mesmo, então tenho minha visão particular de como seria o batman no cinema, Nolan acertou 99% a minha unica ressalva é o uniforme, porém isso não tira o mérito dele, é uma questão de gosto.O filme é fantastico,sem sombra de duvida, todos os elementos bem postos, no meu ver a ação bem feita, todos os personagens bem construidos, a questão do espantalho aparecer muito pouco, não é desmerito pois o filme ja tinha personagens muito fortes para desenvolver (vide 14 Sam Raimi  sua besteira brutal de colocar tres viloes em um unico filme, acabou não desenvolvendo nenhum).Gostei muito do filme,quero assistir umas tres vezes pra poder analizar de maneira mais criteriosa, agora uma coisa de antemão posso dizer:com o sucesso arrebatador de TDK e todas as criticas positivas e todo o chamariz que desperta a marca batman, todos os concorrentes terão que repensar seus projetos.O cinema pipoca de certa maneira vai evoluir,vai ter que evoluir, os estudios e os produtores vai ter que respeitar o personagem e não só pensar em lucro fácil e filme para vender produtos.fazer o espectador se emocionar, sorrir, sentir medo e pensar, analizando a obra.Nolan respeita o publico ao qual se destina os seus filmes, e talvez a maior contribuição de TDK para o cinema seja essa: a evolução do cinema blockbuster.

 

Dai sua importança de faturá dois bião dolar sô!03

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Falou muito bem Spank, já considero TDK um Marco na história das adaptações, e essa evolução que vc bem citou, já está começando, vide o anúncio esta semana que a Warner já está montando um planejamento para implantação do Universo DC nos cinemas.

Com isso, provavelmente a Marvel também irá se aprimorar e quem ganha com isso somos nós fãs de HQs.

 

E, falando de outras adaptações, depois de ver o primeiro teaser de Watchmen só tenho uma coisa a dizer: Snyder diretor de LJA já!!! 
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

 

Kabuki Jo' date=' já percebi que teu problema é com o Zimmer. Aff. 06

 

Cara, tu não bate com o estilo do cara...

 

Sinceramente, achei a trilha PERFEITA com o filme. Casou muito bem. Você não gosta do bumbo militar e eu não gosto do "Pópópó" do Elfman (mas respeito). 06

 

Ah, realmente a relação Bruce / Alfred foi menos explorada nesse filme. Aliás, o Alfred aparece menos. Mas isso é devido ao roteiro ter muita história e muitos personagens. Mas não considerei um defeito. No próximo essa relação deve voltar a ser mais explorada.

 

Sobre os pais não serem mencionados: Li uma entrevista, bem recente mesmo (não lembro o veículo agora), onde o Nolan dizia que não queria mais o Bruce "choramingando" a morte dos pais. Queria um Batman mais maduro e frio... Agora, querem saber a ironia disso? O Joel Shumacher disse assim que Batman & Robin estreou que uma das idéias dele pata o filme era que não queria ver mais o Batman como uma figura triste que vive "choramingando pelos pais" (sic), mas sim um cara feliz por ser rico e contente com seus "novos brinquedos".

 

Vejam só: os dois diretores partiram de um mesmo conceito... e olhem a direção que cada um tomou. 06

 

E sobre o cães, Kabuki, eu também percebi essa presença significante deles. Deve ter realmente um significado ali. Acho que tem relação indireta com o Coringa (ou suas atitudes)... lembra quando ele diz no filme que é "como um cachorro louco que corre atrás de um carro mas não sabe o que fazer quando o alcança"? Viagem, né? 06

 

[/quote']

 

Perfeito Leo, sem essa de ficar choramingando a morte dos pais, isso foi o estopim pro Bruce se tornar o que eh, então esse filme mostrou que há muito coisa acontecendo, os acontecientos do filme, deram muioto mais dramaticidade ao Batman do que ficar eternamente choramingando a morte dos pois.

 

Achie a trilha excelente, muto melhor utiizada do em Begins.

 

Qto ao Duas Caras, foi muiot bem utlizado sim, aliás esse foi um dos méritos do filme, ninguém virou coadjuvante de luxo, todos, até o Morgan Freeman, tiveram papéis importantes na trama, como o Pablo bem disse, 2 filmes em 1.

 

Kabuji, não entender utilização de cachorros eh demais, proteger o Coringa oras..esquece a HQ um pouco...o diretor é livre pra colcoar qualquer elemento, desde o filme seja bom, e nesse caso, foda...quem se importa????

 

Big One2008-07-20 10:32:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A cena dos barcos foi aplaudida no cinema onde eu estava. E só para registrar, houve uma briga na sala onde eu vi o filme. Eu ouvi apenas um cara berrando: "Você bateu no meu filho!" Isso aconteceu na cena em que o Coringa fala sobre o corte na boca dele e sobre seu pai.

 

Segundo um amigo meu que estava ao lado da confusão, um turista estrangeiro agrediu um adolescente que estava fazendo barulho. Aí o pai do garoto levantou-se e começou a discutir com o gringo. Meu amigo me disse que o gringo saiu do cinema antes do filme terminar. Mas isso nem precisava ter dito, porque a galera deu uma vaia nele. É a primeira vez que vejo isso numa sala de cinema.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado a diferença de abordagem dos filmes... em Homem de ferro saímos do cinema vibrando, comentando cenas de ação, extasiados. Em Cavaleiro das Trevas saímos arrebentados, exaustos, pensativos. É até complicado falar se um filme é melhor que o outro pois existe um abismo entre eles, são muito diferentes e imcomparáveis.

 

 

PS com alguns spoilers abaixo

 

 Arrependimento de terem banido o K... Poxa, seria tão legal vê-lo quebrar a cara, nenhuma das suas teorias loucas se concretizou. Ele escreveu 500 páginas pra provar que o Engel era o charada em vão, tentou provar que o Batman usaria o lamborghini como batmovel e não deu em nada e muitas outras teorias furadas que não me lembro agora.

 

Mais uma coisa que ninguem comentou ainda, achei muito interessante ver que o Batman apesar de aparecer somente a noite, nas sombras, ele nunca exita em agir sem a fantasia, como Bruce Wayne. Tanto que o faz duas vezes: com a moto e com o Lamborghini.

 

Gostei muito da referência ao filme de 89, com o Coringa caindo e sendo pego, criou uma rima visual interessante e muita gente, por conhecer bem o filme de 89 pode ter achado que o Batman deixaria o Coringa cair. Outra cena interessante que lembra o filme de Burton é a reunião com os mafiosos, mas dessa vez bem mais ameaçadora e engraçada, a caneta desaparecendo foi a melhor mágica do Coringa.

 

Quase morri de susto qdo o copycat apareceu na janela do prefeito, o cinema todo gritou.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma coisa interessante é ver a evolução do tom desse filme... Realmente, o que vimos em cena foi um Batman completamente insano, tomado pela loucura de sua própria imagem... "Batman não tem limites"... Batpod (o primeiro brinquedinho com "bat" no nome) e, de certa forma, Batman dominando Bruce Wayne (fazendo com que o playboy haja como um lutador em "público" - "Hand's up pretty boy")...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

penso que rottwillers são cães de guarda, usados desde da era Romana para tal proposito. Acho que Nolan quis empregar isso ao coringa nessa cena, pois não vejo de outra maneira. Ja com relação a armadura, claro que ela tem que ser feita de acordo com as necessidades e experiencias com que batman lida por ser um combatente urbano, se vc assistiu e prestou atenção que no filme ele aborda isso de maneira bem clara, coisa que não foi feita em nenhum outro filme de herois.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Coringa...cachorros...em um prédio alto de Gotham...duh...batman pensa: "vou mudar minha armadura porque o Coringa pode comprar uns cachorros e mandá-los em cima de mim".

hehehe

 

Mas ele foi atacado e ferido por cachorros na primeira cena em q aparece. Até pergunta depois para Fox se o novo traje aguenta mordidas de cachorro. Questão2008-07-20 12:32:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Coringa...cachorros...em um prédio alto de Gotham...duh...batman pensa: "vou mudar minha armadura porque o Coringa pode comprar uns cachorros e mandá-los em cima de mim".

hehehe

 

 

 

Ele faz a pergunta sobre aguentar mordidas de cachorros pq teve um ataque de cachorros recentemente e o Fox vai e vira dizendo que a nova armadura não é lá muito boa com ataques de faca... Então ele se preocupa com os ataques de cachorros... Mas, ele deixa claro que o principal é o fato de querer um armadura mais leve, que lhe dê maior mobilidade... "Sair de ré com o carro seria interessante..."

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Spank,

 

Um grande finale seria o Joker, Batman em um parque de diversões bizarro e depois sendo arrastado em um corredor escuro de Arkham rindo histéricamente...isso seria um gran finale pro Joker.

 

Francamente, achei o método do sonar apelativo e a armadura tira todo o conceito de agilidade do Batman, conceito esse presente nos quadrinhos, mas que estranhamente não é explorado na série cinematográfica já que simples cachorros conseguem imobilizar o Batman.

 

Kabuki_Jo2008-07-20 12:48:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

nisso eu concordo com vc kabuki, eu tambem gostaria do batman usar um uniforme mais quadrinho alá " dead end" mais estou satisfeito com a abordagem do Nolan, já o do sonar eu gostei. mais a agilidade do batman é compativel com a proposta do filme,enfatizando do filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Spank' date='

 

Um grande finale seria o Joker, Batman em um parque de diversões bizarro e depois sendo arrastado em um corredor escuro de Arkham rindo histéricamente...isso seria um gran finale pro Joker.

 

Francamente, achei o método do sonar apelativo e a armadura tira todo o conceito de agilidade do Batman, conceito esse presente nos quadrinhos, mas que estranhamente não é explorado na série cinematográfica já que simples cachorros conseguem imobilizar o Batman.

 

[/quote']

 

Um simples cachorro? Eram rottweilers, o Fox até brinca com isso no filme.., vc se esquceu que antes de tudo, Batman é um cara comum sem super poderes? E armadura era em Begins onde ele nem o pescoço mexia, por issso as lutas eram confusas pq a camera tinha qie se mexer pra poder dar a senação de agilidade, já nesse não, é uniforme maleável com placas...ele ficou bem mais ágil é só como as lutas, os movimentos tiveram uma melhora significativa.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tbm estou satisfeito com a abordagem do Nolan, mas é que as pessoas às vezes pensam que a gente odeia a abordagem dele por apontar aspectos q poderiam ser diferentes de algum modo, não lembrando que os mesmos podem ser facilmente deixados de lado em virtude do divertimento de ver um filme do Batman, e como vc já tinha mencionado anteriormente, nós estamos vendo adaptações cada vez melhores dos nossos heróis favoritos.

 

Felizmente o Nolan vai completar sua trilogia e logo mais à frente, o Snyder vai assumir um filme do Batman e veremos algo quase completamente quadrinesco.01

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...