Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman - The Dark Knight (# 4)


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Members

 Depois do 3º Batman, Nolan não deve voltar a dirigir outros filmes de herois.  BIG ONE, se vc ler a entrevista do Nolan na integra sobre o assunto, vc vai perceber q ele não se referia ao fato de herois terem ou não poderes, mas pelo fato d Batman ser o unico fantasiado a existir. Mesmo raciocinio foi usado por Donner quandp ele fez seu Superman.

 O problema é q todos esquecem q o Batman do Nolan é a primeira franquia desse universo DC, pois a Warner já anunciouq o Superman sofrera um Reboot. Isso faz da franquia Batman, a pedra fundamental da serie, d onde todo o resto do UDC cinematografico sera construido.

 Agora dizer q não pode coexistir por causa dos poderes é radicalismo a realidade na minha opinião. Isso é cinema, ´basta integrar Superman, Flash e por ai vai no conceito de pseudo realidade, e temos a integração. Cinema é suspensão de crença, lembram? 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que podem coexistir é evidente. Eu até comentei isso no outro tópico. E eu concordo que a suspensão de descrença é fundamental... mesmo o "realismo" de Nolan é aceito a partir do momento em que acreditamos que um milionário vai sair vestido de morcego para dar porrada em bandidos. Agora... esse universo já está formado, inclusive os seus limites... a maior ameaça que o Batman dos filmes pode enfrentar é um louco que muda as regras do jogo e faz sua caçada parecer infrutífera. Definitivamente não consigo ver este Batman enfrentando ameaças intergaláticas...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

acho que juntar Superman x Batman uma ideia totalmente estupida!

 

e mais estupida ainda é botar o Nolan pra dirigir Superman, superman é um personagem escapista, com uma história superficial, colocar um diretor que tem potencial para esmiuçar a alma da vida, do homem, para dirigir um personagem cuja natureza é a superficialidade da luta do bem, esse em todos os sentidos até mesmo estereotipo,  contra o mal?

 

claro que o Nolan poderá fazer um excelente trabalho no Superman mas será que irão gostar do que o Nolan fará com o Superman?

 

e fazer o Batman que esta tendo um viés de uma forma bastante invasiva, encontrar com um personagem de caracteristicas bastantes escapista?

 

 
Gustavo Adler2008-10-31 19:52:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sim' date=' claro que há um problema aí, inserir o Superman no mundo de Nolan, seria ir contra a filossofia do filme, como o Nolan explicou muito bem acima.

 

Você pode dizer, Batman e Suoerman podem coexistir sim, mas no Batman do Nolan, definitivamente não. Não imagino o Super voando por Gothan.

 

 

[/quote']

 

Mas aí é que está... A gente não imagina... O povo de Gotham não imagina... E esse seria o clima exato... Pq inserir o Super no ambiente do Batman representaria justamente todo esse magnífico que o Super traz em si... Ele é aquilo que ninguém imagina que possa existir... Nem o próprio Batman imagina...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vcs assistiram ao mesmo filme que eu???09 Colocar o Super no universo Nolan' date=' seria jogar no lixo tudo o que filme construiu. Batman foi criado num unoverso onde não existem super poderes, não existem super heróis, o herói é o sujeito comum que vai combater a criminalidadeé o promotor público que vai prender bandidos. Se o Super me aperece toda a base do filme perde sentido. Batman e Super podem coexistir, mas não nesta franquia.

 

 

[/quote']

 

Sinceramente, não sou tão taxativo assim...

 

O Coringa já representa uma pequena grande mudança de rumos na franquia... As coisas começam a sair do pé da realidade total completa e absoluta e começam, de certa forma, a penderem para o lado do fantasioso, do fantástico...

 

O Batman representa aquele sujeito comum que com recursos corre atrás de fazer o bem... Essa é a proposta do filme de Nolan...

 

O Superman representa o ser super-poderoso que não se deixa corromper por seus poderes e procura fazer o bem...

 

Hummmm... Há diferenças entre os personagens? Sem dúvida... Mas há semelhanças tb...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tô do lado dos que acham que o universo do Nolan não deve se misturar com o dos outros heróis DC. O Batman do Nolan é fantasioso sim, mas tem seus limites, como Lucas disse. Um Coringa que usa maquiagem ou um Ras al Ghul que não é literalmente imortal mostra esses limites que o Nolan estabeleceu.

 

Não me importaria se depois da trilogia do Nolan a warner quisesse inserir esse Batman no universo DC que eles estão criando, a não ser que ela já obrigue o Nolan a por referências no terceiro filme. Mas o ideal pra mim seria outro Batman no filme da Liga da Justiça, que deve demorar a sair. Se nos quadrinhos, na TV, há mais de uma versão dos heróis, pq no cinema não pode ter? E não acredito que isso possa ser ruim comercialmente, principalmente se a saga do Nolan for concluída no terceiro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal da viajando. Nolan dirigindo Superman? Nolan só dirigiu um filme de herói porque é do Batman, seu herói favorito... ponto. Ele dirigiria outra franquia de Super-Herói. Ele não é um Kevin Smith. Ele é um puta diretor muito fã do BATMAN. E por isso que vem dando muito certo.

 

 

 

Bom e sobre essa tal integração de universos, vou postar o mesmo que eu coloquei no outro tópico:

 

 

 

Nolan realmente foi bem claro: no universo do seu Batman e de sua Gotham, NÃO EXISTEM super-heróis... foi criado um universo em separado. Ele mesmo dá entender que a franquia é anti-crossover. Não tem outra interpretação.

 

 

 

Então, a entrevista me passa a sensação de que se aparecerem referências de outros heróis no próximo filme, será pela imposição do estúdio.leoJoker2008-11-02 20:27:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado eu vi as mesmas justificativas quando se comentava  os boatos que o diretor de X-men 1 e 2 poderia dirigir Superman...até lembro que um até disse "mas por que o cara vai deixar uma franquia de 3 filmes,justo agora que mandou muito bem no segundo...pra embarcar nessa de um personagem que nem sequer tem roteiro ...?"

 

O tempo mostrou que as coisas são movidas a DINHEIRO!

NOLAN é um funcionário da indústria como qualquer um,não endeusem ninguém.

 

Não vi em lugar nenhum o Nolan dizendo que detestava o personagem SUPERMAN,ok que ele seja fã de Batman,cada um com seu pérsonagem favorito ...mas isso não invalida um convite pra ele dirigir um filme do Homem de Aço...

 

E nem precisa convidar ele pra dirigir não ,é só contratar um esboço de roteiro pro irmão dele...isso já é o 1º passo ,é o que falta pra fazerem um filme decente do SUPERMAN:terem história pra contar! O personagem tem apelo de Mídia,mas fica sempre no lugar comum das narrativas no cinema...

 

Com um roteiro pronto ,ai sim a WARNER pensa num diretor...

 

E não é nenhuma charada que a WARNER que dar um REBOOT no personagem...ou seja,novos paradigmas,então esqueçam o que viram até agora de SUPERMAN e ficarem comparando com o que foi mostrado de BATMAN...na verdade o que vai ser produzido será um SUPERMAN ZERO(espero que não seja a nota do filme)!

 

E também é muito engraçado ler que SUPERMAN é escapista e o BATMAN não...oras na verdade ambos são! Um cara que se veste de morcego e enfrenta o crime?? Isso não tem nada a priori de "Não escapista",mas qual é o crédito do roteiro do Nolan...minimizar liberdades poéticas e dar mais sustentação no personagem e no contexto que ele está inserido.....ótimo agora vemos que deu certo mas pense há 10 anos atrás ,seria isso "colocar o Batman num universo mais real" algo tão imprevisível quanto colocar " um kriptoniano com superpoderes que veio pra Terra.." algo que possa ter mais crédito de narrativa de sustentação de realidade.

 

E reflitam um pouco,tanto um como outro tem  sutis  conotações de realidade...BATMAN é no seu protagonista,no caso de SUPERMAN  um Lex Luthor é muito mais real  do que um Coringa.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Zombie

 

 

 

O Nolan nunca disse que detestava o Superman e nem eu. O que frisei foi que o Nolan só fez um filme de Super-Herói porque era do Batman. Porque para Nolan, o Batman seria o único super-herói viável em um mundo real. Daí, eu interpreto que ele não fará mais filmes de super-heróis.

 

 

 

E eu aposto com qualquer um aqui, o Nolan NUNCA dirigirá um filme do Superman. E se eu estiver errado não vou ter o menor problema de assumir. Mas mantenho minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é Questão

 

 

 

"Eu acho q ele não vai dirigir nenhum outro filme de heroi por simplesmente querer fazer outras coisas."

 

 

 

Também, isso é outro forte motivo.

 

 

 

"Mas lembre-se LEOJOKER, diferente do irmão, Jonathan Nolan curte outros herois alem do Batman, e poderia ser de grande ajuda na construção do UDC cinematografico."

 

 

 

Isso é verdade, mas dentro da atual franquia não sei se quer dizer muita coisa. Chris Nolan, Jonathan e Goyer trabalham nos roteiros. Mas acho que a palavra final na história é do Nolan. Então, no roteiro do próximo filme o Jonathan deve seguir o que o Chris Nolan quer.

 

 

 

Agora, se o Jonathan Nolan poderá escrever roteiros para outras franquias, isso são outros quinhentos.leoJoker2008-11-04 17:18:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Mas lembre-se LEOJOKER' date=' diferente do irmão, Jonathan Nolan curte outros herois alem do Batman, e poderia ser de grande ajuda na construção do UDC cinematografico."

Isso é verdade, mas dentro da atual franquia não sei se quer dizer muita coisa. Chris Nolan, Jonathan e Goyer trabalham nos roteiros. Mas acho que a palavra final na história é do Nolan. Então, no roteiro do próximo filme o Jonathan deve seguir o que o Chris Nolan quer.

Agora, se o Jonathan Nolan poderá escrever roteiros para outras franquias, isso são outros quinhentos.[/quote'] Com certeza LEOJOKER, e um dos motivos de eu admirar o Nolan é q Nolan é um diretor q tem o comando de seu navio, o diretor é quem dá as ordens e ponto. Mas pelo q tem se visto, ele ouve bastante o irmão, e eu gostaria d saber qual a opinião dele sobre isso, quem sabe ele não convence o diretor? E outra, seria realmente o ouro se Jonathan Nolan fosse ao menos consultor dos outros filmes DC, pois ele é um excelente roteirista, e saberia costurar tudo.

 Os filmes mais fracos do Nolan,na minha opinião, INSONIA e BATMAN BEGINS(q ainda sim são excelentes filmes) são justamente aqueles q não foram escritos por Jonathan Nolan.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questão

 

 

 

Pois é, são possibilidades.

 

 

 

Mas cara, tu acha que Batman Begins pode ser chamado de fraco (mesmo que estejamos falando só do Nolan)? Fraco mesmo só Insônia. Todo o resto é acima da média, inclusive Batman Begins.

 

 

 

E pessoal, o DVD de TDK já está em pré-venda. Mas uma coisa me deixou muito chateado. Lá fora, o DVD simples e o DVD duplo vêm com o Batman na capa. Um com aquela imagem em frente de um prédio com o simbolo do morecego em chamos e o outro com o Bat-Pod. Lá tem uma terceira versão, simples, com o Coringa.

 

 

 

Pois bem, não é que a versão dupla nacional de Batman, Cavaleiro das Trevas vem com o Coringa na capa?

 

 

 

Se alguém quiser um versão com Batman na capa vai ter que se contentar com a versão simples. Aff.

 

 

 

11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

LEOJOKER, eu acho BATMAN BEGINS bem acima da media excelente é o minimo q se pode dizer. e INSONIA decididamente não é fraco, acho um suspense muito bom(embora esperasse mais dele,se tratando de Nolan) até então, Nolan não fez nenhum filme fraco, todos são de excelente pra cima, mas dentro da filmografia do diretor, BEGINS e INSONIA ocupam os ultimos lugares no meu ranking do Nolan, e coincidentemente ou não, são justamente os filmes que não foram roteirizados por Jonathan Nolan.

Meu top Nolan

1º TDK

2º O GRANDE TRUQUE

3º AMNESIA

4º BATMAN BEGINS

5º INSONIA

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Questão

 

 

 

 

Pois bem' date=' não é que a versão dupla nacional de Batman, Cavaleiro das Trevas vem com o Coringa na capa?

 

 

 

 [/quote']

 

É que aqui o Coringa fez mais sucesso do que o próprio Batman. Sendo ele então a ponte para as vendas (como se o Batman não se vendesse por si só).

Lembro que o Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado foi assim também. No duplo só tinha a imagem do Surfista.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...