Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Lei Seca no Trânsito


Marko Ramius
 Share

Recommended Posts

  • Members

Qual a opinião de vocês ? Eu partilarmente achei outra tremenda hipocrisia e demagogia por parte do governo .

 

Achei esse texto interessante :

 

Lei seca é elitista, reacionária e semeia a corrupção
Mais uma estupidez assola o Brasil, esta lei seca disfarçada em medida moralizadora. A moral dos reacionários e dos xiitas, que só vai levar mais água (sem álcool) para o moinho da pequena corrupção do dia-a-dia.

Qual o espírito da lei? O de punir os bêbados no volante, gente irresponsável e criminosa que merece mesmo o fogo (não o da bebedeira, mas o do inferno)? Não, esse não é o espírito dessa nova lei, pois esse espírito já existia na antiga lei: o Brasil já tinha leis que coibiam bêbados no volante -- puniam motoristas que tivessem mais do que 6 dg de álcool por litro de sangue. Para se ter uma idéia, isso já era mais rigoroso do que os limites em vigor em países como Canadá e Estados Unidos (que permitem até 8 dg por litro).

Qual era a diferença entre, por exemplo, o Brasil e os Estados Unidos? A diferença era que lá a quantidade de álcool permitida era maior (e não suficiente para embebedar ninguém), mas a fiscalização era, e é, séria. Mesmo podendo ter 8 dg de álcool por litro de sangue, os norte-americanos são muito cuidadosos com suas taças de vinho se vão dirigir, pois sabem que podem ir para a cadeia mesmo.

O que fizeram os moralistas do Brasil? Nossa taxa permitida já era menor do que a americana; o que faltava era simplesmente aplicar a lei -- fiscalizar e punir. Ah, as punições eram mais brandas; concordo plenamente em que fossem aumentadas, como agora. Mas não: no lugar de fiscalizar e punir, o governo (com uma base parlamentar para isso) preferiu tornar o país mais xiita e corrupto, colocando um limite de álcool que equivale, na prática, a proibir qualquer consumo de bebida alcoólica para quem vai dirigir.

Quais as consequências disso?

1 - A primeira, se a coisa pegar, é atacar uma tradição cultural atávica da humanidade -- a de beber socialmente, confraternizar com a bebida. Tradição que data da remota antiguidade, presente nas festas das colheitas, nas celebrações religiosas, nas comemorações das conquistas. A depender da lei, um jantar de vários casais na casa de amigos ou num restaurante fará com que metade dos presentes fique na Coca-Cola, destruindo seu prazer gastronômico e o clima de compadrio. E impondo o rigor disciplinar, a sobriedade careta, que religiões e moralistas de vários matizes adoraram ter como regra para uma humanidade disciplinada e domesticada.

2 - A segunda, se a coisa pegar, é inserir uma clivagem separando ainda mais os mais ricos dos demais. A lei poderá ser seguida por quem tem dinheiro para sempre pagar taxi e motorista particular -- ou seja, o prazer de beber em condições normais, fora de casa, será preservado para esta elite. O resto, que não tiver dinheiro para vários taxis semanais, e na inexistência de verdadeiro transporte público, terá que agir como pária, transgredindo sistematicamente a lei.

3 - A terceira é que, mais provavelmente, nossa lei seca terá efeito parecido ao de sua antecessora nos Estados Unidos: o incentivo ao crime e à corrupção. Ali, nos anos 20 do século passado (1919 a 1933), a bebida alcoólica foi proibida. Sendo o consumo do álcool um hábito cultural arraigado, obviamente as pessoas continuaram a beber -- mas foram obrigadas a fazê-lo fora da lei. Para beber, precisavam pagar para as quadrilhas que dominavam o tráfico. Estas ficaram ricas e poderosas, e a corrupção e a criminalidade milionária medraram como nunca. No Brasil a proibição é mais localizada, não deve chegar à criação de quadrilhas como as de lá, mas considerando nossas tradições, dá para prever que a corrupção é quem vai sair ganhando. Enquanto fazem estas iniciais blitze cinematográficas, vai ser difícil ver casos de policiais se corrompendo. Mas no dia-a-dia daqui pra frente, quando um guarda parar um cidadão que está guiando normalmente, está sóbrio, mas saiu de um restaurante, o bafômetro pode muito bem ser acionado. E é bem provável que o cidadão que tomou duas taças de vinho com a comida, para não ir para a cadeia, resolva pagar ali mesmo os R$ 1.000 que terá que pagar de qualquer jeito se for para a cadeia. Uma propina bem atraente.

Quanta estupidez! É óbvio que os tantos casos de matança provocada por bêbados no volante foram perpetrados por gente realmente bêbada -- com muito mais do que os 8 dg/litro de álcool tolerados nos Estados Unidos. É sobre os bêbados no volante que deveria se voltar a fiscalização. O novo limite imposto no Brasil é na verdade um ataque disfarçado ao consumo puro e simples de bebidas alcoólicas -- medida de muito gosto para xiitas religiosos de várias facções, e moralistas políticos de todas as colorações. Assim caminha, para trás, a humanidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 315
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu ja acho q pega, so precisa de tempo. Disseram o mesmo em relacao ao cigarro e ao uso do cinto de seguranca. Hj isso ja faz parte do habito do brasileiro. Pra td lei (desgostosos ou nao) ha um periodo de adaptacao. Particularmente acho q nao ha lei seca..vc pode beber, so nao pode dirigir!06 Ai vai de cada um ate pq ha solucoes, sai na balada com quem nao bebe ou volta de taxi. E em relacao a lei em si, fazer o q?! Tem q obedecer... Bem, falo isso pq raramente pego carro e geralmente os outros q me levam manguaçado pra casa..06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bom esse texto, Marko. Penso da mesma forma. Essa lei é arbitrária, demagógica e ineficiente. O governo, mais uma vez, prefere criar uma lei nova (que dá publicidade), do que fazer cumprir a anterior (que se cumprida, resolveria o problema). Agora, aqueles que sempre beberam responsavelmente, vão pagar por aqueles otários que enchem a cara e saem atropelando os outros por aí. Mas 2010 tem Copa né,, então tá tudo bem. vamo lá seleção...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Soto , em tempo : Eu não uso cinto , nunca usei e nunca fui multado por isso . Sempre existe um jeito de driblar . No caso , ar condicionado e insul-film ( que é feio pra cacete mas infelizmente necessário ) .

Já ouvi boatos que chupar carvão ativado dribla o bafômetro , se o cara não estiver muito mamado .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Favorável a lei seca.

 

Favorável também que se mude a lei para que transforme o motorista que matou no trânsito como crime doloso. Afinal, se o sujeito bebeu e tinha consciência que poderia causar a morte de sua família e a família de outros, deve responder por seus atos e cumprir uma longa pena na cadeia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Soto ' date=' em tempo : Eu não uso cinto , nunca usei e nunca fui multado por isso . Sempre existe um jeito de driblar . No caso , ar condicionado e insul-film ( que é feio pra cacete mas infelizmente necessário ) .

Já ouvi boatos que chupar carvão ativado dribla o bafômetro , se o cara não estiver muito mamado .
[/quote']

 

AHUahuhuauhauhahua essa do carvão é boa. Ja ouvi dizer tb.

 

Texto perfeito. Concordo com tudo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás, aos advogados de plantão.

Eu estou desatualizado no assunto, mas até onde eu sabia, ninguém era obrigado a assoprar no bafômetro.

Pelo que andei vendo, dizem que você pode se recusar ao bafômetro, mas aí você é encaminhado ao IML... para que??

 

Como está o caso??

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pelo que andei vendo' date=' dizem que você pode se recusar ao bafômetro, mas aí você é encaminhado ao IML... para que??

 

Como está o caso??

[/quote']

 

Você faz exame de sangue.

 

Como? Te obrigam a fazer exame de sangue?

Até onde eu sei isso não vale... ou não valia.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Também sou favorável' date=' direção e bebida não combinam.

 

E o texto aí é ridículo, algum cachaceiro que deve ter escrito, economiza uma cerveja pro dinheiro do busão e volte pra casa de transporte público.

 
[/quote']

 

Transporte público de qualidade durante a madrugada ? Onde ? Nem na Europa eu tenho ciência disso .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Renato , pelo texto da atual lei , a autoridade policial deve conduzir o motorista que se recusa a usar o bafômetro a uma delegacia de polícia onde , você será autuado basado na suposição que você estava sobre efeito de alcool dado que se não estava não haveria motivos para se ecusar a fazaer o teste . Semelhante ao que ocorre hoje com os exames de DNA em caso de prova de paternidade .

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Também sou favorável' date=' direção e bebida não combinam.

 

E o texto aí é ridículo, algum cachaceiro que deve ter escrito, economiza uma cerveja pro dinheiro do busão e volte pra casa de transporte público.

 
[/quote']

 

Transporte público de qualidade durante a madrugada ? Onde ? Nem na Europa eu tenho ciência disso .

 

Volte depois das 5h, vá de bicicleta, vá a pé, mas se voltar de carro corra o risco de tomar uma multinha de 900 pilas. 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sou a favor dessa lei. Eu já perdi uma prima, vítima de um acidente automobilístico causado pela bebida, mas não queria argumentar apenas em cima desse apelo emocional. A lei não está proibindo ninguém de beber, apenas está pedindo que todos sejam mais responsáveis. É o que há muito tempo vem se falando (Se for beber não dirija) só que de uma maneira muito mais enérgica e que dói no bolso. O espaço de quem bebe termina onde começa o do outro, ou seja, quer beber? quer encher a cara? Faça, mas a partir do momento em que vc colocar o pé na rua, não coloque a vida dos outros em risco. E entre pecar pela falta ou pelo excesso ...

 

Logicamente que eu gostaria de leis assim mais enérgicas com os políticos ... eles não poderiam renunciar ao cargo pra evitar que sejam caçados, se o fizessem não poderiam mais se eleger, entre outras coisas ...09
Thiago Lucio2008-07-02 21:25:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também sou favorável' date=' direção e bebida não combinam.E o texto aí é ridículo, algum cachaceiro que deve ter escrito, economiza uma cerveja pro dinheiro do busão e volte pra casa de transporte público.[/quote']

 

 

 

Mas se os ônibus não te dão a menor segurança, como é que faz? Corro risco de ser assaltado, morrer queimado ou coisa até pior?

 

 

 

Esta lei me lembra a questão de cotas e AIDS etc.: é apenas um paleativo, o problema está na conscientização que é um tanto quanto tardia (não bastam propagandinhas e reportagens de "oh, é belo doar sangue, ou não beber" no Jornal Hoje e no RJ/SP/XX TV). Ah, claro, além de que a anterior resolvia e pode aumentar corrupçaõ e tal como já foi dito.

 

 

 

Edit.: Angelo, se o cara acaba por encontrar um amigo e decide ir a um bar e rola uma bebidinha aqui, outra acolá, vai ter de ficar esperando a boa vontade do transporte público porque algo público te impede de pegar o seu carrinho - cujos impostos você paga em dia e está habilitado a dirigir - e voltar para casa?ltrhpsm2008-07-02 21:39:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pô' date=' se o sujeito comer um bombom de licor já está pronto para ser pego no bafômetro.
Quando parado por um polícia direi que comi uma ciaxa de bombons de licor06
[/quote']

 

No caso do bombom uns 20 minutos já passa. 06

 

Também sou favorável' date=' direção e bebida não combinam.E o texto aí é ridículo, algum cachaceiro que deve ter escrito, economiza uma cerveja pro dinheiro do busão e volte pra casa de transporte público.[/quote']

Mas se os ônibus não te dão a menor segurança, como é que faz? Corro risco de ser assaltado, morrer queimado ou coisa até pior?

 

Então não beba se for dirigir, ou vá com alguém que não beba.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pô' date=' se o sujeito comer um bombom de licor já está pronto para ser pego no bafômetro.
Quando parado por um polícia direi que comi uma ciaxa de bombons de licor06
[/quote']

 

Já fizeram o teste na tv... Nem comendo 7 bombons o bafômetro acusou álcool no indivíduo
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...