Jump to content
Forum Cinema em Cena

Diretores que vc é completista ou corre pra isso


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members
Eu sei lá' date=' eu acho que correr para completar a obra de qualquer diretor é meio anti-artístico. Isso deveria ser mais orgânico na minha opinião. Claro que tem uns caras (como o De Palma) que eu já vi tudo e até procurei ver tudo, mas não correndo ou vendo todos os filmes de uma vez, como vejo a galera aqui fazendo. Isso tem que ser mais natural, sob pena de mecanizar a porra do processo. [/quote']

 

Mas aí acho que depende da tua leitura do assunto - eu, pelo menos, entendi diferente (ou então não entendi o tópico, hehe). Pra mim, o assunto era "diretores que, devido ao corpo da obra, despertam seu interesse em conhecê-la por completo" - o que não implica, necessariamente, numa busca desesperada por todos os seus filmes pra assistir de uma vez.

É claro que aqui tem uma galera mais nova e, com esse lance de download de filme etc, vem aquele ímpeto de querer conhecer tudo, de absorver tudo que tá disponível, e muita gente acaba fazendo isso que você falou, assistindo uma porrada de filme do mesmo diretor em série, etc.

Mas no meu caso (e acredito que muitos aqui quiseram dizer o mesmo), citei diretores que, ao me deparar com um filme que leva sua grife, desperta vontade de assistí-lo (mesmo que sua fama não seja das melhores). Alguns já assisti a obra completa, outros ainda não, outros provavelmente nunca o farei.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 58
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu nunca busquei isso diretamente, se um dia acontecer vai ser naturalmente. Porém não critico quem corra atrás de algum diretor especifico e ver todos os filmes do mesmo. Pra falar que nunca, somente uma vez corri muito atrás de alguns filmes do Scorsese e foi bem gratificante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Mas aí acho que depende da tua leitura do assunto - eu' date=' pelo menos, entendi diferente (ou então não entendi o tópico, hehe). Pra mim, o assunto era "diretores que, devido ao corpo da obra, despertam seu interesse em conhecê-la por completo" - o que não implica, necessariamente, numa busca desesperada por todos os seus filmes pra assistir de uma vez.

É claro que aqui tem uma galera mais nova e, com esse lance de download de filme etc, vem aquele ímpeto de querer conhecer tudo, de absorver tudo que tá disponível, e muita gente acaba fazendo isso que você falou, assistindo uma porrada de filme do mesmo diretor em série, etc.

Mas no meu caso (e acredito que muitos aqui quiseram dizer o mesmo), citei diretores que, ao me deparar com um filme que leva sua grife, desperta vontade de assistí-lo (mesmo que sua fama não seja das melhores). Alguns já assisti a obra completa, outros ainda não, outros provavelmente nunca o farei.

 
[/quote']

 

Pô, mas olha o título do tópico. Corre pra isso? Correr pra isso eu não acho que seja uma boa idéia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei lá. Eu corro atrás dos que eu gosto mesmo. Acho que só completei Steven Spielberg, David Fincher e James McTeigue 06. Faltam dois do Scorsese (descontando os documentários). Pretendo completar Kubrick, Coppola, George Lucas (falta 1), Clint Eastwood, Woody Allen, Coens, James Cameron (Piranha II), Ridley Scott, Michael Mann, Tim Burton, Christopher Nolan (O Seguidor), Quentin Tarantino (À Prova de Morte), Oliver Stone, Peter Jackson, Brian De Palma.

 

Quanto à Godard, pretendo pular as bobagens maoístas. Sympahty for the Devil já foi demais pra minha mente ocidental...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto à Godard' date=' pretendo pular as bobagens maoístas. Sympahty for the Devil já foi demais pra minha mente ocidental... [/quote']

 

Mas esse nem o Godard admite, o filme foi o corte do estúdio para o original, One Plus One (que é bem melhor). Inclusive tem a história de que, na estréia, o Godard entrou no cinema distribuindo cheques e convidando as pessoas a se retirarem do cinema para assistirem ao seu filme, não aquele.

 

E apesar de curioso por toda obra - mesmo sabendo que tem porcaria no meio - , "A Chinesa" é den den den den
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Definitivamente não sou um completista. Já corri pra ver filmes linkados pelo mesmo tema/sub-gênero/whatever, mas não pelo objetivo de "bah, quero completar a coleção". Não estou dizendo que é essa a motivação do pessoal aqui na hora de completar uma filmografia, pode perfeitamente ser porque você genuinamente queria assistir tal filme pelo simples prazer de assisti-lo, mas a gente sabe que o que se vê em fóruns e blogs por aí é bem o contrário. Por exemplo, eu adoro o Argento e etc, mas ele tem umas comédias no início da carreira pras quais eu não tô nem aí. Leone tem uma filmografia minúscula e até hoje está me faltando O Colosso De Rodes, enfim. Na verdade não sei se há algum diretor do qual eu tenha a filmografia completa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, o "corre pra isso" não era pra ser interpretado literalmente, hehe, mas o objetivo do tópico é basicamente aquilo que o schon falou.

 

não deixo de assistir nada que disperte meu interesse, mesmo que nunca tenha ouvido falar do cara, mas se vou em uma locadora e na mesma prateleira, um ao lado do outro, ta um filme do brian de palma e de um zé que nunca ouvi falar mas que parece ser bom, acho natural eu pegar do cara que raramente me decepcionou.

 

ou até pra baixar, coisa que faço muito. se não sei muito o que procurar na hora, é normal eu pensar "hmm, não vi ainda aquele do carpenter, ou do ferrara" e vou lá e baixo. mas claro que não é regra, tem vezes que lógicamente vou ter vontade de procurar algo diferente.

 

mas daí tem aquele lance que falei na outra página, eu gosto pra caralho do spielbão, do scorsa, do clint, linklater, etc.. mas tem certos filmes da carreira deles que não me dispertam o minimo interesse. já caras como o  de palma, cronenberg, carpenter, ferrara, etc, tenho vontade de assistir tudo sim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas não existe isso de semana tal, ou mês tal e etc. Pelo menos não comigo. No período de 1 ano, por aí, eu assisti uns 10 do De Palma, e vou continuar assistindo, aos poucos, até terminar a filmografia do cara. e isso pode ser quando eu já for um quarentão. hehe

 

E isso apenas pq acho que vou ser "recompensado", ou seja, vou gostar dos filmes. já que até agora, ele deve ta com uns 90% pra mim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se há algum diretor cuja filmografia eu tenha visto inteira, eu nem sei, até por não dar a menor bola pra isso. Tem realmente relevância?

 

Não seria melhor pensar "que bacana esse filme de fulano de tal, me acrescentou muito" ao invés de "o que eu ainda não vi desse sujeito"? Não que sejam coisas excludentes, mas principalizar o segundo movimento em detrimento do primeiro me parece uma subversão de prioridades.

 

Não estou dizendo que você faz isso, viu Thiago? Só pensando alto mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ver filmes que não seja em primeiro lugar pelo prazer de assistí-los é a meu ver sempre errado.

 

Acho que tá todo mundo rodando em cima do mesmo ponto. O fato de você querer assistir a todos os filmes de um diretor não implica uma imposição, apenas um interesse em conhecer o trabalho de um cara que, segundo a tua experiência, provavelmente vai te proporcionar a tal da diversão.

 

Por outro lado, já é de senso comum que se forçar a ver o trabalho de seja lá quem for não é algo recomendável, pois pode transformar o prazer de ver um filme em algo burocrático - e qualquer coisa burocrática inevitavelmente vai se transformar em algo chato e maçante. E opa, pintou uma liga entre esse tópico e o do "por que rever filmes ?"...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se há algum diretor cuja filmografia eu tenha visto inteira' date=' eu nem sei, até por não dar a menor bola pra isso. Tem realmente relevância?

 

Não seria melhor pensar "que bacana esse filme de fulano de tal, me acrescentou muito" ao invés de "o que eu ainda não vi desse sujeito"? Não que sejam coisas excludentes, mas principalizar o segundo movimento em detrimento do primeiro me parece uma subversão de prioridades.

 

Não estou dizendo que você faz isso, viu Thiago? Só pensando alto mesmo.
[/quote']

 

tranquilo, amilcar!

 

mas na verdade quando assisto algo que realmente me agrada, eu penso essa frasezinha que tu colocou, só que isso geralmente vem vinculado com uma outra, de que talvez esse cara consiga me emocionar mais uma vez com algum diferente, mesmo que de forma uma distinta.

 

mas acho que o "corre pra isso" deu uma imagem errada pro tópico, é intenção é bem aquela que o schon colocou uns posts acima.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ver filmes que não seja em primeiro lugar pelo prazer de assistí-los é a meu ver sempre errado.


Acho que tá todo mundo rodando em cima do mesmo ponto. O fato de você querer assistir a todos os filmes de um diretor não implica uma imposição' date=' apenas um interesse em conhecer o trabalho de um cara que, segundo a tua experiência, provavelmente vai te proporcionar a tal da diversão.

Por outro lado, já é de senso comum que se forçar a ver o trabalho de seja lá quem for não é algo recomendável, pois pode transformar o prazer de ver um filme em algo burocrático - e qualquer coisa burocrática inevitavelmente vai se transformar em algo chato e maçante. E opa, pintou uma liga entre esse tópico e o do "por que rever filmes ?"...
[/quote']

 

pois é, e aí seria um negócio meio incoerente, pq eu iria assistir um filme que não tenho vontade? por isso não coloquei bergman no balaio, apesar de adorar na hora do lobo e persona, tem uns filmezinhos do cara que não me despertam o minimo interesse, então nem pretendo ver.
Tensor2009-07-17 22:34:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já assisti filmes por me sentir obrigada. Sem interesse no filme, mas por ele ser muito comentado ou por ser de um diretor adorado (o que me deixa curiosa pra conhecer também). Ou por ter um ator que eu gosto. Não acho isso ruim, porque eu posso não ter interesse em um filme, assistir por outros motivos e acabar gostando. Mesmo assim tem diretores cultuados dos quais eu não conheço um único filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que ninguém em sã consciência veria um filme que não tem vontade...

 

É exatamente o que estamos discutindo no outro tópico. Ver um filme que você realmente tá a fim de ver, ou vê-lo porque aí vai marcar mais um na lista de tal diretor pra portanto ampliar sua bagagem cultural.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já assisti filmes por me sentir obrigada. Sem interesse no filme' date=' mas por ele ser muito comentado ou por ser de um diretor adorado (o que me deixa curiosa pra conhecer também). Ou por ter um ator que eu gosto. Não acho isso ruim, porque eu posso não ter interesse em um filme, assistir por outros motivos e acabar gostando. Mesmo assim tem diretores cultuados dos quais eu não conheço um único filme.
[/quote']

 

Certo, mas se o filme não capta teu interesse até determinado ponto, vc termina de vê-lo? Eu daria W/O na hora...
Luizz2009-07-17 23:04:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ver filmes que não seja em primeiro lugar pelo prazer de assistí-los é a meu ver sempre errado.


Acho que tá todo mundo rodando em cima do mesmo ponto. O fato de você querer assistir a todos os filmes de um diretor não implica uma imposição' date=' apenas um interesse em conhecer o trabalho de um cara que, segundo a tua experiência, provavelmente vai te proporcionar a tal da diversão.

Por outro lado, já é de senso comum que se forçar a ver o trabalho de seja lá quem for não é algo recomendável, pois pode transformar o prazer de ver um filme em algo burocrático - e qualquer coisa burocrática inevitavelmente vai se transformar em algo chato e maçante. E opa, pintou uma liga entre esse tópico e o do "por que rever filmes ?"...
[/quote']

 

Exatamente. Ver filmes pelos filmes, não por algo externo. Quando isso acontece, rola um senso de obrigação completamente broxante.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...