Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

E só pra botar mais lenha na fogueira no assunto "cristão vai à guerra", segue um post aí que vai fazer o Rafal arrepiar os cabelinhos:

 

O cristão e o serviço militar

As conversas que tive com alguns irmãos nos últimos tempos tem sido relembradas e servido de inspiração para temas neste blog.

Recordei das palavras de um irmão, de outro ministério, o qual dizia que não fez o juramento à bandeira quando fora “tirar” a sua carteira de reservista. O mesmo irmão disse que se fosse convocado para uma guerra não iria, e, se fosse, não mataria a custo nenhum, mesmo que compatriotas seus e ele mesmo viessem a morrer por causa de sua inércia. Na verdade esse irmão tava mais para um Testemunha de Jeová do que para um cristão bíblico.

Mas afinal de contas, é pecado o crente servir as forças militares? É pecado o crente matar um soldado inimigo em plena guerra? Pode até ser que o que irá ser exposto mais adiante choque alguns irmãos, mas tenho a plena convicção de que estarei agradando a Deus e não a homens (Gl 1:10; 1 Ts 2:4), pois estarei honrando a Palavra Escrita de Deus.

Não, não é pecado, nem uma coisa nem outra. Se olharmos para o Antigo Testamento, onde se encontrava expresso na lei que não matarás (Êx 20:13; Dt 5:17), vemos mesmo assim, e é algo público e notório para todos que tem o mínimo conhecimento da Bíblia, que Israel era uma nação organizada no quesito militar, ativa em guerras para defender suas terras e seu povo (1 Sm 13:2; 24:2; 26:2; 2 Sm 15:19-22; 2 Sm 11:1; 1 Cr 20:1-3; 1 Cr 27; 1 Re 10:26), e Deus nunca censurou o seu povo por isto. A incidência do ensino de “não matarás” incidia sobre não matar o inocente e o justo (Êx 23:7; 2 Sm 4:11; Sl 37:14,15). Ver ainda Sl 139:19 e Is 11:4.

E alguns podem questionar: mas e na Nova Aliança? Não seria na graça o sistema um tanto quanto diferente? Realmente não! A passagem de Mt 8:5-13 é simplesmente cabal para o tema em questão. Os centuriões eram pessoas que chefiavam 100 soldados no Império Romano, ou seja, pessoas de guerra, que lutavam por Roma e sua autoridade, e a passagem referida demonstra tanto o entendimento do centurião sobre quem era Jesus, bem como revela a sua singular fé, fato testificado pelo próprio Cristo. Oras, Jesus, mais do que qualquer pessoa, sabia o que dizia e o que ensinava, e o Mestre jamais iria reconhecer e enaltecer a fé do centurião se ele fosse uma pessoa ímpia, pecadora, afastada de Deus e sem entendimento.

E o que falar de Cornélio? Um centurião “piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus” At 10:2. Lucas sabia o que estava escrevendo, e escrevendo sobre a inspiração do Espírito Santo! Ver também At 28:16.

Ao analisarmos Lc 3:14 “E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo”, vemos aqui que João Batista não censurou nem ordenou que os soldados abandonassem seu ofício, mas pelo contrário, pois quando João Batista disse “contentai-vos com o vosso soldo”, em outras palavras ele estava dizendo que eles se contentassem com o pagamento militar a que eles faziam jus; portanto, João Batista aconselhou que eles continuassem a viver dignamente da profissão de soldados.

Por fim, não poderia deixar de citar os textos de Rm 13:1-7 e 1 Pe 2:13-17, os quais explicam muito bem o sentido e razão de existir das autoridades, bem como os motivos pelos os quais devemos ser submissos a elas. É claro que, quando as leis humanas divergirem da Suprema Lei Divina, optaremos pela última, pois antes Deus do que o homem (cf. Dn 3:1-18; 6:5-13; At 5:28,29), mas como já fora mostrado, não é o caso do serviço militar e das guerras.

É claro que mesmo sendo uma guerra, existe uma norma ética e moral no campo de batalha, sendo que o crente estará pecando se desobedecê-las, como praticar certos tipos de morte comumente qualificados como desumanos, praticar a tortura, matar civis inocentes, abusar de mulheres, defraudar companheiros, etc. Acredite, é possível um cristão entrar e sair de uma guerra, honrar e defender seu país, e mesmo assim não desagradar a Deus.

Com amor,

Anchieta Campos
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Obrigado, Calvin. Essa é minha deixa para voltar.

 

 

 

Recordei das palavras de um irmão' date=' de outro ministério, o qual dizia que não fez o juramento à bandeira quando fora “tirar” a sua carteira de reservista. O mesmo irmão disse que se fosse convocado para uma guerra não iria, e, se fosse, não mataria a custo nenhum, mesmo que compatriotas seus e ele mesmo viessem a morrer por causa de sua inércia. Na verdade esse irmão tava mais para um Testemunha de Jeová do que para um cristão bíblico. [/quote']

 

 

 

06.gif

 

 

 

Mas afinal de contas' date=' é pecado o crente servir as forças militares? É pecado o crente matar um soldado inimigo em plena guerra? Pode até ser que o que irá ser exposto mais adiante choque alguns irmãos, mas tenho a plena convicção de que estarei agradando a Deus e não a homens (Gl 1:10; 1 Ts 2:4), pois estarei honrando a Palavra Escrita de Deus.

 

 

 

Não, não é pecado, nem uma coisa nem outra. Se olharmos para o Antigo Testamento, onde se encontrava expresso na lei que não matarás (Êx 20:13; Dt 5:17), vemos mesmo assim, e é algo público e notório para todos que tem o mínimo conhecimento da Bíblia, que Israel era uma nação organizada no quesito militar, ativa em guerras para defender suas terras e seu povo (1 Sm 13:2; 24:2; 26:2; 2 Sm 15:19-22; 2 Sm 11:1; 1 Cr 20:1-3; 1 Cr 27; 1 Re 10:26), e Deus nunca censurou o seu povo por isto. A incidência do ensino de “não matarás” incidia sobre não matar o inocente e o justo (Êx 23:7; 2 Sm 4:11; Sl 37:14,15). Ver ainda Sl 139:19 e Is 11:4.

 

[/quote']

 

 

 

Pois é, além da obediência ao estado, o povo de Israel teve que matar muita gente para conquistar a terra prometida. Para quem não entende essa diferença, o "não matarás" e as "guerras santas" são uma contradição, o que não é verdade.

 

 

 

Fico imaginando como seria se Israel fosse contra as guerras (TJ): Davi se colocaria na frente dos gigantes e dos filisteus, e...

 

 

 

sou_da_paz.jpg

 

 

 

06.gif06.gif

 

 

 

Seria engraçado e ridículo.

 

 

 

É claro que mesmo sendo uma guerra' date=' existe uma norma ética e moral no campo de batalha, sendo que o crente estará pecando se desobedecê-las, como praticar certos tipos de morte comumente qualificados como desumanos, praticar a tortura, matar civis inocentes, abusar de mulheres, defraudar companheiros, etc. Acredite, é possível um cristão entrar e sair de uma guerra, honrar e defender seu país, e mesmo assim não desagradar a Deus.

 

[/quote']

 

 

 

Até no meio de uma guerra o crente pode ser sal da terra e luz do mundo 05.gif03.gif

 

 

 

E Cornélio foi muito bem citado. Um líder do exército romano que temia a Deus.

 

 

 

A rebeldia dos testemunhas de Jeová perante o governo geram problemas a eles mesmos e, pensando que estão obedecendo à Deus, estão na verdade pecando.

 

 

 

A terra é de Deus. Simples assim. Se o Deus Todo-Poderoso não controla os governantes da terra, como pode ser Todo-Poderoso? É Deus quem põe e tira os governos, sejam eles presidentes, reis, tiranos ou duces. Por isso devemos obedecê-los.

 

 

 

Obs: estou orando muito para entrar na aeronáutica...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Simplesmente porque ser contra a doação de sangue' date=' NÃO é uma ordem divina...

[/quote']

Aí que está,para mim É.

 

Calvin,

 

 

2)Pois é,pelo visto nem você e nem nenhum outro irmão ajudou os irmãos de lá,eles que tiveram de se virar,que pena.

Quanto à probabilidade,que bom,pelo menos isso né,já que até para descobrir aonde fica a igreja o cara tem que se virar06

 

3)É porque ele é evangélico,aí,você sabe,achei que vocês acreditavam nas mesmas coisas(sinceramente,não lembrava de você concordar comigo,acho que foi porque você deu mais enfase em argumentar contra a normatização sobre isso aí acabei achando que você apoiava.)

Quanto ao dogma que você fala,não creio que exista,tudo que é falado é que o cristão não deve servir ao exército.

Quanto aos diáconos,pelo que sei,eles não estão no mesmo nível estrutural que o pastor está.....

 

Ah sim... só pra constar que é totalmente contraditória a idéia de um

Deus que impede os seus de ir à guerra pq lá "se matam pessoas"' date=' mas

este mesmo Deus aquiescer a morte de outras pessoas "proibindo"

transfusão de sangue quando esta se mostra vital para a sobrevivência

do indivíduo.

 

Me vem à memória aquele versículo "Deus não é Deus de confusão"

[/quote']

Calvin,

você mesmo disse que colocaria a vida de seus familiares e a sua em risco afim de cumprir uma ordem divina,logo,pode parar por aqui,ok?

------

 

Sobre o texto,

Vou começar lhes contando um caso que aconteceu num salão perto do meu bairro:

Tinha um traficante que começou a estudar conosco e até passou a ir nas reuniões(ele ia armado,o que só foi sabido pouco antes dele se batizar) então,como com qualquer pessoa,ele sempre era elogiado por seu progresso espiritual e,no final,largou o tráfico,começou a trabalhar de office boy na empresa de um irmão e agora é batizado e vive sua vida normalmente.

O que quero com isso?Mostrar que,não importa o que o cara faça da vida,sempre temos que elogiar o progresso espiritual do cara.Logo,foi isso que foi feito com os exemplos dos textos.

 

Sobre o "servir ás autoridades" o texto acertou,quando uma ordem vai de encontro com normas bíblicas temos que não obedecer.

Você vão falar que você matam não "inocentes e civís" mas outros soldados...aí pode né?Quer dizer,mesmo que ele seja um pai de família,talvez um irmão seu,mas quem mandou ele servir ao exército né?Agora ele deve morrer.Condiz,condiz,afinal,as igrejas são autônomas,um evangélico que vive no iraque nada têm haver comigo,ele que morra.

 

Você falam que só atacam soldados ,que os inocentes não são afetados e bla bla bla....por favor né,quer dizer que os inocentes não sofrem nem um pouco com a guerra?Quer dizer que vocês não destroem famílias inteiras e trazem tristezas para elas,deixando mulheres viúvas e crianças sem pai,não destroem as casas destas pessoas e deixam-nas desabrigadas,não acabam com os sistemas das cidades afetando hospitais e causando a morte de n inocentes que estavam enfermos nos hospitais,não são CUMPLICES das atrocidades que os outros soldados fazem(ou vão falar que você delatam para os superiores o que vêm acontecendo?E quando o superior está envolvido,vai fazer oque?).

Por favor né,falar que na guerra vocês são matam militares é ridículo e o maior exemplo de hipocrisia que já ví!

Pois é' date=' além da obediência ao estado, o povo de Israel teve que matar

muita gente para conquistar a terra prometida. Para quem não entende

essa diferença, o "não matarás" e as "guerras santas" são uma

contradição, o que não é verdade.

 

 

 

Fico imaginando como seria se Israel fosse contra as guerras (TJ):

Davi se colocaria na frente dos gigantes e dos filisteus, e...

 

 

 

sou_da_paz.jpg

 

 

 

06.gif06.gif

 

 

 

Seria engraçado e ridículo.

 

[/quote']

Volto a te perguntar:Qual país é de deus?Qual guerra é aceita por ele?Afinal,Israel defendia a nação de Deus e essas guerras era aceitas por Deus(muitas das vezes era ele quem mandava guerrar e até ajudava na guerra).

Agora,se você me apontar qual nação é de Deus e vou até lá e sirvo ao exército dela.

Até no meio de uma guerra o crente pode ser sal da terra e luz do mundo 05.gif03.gif

 

 

 

E Cornélio foi muito bem citado. Um líder do exército romano que temia a Deus.

 

 

 

A rebeldia dos testemunhas de Jeová perante o governo geram

problemas a eles mesmos e' date=' pensando que estão obedecendo à Deus, estão

na verdade pecando.

 

 

 

A terra é de Deus. Simples assim. Se o Deus Todo-Poderoso não

controla os governantes da terra, como pode ser Todo-Poderoso? É Deus

quem põe e tira os governos, sejam eles presidentes, reis, tiranos ou

duces. Por isso devemos obedecê-los.

 

 

 

Obs: estou orando muito para entrar na aeronáutica...

 

[/quote']

Claro,claro,ser  luz numa guerra,claro,só se for das bombas.

Sim,isso gera muitos problemas mesmo,assim como Daniel e os 3 hebreus geraram problemas para sí.

Sim,a Terra é de Deus,porque então Daniel e os três hebreus não se curvaram para o rei?Porque os apóstolos não obedeceram os governantes e pararam de pregar?Afinal,devemos obedece-los.

 

Você quer entrar para a aeronáutica?

Então me diga,quais as chances de uma bomba que você jogar numa cidade matar inocentes,destruir casas,IGREJAS,escolas,hospitais acabar com a rede elétrica e etc?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Simplesmente porque ser contra a doação de sangue' date=' NÃO é uma ordem divina...

[/quote']

Aí que está,para mim É.

Para algumas Seitas, suicídio coletivo também é.. Mas isso é Bíblico? Não.

 

 

Se para elas é,o problema é delas.Assim como você reverência santos,o que é problema seu.03

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Calvin' date='


2)Pois é,pelo visto nem você e nem nenhum outro irmão ajudou os irmãos de lá,eles que tiveram de se virar,que pena.
Quanto à probabilidade,que bom,pelo menos isso né,já que até para descobrir aonde fica a igreja o cara tem que se virar06

3)É porque ele é evangélico,aí,você sabe,achei que vocês acreditavam nas mesmas coisas(sinceramente,não lembrava de você concordar comigo,acho que foi porque você deu mais enfase em argumentar contra a normatização sobre isso aí acabei achando que você apoiava.)
Quanto ao dogma que você fala,não creio que exista,tudo que é falado é que o cristão não deve servir ao exército.
Quanto aos diáconos,pelo que sei,eles não estão no mesmo nível estrutural que o pastor está.....
[/quote']

 

2) Se os sobreviventes do Katrina tiveram que "se virar" tenho então que nem os "altruístas" TJs os ajudaram... 17

E de onde você tirou que o cara dissidente de uma igreja tem que se virar para achar outra igual? É... você sabe mesmo TUDO sobre autonomia de igreja...

 

06

 

3) A questão do exército pra mim está suplantada. A sua insistência burra em achar que já que o King e eu pertencemos a uma mesma denominação, pensamos EXATAMENTE igual. Errado. Não somos robozinhos, não somos TJs... 03

Em relação aos diáconos, eles são considerados os "braços direitos" do pastor. Se este encontra-se em situação irregular e escandalosa perante a igreja, o diaconato tem como se unir e expulsar o pastor.

 

Calvin' date='
você mesmo disse que colocaria a vida de seus familiares e a sua em risco afim de cumprir uma ordem divina,logo,pode parar por aqui,ok?
[/quote']

 

Parar por que? Eu expus uma opinião minha. Sim, Deus é tremendamente contraditório se impede os seus de ir à guerra, mas permite que os seus MATEM os outros por omissão ao negar-lhes transfusão quando esta é necessária. Ou Deus é LOUCO por ordenar essas coisas ou aqueles que fazem isso precisam de camisa de força. Fico com a segunda opção.

 

Sobre o texto' date='
Vou começar lhes contando um caso que aconteceu num salão perto do meu bairro:
Tinha um traficante que começou a estudar conosco e até passou a ir nas reuniões(ele ia armado,o que só foi sabido pouco antes dele se batizar) então,como com qualquer pessoa,ele sempre era elogiado por seu progresso espiritual e,no final,largou o tráfico,começou a trabalhar de office boy na empresa de um irmão e agora é batizado e vive sua vida normalmente.
O que quero com isso?Mostrar que,não importa o que o cara faça da vida,sempre temos que elogiar o progresso espiritual do cara.Logo,foi isso que foi feito com os exemplos dos textos.

Sobre o "servir ás autoridades" o texto acertou,quando uma ordem vai de encontro com normas bíblicas temos que não obedecer.
Você vão falar que você matam não "inocentes e civís" mas outros soldados...aí pode né?Quer dizer,mesmo que ele seja um pai de família,talvez um irmão seu,mas quem mandou ele servir ao exército né?Agora ele deve morrer.Condiz,condiz,afinal,as igrejas são autônomas,um evangélico que vive no iraque nada têm haver comigo,ele que morra.

Você falam que só atacam soldados ,que os inocentes não são afetados e bla bla bla....por favor né,quer dizer que os inocentes não sofrem nem um pouco com a guerra?Quer dizer que vocês não destroem famílias inteiras e trazem tristezas para elas,deixando mulheres viúvas e crianças sem pai,não destroem as casas destas pessoas e deixam-nas desabrigadas,não acabam com os sistemas das cidades afetando hospitais e causando a morte de n inocentes que estavam enfermos nos hospitais,não são CUMPLICES das atrocidades que os outros soldados fazem(ou vão falar que você delatam para os superiores o que vêm acontecendo?E quando o superior está envolvido,vai fazer oque?).
Por favor né,falar que na guerra vocês são matam militares é ridículo e o maior exemplo de hipocrisia que já ví!
[/quote']

 

Você não refutou os versículos expostos no texto. smiley24 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

2)Leia novamente e veja que falei que os irmãos que foram lá acabaram ajudando às outras pessoas que estavam lá(Como costuma acontecer num caso destes)

Não falei do cara dissidente,falei do cara que viaja e quer ir numa igreja do local aonde ele está.E,sim,ele têm que se virar,você mesmo falou que vocês são "espertos" e conseguem encontrar.

 

3)Pois é,tinha esquecido que vocês não têm união na fé.

Sim,claro que tê,então porque não fazem?Será porque estão juntos,ou então será porque quem fundou aquela igreja é o pastor e as pessoas só vão alí porque gostam daquele pastor?

 

Parar por que? Eu expus uma opinião minha. Sim' date=' Deus é tremendamente

contraditório se impede os seus de ir à guerra, mas permite que os seus

MATEM os outros por omissão ao negar-lhes transfusão quando esta é

necessária. Ou Deus é LOUCO por ordenar essas coisas ou aqueles que

fazem isso precisam de camisa de força. Fico com a segunda opção.

[/quote']

Sim,você deu sua opinião.Mas ela está completamente contraditória.Você concorda que é certo colocar a vida em risco afim de cumprir ordens bíblicas mas não concorda que é certo colocar em risco afim de se abster de sangue.Como falei com a THX,a única coisa que se encaixa aqui é discurtir se se abster de sangue é bíblico ou não,mas eu não estou nem um pouco afim de discutir isso novamente.

Você não refutou os versículos expostos no texto. smiley24

Sim,você está certo.Eu não refutei,mas sim exliquei.

 

 

Edit:THX,

não sou contra doação de sangue,sou contra transfusão de sangue.

Rafal2008-09-19 13:07:07

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se para elas é' date='o problema é delas.Assim como você reverência santos,o que é problema seu.03

[/quote']

Sobre os Santos eu já expliquei qual é o sentido, e em especial como isso não contraria a escritura sagrada... E sim, pode ser problema deles.. Mas é bom saber distinguir essas seitas de fanáticos alienados, que deturpam a Bíblia com idéias malucas entre seus seguidores. Talvez não tanto quanto negar a transfusão, mas enfim...

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1) Leia novamente e veja que falei que os irmãos que foram lá acabaram ajudando às outras pessoas que estavam lá(Como costuma acontecer num caso destes)
Não falei do cara dissidente' date='falei do cara que viaja e quer ir numa igreja do local aonde ele está.E,sim,ele têm que se virar,você mesmo falou que vocês são "espertos" e conseguem encontrar.

2) Pois é,tinha esquecido que vocês não têm união na fé.
Sim,claro que tê,então porque não fazem?Será porque estão juntos,ou então será porque quem fundou aquela igreja é o pastor e as pessoas só vão alí porque gostam daquele pastor?

3) Sim,você deu sua opinião.Mas ela está completamente contraditória.Você concorda que é certo colocar a vida em risco afim de cumprir ordens bíblicas mas não concorda que é certo colocar em risco afim de se abster de sangue.Como falei com a THX,a única coisa que se encaixa aqui é discurtir se se abster de sangue é bíblico ou não,mas eu não estou nem um pouco afim de discutir isso novamente.

 

4) Sim,você está certo.Eu não refutei,mas sim exliquei.
não sou contra doação de sangue,sou contra transfusão de sangue.
[/quote']

 

1) E o que foi que eu disse? Que igrejas batistas de lá TAMBÉM prestaram assistência! Bãããããã... Quanto ao cara dissidente (ou que viaja, tanto faz), a situação já foi explicada. Se você insiste no argumento burro de sempre, nada posso fazer.

 

2) União na fé é pensar EXATAMENTE igual? Corra pro dicionário Rafal. Faça um curso de hermenêutica. Sério, a sua ignorância generalizada está te impedindo de fazer uma obra decente para o Reino de Deus. Aproveite e faça um curso de escrita ou coisa que o valha pq fica difícil responder coisas nonsense como essas aqui: "Sim,claro que tê,então porque não fazem?Será porque estão juntos,ou então será porque quem fundou aquela igreja é o pastor e as pessoas só vão alí porque gostam daquele pastor?"

 

0909

 

3) Não há nada contraditório na minha posição meu caro. Deus não me dá aval para MATAR o meu semelhante ao negar-lhe transfusão.

 

4) Você não explicou nada, você levantou uma série de questionamentos tergiversativos para desviar o assunto principal: o texto aponta versículos bíblicos que defendem a atitude do cristão ir à guerra. Longe de querer entrar no mérito (lembre que concordo que um cristão não deve ir, mas que isso é uma decisão de consciência, não de dogma), se vc quer "explicar" ou refutar o texto, precisa desenvolver pq os textos utilizados pelo autor não se aplicam para defender a tese de que o cristão pode ir à guerra. E que história é essa de que você não tem nada contra doação de sangue? A última vez que conversamos sobre o assunto você mesmo disse que se não aprovam a transfusão, desaprovar a doação é mera consequência lógica, portanto, o TJ está proibido tanto de receber sangue quanto principalmente de DOAR sangue. Aliás, não sei qual é pior, sinceramente. Deixar o seu próximo morrer por falta de transfusão ou permitir que outros morram pq não há sangue suficiente para transfusão sendo que você poderia fazer sua parte doando o seu.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre transfusão, será que Deus nos dotaria de inteligencia suficiente p/ descobrir como evitar a morte através do sangue e nos  proibir de desfrutar disso ? 17.

 

Aff! Qto a santos, acho que são pessoas  espiritualmente elevadas, alguns chaman de santos outros de magos, profetas, mediuns, feiticeiros, inspirados...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre transfusão, será que Deus nos dotaria de inteligencia suficiente p/ descobrir como evitar a morte através do sangue p/ então nos  proibir de desfrutar disso ? Aff! 17.

 

Qto a santos, acho que são pessoas  espiritualmente elevadas, alguns chaman de santos outros de magos, profetas, mediuns, feiticeiros, inspirados...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)E aonde neguei isto?Eu falei que VOCÊ e os outros não ajudaram,os locais tiveram de se virar.

Não estou argumentando,estou apenas mostrando minha opinião....que acho ridículo está atitude "ele que se vire".mas enfim...

 

2)Não exatamente,até porque isto é impossível.Mas acreditar nas mesmas coisas já é um começo.

Para entender a frase,coloque um "m" no "tê" e você verá que estou perguntando porque esses diáconos não expulsam os pastores e então respondi:Não expulsam porque foi o pastor que fundou aquela igreja e muitos só vão alí porque gostam do pastor.....ás vezes o motivo é que os diáconos TAMBÉM estão juntos no desvio de dízimo.

 

3)Deixa esta questão para lá....no final das contas,esta questão de matar ou não é irrelevante,o que importa é se se abster de sangue é bíblico ou não.Afinal,você mesmo já falou que colocaria a vida de outras pessoas em risco para cumprir requisitos bíblicos.

 

4)Sim,aponta.Muitos destes já amplamente discutido aqui......Os únicos realmente novos para estas discuções são os relatos dos centuriões e do militar.Então,como mostrei,elogiar alguns aspectos de alguém não significa que aprovo tudo que ele faz.(Vide exemplo que dei.)

Quanto a doar sangue,eu achava errado.Mas o king levantou uns pontos interessante e hoje em dia acho certo doar sangue.Não posso mudar?

 

Sobre transfusão' date=' será que Deus nos dotaria de inteligencia suficiente p/ descobrir como evitar a morte através do sangue e nos  proibir de desfrutar disso ? 17.

[/quote']

Será que Deus nos dotaria de inteligência suficiente para ter a capacidade de descobrir como manipular átomos e criar uma bomba atômica e nos proibir de desfrutar disso?

Shy,

se tudo o que Deus nos deu nós podemos usar da forma como quisermos,Adão não teria pecado,afinal,ele usou sua capacidade de decisão para comer do fruto.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O detalhe é que Deus não proíbe a transfusão... Ele proibiu COMER sangue de ANIMAL morto.. É simples.

 

Será que Deus nos dotaria de inteligência suficiente para ter a capacidade de descobrir como manipular átomos e criar uma bomba atômica e nos proibir de desfrutar disso?

Tragédias como uma explosão, não só nuclear, implica em ferimentos sérios. E muitos desses casos exigem a transfusão para salvar uma vida. Ou seja, os ferimentos de uma explosão talvez não mate uma pessoa, porém Deus nos deu inteligência para usar meios médicos como a transfusão para salvar uma vida em casos especiais, como esse.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

THX,

sinceramente,não vou voltar a discutir este assunto.Eu sei todos os argumentos que você vai usar e você já deve saber todos que vou usar,então,senão têm nada para acrescentar neste assunto,vamos parar por aqui,ok?

 

THX,

Tudo que nossa inteligência é capaz de gerar é aprovada por Deus só porque ele nos deu esta inteligência?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Volto a te perguntar:Qual país é de deus?Qual guerra é aceita por ele?Afinal' date='Israel defendia a nação de Deus e essas guerras era aceitas por Deus(muitas das vezes era ele quem mandava guerrar e até ajudava na guerra).

 

Agora,se você me apontar qual nação é de Deus e vou até lá e sirvo ao exército dela.

 

[/quote']

 

 

 

Eu sei qual é a nação de Deus: O BRASIL. Pode servir ao exército dele tranquilamente.

 

 

 

Salmo 47

 

 

 

"Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra. Ele nos submeteu os povos e pôs sob os nossos pés as nações. Escolheu-nos a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele ama. Subiu Deus por entre aclamações, o SENHOR, ao som de trombeta. Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores. Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico. Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono. Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente."

 

 

 

A resposta está aí: a nação de Deus é TODAS. Caso contrário, Deus não seria o TODO-PODEROSO.

 

 

 

E note o último negrito. A Deus pertence os escudos da terra. Um escudo é usado para que? Plantar margaridas? Não, para defender uma nação em guerra. Sabe o que isso mostra? Que Deus é quem protege as nações da terra, sejam elas cristãs ou pagãs. Como você disse, Deus ajudava Israel nas guerras. Mas houve guerras que Israel perdeu. Por que? Porque não defendeu Israel daquela vez, mas preferiu assistir outras nações, mostrando que Deus está a frente dos dois lados da guerra, dando vitória a quem Ele quer.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Claro' date='claro,ser luz numa guerra,claro,só se for das bombas.

 

Sim,isso gera muitos problemas mesmo,assim como Daniel e os 3 hebreus geraram problemas para sí.

 

Sim,a Terra é de Deus,porque então Daniel e os três hebreus não se curvaram para o rei?Porque os apóstolos não obedeceram os governantes e pararam de pregar?Afinal,devemos obedece-los.[/quote']

 

 

 

Os casos que você citou vão contra as leis de Deus. Já nas guerras, como já provamos aqui, não vão.

 

 

 

 

 

 

Você quer entrar para a aeronáutica?

 

Então me diga' date='quais as chances de uma bomba que você jogar numa cidade matar inocentes,destruir casas,IGREJAS,escolas,hospitais acabar com a rede elétrica e etc?

 

[/quote']

 

 

 

Infelizmente minhas chances são pequenas. O Brasil é um país pacífico. Entretanto, a aeronáutica brasileira é bem desenvolvida em tecnologia. Hoje serve mais como uma instituição científica do que uma instituição governamental bélica. Enfim.... (se entrar no ITA saio de lá como Major, aí ninguém do CeC me aguenta mais.... )

 

 

 

Mas mesmo que tivéssemos que invadir a Bolívia, eu jogaria a bomba, pois não estou fazendo aquilo por uma rivalidade pessoal aos bolivianos ( 08.gif ), mas porque o meu país me ordenou. E, como já foi mostrado, Deus aprova as guerras.

 

 

 

A tempo: Você acha que Cornélio, sendo um centurião que temia a Deus, nunca matou ninguém?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre transfusão' date=' será que Deus nos dotaria de inteligencia suficiente p/ descobrir como evitar a morte através do sangue e nos  proibir de desfrutar disso ? .


Será que Deus nos dotaria de inteligência suficiente para ter a capacidade de descobrir como manipular átomos e criar uma bomba atômica e nos proibir de desfrutar disso?
Shy,
se tudo o que Deus nos deu nós podemos usar da forma como quisermos, Adão não teria pecado, afinal, ele usou sua capacidade de decisão para comer do fruto. [/quote']

 

Mas tu só deu exemplos ruins.

Médicos usam o sangue p/ salvar vidas o que é algo bom e não destrutivo, como pecar ou matar.

 

T.A., não entendi esse lance de garantia, mas se tivessemos certeza absoluta sobre o que há além dos céus, do sagrado,  não haveria tantasdúvidas, interpretações e religiões...

 

Tete explicou bem o que queria dizer.

 

 

By the way, eu queria mesmo era saber como cada religião vê a morte.

Alguns dizem que ficamos dormindo 131313171717

 

 

 
MariaShy2008-09-19 20:30:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1)E aonde neguei isto?Eu falei que VOCÊ e os outros não ajudaram' date='os locais tiveram de se virar.
Não estou argumentando,estou apenas mostrando minha opinião....que acho ridículo está atitude "ele que se vire".mas enfim...

2)Não exatamente,até porque isto é impossível.Mas acreditar nas mesmas coisas já é um começo.
Para entender a frase,coloque um "m" no "tê" e você verá que estou perguntando porque esses diáconos não expulsam os pastores e então respondi:Não expulsam porque foi o pastor que fundou aquela igreja e muitos só vão alí porque gostam do pastor.....ás vezes o motivo é que os diáconos TAMBÉM estão juntos no desvio de dízimo.

3)Deixa esta questão para lá....no final das contas,esta questão de matar ou não é irrelevante,o que importa é se se abster de sangue é bíblico ou não.Afinal,você mesmo já falou que colocaria a vida de outras pessoas em risco para cumprir requisitos bíblicos.

4)Sim,aponta.Muitos destes já amplamente discutido aqui......Os únicos realmente novos para estas discuções são os relatos dos centuriões e do militar.Então,como mostrei,elogiar alguns aspectos de alguém não significa que aprovo tudo que ele faz.(Vide exemplo que dei.)
Quanto a doar sangue,eu achava errado.Mas o king levantou uns pontos interessante e hoje em dia acho certo doar sangue.Não posso mudar?[/quote']

 

1) Se os locais tiveram ajuda de outras igrejas batistas, pq eles "tiveram que se virar"? Bãããã...

 

2) Acontece que o King e eu acreditamos nas mesmas coisas: acreditamos que Deus criou todas as coisas; que o homem é separado espiritualmente de Deus; que para se reconciliar com o homem, o Pai enviou seu Filho, o segundo Adão, para fazer o sacrifício expiatório e redimir a humanidade; que a salvação é pela graça e não pelas obras; que o homem não pode salvar a si mesmo, tendo que arrepender-se de sua condição de rebelde e reconhecer a soberania e dependência de Deus para ser salvo; que Cristo morreu crucificado e ressuscitou ao terceiro dia; que Ele voltará em forma FÍSICA e arrebatará a sua igreja. São esses os fundamentos básicos e primordiais do cristianismo. Se você crê em todos esses fundamentos, bem vindo ao clube.

 

3) Eu não falei isso. Falei que eu arriscaria a MINHA vida para obedecer uma ordem divina caso ela tivesse que ser quebrada por uma ordem humana.

 

4) Repito, você não refutou os versículos utilizados, você floreou. Quanto à mudança sobre a questão de doar sangue, apesar de parabenizá-lo pela mudança de pensamento, não consigo deixar de pensar o quanto isso é contraditório. Ou seja, posso doar o meu sangue para que outro receba transfusão. Eu não estaria contribuindo para que o outro peque? Ou a ordem para se abster de sangue, segundo os TJs, é só para os cristãos?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

T.A.' date=' não entendi esse lance de garantia, mas se tivessemos certeza absoluta sobre o que há além dos céus, do sagrado,  não haveria tantasdúvidas, interpretações e religiões...
[/quote']

 

Shy, a questão é: se temos um registro escrito de como o mundo espiritual funciona (no caso, a Bíblia), pq existem dúvidas?

 

Se vivêssemos em um mundo cujas crenças espirituais se dessem por transmissão oral, você teria toda razão. Afinal, como crer num cara que diz uma coisa que foi dita a ele por outra pessoa, e assim sucessivamente?

 

A existência da Bíblia se justifica justamente pra suprir e superar essa questão. Para evitar corrupção da revelação, distorção da mensagem, reduz toda a revelação divina a termo, por escrito.

 

Portanto, chego à conclusão de que existem tantas dúvidas e tantas religiões justamente pq o homem NÃO QUER ACREDITAR no que está escrito na Bíblia. Simples.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aff! Pode ser... 17

 

Muitas mensagens sforam passadas via oral sim, pq naquele tempo nem todos sabiam ler ou tinha quem lesse p/ eles.

 

By thw way, há que se considerar as distorções dos textos nas traduções, nem digo por má intenção mas pela pobreza de algumas  línguas e força de algumas tradições da época que podem ter sugestionado o copista-tradutor  

 

E acho tb que as numerosas religiões não se deve ao fato de o homem não acreditar no que está escrito na bílbia e sim, dar interepretações dierentes no que há nela.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com relação às distorções dos textos bíblicos nas traduções, temos os manuscritos do Mar Morto, coleções de cópias da Bíblia que datam de antes de Cristo e esses manuscritos garantem que o que temos hoje a $15 em qualquer esquina é IGUALZINHO ao fora escrito há milhares de anos.

Que existem traduções porcas por aí eu acredito. Tradução na Linguagem de Hoje, Novo Mundo, entre tantas outras são PÉSSIMAS.

 

No caso da Bíblia, a nossa tradução Almeida veio do texto massorético. Os massoretas eram judeus extremamente espirituais e focados na sua tarefa. Sua principal especialidade era a cópia dos textos bíblicos.

 

Quanto à questão da divergência de interpretações, concordo em partes. Veja, diferentes entendimentos sobre alguns pontos são saudáveis, afinal, não somos robozinhos. Mas divergência sobre pontos cruciais, não. É como eu coloquei no post para o Rafal: existem algumas crenças FUNDAMENTAIS do cristianismo e eu as listei. Quem crê naquele conjunto de coisas que citei é parte do clube. Mude um daqueles tópicos, deturpe-os ou mude o seu sentido e você terá distorcido o cristianismo. Muitas religiões nascem dessa postura de não ficar com o que está efetivamente escrito.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Então, ainda que se respeite esse pontos cruciais citados aí, ainda assim haverá várias religiões.

 

Sério, hoje se respeita mais outras religiões que não a  nossa, pq (alguns de nós) sabemos que elas são necessárias.

Há que se  entender isso, de que cada uma concebe Deus de uma forma, que pode TB ser a certa.

 

 Há várias formas de ver Deus e  cada cristão escolhe a que mais lhe seja fácil de crer.

 Se assim não fosse haveria uma quantidade doida de ateus, pq

Deus lhes seria apresentado de uma maneira impossível de crer...

Embora a fé não precise de plausibilidade... aff!

 

Não se pode enfiar a "nossa" concepção certa de Deus a purretas na cabeça de alguém.

Pq religião não é aprendizado é busca.

 

 E todos estão buscando  o "religare", uai!

 
MariaShy2008-09-21 17:38:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Salmo 47

"Batei palmas' date=' todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra. Ele nos submeteu os povos e pôs sob os nossos pés as nações. Escolheu-nos a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele ama. Subiu Deus por entre aclamações, o SENHOR, ao som de trombeta. Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores. Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico. Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono. Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente."

A resposta está aí: a nação de Deus é TODAS. Caso contrário, Deus não seria o TODO-PODEROSO.

E note o último negrito. A Deus pertence os escudos da terra. Um escudo é usado para que? Plantar margaridas? Não, para defender uma nação em guerra. Sabe o que isso mostra? Que Deus é quem protege as nações da terra, sejam elas cristãs ou pagãs. Como você disse, Deus ajudava Israel nas guerras. Mas houve guerras que Israel perdeu. Por que? Porque não defendeu Israel daquela vez, mas preferiu assistir outras nações, mostrando que Deus está a frente dos dois lados da guerra, dando vitória a quem Ele quer.

[/quote']

O que aconteceu com o Israel Espiritual?

Sobre Deus ser o Rei de toda a Terra,procure abstrair (e tendo em mente quando Jesus disse que o reino dele não é deste mundo) e você entenderá o que isso quer dizer.

ah,quando diz que Deus reina sobre as nações,isso quer dizer que ele está acima de toda a qualquer nação,não que ele reine atravéz delas.

Sim,Deus é Todo Poderoso,tanto é que reina acima de toda a qualquer nação ou governo,ele reina a RAÇA HUMANA.Logo,meu caro,não existe governo pertencente à Deus.A nação que atualmente é dele é o Israel Espiritual,a qual,você crê fazer parte.

Os casos que você citou vão contra as leis de Deus. Já nas guerras' date=' como já provamos aqui, não vão.
[/quote']

Você leu o meu outro post.Tire o único fato de ir à uma guerra.Considere apenas o que acontece DURANTE guerra e me diga,têm como participar de uma guerra sem cometer nenhum pecado.Não,e como a bíblia nos aconselha a não nos colocarmos em situação que podem nos fazer tropeçar......

Mas mesmo que tivéssemos que invadir a Bolívia' date=' eu jogaria a bomba, pois não estou fazendo aquilo por uma rivalidade pessoal aos bolivianos ( 08.gif ), mas porque o meu país me ordenou. E, como já foi mostrado, Deus aprova as guerras.

A tempo: Você acha que Cornélio, sendo um centurião que temia a Deus, nunca matou ninguém?

[/quote']

Jogaria a bomba e destruiria famílias,casas,hospitais,igrejas,escolas e até mataria inocentes,aí tu vai falar que foi porque tem país mandou?Tá parecendo os oficiais nazistas que falaram na tribunal que só estavam cumprindo ordens,imagino eu,que você teria libertado eles né?

 

Sobre Cornélio,sim,acredito que ele tenha matado muitas pessoas,mas aonde isso invalida o que falei?Se tivesse um traficante na tua igreja fazendo progresso espiritual,você não ia elogiar ele pelos avanços que estava tendo?

Mas tu só deu exemplos ruins.

Médicos usam o sangue p/ salvar vidas o que é algo bom e não destrutivo, como pecar ou matar.

[/quote']

Te mostrei que o fato de Deus ter dado nossa inteligência não significa que ele aprova tudo que geramos com ela.

1) Se os locais tiveram ajuda de outras igrejas batistas' date=' pq eles "tiveram que se virar"? Bãããã...

 

2) Acontece que o King e eu acreditamos nas mesmas coisas: acreditamos que Deus criou todas as coisas; que o homem é separado espiritualmente de Deus; que para se reconciliar com o homem, o Pai enviou seu Filho, o segundo Adão, para fazer o sacrifício expiatório e redimir a humanidade; que a salvação é pela graça e não pelas obras; que o homem não pode salvar a si mesmo, tendo que arrepender-se de sua condição de rebelde e reconhecer a soberania e dependência de Deus para ser salvo; que Cristo morreu crucificado e ressuscitou ao terceiro dia; que Ele voltará em forma FÍSICA e arrebatará a sua igreja. São esses os fundamentos básicos e primordiais do cristianismo. Se você crê em todos esses fundamentos, bem vindo ao clube.

 

3) Eu não falei isso. Falei que eu arriscaria a MINHA vida para obedecer uma ordem divina caso ela tivesse que ser quebrada por uma ordem humana.

 

4) Repito, você não refutou os versículos utilizados, você floreou. Quanto à mudança sobre a questão de doar sangue, apesar de parabenizá-lo pela mudança de pensamento, não consigo deixar de pensar o quanto isso é contraditório. Ou seja, posso doar o meu sangue para que outro receba transfusão. Eu não estaria contribuindo para que o outro peque? Ou a ordem para se abster de sangue, segundo os TJs, é só para os cristãos?

[/quote']

1)Quando digo os locais,estou falando das igrejas batistas da localidade.E eles tiveram de se virar porque não receberam ajuda de seus irmãos ao redor do globo,por exemplo,você.

 

2)Então me diga,porque a necessidade de tantas denominações?

 

3)Mas no exemplo que te dei,logo no começo do assunto,era isso.Se você adoraria um governante que mandasse você fazer isso e,caso não fizer,ele mataria você e a sua família.

 

4)Não,não refutei,até quando vamos ficar nisso?Eu apenas expliquei o sentido do texto.

Sobre o sangue,a idéia de doar sangue não é para transfusões,mas sim,para o uso de partes menores do sangue(que são usadas em muitos remédios),que não são erradas.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...