Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Claro que o paganismo.. Veio antes do cristianismo' date=' judaísmo, islamismo etc.. Porque?

[/quote']

Então,quem copiou quem?

Mas foi você quem disse que "matar é justiça". Este conceito é 100% humano.

Então porque Deus matou várias vezes para fazer justiça?

Calvin' date='não têm nem o que falar.Qualquer pessoa no mundo ia escolher morrer ao invés de ficar sofrendo.

Fumar - vício

 

Ser centurião - emprego

 

 

 

Mais uma vez você faz comparações muito nonsense.

Você entendeu.Não é porque o cara está estudando e tudo o mais que ele vai mudar da noite pro dia.

Tire o fumo e coloque o traficante que dei como exemplo e talvez você entenda melhor....aliás,era para vocês terem entendido desde o começo.Por isso dei o exemplo do traficante.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
1) Então porque Deus matou várias vezes para fazer justiça?

 

2) Calvin' date='não têm nem o que falar.Qualquer pessoa no mundo ia escolher morrer ao invés de ficar sofrendo.
[/quote']

 

1) Ele matou várias para fazer justiça? Onde? 

 

2) Mas não estamos discutindo se as pessoas escolheriam a morte ou o sofrimento.
Dr. Calvin2008-10-02 09:43:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Claro que o paganismo.. Veio antes do cristianismo' date=' judaísmo, islamismo etc.. Porque?

[/quote']

Então,quem copiou quem?

Quem copiou o que?

Ninguém copiou nada ai... Muito pelo contrário, monoteísmo é o oposto do politeísmo... Além do mais nem é questão simplesmente de copiar, mas de tentar associar, no caso que expliquei mais acima...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Ele matou várias para fazer justiça? Onde? 

 

2) Mas não estamos discutindo se as pessoas escolheriam a morte ou o sofrimento.

Basta.Você sabe muito bem do que estou falando mas não quer dar o braço a torcer.Até o próximo assunto.

 

Quem copiou o que?

Ninguém copiou nada ai... Muito pelo contrário' date='

monoteísmo é o oposto do politeísmo... Além do mais nem é questão

simplesmente de copiar, mas de tentar associar, no caso que expliquei

mais acima...

[/quote']

Você disse que eles tentam associar os santos deles com os santos de vocês.Porém,os santos deles vieram antes dos de vocês,logo,quem quer associar seriam vocês,não eles.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você disse que eles tentam associar os santos deles com os santos de vocês.Porém' date='os santos deles vieram antes dos de vocês,logo,quem quer associar seriam vocês,não eles.

[/quote']

Santos deles?06

Você sabe qual é a associação feita entre São Cosme e São Damião, Ibjis e Erês?

 

Me mostre onde o Catolicismo copiou os "santos" deles então...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Texto elucidativo:

 

Domingo, 14 de Setembro de 2008

Hedonismo e ascetismo, dois extremos que o cristão deve evitar

Postado por Gutierres Siqueira, 19 anos

Crente não bebe, não dança, não fuma, não vai ao cinema, não vai a praia, não assiste TV, não ouve músicas seculares etc. Assim foi criado um estereótipo do cristão protestante, especialmente os pentecostais, que ainda permanece na sociedade. O ascetismo, marca registrada da “espiritualidade” medieval, atingiu em cheios os cristãos pietistas. Enquanto isso a sociedade hedonista busca, a cada dia, satisfação nos prazeres fúteis e passageiros desse mundo.
O que é hedonismo? O que é ascetismo? E por que a igreja deve evitar essas “filosofias”? Segundo C. Stephen Evans, o hedonismo é uma “teoria ética que identifica o bem com a felicidade e entende a felicidade como a presença do prazer e a ausência da dor” [1]. Stanley J. Grenz e Jay T. Smith definem hedonismo como “uma teoria de valor amplamente defendida que declara que o prazer é o valor intrínseco mais alto” [2]. O ascético acredita que a prática de “exercícios espirituais” irá recompensá-lo com a salvação, pois a ascese leva o homem para realização plena da virtude e mortificação da carne.
O hedonista adora o prazer, o ascético o despreza com veemência. O hedonista cultua o corpo, enquanto o ascético o vê com desconfiança. Um é anti-bíblico e o outro também. A cristandade sempre se aproximou do ascetismo, mas hoje é possível ver “cristãos” hedonistas, principalmente os contaminados pela pregação de prosperidade e saúde plena. Os “cristãos” ascetas ainda continuam, principalmente em igrejas pentecostais, contaminados pelos seus equívocos.

Hedonismo e os “prazeres” do evangelicalismo

Os adeptos da “teologia” da prosperidade são hedonistas, pois os mesmos acham que a felicidade está no prazer da glória terrena. Os pastores que pregam tal aberração exaltam em testemunhos estridentes aqueles que conquistaram um modelo de vida luxuoso. As evidências da vida “cristã” se constituem, dentro desse contexto hedonista, com carros, mansões, iates, sucesso empresarial etc.
O Movimento Carismático acentua demasiadamente o “sentir-se bem” no ambiente de culto. Com isso, os cultos carismáticos são recheados de clichês com músicas do tipo mantra. A dita “adoração extravagante” atende a demanda do misticismo vazio de conteúdos objetivos. Nesses “momentos de adoração”, a eventual êxtase serve como o ópio contrário a racionalidade cúltica proposta pelo apóstolo Paulo em Rm 12.01.
Alguns, influenciados por uma onda de espiritualidade pós-moderna, sem vinculo moral, já não condenam o segundo casamento, nem a união de homossexuais, o aborto, o sexo descompromissado etc. É possível ver em alguns libertinos essas atitudes, principalmente aqueles afetados pela teologia neoliberal.

Ascetismo e seus males

Como dito no início, o protestantismo criou vários estereótipos em versões de tabu quanto aos prazeres dessa terra. Comportando-se somente como peregrinos, os cristãos rejeitaram a cultura e o papel de influência sobre ela. Nessa cosmovisão, criam forte aversão ao cinema, rádio, televisão, erudição, esportes, lazeres, entretenimento, teatros, artes, danças, esculturas etc. Fruto de uma dicotomia grega, e não de convicção bíblica, o legalismo protestante desprezou a dosagem equilibrada do prazer.

A falsa santidade e o ascetismo

Prejuízos enormes já foram causados pela confusão existente nas cabeças legalistas, entre ascetismo e santidade. Santidade vem de Deus, ascetismo vem do homem; santidade está casada com a graça, ascetismo está casado com o legalismo; santidade liga a Deus, ascetismo afasta o homem de Deus. Santidade tem uma total dependência da obra regeneradora e purificadora do Espírito Santo, enquanto o ascetismo depende do esforço humano.
Quantos pentecostais pregam e vivem como se os “usos e costumes” os levassem para o céu!
Sobre o assunto, sabiamente escreve o teólogo Augustus Nicodemus:

Ser santo não é guardar uma série de regras e normas concernentes ao vestuário e tamanho do cabelo. Não é ser contra piercing, tatuagem, filmes da Disney, a Bíblia na Linguagem de Hoje. Não é só ouvir música evangélica, nunca ir à praia ou ao campo de futebol e nunca tomar um copo de vinho ou uma cerveja. Não é viver jejuando e orando, isolado dos outros, andar de paletó e gravata. Para muitos pentecostais no Brasil, santidade está ligada a esse tipo de coisas. Duvido que estas coisas funcionem. Elas não mortificam a inveja, a cobiça, a ganância, os pensamentos impuros, a raiva, a incredulidade, o temor dos homens, a preguiça, a mentira. Nenhuma dessas abstinências e regras conseguem, de fato, crucificar o velho homem com seus feitos. Elas têm aparência de piedade, mas não tem poder algum contra a carne. Foi o que Paulo tentou explicar aos colossenses, muito tempo atrás: “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Colossenses 2.23). [3]

O grande pregador A.W. Tozer certa feita afirmou: “quando mais um homem e tem no coração, menos precisará de fora; a excessiva necessidade de apoio externo é prova de falência do homem interior” [4]. Pelo conceito de Tozer, é visto que a excessiva necessidade de afirmação de uma “santidade” exterior, mostra certa deficiência no interior. Quantos expressavam os mais clássicos trejeitos de pentecostais tradicionais, mas era uma pessoa difícil de lidar? Ora, a santificação como de dentro para fora (I Ts 5.23), ou seja, “espírito, alma e corpo” e não o contrário! É muito fácil mudar o guarda-roupa, ou deixar de ir ao cinema; mas trabalhar a inveja, a malícia, a ambição, a sensualidade etc., somente com a Graça de Deus!

Compreensão correta de santidade não leva ninguém ao antinomismo

Nesse artigo não há sugestões para aversão a leis, regras, costumes ou tradições e nem incentivo para vida dissoluta, em que violenta a Graça de Deus. A Bíblia estabelece princípios irrevogáveis, em que muitos preceitos encontram suas bases. Lembrando que regras, tradições e preceitos mudam, mas os princípios (essência) não devem mudar.
A compreensão correta da santidade, nunca levará os homens para comportamentos pecaminosos. Quem peca baseado na “graça de Deus” está redondamente enganado! Os que usam a Graça para o pecado, entram no conceito de Judas, de "homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. (Jd. v.4),

A falência dos tabus comunais

Algumas denominações, como a Assembléia de Deus, da qual esse blogueiro faz parte, criou uma série de regras “oficiais” concernentes aos “usos e costumes”. Ora, se tais igrejas ensinassem sistematicamente os princípios irrevogáveis da Palavra de Deus, como o pudor, a modéstia, a moderação, a preservação do corpo etc.; não necessitariam de criar regras comunais específicas em questões de costumes e seus usos. A criação de “tabus comunais” mostra falência de ensino dos princípios absolutos e a busca do caminho mais fácil chamado “proibição”!
O teólogo Geremias do Couto sabiamente escreveu:

A experiência religiosa mostra que não adianta explicitar um sem-número de regras, pensando que elas consigam mudar a pessoa por dentro. O máximo que promovem é uma reforma exterior, que, do ponto de vista do ensino de Cristo, cheia a hipocrisia. [5]

Por isso, que a igreja bem doutrinada, ou seja, bem ensinada nos princípios bíblicos, gerará necessariamente bons costumes, que nunca serão impostos ou encarados de maneira legalista. Preceitos bons nascem de boa pregação, mas pregação doente gera somente crentes doentes e sem a compressão da Graça de Deus! Ainda o grande teólogo puritano J.I. Packer escreveu:

Esse ascetismo reacionário ainda sobrevive em alguns círculos na forma de tabus comunais sobre álcool, tabaco, teatro, dança, jogos, roupas elegantes, cosméticos e itens similares. Talvez tenha havido, e haja, boas razões para tais abstinências, em se tratando de decisão pessoa, mas tabus comunais tendem a entorpecer a consciência, em vez de avivá-la... O mundanismo foi definido em termos de quebras de tabus, e identificações de conseqüências mais amplas com os pecados da sociedade passaram despercebidas... O pietismo separa o mundo em vez de estudá-lo e procurar mudá-lo; é hostil ao prazer, em vez de agradecido por ele, temeroso de que o mundo adentre nossos corações montado nas costas do prazer. [6]

Conclusão

O desequilibrado hedonista destrói sua vida com seu modus vivendi louco e irresponsável, enquanto o asceta não aproveita a beleza que Deus deixou nessa terra. Ambos estão errados, ambos se autodestroem, pois é comum ver hedonistas viciados em bebidas e drogas, enquanto muitos ascetas estão obesos pela vida sedentária. O cristão gosta do equilíbrio!

Referências Bibliográficas e notas:

01. EVANS, C. Stephen. Dicionário de Apologética e Filosofia da Religião. São Paulo: Editora Vida, 2004. p. 64.
02. GRENZ, Stanley J. & SMITH, Jay T. Dicionário de Ética. São Paulo: Editora Vida, 2005. p. 82.
03. NICODEMUS, Augustus. O que estão fazendo com a Igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2008. p. 152.
04. TOZER, Aiden Wilson. O melhor de A.W. Tozer. São Paulo: Mundo Cristão, 1997. p. 110.
05. COUTO, Geremias do. A Transparência da Vida Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. p. 25.
06. PACKER, James Ian. Os Planos de Deus para Você. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. p. 67.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que NÃO significa que a o Catolicismo tenha alguma

coisa a ver com essa festa... A Umbanda costuma adotar nomes de Santos

Católicos para as divindades que eles adoram.

Aqui você afirmou que São Cosme e Damião são santos católicos.Então,querendo explicar o porque disto,você disse que a Umbanda adota nomes de santos católicos para aplicar em suas divindades.Porém,como você afirmou,o paganismo veio antes do catolicismo.Logo,a coisa funcionou de modo contrário.Foi o catolicismo que adotou nomes de divindades pagãs para dar aos seus santos.

Por exemplo,São Jorge.Ele também é venerado na Umbanda e é também um santo católico.Quem adotou o nome de quem?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui você afirmou que São Cosme e Damião são santos católicos.Então' date='querendo explicar o porque disto,você disse que a Umbanda adota nomes de santos católicos para aplicar em suas divindades.Porém,como você afirmou,o paganismo veio antes do catolicismo.Logo,a coisa funcionou de modo contrário.Foi o catolicismo que adotou nomes de divindades pagãs para dar aos seus santos.
Por exemplo,São Jorge.Ele também é venerado na Umbanda e é também um santo católico.Quem adotou o nome de quem?

[/quote']

Você não tem a menor idéia do que está falando... Onde que o Catolicismo 'encara' Santos, como Cosme e Damião, como divindades? Você nem sequer investigou para saber o porque eles associaram os Santos com as divindades.. E daí que a divindade da Umbanda veio antes, o que eu (ou o Catolicismo) tem a ver com isso? E outra, você disse que o Catolicismo adotou até o nome das divindades pagãs? Errou feio hein, ora, pelo menos vai estudar antes de vir falar alguma coisa.. E Cosme e Daminão de fato EXISTIRAM, não são divindades coisa nenhuma.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Onde que o Catolicismo 'encara' Santos' date=' como Cosme e Damião, como divindades?

[/quote']

Porque você não se limita ao que falei?Eu apenas falei que vocês adotaram nomes de divindades pagãs para os seus santos.

E daí que a divindade da Umbanda veio antes' date=' o que eu (ou o Catolicismo) tem a ver com isso?

[/quote']

Têm nada a ver.Apenas corrigi o que você havia falado.Se eles adotavam estes nomes antes de vocês,logo,se alguém "copiou",foram vocês,não eles.

E outra' date=' você disse que o Catolicismo adotou até o nome das divindades pagãs?

[/quote']

São Cosme Damião,como você falou,são divindades pagãs.E,se eles já usavam estes nomes antes de vocês,quem adotou seriam vocês,não eles.

Têm também São Jorge....

 

Calma,THX,não precisa ficar nervosa,não estou acusando vocês de nada.Apenas mostrei que não seria possível eles terem adotados nomes de santos para as divindades....já que eles já usavam estes nomes antes do catolicismo surgir.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Porque você não se limita ao que falei?Eu apenas falei que vocês adotaram nomes de divindades pagãs para os seus santos.

O que você falou não tem sentido... 
E os nomes reais deles era Acta e Passio e foram pessoas (irmãos) que realmente existiram' date=' bem depois das divindades pagãs que você está falando...


Têm nada a ver.Apenas corrigi o que você havia falado.Se eles adotavam estes nomes antes de vocês,logo,se alguém "copiou",foram vocês,não eles.

Me corrigir? Ainda mais com um tremendo um erro? Vou escrever uma coisa agora, com a fonte da cor azul e você deve entender de forma LITERAL, ok? "Cosme e Damião foram pessoas de carne e osso, que realmente existiram.. "


São Cosme Damião' date='como você falou,são divindades pagãs.E,se eles já usavam estes nomes antes de vocês,quem adotou seriam vocês,não eles.
Têm também São Jorge....
[/quote']
Em nenhum momento falei isso.. Você que quis entender assim. Vou escrever novamente e se você não entender agora, é porque você tem problemas. Eles viveram até aproximadamente 300 dc e eram Cristãos... Eram gêmeos, médicos, e conforme eles falavam: 'Curavam em nome de Cristo'. Quem não existiam eram Ibjis e Erês que a Umbanda quer associar com eles...


Calma' date='THX,não precisa ficar nervosa,não estou acusando vocês de nada.Apenas mostrei que não seria possível eles terem adotados nomes de santos para as divindades....já que eles já usavam estes nomes antes do catolicismo surgir.
[/quote']
Estou calma, mas você parece estar se fazendo de desentendido. Você está tentando adotar uma lógica se baseando num erro de achar que os nomes de dois irmãos que realmente existiram, foram inventados... E ainda mais, está totalmente confuso, numa enganação criada pela Umbanda.. É estranho você, uma pessoa que parece ser informada, cair numa coisa dessas. Esse tipo de prática geralmente engana pessoas mais simples e ignorantes.

-THX-2008-10-03 10:51:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para resumir diversos posts teu e partir para o que intereça:Eu sei que eles realmente existiram.

 

Vou voltar a explicar o começo disto:

A Maria Shy falou que São Cosme Damião também eram católicos além de serem pagãos.

Aí você não desmentiu e falou que eles estavam adotando nomes de santos católicos para dar à suas divindades.Então,eu apenas salientei que o paganismo veio antes do catolicismo.Logo,não seria possível eles terem feito isso,já que os santos católicos não existiam quando eles criaram suas divindades.Porém,pelo que você falou agora,existe um tal de Ibjis e Erês na Umbanda e que eles estão tentando associar com Cosme e Damião.Agora realmente não estou entendendo,os nomes no paganismo não era Cosme e Damião?Era Ibjis e Erês?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) Os verdadeiros nomes deles era Acta e Passio.

2) E o Catolicismo adotou São Cosmo e São Damião (mais ou menos como o caso do Papa, ele não se chama Bento).

3) A Umbanda quer associá-lo à Ibjis e Erês, apenas por serem irmãos... Eles não são as mesmas entidades.

 

Outra coisa que pode ter contribuído para os negros da África adotarem Santos Católicos na religião de origem deles, foi na época da escravidão onde eles eram proibidos de realizar seus ritos e adorar suas divindades. Porém, para enganar os portugueses, eles dançavam e cantavam na linguagem original (para seus orixás) em frente a imagens de Santos Católicos. Dessa forma, os padres e fazendeiros achavam que eles estavam louvando Santos Católicos.
-THX-2008-10-03 11:24:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

  

Outra coisa que pode ter contribuído para os negros da África adotarem Santos Católicos na religião de origem deles' date=' foi na época da escravidão onde eles eram proibidos de realizar seus ritos e adorar suas divindades. Porém, para enganar os portugueses, eles dançavam e cantavam na linguagem original (para seus orixás) em frente a imagens de Santos Católicos. Dessa forma, os padres e fazendeiros achavam que eles estavam louvando Santos Católicos.
[/quote']

 

Daí surgiu  a arte da 'Capoeira'...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

03/10/2008 - 15h56

 

 

 

Igreja de Ribeirão Preto vai aceitar dízimo pago em cartão de crédito

 

 

 

Do UOL Notícias

 

Em São Paulo

 

 

 

As filas cada vez maiores na secretaria de atendimento da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro de Ribeirão Preto (SP), motivaram a reforma modernizatória: transferir a secretaria para uma sala maior, com ar condicionado, banco de espera (com direito a revistas), máquina de café, senha eletrônica e duas máquinas de cartão - Visa e Mastercard - para melhor atender à clientela exigente.

 

 

 

"As pessoas que vinham aqui agendar casamento ou batizado perguntavam cada vez mais se podiam pagar com o cartão. Hoje em dia é díficil as pessoas andarem com dinheiro no bolso", conta Francisco Jaber Zanardo Moussa, o Padre Chico, responsável pela paróquia. Outra vantagem do cartão, ele explica, é diminuir o dinheiro físico dentro dos cofres da igreja, onde furtos já foram registrados.

 

 

 

 

 

03cartao.jpgfonte: UOL.com

 

A Catedral de São Sebastião, em Ribeirão Preto, passará a aceitar pagamentos em cartão

 

Veja

 

 

 

As máquinas também serão utilizadas para o pagamento do dízimo. Mas a modernização tem seus limites. Padre Chico frisa que o espaço de utilização será restrito à secretaria; por conseqüência, a máquina não vai substutuir a tradicional cestinha de contribuição passada durante as cerimônias: "A missa tem um sentido eucarístico, cerimonial, não posso colocar uma máquina lá no meio", diz.

 

 

 

A nova sala de atendimento receberá a benção inaugural nesse domingo e começará a funcionar na segunda-feira. Na antiga secretaria, será instalada uma lojinha de artigos religiosos, conta o padre empreendedor.

 

 

 

Na nova secretaria, haverá três guichês (a antiga tinha só dois): um para informações e atendimento de rotina, outro para sacramentos (batizado, primeira eucaristia, crisma, casamento) e um terceiro, onde ficará um padre, voltado para atividades exclusivas como bênção de imagens e terços, dúvidas específicas, entre outros assuntos.

 

 

 

O fim da peste

 

O padre calcula que o movimento da paróquia, que motivou toda a mudança, começou a crescer de um ano para cá, depois que bandos de pombas foram espantados da praça onde fica a catedral, no centro da cidade. "Antes a igreja era muito suja, havia uma população de mais ou menos 30 mil pombos por aqui", afirma.

 

 

 

Padre Chico conta, orgulhoso, que foi o responsável pelo fim da peste e o retorno dos fiéis. Decidido a dar um fim nas aves, se inspirou em Sertãozinho (SP), onde foi usado um repelente à base de extrato de uva para espantar as pombas.

 

 

 

O Ibama, no entanto, não deixou que a experiência se repetisse em Ribeirão Preto. O padre recorreu, então, às lembranças da infância na roça, quando a família usava bombinhas de festa junina para espantar as rolinhas das plantações. "Pensei: se bombinha espanta rolinha, então foguete vai espantar pomba, que é maior".

 

 

 

O padre conta que as pombas usavam a praça como dormitório e chegavam ao local por volta das 18h. "Todo dia às 18h, eu soltava um rojão e elas fugiam. Por volta das 19h, elas voltavam e eu soltava outro", conta. A saga durou seis meses. "Hoje não tem mais nenhum pombo na praça", comemora.

 

 

 

De lá para cá, o movimento da catedral triplicou. "Antes eu comprava de 1.800 a 2.000 hóstias por fim de semana, hoje compro de 3.500 a 4.000".

 

 

 

Fonte: Uol.com.br

 

 

 

----------------------------

 

 

 

COMENTARIO 1: 06.gif

 

 

 

COMENTARIO 2: Amem, em nome do senhor Jesus... Eu não sabia se levava essa noticia para esse tópico ou para o tópico de economia... E como que as evangelicas não pensaram nisso, esse negocio de passar com um potinho na cadeira de cada um é coisa do passado...

 

 

 

COMENTARIO 3: 06.gif06.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members



COMENTARIO 2: Amem' date=' em nome do senhor Jesus... Eu não sabia se levava essa noticia para esse tópico ou para o tópico de economia... E como que as evangelicas não pensaram nisso, esse negocio de passar com um potinho na cadeira de cada um é coisa do passado...


[/quote']

 

Isso é oferta, nada tem haver com dizimo...

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...