Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu admito que crentes me irritam. É um preconceito, óbvio. Mas ele tem uma "justificativa". Minha irmã e sua família são crentes e estou com o saco cheio de ouvir que eles vão pro céu por serem crentes e os outros...

 

Isso implica numa suposta superioridade. A minha defesa é achar um disperdício de vida ficar dedicando a vida à algo que supostamente irá acontecer após a morte.

 

Eu respeito a fé de todos até que algu beato venha pagar uma de superior.

 

O Percebe está apenas rebatendo isso, mas da forma limitada que conhecemos...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Rapaziada' date=' dúvida técnica.Eu sei que vocês devem saber na ponta da língua.Quais são os versículos específicos da Bíblia que fala da comunicação com os mortos?Se pudessem citar todos ficaria grato

 

[/quote']

 

 

 

Eu só conheço o da transfiguração, em que aparece Elias e Moisés.

 

 

 

às vezes os outros têm sacadas que nós não temos. Eu nunca tinha me tocado que apareceram esses dois personagens porque eles simbolizam a lei e os profetas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Renato, existem várias, mas só para citar algumas:

 

 

Levítico 19:31   Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Levítico 20:6   Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.

Levítico 20:27   O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.

Deuteronômio 18:10   Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,  
Deuteronômio 18:11   nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;  
Deuteronômio 18:12   pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

I Samuel 28:3   Ora, Samuel já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado e em Ramá, que era a sua cidade. E Saul tinha desterrado es necromantes e os adivinhos.  
I Samuel 28:4   Ajuntando-se, pois, os filisteus, vieram acampar-se em Suném; Saul ajuntou também todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.  
I Samuel 28:5   Vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu e estremeceu muito o seu coração.  
I Samuel 28:6   Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.  
I Samuel 28:7   Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma necromante, para que eu vá a ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Eis que em En-Dor há uma mulher que é necromante.  
I Samuel 28:8   Então Saul se disfarçou, vestindo outros trajes; e foi ele com dois homens, e chegaram de noite à casa da mulher. Disse-lhe Saul: Peço-te que me adivinhes pela necromancia, e me faças subir aquele que eu te disser.  
I Samuel 28:9   A mulher lhe respondeu: Tu bem sabes o que Saul fez, como exterminou da terra os necromantes e os adivinhos; por que, então, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?

II Crônicas 33:6   Além disso queimou seus filhos como sacrifício no vale do filho de Hinom; e usou de augúrios e de encantamentos, e dava-se a artes mágicas, e instituiu adivinhos e feiticeiros; sim, fez muito mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pr Marco Feliciano ataca de novo... 06

 

29/10/2008 - 15h46

Pastor usa nome de Jesus para fazer 'merchan' de consórcio na TV

Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

 

Se existe uma "vítima" da chamada Teologia da Prosperidade ela é a própria palavra escrita na Bíblia. Essa teoria (ou prática teológica) tem se disseminado de forma surpreendente, e é defendida por evangélicos que crêem --grosso modo-- que Deus tem algum tipo de dívida para com o ser humano, ou que tem uma espécie de acordo (com ares de obrigação) de dar-lhe riqueza e felicidade caso a pessoa realmente tenha fé e o queira. A contrapartida geralmente é o fiel desembolsar alguma riqueza própria (dinheiro) em troca da riqueza maior futura.

 
O pastor evangélico Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento, leva a teoria às últimas consequências em site e em programa na Rede TV. Enquanto garante que Deus atenderá a todos os pedidos de "fiéis", "perseverantes" ou "valentes", ele aproveita e vende cursos de teologia, DVDs, CDs de músicas e camisetas. Até aí, ok, nada demais. Mas ele também usa o nome de Jesus em merchandisings.

Segundos após realizar uma oração inflamada (que inclui palavras de língua desconhecida), pastor Feliciano ressurge como garoto-propaganda no mesmo cenário para vender um consórcio de casa própria, o GMF Consórcios.

"Você realiza, então, em nome de Jesus, o sonho da casa própria", diz o pastor.

Bíblia, hermenêutica e edição

Os pastores e bispos adeptos da teologia ou teoria da prosperidade fazem uso da hermenêutica na leitura da Bíblia para garantir que o que estão fazendo não viola as regras de Deus ou de Jesus. Trata-se de uma espécie de "edição" de conteúdo: cada um usa a Bíblia da forma que lhe interessa.

Senão vejamos: a orientação divina para que os humanos não se percam em desejos materiais em detrimento ao amor por Deus está citada duas vezes, de forma muito semelhante, em dois diferentes Evangelhos.

Em Lucas, 16:13, lê-se: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas."

Da mesma forma, em Mateus 6:24, está: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom".

Por outro lado há outro trecho em Lucas , 11:9, que diz que ao pedir algo a Deus, o fiel simplesmente receberá o que deseja (de acordo com o merecimento e fé, pressupõem-se). Mas sem precisar fazer um carnê de desafio com uma igreja. Sem intermediários.

"Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês." No caso do pastor do "merchan", a porta começa com um consórcio para a casa própria.

 

 

==================================

 

Entrem no link e vejam um vídeo com o cara... sério, chega a ser assustador.

 

06
Dr. Calvin2008-10-29 19:29:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quero fazer uma distinção técnica. Mas para isso eu queria todos os versículos.

Os que andei lendo, percebi apenas a "proibição" da comunicação com os mortos e como não devemos fazer e tal.

Estou em busca da "impossibilidade".

 

Percebe? A mim está parecendo um caso de "é possível, mas proibido", assim como o fruto proibido que era possível comer, mesmo que deus tivesse proibido.

 

Aí poderia aprofundar mais na tese de que quando alguém "fala" com os mortos na verdade está se comunicando com "demônios" e tal.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deixa ver se eu entendi: você quer achar na Bíblia algum versículo que fale claramente que é IMPOSSÍVEL a comunicação com os mortos?

 

Se sim, pode encerrar sua busca. Não existe tal versículo. Todos os que falam sobre o tema ou relatam comunicação com os "mortos" ou são princípios determinando a proibição de tal prática.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Deixa ver se eu entendi: você quer achar na Bíblia algum versículo que fale claramente que é IMPOSSÍVEL a comunicação com os mortos?

 

Se sim' date=' pode encerrar sua busca. Não existe tal versículo. Todos os que falam sobre o tema ou relatam comunicação com os "mortos" ou são princípios determinando a proibição de tal prática.
[/quote']

 

Então podemos falar com os mortos. Beleza, é possível, mas é proibido.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa, THX... mas sempre tive dúvida a esse respeito. Sempre achei que a proibição fosse por conta que a conversa com os mortos fosse um engodo, que na verdade a conversa era sempre travada com o demônio.

 

Logo, se não é impossível falar com os mortos, significa dizer que nem todos os mortos eram "demônios". Deu pra entender?

Assim, se quisessem que a proibição fosse a conversa com demônios estaria especificado a proibição da comunicação com demônios. Mas quando a Bíblia proíbe a comunicação com os mortos, pressupõe que os mortos (fantasmas ou o que for) de fato existem.

 

De certa forma, também é um consolo saber disso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Entendo,

 

Mas você tem deve considerar que embora possível, não quer dizer que necessariamente um médium está se comunicando com um determinado espírito de algum conhecido que já faleceu. A comunicação com os mortos é um fenômeno raro, e só acontece se Deus permitir. E mesmo na Bíblia comunicação acontece apenas em casos especiais, e claro, com o consentimento de Deus.

 

O que é importante dizer, é que muitas vezes (quase todas) a comunicação acontece com anjos caídos ou demônios... Que só querem enganar e causar confusão. Por isso, como falei, essa é uma prática muito rara e apenas acontece em casos especiais. E não por vontade própria de alguém, para questionar, buscar determinadas verdades etc.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Permitido por Deus no sentido de "baixar" realmente quem o médium está invocando... Isso aconteceu quando Saul invocou o espírito de Samuel. Mas mesmo assim Saul errou ao se comunicar com o espírito de Samuel, como podemos ver em Crônicas 10:13:

 

I Crônicas 10:13 Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa... quando eu acho que estamos evoluindo, percebo que cada vez mais estamos caminhando para direções opostas.

 

0707

 

 

Sempre achei que a proibição fosse por conta que a conversa com os mortos fosse um engodo' date=' que na verdade a conversa era sempre travada com o demônio.
[/quote']

 

A proibição decorre pq a conversa é um engodo! Você não está conversando com morto, está conversando com DEMÔNIO! E pior! Muitos espíritas assumem que demônios são, na verdade, espíritos carentes de orientação! Pesquei isso aqui numa comunidade do orkut:

 

no mundo evangelico, os pastores exorcizam mandando o demonio para o inferno, ou seja, nao cuida do demonio, deixa-o no inferno pela eternidade

os espiritas, tentam ajudar esse espirito assim como a pessoa q esta sofrendo

olhando desse jeito percebe-se q os evangelhos nao estao nem ai pelos outros, somente pelas suas ovelhas, sua conta bancaria

 

 

Depois disso, falar mais o quê? Uma coisa é você fazer cagada por ignorância. Outra coisa é continuar cagando sabendo como a coisa é na verdade.

 

E mais: a conversa de Saul com o suposto Samuel é a prova viva de que a comunicação com o além não ocorre com mortos, mas sim com outra coisa... Basta analisar o que o suposto Samuel disse com o que efetivamente ocorreu depois...

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Outra coisa?

 

A Bíblia é bem clara em I Samuel 28:15, lá está com todas as letras que de fato se tratava de Samuel....

 

I Samuel 28:15   Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me faças saber o que hei de fazer.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você acha que foi REALMENTE Samuel quem falou com Saul, TH??

Vamos ver:

 

Vamos ao texto primeiro:

 

I Samuel 28:

3 Samuel já havia morrido, e todo o Israel o havia pranteado e sepultado em Ramá, sua cidade natal. Saul havia expulsado do país os médiuns e os que consultavam os espíritos.

4 Depois que os filisteus se reuniram, vieram e acamparam em Suném, enquanto Saul reunia todos os israelitas e acampava em Gilboa.

5 Quando Saul viu o acampamento filisteu, teve medo; ficou apavorado.

6 Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas.

7 Então Saul disse aos seus auxiliares: “Procurem uma mulher que invoca espíritos, para que eu a consulte”. Eles disseram: “Existe uma em En-Dor”.

8 Saul então se disfarçou, vestindo outras roupas, e foi à noite, com dois homens, até a casa da mulher. Ele disse a ela: “Invoque um espírito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser”.

9 A mulher, porém, lhe disse: “Certamente você sabe o que Saul fez. Ele eliminou os médiuns e os que consultam os espíritos da terra de Israel. Por que você está
preparando uma armadilha contra mim, que me levará à morte?”

10 Saul jurou-lhe pelo Senhor: “Juro pelo nome do Senhor que você não será punida por isso”.

11 “Quem devo fazer subir?”, perguntou a mulher. Ele respondeu: “Samuel”.

12 Quando a mulher viu Samuel, gritou e disse a Saul: “Por que me enganaste? Tu mesmo és Saul!”

13 O rei lhe disse: “Não tenha medo. O que você está vendo?” A mulher respondeu: “Vejo um serb que sobe do chão”.

14 Ele perguntou: “Qual a aparência dele?” E disse ela: “Um ancião vestindo um manto está subindo”. Então Saul ficou sabendo que era Samuel, inclinou-se e
prostrou-se, rosto em terra.

15 Samuel perguntou a Saul: “Por que você me perturbou, fazendo-me subir?” Respondeu Saul: “Estou muito angustiado. Os filisteus estão me atacando e Deus se afastou de mim. Ele já não responde nem por profetas nem por sonhos; por isso te chamei para me dizeres o que fazer”.

 

16 Disse Samuel: “Por que você me chamou, já que o SENHOR se afastou de você e se tornou seu inimigo?

17 O SENHOR fez o que predisse por meu intermédio: rasgou de suas mãos o reino e o deu a seu próximo, a Davi.

18 Porque você não obedeceu ao SENHOR nem executou a grande ira dele contra os amalequitas, ele lhe faz isso hoje.

19 O SENHOR entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. O SENHOR também entregará o exército de
Israel nas mãos dos filisteus”.

20 Na mesma hora Saul caiu estendido no chão, aterrorizado pelas palavras de Samuel. Suas forças se esgotaram, pois ele tinha passado todo aquele dia e toda
aquela noite sem comer.

 

Observações:

 

Vamos esmiuçar a profecia e ver o que foi dito pela médium:

1. (vs.18) Porque você não obedeceu ao SENHOR nem executou a grande ira dele contra os amalequitas, ele lhe faz isso hoje.

2. (vs.19) O SENHOR entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. O SENHOR também entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus”.

Então podemos ver que a profecia começaria se cumprir no mesmo dia (hoje); Saul e Israel seria entregue nas mãos dos filisteus; e Saul e seus filhos estariam mortos até o dia seguinte.

 

 

 

I Contradição do suposto Samuel:

 

 

Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus:

I Sm 31:4 Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos”. Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou sua própria espada e jogou-se sobre ela.

Saul se suicidou, e por tanto pelas próprias palavras dele, ele não se entregou nas mãos dos filisteus, mas tirou a sua própria vida se suicidando.

Outra questão é que os filisteus não ficaram com o corpo de Saul:

11 Quando os habitantes de Jabes-Gileade ficaram sabendo o que os filisteus tinham feito com Saul,

12 os mais corajosos dentre eles foram durante a noite a Bete-Seã. Baixaram os corpos de Saul e de seus filhos do muro de Bete-Seã e os levaram para Jabes,
onde os queimaram.

13 Depois enterraram seus ossos debaixo de uma tamargueira em Jabes, e jejuaram durante sete dias.

 

 

II Contradição do suposto Samuel:

 

Não morreram todos os filhos de Saul na batalha:

II Sm 2:10 Is-Bosete, filho de Saul, tinha quarenta anos de idade quando começou a reinar em Israel, e reinou dois anos. Entretanto, a tribo de Judá seguia Davi,

II Sm 21:8 Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, os dois filhos que Rispa, filha de Aiá, tinha dado a Saul. Com eles também os cinco filhos que Merabea, filha de Saul, tinha dado a Adriel, filho de Barzilai, de Meolá.

Ficaram ainda três deles vivos.

 

 

III Contradição do suposto Samuel:

 

 

Saul não morreu no outro dia, e sim dias depois.

Vamos ler o texto paralelo ao encontro de Saul com a médium. Enquanto Saul conversava com a médium, Davi...:

I Sm 29:1-2 Os filisteus reuniram todas as suas tropas em Afeque, e Israel acampou junto à fonte de Jezreel. Enquanto os governantes filisteus avançavam com seus grupos de cem e de mil, Davi e seus homens iam na retaguarda com Aquis.

Davi estava em Afeque, e depois de ter sido desaprovado pelo governante filisteu foi mandado de volta a Ziclague: 11 Então Davi e seus soldados levantaram-se de madrugada para voltar à terra dos filisteus. E os filisteus foram para Jezreel. Os filisteus avançaram até onde estava o exército israelita em Jezreel.

Davi demorou 3 dias para chegar a Ziclague, que é praticamente a mesma distância de Afeque à Jezreel:

I Sm 30:1 Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague.

Quando Davi chegou em Ziclague viu que suas mulheres e seus filhos tinham sido levados como prisioneiros pelos amalequitas. Davi sai com seu exército em perseguição aos amalequitas e encontra um desgarrado egípcio que havia três dias que não comia:

I Sm 30:13 Davi lhe perguntou: “A quem você pertence e de onde vem?” Ele respondeu: “Sou um jovem egípcio, servo de um amalequita. Meu senhor me abandonou quando fiquei doente há três dias.

Davi vai em frente perseguindo os amalequitas e quando os encontra luta o dia todo contra eles:

I Sm 30:17 Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até a tarde, e nenhum deles escapou, com exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram.

Até aqui foram pelo menos 4 dias.

 

II Sm 1:1-2 Depois da morte de Saul, Davi retornou de sua vitória sobre os amalequitas. Fazia dois dias que ele estava em Ziclague quando, no terceiro dia, chegou um homem que vinha do acampamento de Saul, com as roupas rasgadas e terra na cabeça. Ao aproximar-se de Davi, prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito.

Ou seja, havia se passado seis dias desde que Davi se encontrou pela última vez com o exército filisteu. Por tanto, foi apenas no sexto dia que os filisteus atacaram Israel.

 

 

I Observação:

 

 

I Sm 15:23 Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou como rei”.

Foi o próprio Samuel que antes disse feitiçaria é como pecado de rebeldia, ou vice-versa. Emtão, como podemos crer que Deus ou o próprio Samuel apoiaria algo desse tipo??

É o mesmo que concluirmos que Deus e Samuel chegaram a um acordo dizendo: "Ok Samuca, só dessa vez. Vamos abrir um excessãozinha pro Saulzito! Pode ir lá em apartecer pra moça."

 

 

II Observação:

 

 

Quem contou esta história provavelmente tenha sido ou Saul ou seus servos estrageiros, pois, Samuel estava morto. Dainte disso, observe o seguinte:

I Sm 21:7 Aconteceu que um dos servos de Saul estava ali naquele dia, cumprindo seus deveres diante do SENHOR; era o edomita Doegue, chefe dos pastores de Saul.

I Sm 28:7 Então Saul disse aos seus auxiliares: “Procurem uma mulher que invoca espíritos, para que eu a consulte”. Eles disseram: “Existe uma em En-Dor”.

Saul não tinha ordenado que todos os feiticeiros e necromantes deveriam ser expulsos ou mortos? Então, como estes servos sabiam onde tinha uma feitiçeira e não fizeram nada? Talvez por serem simpatizantes de tais praticas. Pois, assim que Saul fez seu pedido, eles responderam no ato que sabiam onde tinha uma necromante.

Por tanto, o fato de Saul ou os servos terem dito que era Samuel, mas evidencia que de fato era Samuel. Se você for num centro espírita e entrevistar as pessoas que praticam a necromancia, elas dirão que falaram com seus familiares mortos numa cessão de necromancia. E isto sabemos que à luz da Bíblia, não é possível.

 

 

III Observação:

 

 

Vamos ler as palavras da mulher:

I Sm 28:14 Ele perguntou: “Qual a aparência dele?” E disse ela: “Um ancião vestindo um manto está subindo”. Então Saul ficou sabendo que era Samuel, inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra.

Quem concluiu que era Samuel foi Saul e não a mulher, pois, Saul não estava vendo Samuel e sim apenas a mulher.

 

 

IV Observação:

 

 

I Cr 10:13-14 Saul morreu dessa forma porque foi infiel ao SENHOR; não foi obediente à palavra do SENHOR e chegou a consultar uma médium em busca de orientação, em vez de consultar o SENHOR. Por isso o SENHOR o entregou à morte e deu o reino a Davi, filho de Jessé.

1. O texto diz Saul tinha sido teimoso em não ouvir Deus;

2. O texto diz que Saul piorou a situação quando foi consultar uma necromante;

3. O texto diz claramente que ao consultar a necromante, quem falaria com ele não seria o Senhor.

4. O texto diz claramente que Deus abandonou Saul a colher aquilo que ele foi buscar. Tipo: "Bom Saul, como você não me ouviu e foi atrás de uma feiticeira, você colherá o que ela profetizar sobre você".

 

 

V Observação:

 

 

Deus nunca fala através de uma necromante. Biblicamente, Deus sempre falou através dos seguintes processos:

1. Revelação sacerdotal, no caso Urim e Tumin, que absolutizavam uma resposta. Não havia meio-termo, era sim ou não e ponto final.

2. Deus poderia ter falado com Saul através de sonhos;

3. Deus usaria um profeta, e não um suposto espírito de um profeta desencarnado.

 

Fonte:

Caio Fábio; "Espiritismo segundo o Evangelho", editora Abba Press.

 

==============================

 

Depois de tudo exposto, você ainda vai insistir que o espírito era Samuel?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 


I Contradição do suposto Samuel:
Saul se suicidou' date=' e por tanto pelas próprias palavras dele, ele não se entregou nas mãos dos filisteus, mas tirou a sua própria vida se suicidando.
[/quote']

Você acha que isso é uma contradição? Essa passagem só prova que a profecia de Samuel estava correta... Perceba que ele falou que Israel seria derrotado pelos filisteus e que Saul iria morrer. Isso aconteceu? Sim. O que você postou acima é uma confirmação disso. Quando foi dito "O Senhor entregará você e o povo de Israel", nada mais é do que profetizar a derrota de Israel... O "entregar" não é no sentido de Saul perceber a derrota inevitável e se entregar para os filisteus, mas o "entregar" foi o POVO de Israel para os filisteus..

 


II Contradição do suposto Samuel:
Não morreram todos os filhos de Saul na batalha:

Claro que TODOS morreram' date='

 

I Samuel 31:2   E os filisteus apertaram com Saul e seus filhos, e mataram a Jônatas, a Abinadabe e e a Malquisua, filhos de Saul.


I Crônicas 10:6   Assim morreram Saul e seus três filhos; morreu toda a sua casa juntamente

 

Quanto aos outros só para citar Is-Bosete:

 

II Samuel 4:12   E Davi deu ordem aos seus mancebos; e eles os mataram e, cortando-lhes as mãos e os pés, os penduraram junto ao tanque em Hebrom. Tomaram, porém, a cabeça de Isbosete, e a sepultaram na sepultura de Abner, em Hebrom.

 


III Contradição do suposto Samuel:
Saul não morreu no outro dia, e sim dias depois.

Esse argumento também não pode ser usando para tentar encontrar contradição na profecia, justamente pelo significado da palavra 'amanhã'. Isso dá margem a interpretação literal e no sentido de "logo", ou seja, o significado pode ser usando como "logo você e seus filhos..". E nesse caso faz todo sentindo no contexto de "logo". Confirmando a profecia.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu nem ia refutar, mas como sou dado a casos perdidos... 06:

 

Você acha que isso é uma contradição? Essa passagem só prova que a profecia de Samuel estava correta... Perceba que ele falou que Israel seria derrotado pelos filisteus e que Saul iria morrer. Isso aconteceu? Sim.

 

Nope. Você está parafraseando o que o suposto Samuel disse. Vamos ao texto de novo:

 

19 O SENHOR entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus' date=' e amanhã você e seus filhos estarão comigo.

 

Pô, tá claro que Samuel disse que Deus entregaria Saul nas mãos dos filisteus. Isso não é apenas derrota é também MORTE. Basta ver todo contexto bíblico, toda vez que a palavra "entregar fulano nas mãos do povo inimigo" significa não somente derrota, mas também morte.

 

E mesmo que o "entrega" não fosse morte, o suposto Samuel ainda emenda dizendo que no dia seguinte, Saul e os filhos estariam mortos. Não era verdade, visto que ele e os filhos morreriam dias depois. Profecia que é profecia é verdadeira e se cumpre no momento exato profetizado. Do contrário é mentira e quem profere mentiras? Certamente não é o profeta.

 

Claro que TODOS morreram,

 

I Samuel 31:2   E os filisteus apertaram com Saul e seus filhos, e mataram a Jônatas, a Abinadabe e e a Malquisua, filhos de Saul.


 

Is-Bosete sobreviveu e reinou ainda. Isso por si só desmonta sua teoria. E nem adianta citar I Cronicas, pq texto fora de contexto é pretexto.

 

Quanto aos outros só para citar Is-Bosete:

 

II Samuel 4:12   E Davi deu ordem aos seus mancebos; e eles os mataram e' date=' cortando-lhes as mãos e os pés, os penduraram junto ao tanque em Hebrom. Tomaram, porém, a cabeça de Isbosete, e a sepultaram na sepultura de Abner, em Hebrom.

[/quote']

 

O suposto Samuel falou que Saul e seus filhos todos morreriam NA BATALHA e não depois. Não sabia que português e interpretação fossem tão difíceis para quem supostamente entende o idioma.

 

Esse argumento também não pode ser usando para tentar encontrar contradição na profecia' date=' justamente pelo significado da palavra 'amanhã'. Isso dá margem a interpretação literal e no sentido de "logo", ou seja, o significado pode ser usando como "logo você e seus filhos..". E nesse caso faz todo sentindo no contexto de "logo". Confirmando a profecia.

[/quote']

 

Caramba!! Isso que eu chamo de apelação! 06

 

Agora "amanhã" tem vários sentidos? Chamem o Rafal de volta!! 0606

 

 

 

Sabe o que mais me impressiona? Os evangélicos são criticados pelos católicos justamente por abstrair interpretações livres das Escrituras e o que vemos aqui? Uma CATÓLICA fazendo exatamente o que a sua denominação critica na outra... Vale tudo para lamber o traseiro da doutrina espírita? Mesmo massacrar o texto sagrado?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mesmo a Bíblia AFIRMANDO que era Samuel você insiste?


Você acha que se fosse um espírito enganador a Bíblia não diria algo do tipo "Aquele que Saul pensou ser Samuel", ou então, "O espírito da mentira apareceu para Saul", em referência a falsos profetas? Os textos que se seguem são claros e não dão margem a dúvidas.. Principalmente quando diz claramente 'Samuel disse a Saul', isso é tão simples de entender.

 

De qualquer forma, porque o texto bíblico continua dizendo que Samuel estava falando com Saul? Se fosse um demônio, ou espírito enganador, isso seria dito. Ou não?

 

Mas o fato é que além de Samuel aparecer para Saul, profetiza e tem sua profecia confirmada com DERROTA de Saul (e morte) e do POVO de Israel!

 

Se Saul suicidou-se ou não, isso não anula a profecia.

 

E o que estou dizendo é aceito pelo Catolicismo, não é minha livre interpretação da Bíblia... E em nada tem a ver com referências à doutrina espírita, mesmo porque não estou usando essa passagem para dizer que Deus NÃO condena a comunicação com os mortos....

Agora "amanhã" tem vários sentidos? Chamem o Rafal de volta!! 0606

Eu falei que tinham VÁRIOS sentidos? Chamem um oculista!!06

 

O que eu quis dizer é que no contexto da interpretação da palavra 'manhã', pode ser de fato 'amanhã' ou 'logo'. tanto é que o significado da palavra grega usada, significa tanto amanha/dia seguinte ou logo.

 
-THX-2008-10-30 14:02:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mesmo a Bíblia AFIRMANDO que era Samuel você insiste?

 

Já ouviu falar em "pega-trouxa"? É que nem o episódio da transfiguração. Quem lê de forma incauta' date=' pensa que se trata de comunicação com os mortos. Analisando o texto não é.

 

O mesmo ocorre aqui. Repare que quem identificou que era Samuel foi Saul e não o escritor. O escritor está narrando, em terceira pessoa, o que está acontecendo. Portanto, a Bíblia não afirma em momento algum que era Samuel. É Saul quem afirma. Cabe ao leitor, quando este ENTENDE de interpretação de texto, peneirar as informações e descobrir o que realmente está rolando.

 

Mas não é o seu caso... Sua leitura do texto bíblico é pedestre, mas isso não surpreende.

 

Você acha que se fosse um espírito enganador a Bíblia não diria algo do tipo "Aquele que Saul pensou ser Samuel", ou então, "O espírito da mentira apareceu para Saul", em referência a falsos profetas? Os textos que se seguem são claros e não dão margem a dúvidas.. Principalmente quando diz claramente 'Samuel disse a Saul', isso é tão simples de entender.

 

De qualquer forma, porque o texto bíblico continua dizendo que Samuel estava falando com Saul? Se fosse um demônio, ou espírito enganador, isso seria dito. Ou não?

 

Você acha que a Bíblia mastiga tudinho para os seus ávidos e analfabetos funcionais leitores de ocasião? Se fosse tudo tão fácil, pq existiriam estudos complexos sobre variadas passagens; exegese aplicada; diferentes ramos teológicos; apologética?

 

Você reparou que Moisés não cita a palavra "diabo" ou "satanás" em nenhum dos 5 livros escritos por ele? O que isso te diz? Será que já que no pentateuco houve silêncio a respeito do diabo, isso significa que ele não existia?

 

A Bíblia cita inúmeros casos de poligamia no Antigo Testamento sem a reprovação expressa de Deus. Isso significa que Deus aprova a poligamia?

 

Veja, todas essas questões são obtidas utilizando o raciocínio que você está empregando para explicar a passagem de um suposto Samuel morto falando com Saul... Se era Samuel falando, mesmo depois de tudo que expus até aqui, seja no mínimo coerente e assuma que a serpente de Genesis era simplesmente uma serpente espertinha; que o diabo não existia quando o pentateuco foi escrito; que Deus aprova a poligamia; entre outras aberrações.

 

E o que estou dizendo é aceito pelo Catolicismo' date=' não é minha livre interpretação da Bíblia...[/quote']

 

Links, por favor.

 

O que eu quis dizer é que no contexto da interpretação da palavra 'manhã'' date=' pode ser de fato 'amanhã' ou 'logo'. tanto é que o significado da palavra grega usada, significa tanto amanha/dia seguinte ou logo.
[/quote']

 

Isso, isso... "amanhã" em grego significa dia seguinte/logo, mesmo o Antigo Testamento tendo sido escrito em HEBRAICO...

 

060606
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Agora o problema é interpretação de texto? Falar que o problema aqui é interpretação de texto foi um tanto ridículo.... O fato é que tenho bases na religião para confirmar essa interpretação. Já li todas as argumentações contrárias (semelhantes a sua), e mesmo assim continuo acreditando que Saul de fato se comunicou com Samuel. Será que Deus gosta mesmo de “enganar trouxa”? Principalmente quando vemos: ‘Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz’ ou ‘Entendendo Saul que era Samuel’ ou ‘tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel’.. Eu duvido que se não fosse Samuel, a Bíblia deixaria tantas margens para acreditarmos que sim. Ainda mais para CONFIRMAR a profecia os eventos que viriam, como a derrota de Israel. Não tem nem como dizer que é um espírito enganador, principalmente porque em nenhuma outra parte da Bíblia vemos algo como ‘Assim como Saul consultou um demônio’ etc.

 

Agora, esse texto deixa diversas questões como, quem a necromante conseguiu ver? A quem ou qual nome a Bíblia se refere, sobre o ser que está conversando com Saul? E ainda, Saul teve medo por causa das palavras que ouviu de quem? Tudo isso está escrito, confirmado e claro com todas as letras que se trata de Samuel! Você ainda nega isso? A Bíblia não... Caso não fosse Samuel, o texto [mesmo no contexto] Bíblico não deixaria uma coisa dessas passar.

 

Você reparou que Moisés não cita a palavra "diabo" ou "satanás" em nenhum dos 5 livros escritos por ele? O que isso te diz? Será que já que no pentateuco houve silêncio a respeito do diabo' date=' isso significa que ele não existia?

[/quote']

Há quem acredite que sim..

O Padre Quevedo por exemplo, não acredita no diabo06

 


Você acha que a Bíblia mastiga tudinho para os seus ávidos e analfabetos funcionais leitores de ocasião?

 

Não, a Bíblia gosta é de enganar trouxas... Principalmente os trouxas que acham que entendem tudo, ou quase tudo.. De qualquer forma, questionei sobre a Bíblia se referir e especificar que não se tratava de Samuel, porque eventualmente demonstra (apenas para os analfabetos funcionais?) casos de algum espírito enganador/demônios/falsos profetas tentando enganar... Existem várias passagens assim, a saber:

  
I Reis 22:23   Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca dentes da casa dele; sim, tornarei a tua casa como a casa de respeito de ti.

É disso que estou falando.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...