Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

 

Quanto à Católica' date='apenas perceba que não existem padres negros.

[/quote']

Putz, essa foi feia mesmo. Quer a prova explícita e acessível à você, Rafal? Dê uma olhada em um desses canais católicos da TV, tipo Canção Nova e Rede Vida e vai ter uma surpresa (não só pela existência como pelo carisma e pelo fato de serem escolhidos para uma exibição em uma rede de televisão). By the way, o padre da paróquia aqui perto da minha casa é negro.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Quanto à Católica' date='apenas perceba que não existem padres negros.

[/quote']

Putz, essa foi feia mesmo. Quer a prova explícita e acessível à você, Rafal? Dê uma olhada em um desses canais católicos da TV, tipo Canção Nova e Rede Vida e vai ter uma surpresa (não só pela existência como pelo carisma e pelo fato de serem escolhidos para uma exibição em uma rede de televisão). By the way, o padre da paróquia aqui perto da minha casa é negro.

A THX fala por mim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O engraçado é que nesse tópico (ao contrário de vários que já vi) ninguém chama o próximo de irmão ou irmã. Nunca termina o post com algo do tipo' date=' "Fique na paz" ou "Vou orar por você". Em alguns casos as discussões já começam com as pedras devidamente em mãos 06

 
[/quote']

 

Aqui não há espaço para hipocrisia06

 

 

 

 

Rafal, esse foi o seu MELHOR post em TRÊS tópicos sobre o tema... É sério!

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

O engraçado é que nesse tópico (ao contrário de vários que já vi) ninguém chama o próximo de irmão ou irmã. Nunca termina o post com algo do tipo' date=' "Fique na paz" ou "Vou orar por você". Em alguns casos as discussões já começam com as pedras devidamente em mãos 06

 
[/quote']

 

 

Aqui não há espaço para hipocrisia06

 

 

 

 

Rafal, esse foi o seu MELHOR post em TRÊS tópicos sobre o tema... É sério!

 

06

Sabia que um dia eu chegava lá06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)Não existe diferença.Ambos devem ser analisados à luz das escrituras.
2)Não.Mas os meus você falou03

 

 

1) O problema é que você parte da dedução de que tudo que o pastor/ancião fala bem como o conteúdo da revista já está de acordo com a Bíblia. Eu faço o oposto: escuto o pastor e vejo DEPOIS se o que ele falou tem a ver com o que está escrito. Não presumo que a mensagem é 100% bíblica ANTES.

 

2) Vc tá muito vítima... Falei "pseudos-líderes de seitas". Agora se você vestiu a carapuça achando que eu estava falando de todos os líderes TJs' date=' não posso fazer nada.



Sabe o que é impressionante?Você falar de boca cheia que em "seitas" os líderes são seguidos segamente enquanto em muitas igrejas evagélicas as pessoas simplesmente escutam o pastor e pronto.No máximo deixa uma bíblia aberta num salmo qualquer.

 

Filho, de onde você tirou que eu sugeri que todos os evangélicos fazem como eu faço? A quem você acha que é dirigida a minha expressão "bibelôs de araque"? Justamente à maioria esmagadora dos evangélicos que fazem EXATAMENTE como você apontou: escutam o pastor e pronto. Resultado? Heresias, sincretismo religioso, entre outras pérolas.


Quanto a essa sua convicção de que seguimos cegamente líderes' date='bem,já falei e não vou voltar a falar.
Tá parecendo até na igreja de uma estudante minha....lá o pastor mandou eles nem falarem com TJ.[/quote']

 

Exagero do pastor. A comunicação com vocês deve ser recomendada sempre. É uma ótima oportunidade para o cristão crescer espiritualmente quando é confrontado e questionado por outros acerca da razão de sua fé.

 



Se você faz parte de um todo e esse todo esta podre' date='você também está podre ou então não esta limpo.
Se o pastor de lá não é salvo,ele não têm a orientação divina e muito menos a autoridade para pastorear o rebanho.Logo,aquela igreja alí nem deveria existir.[/quote']

 

Que paranóia, Rafal! O que está sendo questionado aqui é o comportamento de líderes religiosos que deveriam pensar duas vezes antes de falar. Isso não significa que todos os seus seguidores são farinha do mesmo saco. Ao contrário, o artigo que postei é um alerta para que algumas pessoas que eventualmente sigam as figuras citadas no artigo acordem e passem a seguir a Cristo.

 



Pois é' date='para você é comum.Para mim não.Para mim a Organização não pode ser falha.Sabe porque?Ela é controlada por Cristo.Ele é o cabeça.[/quote']

 

É o mesmo que eu dizer que o pastor da minha igreja não pode ser falho, pq em tese ele é controlado por Cristo. Ou seja, ou temos líderes POSSUÍDOS por Cristo (impossível, já que Cristo está vivo e dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço) ou temos líderes impecáveis, iguais a Cristo, o que também é impossível.

 

 


Sim' date='erro meu.Postei errado.Estava falando do comentário mesmo.
Em qual momento foi falado que a moral dos líderes é ilibada?[/quote']

 

Você já falou e acabou de repetir. Veja o seu quote acima em negrito. Um Corpo Governante impecável precisa ter moral ilibada. Questão de lógica.



Anote no seu então:Não seguimos os líderes cegamente.Ainda mais' date='volto a falar,você conhece a Organização para falar isso com tanta convicção?Pois é,eu já fui Evangélico,conheço como funcionam as coisas por aí03[/quote']

 

Primeira coisa: ao afirmar que a sua Organização é "perfeita" e "sem falhas" você sugere que os segue incondicionalmente. Afinal, não há razão em seguir alguém que é falho e imperfeito, certo? 

 

Segunda coisa: ao dizer que foi evangélico você está MENTINDO pois no tópico anterior, em uma discussão com o King, você disse que nasceu em um lar TJ, sua mãe é TJ há eras e que você sempre esteve nesse meio.

 

Se quer continuar discutindo seja HOMEM pelo menos nas discussões e seja SINCERO, principalmente se você é um cristão como diz ser.

 



Claro que sim.Afinal' date='a interpretação pode estar errada.Mas ela foi calcada na bíblia.
Por exemplo,
existe uma forte motivação por parte do Corpo Governante para as TJ não cursarem faculdade e afim,falando que não condiz com a urgência dos tempos e que também tira seu tempo em servir à Deus.Eu não concordo,mas é apenas sugerido usando alguns textos bíblicos.Nada é "mandado",é apenas sugerido.[/quote']

 

Questão de lógica. Se a Bíblia fala que estamos no final dos tempos o texto deve ser interpretado restritivamente, ou seja, a Bíblia está falando apenas do final dos tempos. Tudo o que vem além disso é interpretação subjetiva de quem está lendo. Estarmos nos fins dos tempos não implica em parar de viver a minha vida e esperar pela volta de Cristo que NINGUÉM sabe quando vai ocorrer.

 

Portanto, ou a Bíblia proíbe a faculdade ou ela não proíbe. Como não tem texto expresso sobre isso nem que sugira esse tipo de postura, tenho que o entendimento de quem acha que não se deve cursar faculdade por causa do "fim dos tempos" é personalíssimo, ponto.
Dr. Calvin2008-09-10 17:05:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não há um pingo de credibilidade naquilo que é discutido neste tópico, por isso não me exponho... mas obviamente isso aqui se transformou em uma ótima opção de diversão ao que não me furto de participar ocasionalmente.

 

  
[/quote']

 

Hmmmm... mas se você realmente acredita que não há um pingo de credibilidade no que é discutido aqui, mais uma razão para você se expor... Ou você só discute assuntos sobre os quais você concorda?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) O problema é que você parte da dedução de que tudo que o

pastor/ancião fala bem como o conteúdo da revista já está de acordo com

a Bíblia. Eu faço o oposto: escuto o pastor e vejo DEPOIS se o que ele

falou tem a ver com o que está escrito. Não presumo que a mensagem é

100% bíblica ANTES.

 

 

 

2) Vc tá muito vítima... Falei "pseudos-líderes de seitas". Agora

se você vestiu a carapuça achando que eu estava falando de todos os

líderes TJs' date=' não posso fazer nada.

 

 

[/quote']

 

1)Eu parto da dedução que um estudo bíblico foi feito antes de

escrever/discursar.Porém,após o discurso/revista chegar à mim,ela passa

pelo filtro tanto de meu conhecimento bíblico,quanto de uma analisada

nas referências.Por exemplo,têm um texto onde um ancião,num discurso,

me disse que faz referência a Satanás,porém é falado de um rei

anteriormente.Então,simplesmente discordei,ele me mostrou textos e eu

prometi dar uma estudada.

 

 

 

2)Seita=dentre outras,TJ

 

Pseudo-líder de seita=dentre outros,Líder TJ.

 

Simples.

 

 

ilho' date=' de onde você tirou que eu sugeri que todos os evangélicos fazem

como eu faço? A quem você acha que é dirigida a minha expressão

"bibelôs de araque"? Justamente à maioria esmagadora dos evangélicos

que fazem EXATAMENTE como você apontou: escutam o pastor e pronto.

Resultado? Heresias, sincretismo religioso, entre outras pérolas.

 

[/quote']

 

Exato.O que estou criticando aqui é como você e outros evagélicos ficam passivos com isso tudo.

 

 

Exagero do pastor. A comunicação com vocês deve ser recomendada sempre.

É uma ótima oportunidade para o cristão crescer espiritualmente quando

é confrontado e questionado por outros acerca da razão de sua fé.

 

 

Pois é.Fiquei sabendo disto porque uma garota da igreja de um colega

queria sair comigo.Aí' date='quando ela perguntou se eu era de alguma

igreja(eu estudava com as TJ na época) falei que era TJ,aí ela não quis

mais falar comigo.Perguntando ao meu colega descobrí isso.

 

Têm outros casos....um dia dei uma Sentinela para uma senhora que tava

indo para a igreja e o pastor/padre(não sei) veio me devolver a revista

e mandou eu nunca mais falar com alguém da igreja dele.06

 

 

Que paranóia, Rafal! O que está sendo questionado aqui é o

comportamento de líderes religiosos que deveriam pensar duas vezes

antes de falar. Isso não significa que todos os seus seguidores são

farinha do mesmo saco. Ao contrário, o artigo que postei é um alerta

para que algumas pessoas que eventualmente sigam as figuras citadas no

artigo acordem e passem a seguir a Cristo.

 

 

Deve ser,mas há um limite para esses erros Calvin.

 

 

É o mesmo que eu dizer que o pastor da minha igreja não pode ser

falho' date=' pq em tese ele é controlado por Cristo. Ou seja, ou temos

líderes POSSUÍDOS por Cristo (impossível, já que Cristo está vivo e

dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço) ou temos líderes

impecáveis, iguais a Cristo, o que também é impossível.

 

[/quote']

 

Você deve não entender isso por não está acostumado.

 

Porém,tanto o Corpo Governantes quanto o Corpo de Anciãos,é formado por

várias pessoas.Logo,eles de forma pessoal erram.Porém,suas ações em

conjunto,não pode ter erros.

 

Essa é a questão.

 

 

ocê já falou e acabou de repetir. Veja o seu quote acima em

negrito. Um Corpo Governante impecável precisa ter moral ilibada.

Questão de lógica.

 

 

 

Sim' date='exato.O Corpo Governante deve ter tal tipo de moral.Mas os líderes de forma pessoal não necessáriamente devem ter tal moral.

 

 

rimeira coisa: ao afirmar que a sua Organização é "perfeita" e

"sem falhas" você sugere que os segue incondicionalmente. Afinal, não

há razão em seguir alguém que é falho e imperfeito, certo? 

 

 

Segunda coisa: ao dizer que foi evangélico você está MENTINDO pois

no tópico anterior, em uma discussão com o King, você disse que nasceu

em um lar TJ, sua mãe é TJ há eras e que você sempre esteve nesse meio.

 

 

 

Se quer continuar discutindo seja HOMEM pelo menos nas discussões

e seja SINCERO, principalmente se você é um cristão como diz ser.

 

 

 

 

 

 

1)Ela é perfeita e sem falhas até o presente momento.Porém,ela está em constante avaliação para ver se se mantém em tal posição.

 

 

 

2)Sim.Sempre estive nesse meio.Mas só comecei a estudar com 18/19 anos

assim como meu pai só veio a estudar têm pouco tempo(agora tenho

22).Antes disto frequentava uma igreja evangélica.

 

 

Questão de lógica. Se a Bíblia fala que estamos no final dos

tempos o texto deve ser interpretado restritivamente' date=' ou seja, a Bíblia

está falando apenas do final dos tempos. Tudo o que vem além disso é

interpretação subjetiva de quem está lendo. Estarmos nos fins dos

tempos não implica em parar de viver a minha vida e esperar pela volta

de Cristo que NINGUÉM sabe quando vai ocorrer.

 

 

 

Portanto, ou a Bíblia proíbe a faculdade ou ela não proíbe. Como

não tem texto expresso sobre isso nem que sugira esse tipo de postura,

tenho que o entendimento de quem acha que não se deve cursar faculdade

por causa do "fim dos tempos" é personalíssimo, ponto.

[/quote']

 

Exato.

 

Mas isso mostra como uma idéia baseada na bíblia não necessáriamente

pode estar certa.É baseado na bíblia?Sim,é.Mas não está certa

 

Existem outros pontos,como levantar dindin para festa.Mas,como te falei,são apenas "conselhos",nada é dito como uma lei bíblica.

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)Eu parto da dedução que um estudo bíblico foi feito antes de escrever/discursar.Porém' date='após o discurso/revista chegar à mim,ela passa pelo filtro tanto de meu conhecimento bíblico,quanto de uma analisada nas referências.Por exemplo,têm um texto onde um ancião,num discurso, me disse que faz referência a Satanás,porém é falado de um rei anteriormente.Então,simplesmente discordei,ele me mostrou textos e eu prometi dar uma estudada.

2)Seita=dentre outras,TJ
Pseudo-líder de seita=dentre outros,Líder TJ.
Simples.[/quote']

 

1) Infelizmente, seus posts aqui, o desenvolvimento de seus pontos de vista, os argumentos e a fundamentação destes mostram exatamente o contrário de tudo isso aí que você escreveu. Mas como diz o Nacka, segue o enterro.

 

2) Ok Rafal... fica com a coisa do tamanho que você achar melhor.



Exato.O que estou criticando aqui é como você e outros evagélicos ficam passivos com isso tudo.

 

Você quer que eu faça o quê? Queime os caras em praça pública? Vontade não falta. Faço aquilo que tenho condições e permissão bíblica para fazer: quando vejo uma pessoa neste estado' date=' explico pra ela o que deve ser feito. Se a pessoa insiste na burrice, ignorância, não posso fazer mais nada.

 

 



Deve ser,mas há um limite para esses erros Calvin.

 

Não entendi... a que limites você se refere?

(tou até com medo da resposta... 06)

 


Você deve não entender isso por não está acostumado.
Porém' date='tanto o Corpo Governantes quanto o Corpo de Anciãos,é formado por várias pessoas.Logo,eles de forma pessoal erram.Porém,suas ações em conjunto,não pode ter erros.
Essa é a questão.[/quote']

 

Ainda bem que eu não estou acostumado com coisas ilógicas. É impossível as ações em conjunto de um grupo serem perfeitas se os membros desse grupo são imperfeitas. Seres imperfeitos geram ações imperfeitas na maioria das vezes.

 



Sim' date='exato.O Corpo Governante deve ter tal tipo de moral.Mas os líderes de forma pessoal não necessáriamente devem ter tal moral.[/quote']

 

Outro rombo de lógica. Como pode o corpo governante ter moral ilibada se os seus membros não tem?


1)Ela é perfeita e sem falhas até o presente momento.Porém' date='ela está em constante avaliação para ver se se mantém em tal posição.

2)Sim.Sempre estive nesse meio.Mas só comecei a estudar com 18/19 anos assim como meu pai só veio a estudar têm pouco tempo(agora tenho 22).Antes disto frequentava uma igreja evangélica.[/quote']

 

1) O que você encararia como "falhas" no Corpo Governante? E se a organização é perfeita em si mesma, porque ela precisa estar em constante avaliação? Rombo de lógica nº 3 (só neste post)

 

2) Ok... agora então você fala que frequentava igreja evangélica... Condiz, condiz... segue o féretro.

 


Exato.
Mas isso mostra como uma idéia baseada na bíblia não necessáriamente pode estar certa.É baseado na bíblia?Sim' date='é.Mas não está certa
Existem outros pontos,como levantar dindin para festa.Mas,como te falei,são apenas "conselhos",nada é dito como uma lei bíblica.
[/quote']

 

Impressionante. Você concorda comigo para depois discordar. Algo que é baseado em alguma coisa precisa ter um mínimo de coerência. Se a Bíblia não proíbe cursar faculdade no caso, qualquer conclusão a esse respeito não pode ter o mínimo respaldo bíblico. Again, questão de lógica.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Infelizmente' date=' seus posts aqui, o desenvolvimento de seus pontos

de vista, os argumentos e a fundamentação destes mostram exatamente o

contrário de tudo isso aí que você escreveu. Mas como diz o Nacka,

segue o enterro.

 

2) Ok Rafal... fica com a coisa do tamanho que você achar melhor.

 

 

[/quote']

1)Deve passar essa impressão porque até agora não ví nenhum erro.

 

2)OK.

 

Você quer que eu faça o quê? Queime os caras em praça pública? Vontade

não falta. Faço aquilo que tenho condições e permissão bíblica para

fazer: quando vejo uma pessoa neste estado' date=' explico pra ela o que deve

ser feito. Se a pessoa insiste na burrice, ignorância, não posso fazer

mais nada.

[/quote']

Aí que está a ideferença entre a unidade na fé e igreja autônomas.

Eu,por exemplo,se estivesse numa religião como a sua,onde,como você mesmo diz,a vasta maioria não passa de bibelô de araque,já tinha saído faz tempo.

Mas aí é de cada um.

Não entendi... a que limites você se refere?

(tou até com medo da resposta... 06)

Vou dar um exemplo usando a figura do pastor que é mais fácil' date='já que é o que você conhece e ele é uma pessoa só.

Para mim,

se o pastor mente às vezes,eu suporto.Mas se o cara ,por exemplo,desvia dinheiro da igreja,eu saio na hora daquela igreja.Entendeu?

Ainda bem que eu não estou acostumado com coisas ilógicas. É impossível

as ações em conjunto de um grupo serem perfeitas se os membros desse

grupo são imperfeitas. Seres imperfeitos geram ações imperfeitas na

maioria das vezes.

Aí que está.

Quando o cara age sozinho ele representa ele mesmo e ponto final,o que pode dar em caca.

Porém,quando o cara age em união com o resto do grupo,esta agindo sob a orientação de Jesus(Já que oraram em união antes de tomar as decisões),aí sim,essa decisão não pode ser falha.

Espero que tenha entendido.

Outro rombo de lógica. Como pode o corpo governante ter moral ilibada se os seus membros não tem?

Você era moderador' date='deve entender.

Por exemplo,você era o moderador irritado e provocador,de tempos em tempos cometia suas cacas.Porém,quando você estava junto com os outros moderadores,por exemplo,usando aquela conta que representa o corpo de moderadores,aquela conta,deve ter a moral ilibiada.

Ou seja,o corpo de moderadores deve ser a soma de todas as qualidades dos moderadores,não deve ter nenhum defeito...os defeitos dos moderadores não pode ser passado para ela.

1) O que você encararia como "falhas" no Corpo Governante? E se a

organização é perfeita em si mesma, porque ela precisa estar em

constante avaliação? Rombo de lógica nº 3 (só neste post)

2) Ok... agora então você fala que frequentava igreja evangélica... Condiz, condiz... segue o féretro.

1)Por exemplo,se ela passarem a falar que a bíblia obriga as pessoas a não cursarem faculdade.

Incrivel você conhecer a história de Adão e Eva e não entender isso.Adão,até comer o fruto,era perfeito.Depois de comer deixou de ser perfeito.....o Corpo Governante ainda não "comeu o fruto".

2)Sim,junto com um colega meu.

Impressionante. Você concorda comigo para depois discordar. Algo que é

baseado em alguma coisa precisa ter um mínimo de coerência. Se a Bíblia

não proíbe cursar faculdade no caso' date=' qualquer conclusão a esse respeito

não pode ter o mínimo respaldo bíblico. Again, questão de lógica.

[/quote']

E esse mínimo de coerência existe.

Mesmo não concordando,uma pessoa que têm certeza que este sistema  pode acabar amanhã,não investiria nele.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)Deve passar essa impressão porque até agora não ví nenhum erro.

 

Você não viu... eu vi vários... Mas enfim...

Aí que está a ideferença entre a unidade na fé e igreja autônomas.
Eu' date='por exemplo,se estivesse numa religião como a sua,onde,como você mesmo diz,a vasta maioria não passa de bibelô de araque,já tinha saído faz tempo.
Mas aí é de cada um.[/quote']

 

E você acha que todos os TJs caminham em unidade de fé e que na sua igreja não tem nenhum TJ bibelô? Se for assim, rapaz, só tem boneco na sua igreja.

 

O ponto central desta questão é a seguinte: cada um responderá individualmente a Deus. A igreja é um todo mas também é individual. Não posso ser responsabilizado pelas cagadas de outro, Deus seria muito injusto se agisse desta maneira. Portanto, se eu estou fazendo certo, sendo a igreja e também parte dela, estou dando a minha contribuição para ela.

 

No mais, meu relacionamento é com Deus e não com bibelôs de araque. Permaneço na religião que eu estou hoje pq eu tenho absoluta convicção da minha fé e não pq outras pessoas acreditam na mesma coisa que eu. E estou cagando e andando para a forma como outras pessoas que dizem professar a mesma fé que eu agem em relação a ela. Eu não sigo uma religião para me socializar com outras pessoas, sigo uma religião para ter um relacionamento com Deus.

 


Vou dar um exemplo usando a figura do pastor que é mais fácil' date='já que é o que você conhece e ele é uma pessoa só.
Para mim,
se o pastor mente às vezes,eu suporto.Mas se o cara ,por exemplo,desvia dinheiro da igreja,eu saio na hora daquela igreja.Entendeu?[/quote']

 

Entendo e concordo contigo. Erros doutrinários podem ocorrer e por isso mesmo precisamos sempre consultar o "manual do fabricante". Só que se o pastor ultrapassa esse limite eu entro com os dois pés na porta. E se vejo que a igreja não se mobiliza para mudar a situação, saio dela. Antes de eu ser membro de uma igreja local eu sou parte da igreja invisível de Cristo e não dá pra eu ficar no meio de pessoas que se dizem cristãs mas fazem tudo diferente do que é pra ser feito.

 

 

Aí que está.
Quando o cara age sozinho ele representa ele mesmo e ponto final' date='o que pode dar em caca.
Porém,quando o cara age em união com o resto do grupo,esta agindo sob a orientação de Jesus(Já que oraram em união antes de tomar as decisões),aí sim,essa decisão não pode ser falha.
Espero que tenha entendido.[/quote']

 

E se ele erra agindo em união com o resto do grupo?

 



Você era moderador' date='deve entender.
Por exemplo,você era o moderador irritado e provocador,de tempos em tempos cometia suas cacas.Porém,quando você estava junto com os outros moderadores,por exemplo,usando aquela conta que representa o corpo de moderadores,aquela conta,deve ter a moral ilibiada.
Ou seja,o corpo de moderadores deve ser a soma de todas as qualidades dos moderadores,não deve ter nenhum defeito...os defeitos dos moderadores não pode ser passado para ela.[/quote']

 

Mas hein? 09

 

Quer dizer que cada moderador individual é falível, mas a conta Equipe CeC não era? Continua ilógico meu caro. A moderação é falha pq é composta de pessoas falhas. Mesmo a soma de todas as virtudes dos moderadores não dará um resultado perfeito, pq as falhas também são somadas.



1)Por exemplo' date='se ela passarem a falar que a bíblia obriga as pessoas a não cursarem faculdade.
Incrivel você conhecer a história de Adão e Eva e não entender isso.Adão,até comer o fruto,era perfeito.Depois de comer deixou de ser perfeito.....o Corpo Governante ainda não "comeu o fruto".


2)Sim,junto com um colega meu.[/quote']

 

1) Mas o Corpo Governante é formado por pessoas falhas, descendentes todas de Adão. O fato de serem supostamente cristãs não anula a velha natureza que todos temos. Portanto o Corpo Governante é imperfeito intrinsecamente, vc goste ou não. Vc pode continuar discordando disso pq você foi, infelizmente, condicionado a acreditar nisso, lavagem cerebral mesmo. Mas a sua discordância não muda isso. A lógica é sempre lógica independente da percepção utilizada para analisá-la.

 

2) Não acredito, simples assim. Mas como isso não nos levará a nada, segue o bonde. 

 



E esse mínimo de coerência existe.
Mesmo não concordando' date='uma pessoa que têm certeza que este sistema  pode acabar amanhã,não investiria nele.
[/quote']

 

Rafal, mesmo tendo essa certeza do fim das coisas como hoje elas são eu não parei de viver a minha vida. Sabe porquê? Pq eu não sei quando será esse fim, só sei que ele vai chegar. Se tivéssemos ao menos uma idéia de quando vai ser, a preocupação do seu "perfeito" Corpo Governante" teria razão de ser. Não tem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora que eu vi isso...

 

 

Independente do que eu disser vai acabar na mesma pra você. Por exemplo' date=' eu considero Macabeus I e II inspirados e vocês não...

 
[/quote']

 


Não têm como provar se algo é inspirado ou não.Vai da opinião de cada um.

 

Putz! Se a inspiração divina em relação às Escrituras é relativa, então como posso confiar com segurança na Bíblia, já que existe a possibilidade dela estar "incompleta" ou "adulterada"?

 

Será que a discussão tida no tópico anterior não trouxe nenhum elemento elucidativo sobre essa questão?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais um texto interessante. Em época de eleições nos USA a discussão é oportuna ao tópico:

 

Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008

A falha comunicacional dos conservadores

Postado por Gutierres Siqueira, 19 anos

 

Na última semana, o nome de Sarah Palin tomou conta dos noticiários sobre as eleições norte-americana. A governadora do Alaska foi escolhida estrategicamente por John McCain para ser sua vice-presidente e, caso ganhe a eleição, tornar a primeira mulher a ocupar o segundo cargo da República estadudinense. Entre as várias polêmicas envolvendo o seu nome, produzidas pelos democratas, uma virou destaque. Em uma pregação para jovens da Assembléia de Deus em Wasilla, Alaska; Palin discorreu que a guerra do Iraque é “uma missão de Deus”. [1] Essa frase repercutiu em toda a mídia e destacou mais uma vez o messianismo norte-americano por parte dos evangélicos daquela nação. Mas seria essa uma frase isolada ou mais uma infeliz declaração dos conservadores norte-americanos? Não haveria um problema comunicacional?
Sarah Palin não foi a primeira e nem a última pessoa, aliada ao conservadorismo norte-americano, com frases infelizes, mal colocadas e claramente anti-bíblicas. Segundo a mídia norte-americana, o pastor de Palin, Ed Kalnins, declarou em 2004 que quem não votasse em George W. Bush iria para o inferno. O famoso pregador fundamentalista-carismático Pat Robertson declarou ,em agosto de 2005, que os Estados Unidos deveriam assassinar o presidente venezuelano Hugo Chávez; Robertson afirmou em seu programa de rede nacional: “Não precisamos de outra guerra de US$ 200 bilhões para nos livrarmos de um ditador de mão forte. É muito mais fácil que alguns agentes disfarçados cuidem desse trabalho e se livrem disso". Robertson já afirmou que os furacões na Flórida são culpa da maldição trazida pela Disney. No 11 de setembro, o Rev. Jerry Falwell afirmou que o ataque era um castigo aos Estados Unidos por causa dos abortistas e homossexuais [2]. Muitas outras declarações poderiam ser citadas, desde importantes escritores até pastores de renome.

O que há de errado com os conservadores norte-americanos?

Essas declarações já mostram que os conservadores norte-americanos, em sua maioria, não sabem discernir o cristianismo bíblico do seu patriotismo exacerbado [3]. Confundir o cristianismo com aspectos culturais dos Estados Unidos ou Europa, é um dos maiores problemas no discurso conservador. Nesse erro, justificam todas as guerras dos Estados Unidos ou Israel como obras de expansão do Reino de Deus, sendo uma verdadeira “Cruzada” moderna ou pós-moderna. Esquecem que o evangelho de Cristo não é pela espada, pois “todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão”( Mt 26.52), como disse o Senhor Jesus Cristo. A criação de uma teologia da guerra, ou a jihad cristã, é o tremendo engano daqueles que usam as Escrituras para justificar os mesquinhos interesses da nação “cristã”. Os conservadores deveriam ser os primeiros a condenarem as atrocidades das guerras, não pensando que isso os fariam um liberal.
Um dos principais pensadores cristãos e conservador de carteirinha, Os Guinness, declarou em entrevista para a Revista Cristianismo Hoje, que ser conservador não significa engolir tudo o que é praticado pelos republicanos:

Essa atitude da direita cristã, sua subserviência ao republicanismo, criou uma resistência contra a religião de uma maneira geral, e especificamente, em relação ao Evangelho. Agora, sob a presidência de George W. Bush, essa resistência chegou ao seu mais alto grau. As pessoas dizem assim: “Se Bush é religioso, eu não quero ser religioso”. E o fato é que aqueles que apoiaram Bush e ajudaram a elegê-lo – os evangélicos – agora estão pagando por esse erro. Eu argumentaria que o cristão deveria estar engajado politicamente, mas nunca abraçado e unido a um partido ou ideologia. O maior de todos os políticos evangélicos foi William Wilberforce, um conservador que, apesar disso, votou contra seu próprio partido quando concluiu que ele estava errado. Ele nunca foi um homem do partido; e antes de mais nada, era um homem de princípios, que agia de acordo com sua consciência cristã. Nos Estados Unidos, os cristãos têm que se libertar das algemas do Partido Republicano. Agora, seria igualmente horrível ir para o outro lado e fazer a mesma coisa em relação aos democratas. [4]


Os Guinness acerta em cheio quando lamenta esse identificação de direta cristã com idéias republicanas e outros que chegam aos extremos de se aliarem com os democratas, por estarem decepcionados com a antiga relação do republicanismo.

Exageros de alguns decepcionados

Muitos cristãos, cansados dos equívocos da direita cristã republicana, abraçam os erros liberais dos democratas. São pessoas que levantaram a bandeira do “politicamente correto”, onde os ideais “progressistas” são pregados em detrimento dos valores morais. São aqueles que pregam humanismo e sua dignidade, mas aprovam o aborto como forma de eugenia, etc.
Para protestar contra a Guerra do Iraque e outras mazelas produzidas pela era Bush, não é preciso se aliar com o outro lado do abismo, onde a guerra é condenada, mas a eutanásia é bem vista.

Conclusão

O erro principal dos conservadores é serem confundidos, por eles mesmos, com um partido político. O ideal cristão deve estar acima das ideologias partidárias e confortar qualquer erro que venha prejudicar a verdade do Evangelho.



Notas e referências bibliográficas:


1- Assisti a pregação de Sarah Palin nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=L4LjsfWbZLA
2- Declarações com o nome de Deus não são exclusividade dos conservadores (republicanos) nos Estados Unidos. Como o furacão Gustav prejudicou a Convenção Republica, alguns democratas afirmaram em forma de piada, que esse fato demonstrava que Deus está do lado do Partido Democrata. Até o próprio documentarista de esquerda Michael Moore ratificou tal declaração e depois voltou atrás.
3- O teólogo Justo L. González descreve muito bem esse processo que ele define como “sectarismo socioeconômico” nas igrejas protestantes dos Estados Unidos. Veja: Mapas Para a História Futura da Igreja. Rio de Janeiro:CPAD, 2006, 107-109.
4- http://www.cristianismohoje.com.br/artigo.php?artigoid=33570

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você não viu... eu vi vários... Mas enfim...

Foi o que te falei.O que é erro para você pode não ser erro para mim' date='e vice-versa.

E você acha que todos os TJs caminham em unidade de fé e que na

sua igreja não tem nenhum TJ bibelô? Se for assim, rapaz, só tem boneco

na sua igreja.

 

O ponto central desta questão é a seguinte: cada um responderá

individualmente a Deus. A igreja é um todo mas também é individual. Não

posso ser responsabilizado pelas cagadas de outro, Deus seria muito

injusto se agisse desta maneira. Portanto, se eu estou fazendo certo,

sendo a igreja e também parte dela, estou dando a minha contribuição

para ela.

 

No mais, meu relacionamento é com Deus e não com bibelôs de

araque. Permaneço na religião que eu estou hoje pq eu tenho absoluta

convicção da minha fé e não pq outras pessoas acreditam na mesma coisa

que eu. E estou cagando e andando para a forma como outras pessoas que

dizem professar a mesma fé que eu agem em relação a ela. Eu não sigo

uma religião para me socializar com outras pessoas, sigo uma religião

para ter um relacionamento com Deus.

Acredito que tenham,inclusive conheço casos de irmãos responsáveis pelas caixas de contribuição(no meu salão é meu pai06) desviar dinheiro de lá.

Porém,você não notou um ponto que eu falei,eu falei que saíria caso A VASTA MAIORIA fosse assim.

Concordo contigo.Porém,o que falo é que,se a VASTA MAIORIA dos membros de certa religião agem como nós já conhecemos.Pelo menos para mim,o problema está vindo da religião,não das pessoas.

É como uma escola,se 80% dos alunos que saem dela não conseguem passar em nenhuma prova nem nada,o problema pode não ser com os alunos.

Como disse um velho sábio:É através dos frutos que conhecemos uma árvore.

E sobre essa desunião dentro das evagélicas,só tenho um texto em mente:"Sereis conhecidos se tiverdes amor entre vós".....

Entendo e concordo contigo. Erros doutrinários podem ocorrer e por isso

mesmo precisamos sempre consultar o "manual do fabricante". Só que se o

pastor ultrapassa esse limite eu entro com os dois pés na porta. E se

vejo que a igreja não se mobiliza para mudar a situação' date=' saio dela.

Antes de eu ser membro de uma igreja local eu sou parte da igreja

invisível de Cristo e não dá pra eu ficar no meio de pessoas que se

dizem cristãs mas fazem tudo diferente do que é pra ser feito.

[/quote']

Exato.

É aí que entra minha questão....até quando dá para ficar mudando de igreja?

E se ele erra agindo em união com o resto do grupo?

Calvin' date='

lembro do meu texto sobre o sangue?O que diz no começo dele?"Pareceu bem a nós mesmo e AO ESPÍRITO SANTO....."Ou seja,eles se reunirão para debater o assunto porém antes fizeram uma oração pedindo ES para que eles tenham sabedoria e que façam a coisa certa.

Se um cara erra numa reunião destas,o erro dele simplesmente não influirá no resultado final da reunião.

Mas hein? 09

 

Quer dizer que cada moderador individual é falível, mas a conta

Equipe CeC não era? Continua ilógico meu caro. A moderação é falha pq é

composta de pessoas falhas. Mesmo a soma de todas as virtudes dos

moderadores não dará um resultado perfeito, pq as falhas também são

somadas.

Esquecí de um detalhe:Coloque aí a orientação do ES.

1) Mas o Corpo Governante é formado por pessoas falhas' date='

descendentes todas de Adão. O fato de serem supostamente cristãs não

anula a velha natureza que todos temos. Portanto o Corpo Governante é

imperfeito intrinsecamente, vc goste ou não. Vc pode continuar

discordando disso pq você foi, infelizmente, condicionado a acreditar

nisso, lavagem cerebral mesmo. Mas a sua discordância não muda isso. A

lógica é sempre lógica independente da percepção utilizada para

analisá-la.

 

2) Não acredito, simples assim. Mas como isso não nos levará a nada, segue o bonde.

[/quote']

1)Calvin,

você acha que as decisões dos apóstolos eram falhas?

Rafal' date=' mesmo tendo essa certeza do fim das coisas como hoje elas são eu

não parei de viver a minha vida. Sabe porquê? Pq eu não sei quando será

esse fim, só sei que ele vai chegar. Se tivéssemos ao menos uma idéia

de quando vai ser, a preocupação do seu "perfeito" Corpo Governante"

teria razão de ser. Não tem.

[/quote']

Nem eu.Porém,entendo perfeitamente quem parar.

Putz! Se a inspiração divina em relação às Escrituras é relativa' date='

então como posso confiar com segurança na Bíblia, já que existe a

possibilidade dela estar "incompleta" ou "adulterada"?

 

Será que a discussão tida no tópico anterior não trouxe nenhum elemento elucidativo sobre essa questão?
[/quote']

Eu apenas falei que não têm como provar se certo texto é inspirado ou não.Simples assim,em momento algum falei que é relativo.Apenas demonstrei que não tenho como provar que Macabeus não é inspirado assim como não tenho como provar que a bíblia é inpirada.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Porém' date='você não notou um ponto que eu falei,eu falei que saíria caso A VASTA MAIORIA fosse assim.[/quote']

 

Sairía do quê? Da religião? Só pq um bando de gente não segue o que precisa ser seguido? Ou seja, baseado no comportamento de outras pessoas você ABANDONA as suas convicções?


Concordo contigo.Porém' date='o que falo é que,se a VASTA MAIORIA dos membros de certa religião agem como nós já conhecemos.Pelo menos para mim,o problema está vindo da religião,não das pessoas.[/quote']

 

Então me diga onde a Bíblia instiga os crentes bibelôs a serem hipócritas, ignorantes, alienados, etc, etc, etc. Se você conseguir me mostrar isso, aí sim o problema é com a religião.

 


É como uma escola' date='se 80% dos alunos que saem dela não conseguem passar em nenhuma prova nem nada,o problema pode não ser com os alunos.


Como disse um velho sábio:É através dos frutos que conhecemos uma árvore.[/quote']

 

A questão da escola cai por terra se demonstrarem que 80% dos alunos são vagabundos ou tem déficit de atenção. Vc parte de uma falsa presunção. O mesmo se aplica à religião.

 

Sobre a frase do sábio, biblicamente ele se refere apenas aos falsos profetas.

 


E sobre essa desunião dentro das evagélicas' date='só tenho um texto em mente:"Sereis conhecidos se tiverdes amor entre vós".....[/quote']

 

Pois é. Agora peguemos o exemplo de vocês que nem falam com quem "abandona" a comunhão de vocês ou quem está em pecado. Isto é amor? É o que Cristo faria?  

 

 


Exato.
É aí que entra minha questão....até quando dá para ficar mudando de igreja?

 

Sempre. Igreja Local pode ser corrompida pelos seus membros' date=' pecadores. A igreja invisível é todo aquele que é regenerado pelo sangue de Cristo, independente de denominação.

 

 



Calvin,
lembro do meu texto sobre o sangue?O que diz no começo dele?"Pareceu bem a nós mesmo e AO ESPÍRITO SANTO....."Ou seja,eles se reunirão para debater o assunto porém antes fizeram uma oração pedindo ES para que eles tenham sabedoria e que façam a coisa certa.
Se um cara erra numa reunião destas,o erro dele simplesmente não influirá no resultado final da reunião.

 

Primeira coisa: os apóstolos falaram isso inspirados pelo Espírito Santo. O Corpo Governante não é inspirado, é iluminado, são duas coisas diferentes. A iluminação, para ocorrer, precisa não somente de oração, mas também de comunhão íntima com Deus.

 

E outra coisa: o Espírito Santo não INVADE as decisões do Corpo Governante, ele age se o Corpo Governante se permitir ser usado assim como com qualquer cristão. Como somos naturalmente orgulhosos e soberbos, nem sempre o Espírito Santo nos utiliza pq a gente não deixa. Das duas uma: ou o Corpo Governante é impecável ou são um bando de robozinhos.  

 


Esquecí de um detalhe:Coloque aí a orientação do ES.

 

Leia acima.

 


1)Calvin' date=' você acha que as decisões dos apóstolos eram falhas?[/quote']

 

As decisões dos apóstolos contidas na Bíblia não eram por terem sido inspirados por Deus. Inspiração não existe mais hoje e você concordou, lembra?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como assim? Então para você não tem diferença Macabeus e Ezequiel por

exemplo.. Estranho você falar isso' date=' achei que as TJ tivessem a

preocupação em usar livros inspirados por Deus.

[/quote']

Tá díficil.

Eu apenas falei que não tenho como provar se um livro é inspirado ou não.O que em nada quer dizer se EU CONSIDERO O LIVRO INSPIRADO OU NÃO.

Para ficar mais claro:

Macabeus = Não inspirado.

Ezequiel = Inspirado.

Tenho como provar?Não.

Espero que agora tenham entendido.

Sairía do quê? Da religião? Só pq um bando de gente não segue o que

precisa ser seguido? Ou seja' date=' baseado no comportamento de outras

pessoas você ABANDONA as suas convicções?

[/quote']

Volto com o exemplo da escola....Se 80% dos alunos de uma escola são reprovados em diversas provas fora da escola,isto indica que o problema talvez seja com a escola,não com os alunos.

O mesmo com a religião,se 80% dos membros só fazem lambança,isso indica que o problema talvez seja com a religião,não com os crentes.

Então me diga onde a Bíblia instiga os crentes bibelôs a serem

hipócritas' date=' ignorantes, alienados, etc, etc, etc. Se você conseguir me

mostrar isso, aí sim o problema é com a religião.

[/quote']

Aí que está.Ela não instiga.Então,se eles são,a religião não está ensinando a bíblia como deveria.

A questão da escola cai por terra se demonstrarem que 80% dos

alunos são vagabundos ou tem déficit de atenção. Vc parte de uma falsa

presunção. O mesmo se aplica à religião.

 

Sobre a frase do sábio' date=' biblicamente ele se refere apenas aos falsos profetas.

[/quote']

SE demonstrarem,aí que está....porém,como está claro que seria difícil demonstrar que 80% dos crentes são descrentes ou seja lá o que for,prefiro não arriscar e sair.Se você se arrisca,aí é contigo.Só sei que não fico numa sala aonde 80% das pessoas estão morrendo e muito menos vou perder tempo fazendo exames para ver o que está acontecendo,vai que aquilo é uma câmara de gás e eu não sei.

Sobre a frase do sábio' date=' biblicamente ele se refere apenas aos falsos profetas.

[/quote']

Não,meu caro,se refere à todas as pessoas.

Lembra-se..."fruto do espírito" e "fruto da carne"?pois é.

Pois é. Agora peguemos o exemplo de vocês que nem falam com quem

"abandona" a comunhão de vocês ou quem está em pecado. Isto é amor? É o

que Cristo faria? 

Uma pequena correção:

Falamos sim com quem nos abandona' date='às vezes até mais com quem está perto de nós.

O outro caso,é algo mais complexo...não sei se você já leu o conselho bíblico sobre as pessoas que são expulsas da igreja,a bíblia diz que não devemos nem "comer com tais pessoas".

uma pergunta:

Se um idoso evangélico de uma outra igreja é transferido para um asilo na  área aonde fica a sua igreja,vocês vão até esse asilo e passam a visitar regularmente este idoso?Levam ele nos cultos?

Sempre. Igreja Local pode ser corrompida pelos seus membros, pecadores.

A igreja invisível é todo aquele que é regenerado pelo sangue de

Cristo, independente de denominação.

Concordo.

Porém,volto a falar,se uma determinada denominação possuí 80% de suas igrejas neste estado,prefiro sair....algo alí não está cheirando bem.

Se você não se incomoda de viver no lixo,continue assim.

Primeira coisa: os apóstolos falaram isso inspirados pelo Espírito

Santo. O Corpo Governante não é inspirado' date=' é iluminado, são duas coisas

diferentes. A iluminação, para ocorrer, precisa não somente de oração,

mas também de comunhão íntima com Deus.

 

E outra coisa: o Espírito Santo não INVADE as decisões do Corpo

Governante, ele age se o Corpo Governante se permitir ser usado assim

como com qualquer cristão. Como somos naturalmente orgulhosos e

soberbos, nem sempre o Espírito Santo nos utiliza pq a gente não deixa.

Das duas uma: ou o Corpo Governante é impecável ou são um bando de

robozinhos. 

[/quote']

Os apóstolos e os profetas eram o que?

As decisões dos apóstolos contidas na Bíblia não eram por terem sido

inspirados por Deus. Inspiração não existe mais hoje e você concordou' date='

lembra?

[/quote']

Concordo.

Mas se você pedir ES para tomar certa decisão importante,se for da vontade de Deus,seu pedido será aceito.

Lembra-se deste texto:"Não fiquei preocupado com o que têm de fazer ou falar,por que na hora exata lhe será dito como agir."

Sim,inspiração não existe mais no sentido de você ser capaz de falar em linguas,escrever como os escritores bíblicos e etc....porém,existe ajuda do ES,como você mesmo falou neste post.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Volto com o exemplo da escola....Se 80% dos alunos de uma escola são reprovados em diversas provas fora da escola' date='isto indica que o problema talvez seja com a escola,não com os alunos.

 

O mesmo com a religião,se 80% dos membros só fazem lambança,isso indica que o problema talvez seja com a religião,não com os crentes.
[/quote']

 

Se para o paralelo do que estamos discutindo você trocar a escola pela igreja LOCAL aí sim de fato o recomendável é sair DEPOIS de você tentar mudar as coisas biblicamente. Não funcionou? Então saia. 

 

O problema é que a denominação evangélica intrinsecamente não tem controvérsias com relação à postura de seus membros. O problema são os membros, simples assim. 

 



Aí que está.Ela não instiga.Então' date='se eles são,a religião não está ensinando a bíblia como deveria.[/quote']

 

Acho que você está confundindo. Religião é o conjunto de atitudes e atividades que "religam" o homem a Deus. Portanto a religião em si mesma não tem nada de errado uma vez que ela é a manifestação concreta de preceitos, em tese, bíblicos.

 

O problema é como as pessoas empregam a religião.

 



Não' date='meu caro,se refere à todas as pessoas.
Lembra-se..."fruto do espírito" e "fruto da carne"?pois é.[/quote']

 

Fruto do espírito e fruto da carne são expressões empregadas em outro contexto. A expressão "pelo fruto se conhece a árvore" - que foi a expressão que você utilizou, está se referindo a falsos profetas.

Se um idoso evangélico de uma outra igreja é transferido para um asilo na  área aonde fica a sua igreja' date='vocês vão até esse asilo e passam a visitar regularmente este idoso?Levam ele nos cultos?[/quote']

 

Claro. Pq? Não deveria??



Concordo.
Porém' date='volto a falar,se uma determinada denominação possuí 80% de suas igrejas neste estado,prefiro sair....algo alí não está cheirando bem.
Se você não se incomoda de viver no lixo,continue assim.[/quote']

 

A-há! Agora sim estamos no caminho certo, estamos falando de DENOMINAÇÕES. Aí sim, se perceber que todo mundo ali é angu de caroço, tem q cair fora mesmo, mas senti que vc propôs a apostasia pura e simples.

 

Mas pense numa coisa: um ambiente de trevas (cheio de pessoas que fazem tudo errado) é a oportunidade de você ser luz.


Os apóstolos e os profetas eram o que?

 

Está respondido no texto que você quotou.



Concordo.
Mas se você pedir ES para tomar certa decisão importante' date='se for da vontade de Deus,seu pedido será aceito.
Lembra-se deste texto:"Não fiquei preocupado com o que têm de fazer ou falar,por que na hora exata lhe será dito como agir."
Sim,inspiração não existe mais no sentido de você ser capaz de falar em linguas,escrever como os escritores bíblicos e etc....porém,existe ajuda do ES,como você mesmo falou neste post.[/quote']

 

Isso não nos torna impecáveis, portanto temos que o Corpo Governante é passível de falha pq é formado por pessoas falhas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não perguntei se você pode provar ou não... Mas qualquer evangélico tem N argumentos para provar (do ponto de vista deles  é claro...) que Macabeus não é inspirado, usando como critério possíveis contradições nos textos desses livros.. E mesmo eu não concordando com isso, sei que existe uma preocupação em tentar entender se o que está escrito em diversas passagens, tem inspiração divina. E se você usa esses livros, eles devem (precisam) ser inspirados, porque existiu essa preocupação antes de selecioná-los e constituir o cânon. Entendeu? Ok, VOCÊ não tem como provar, mas deve aceitar que TODOS os livros da sua Bíblia são inspirados...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poisé Dook....texto interessantíssimo!!!

Ainda mais agora que vi uma reportagem dizendo que o McCain passou na frente... 07

E tem gente se preocupando com o fundamentalismo islâmico, em Irã e etc...Mas o perigo mesmo todo mundo finge que é um problema menor, só uma desculpa para atos políticos.

 

Aí coloco uma questão: até onde o discurso religioso norte-americano é uma tentativa de justificar e legitimar um ato, ou é ele mesmo o que impulsiona a ação?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desculpem-me, mas não consigo resistir. Tenho que fazer comentários.

 

 

 

Eu apenas falei que não tenho como provar se um livro é inspirado ou não.O que em nada quer dizer se EU CONSIDERO O LIVRO INSPIRADO OU NÃO.

 

Para ficar mais claro:

 

Macabeus = Não inspirado.

 

Ezequiel = Inspirado.

 

Tenho como provar?Não.

 

Espero que agora tenham entendido.

 

 

 

 

Não perguntei se você pode provar ou não... Mas qualquer evangélico tem N argumentos para provar (do ponto de vista deles é claro...) que Macabeus não é inspirado' date=' usando como critério possíveis contradições nos textos desses livros.. E mesmo eu não concordando com isso, sei que existe uma preocupação em tentar entender se o que está escrito em diversas passagens, tem inspiração divina. E se você usa esses livros, eles devem (precisam) ser inspirados, porque existiu essa preocupação antes de selecioná-los e constituir o cânon. Entendeu? Ok, VOCÊ não tem como provar, mas deve aceitar que TODOS os livros da sua Bíblia são inspirados...[/quote']

 

 

 

Putz! Se a inspiração divina em relação às Escrituras é relativa' date=' então como posso confiar com segurança na Bíblia, já que existe a possibilidade dela estar "incompleta" ou "adulterada"?

 

 

 

Será que a discussão tida no tópico anterior não trouxe nenhum elemento elucidativo sobre essa questão?[/quote']

 

 

 

A situação do cânon é algo complicado mesmo. Por exemplo nas cartas. Com certeza os doze apóstolos e Paulo escreveram inúmeras cartas a igrejas que fundaram. Quatro foram para os Corintios. No entanto, temos apenas algumas. Fica então a pergunta: porque a carta de Paulo aos Romanos é inspirada por Deus e a carta de Paulo aos Atenienses não? Eu particularmente acredito que a carta aos Atenienses é inspirada (se existir), pois foi escrita pelo mesmo inspirado que escreveu aos Corintios e aos Romanos. Entretanto, não estão na bíblia talvez por uma repetição. Imagine que Paulo adverte os de Antioquia, de Atenas e Éfeso com a mesma mensagem. Seria necessário colocar no cânon as três? Não, apenas aquela que é melhor compreendida, no caso, Efésios.

 

 

 

Sobre os livros católicos, eu nunca li. Precisaria ler para depois dizer o meu parecer, para não dizer bobagens do tipo "não está na minha bíblia então é mentira"

 

 

 

Para provar a veracidade teológica de um texto (a histórica fica com os aqrueólogos) nós temos que ter um ponto de partida, algo em que possamos nos basear: O sagrado Torá e os Evangelhos. O tal livro dos Macabeus (que, pelo que li, não faz parte do cânon judaico) é contradizente com a base do velho testamento, o Torá? A resposta é o que põe ou tira o livro do cânon. A carta de Paulo aos de Laodicéia é contradizente com os evangelhos? Se não, e se for provado que realmente Paulo escreveu o livro, podemos concluir que é uma obra inspirada por Deus, mesmo não estando na bíblia.

 

 

 

Agora, dá pra provar que o Torá e os evangelhos são inspiração divina? Não, aí é só através da fé, que não podemos nos esquecer.King Edward2008-09-13 23:20:49

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...