Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Se para o paralelo do que estamos discutindo você trocar a escola pela igreja LOCAL aí sim de fato o recomendável é sair DEPOIS de você tentar mudar as coisas biblicamente. Não funcionou? Então saia.

 

O problema é que a denominação evangélica intrinsecamente não tem controvérsias com relação à postura de seus membros. O problema são os membros, simples assim.

Pois é,eu não vejo assim.

Não consigo ver uma denominação onde 80% dos membros só fazem besteiras e não pensar que o problema é o ensino(ou falta de) feito por esta denominação

Acho que você está confundindo. Religião é o conjunto de atitudes e atividades que "religam" o homem a Deus. Portanto a religião em si mesma não tem nada de errado uma vez que ela é a manifestação concreta de preceitos, em tese, bíblicos.

 

O problema é como as pessoas empregam a religião.

Aí que está.....a religião,antes de passar estes preceitos para seus membros,deve estudar e entender a bíblia.Logo,uma religião que não faz ou não consegue fazer isso,passará de forma errada estes preceitos e por consequência teremos membros não corretamente "ligados" à Deus.

Fruto do espírito e fruto da carne são expressões empregadas em outro contexto. A expressão "pelo fruto se conhece a árvore" - que foi a expressão que você utilizou, está se referindo a falsos profetas.

Como reconhecemos os verdadeiros cristão?

Claro. Pq? Não deveria??

Como vocês fazem isso?Quero dizer,por conta desta autonômia das igrejas,como vocês fazem para saber que no asilo tal tem uma idoso evangélico?

Aproveitando,

o que vocês fazem com membros que estão em pecado e que não pretendem mudar?

A-há! Agora sim estamos no caminho certo, estamos falando de DENOMINAÇÕES. Aí sim, se perceber que todo mundo ali é angu de caroço, tem q cair fora mesmo, mas senti que vc propôs a apostasia pura e simples.

 

Mas pense numa coisa: um ambiente de trevas (cheio de pessoas que fazem tudo errado) é a oportunidade de você ser luz.

Pois é....você percebe que isso acontece por aí,o que está esperando?

Não,não estou propondo apostasia,estou propondo uma mudança de denominação.

Agora o ponto que quero chegar....se determinada denominação sofre com isto,pode significar que ela não passa corretamente preceitos bíblicos,o que pode significar,que ela não está ensinando corretamente ou até deturpando,a verdade bíblica.Afinal,sabemos que a luz do conhecimento exato muda as pessoas,se elas não estão sendo mudadas,isso pode significar que elas não estão recebendo conhecimento exato.

Isso não nos torna impecáveis, portanto temos que o Corpo Governante é passível de falha pq é formado por pessoas falhas.

Entendo seu pensamento mas não concordo.Cristo é o cabeça e é ele quem estão coordenando.

 

---------------------

Ontem ví O Nevoeiro.....respondendo ao seu post no tópico da crítica do Pablo,aquela mulher não é TJ.Ela acredita em Inferno(nós não) e ora com vela(nós não).05

Não perguntei se você pode provar ou não... Mas qualquer evangélico tem N argumentos para provar (do ponto de vista deles  é claro...) que Macabeus não é inspirado, usando como critério possíveis contradições nos textos desses livros.. E mesmo eu não concordando com isso, sei que existe uma preocupação em tentar entender se o que está escrito em diversas passagens, tem inspiração divina. E se você usa esses livros, eles devem (precisam) ser inspirados, porque existiu essa preocupação antes de selecioná-los e constituir o cânon. Entendeu? Ok, VOCÊ não tem como provar, mas deve aceitar que TODOS os livros da sua Bíblia são inspirados...

Primeiro,não sou evangélico.

Segundo,não perco meu tempo lendo estes livros,procuro ocupar meu tempo com o que realmente importa.Logo,não tenho a menor idéia do que está escrito nestes livros.

Exato.Não tenho como provar,mas acredito que todos sejam inspirados.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

Se você é evangélico ou não' date=' isso é irrelevante. Também não fico perdendo o meu tempo tentando descobrir a classificação que vocês inventam... De qualquer forma, pergunta respondida.. "não tenho a menor idéia do que está escrito nestes livros... mas acredito que todos sejam inspirados".

 
[/quote']

06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é' date='eu não vejo assim.
Não consigo ver uma denominação onde 80% dos membros só fazem besteiras e não pensar que o problema é o ensino(ou falta de) feito por esta denominação[/quote']

 

Ainda bem que o mundo não funciona dessa forma simplista.

 


Aí que está.....a religião' date='antes de passar estes preceitos para seus membros,deve estudar e entender a bíblia.Logo,uma religião que não faz ou não consegue fazer isso,passará de forma errada estes preceitos e por consequência teremos membros não corretamente "ligados" à Deus.[/quote']

 

Caramba! Você acaba de descrever a religião TJ! Veja, não é um ataque, é uma constatação. Mas aí você vai dizer que "é tudo questão de crença", ou seja, relativizando uma questão que você acabou de colocar aí de forma absoluta. Impressive...

 

06


Como reconhecemos os verdadeiros cristão?

 

A questão você mesmo respondeu. Estamos discutindo o emprego da frase "pelo fruto se conhece a árvore".



Como vocês fazem isso?Quero dizer' date='por conta desta autonômia das igrejas,como vocês fazem para saber que no asilo tal tem uma idoso evangélico?[/quote']

 

Rafal, você tem um problema sério para compreender o que é dito. Às vezes fico pensando se você é alfabetizado mesmo. Só isso explica a deturpação, o ESTUPRO, o VILIPÊNDIO que a sua cabecinha faz com o contexto e correta aplicação da expressão "igreja autônoma".

 

Os membros da igreja na qual eu congrego socializam-se com outras pessoas; convivem nos mais diversos setores da sociedade e através disso tomam conhecimento de diversas pessoas e lugares que precisam de ajuda. Os próprios membros trazem à liderança da igreja situações em que a igreja local se disponibiliza a ajudar. Não ficamos esperando a liderança da igreja correr atrás e nos dizer "tal lugar precisa de ajuda", "temos um irmão no asilo que precisa de mantimentos". Nós também corremos atrás. Entenda que não somos sectários como vocês são; não dependemos de nenhum ente secreto centralizador que nos diga onde estão os problemas para daí agirmos. O verdadeiro cristianismo motiva o cristão a tomar a iniciativa de ir ser luz onde há trevas pq ele, individualmente, é a igreja.

 

Isso se chama INTEGRALIZAÇÃO do cristão na sociedade (mundana e secular) em que ele vive. É viver o mundo sem se corromper pelos valores dele.

 

 


Aproveitando' date='
o que vocês fazem com membros que estão em pecado e que não pretendem mudar?[/quote']

 

Entram em regime disciplinar. Se tem ministério dentro da igreja local, é intimado a deixar o ministério até acertar as contas com Deus. Exclusão da membresia em último lugar. Mas como não estamos discutindo isso, bora para o próximo tópico, sim?

 


Pois é....você percebe que isso acontece por aí' date='o que está esperando?
Não,não estou propondo apostasia,estou propondo uma mudança de denominação.
[/quote']

 

Rafal, você realmente se esforça pra mostrar para mim e para os demais que é meio semi-analfabeto, não? No post que você quotou está clara a minha resposta, como cristão, para esse problema.

 

Agora o ponto que quero chegar....se determinada denominação sofre com isto' date='pode significar que ela não passa corretamente preceitos bíblicos,o que pode significar,que ela não está ensinando corretamente ou até deturpando,a verdade bíblica.Afinal,sabemos que a luz do conhecimento exato muda as pessoas,se elas não estão sendo mudadas,isso pode significar que elas não estão recebendo conhecimento exato.[/quote']

 

Pois é... é exatamente o que a sua "denominação" não faz, mas aí você vai dizer que é questão de crença e blablablablablabla...



Entendo seu pensamento mas não concordo.Cristo é o cabeça e é ele quem estão coordenando.

 

A sua discordância não muda a situação que coloquei que é um FATO e não questão de "opinião". Gente falha só produz coisa perfeita se for INVADIDA pelo Espírito Santo. Como o ES não "possui" ninguém (já que possessão elimina o livre arbítrio e a individualidade da pessoa) chegamos ao impasse gerado pelo seu raciocínio, já exposto: ou o Corpo Governante é impecável, sendo semelhante a Cristo (impossível) ou são um bando de robozinhos sem vontade própria (igualmente impossível).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caramba! Você acaba de descrever a religião TJ! Veja' date=' não é um

ataque, é uma constatação. Mas aí você vai dizer que "é tudo questão de

crença", ou seja, relativizando uma questão que você acabou de colocar

aí de forma absoluta. Impressive...

 

06

[/quote']

Mas a questão É relativa.O que é verdade para você pode não ser para mim e vice versa.

A questão você mesmo respondeu. Estamos discutindo o emprego da frase "pelo fruto se conhece a árvore".

 

 

Exato' date='eu mesmo respondí.Se conhece os cristão e qualquer pessoa pelos frutos.

Os membros da igreja na qual eu congrego socializam-se com outras

pessoas; convivem nos mais diversos setores da sociedade e através

disso tomam conhecimento de diversas pessoas e lugares que precisam de

ajuda. Os próprios membros trazem à liderança da igreja situações em

que a igreja local se disponibiliza a ajudar. Não ficamos esperando a

liderança da igreja correr atrás e nos dizer "tal lugar precisa de

ajuda", "temos um irmão no asilo que precisa de mantimentos". Nós

também corremos atrás. Entenda que não somos sectários como vocês são;

não dependemos de nenhum ente secreto centralizador que nos diga onde

estão os problemas para daí agirmos. O verdadeiro cristianismo motiva o

cristão a tomar a iniciativa de ir ser luz onde há trevas pq ele,

individualmente, é a igreja.

 

Isso se chama INTEGRALIZAÇÃO do cristão na sociedade (mundana e

secular) em que ele vive. É viver o mundo sem se corromper pelos

valores dele.

Sim,concordo.

Mas você concorda comigo que é um método que têm uma boa chance de dar errado?Quer dizer,se determinado cristão não estiver no lugar certo,na hora certa,não vai ficar sabendo disto.

Porém,numa estrutura unida e centralizada,dificilmente algo assim vai passar em branco,já que existe comunicação constante da unidade com o todo.

Entram em regime disciplinar. Se tem ministério dentro da igreja local' date='

é intimado a deixar o ministério até acertar as contas com Deus.

Exclusão da membresia em último lugar. Mas como não estamos discutindo

isso, bora para o próximo tópico, sim?

[/quote']

Sim,vamos.Apenas queria entender sua acusação de que expulsamos e não falamos com tais pessoas,achei que vocês não faziam.

No post que você quotou está clara a minha resposta' date=' como cristão, para esse problema.

[/quote']

Sim,está,veja:

tem q cair fora mesmo

Mas no final você falou:

Mas pense numa coisa: um ambiente de trevas (cheio de pessoas que fazem tudo errado) é a oportunidade de você ser luz.

Devo ser "meio semi-analfabeto" mesmo' date='não consegui entender,têm que cair fora ou não?

Pois é... é exatamente o que a sua "denominação" não faz, mas aí você vai dizer que é questão de crença e blablablablablabla...

Calvin,vamos ver sincero.Você pode não concordar com as nossas crenças,mas deve concordar que o que ocorre por aí não ocorre por aqui.

Mas você não vai concordar,claro,então vamos deixar este assunto para lá,aqui é tópico de religião,não de denominações.

A sua discordância não muda a situação que coloquei que é um FATO e não

questão de "opinião". Gente falha só produz coisa perfeita se for

INVADIDA pelo Espírito Santo. Como o ES não "possui" ninguém (já que

possessão elimina o livre arbítrio e a individualidade da pessoa)

chegamos ao impasse gerado pelo seu raciocínio' date=' já exposto: ou o Corpo

Governante é impecável, sendo semelhante a Cristo (impossível) ou são

um bando de robozinhos sem vontade própria (igualmente impossível).

[/quote']

Por que é um fato?Porque se for diferente vai contra a lógica?Me diga então,que lógica há num cara virar uma estátua de sal?Ou então um mar abrir no meio?Etc,etc,etc....

Jesus coordena a igreja.Se,na Terra quem coordena a igreja é o Corpo Governante,logo,eles representam ele.E,se representam ele,suas decisões não podem ser falhas.

Mas acho que já deu.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vamos pontuar as coisas aqui para evitar quotes chatos e gigantescos:

 

1) Não, a verdade NÃO é relativa. Se é relativa, deixa de ser verdade. "Jesus salva" - se isso é relativo já parou pra pensar que você pode estar crendo em algo que NÃO é verdade? E como você pode crer em algo que pode não ser verdade já que é "relativo"? Sério Rafal, recomendo estudos sobre apologética, amigo. Alguém que se diz cristão e coloca a própria crença sobre a égide do relativismo tem um problema sério de convicção.

 

2) Rafal, nós não somos onipresentes nem oniscientes. Um sistema centralizado de CONTROLE de uma religião não é capaz de planilhar todos os problemas existentes e que demandam a atenção do cristão. Serei cobrado por aquilo que eu sabia que existia e fui omisso e não por aquilo que eu NÃO sabia.

 

3) Sim, você é meio semi-analfabeto mesmo. Releia os posts e veja em que momento eu aconselho a "cair fora". Depois releia-os e veja qual deve ser a função verdadeira do cristão nessas situações.

 

4) Sim, o que ocorre aqui não ocorre aí. E o que ocorre aí GRAÇAS A DEUS não ocorre aqui. Eu não mato meu semelhante ao negar-lhe transfusão de sangue.

 

5) Putz, tu é semi analfabeto mesmo... Lógica é a ciência do raciocínio. Não tem absolutamente nada a ver com física ou química. Uma pessoa virar estátua de sal pode ser perfeitamente lógica se analisarmos todos os elementos extrínsecos e intrínsecos a este evento. Rafal, conselho amigo: estude um pouco antes de você falar qualquer coisa aqui e em qualquer outro tópico, sim?

 
Dr. Calvin2008-09-16 09:39:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)Não falei que a verdade é relativa,não mude as coisas,eu falei que a QUESTÃO é relativa,não a verdade.A verdade sempre será a verdade.

 

2)Então você prefere não saber para não ser culpado depois?Eu prefiro adotar meios de saber o máximo possível.

 

3)"tem q cair fora mesmo"...vou perguntar na CMJ o que significa esta frase.

 

4)Mas mata em guerras,legal né?Também mentem e enganam uns aos outros,apoiam a política,inclusive,colocando políticos lá.É,prefiro me abster de sangue.

 

5)Então a igreja não é uma entidade perfeita?É,Jesus deve ser um péssimo coordenador.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Ok... transcrevo aqui o que você mesmo disse:

 

Mas a questão É relativa.O que é verdade para você pode não ser para mim e vice versa.

 

2) Não Rafal. Assumo as minhas limitações e trabalho do melhor jeito que posso. Não vou conseguir resolver todos os problemas do mundo. Deixa eu perguntar: a organização TJ de vocês está prestando assistência às famílias das 89 pessoas mortas naquele desastre de avião na Rússia?

 

3) Rafal, se você é burro ou tem déficit de atenção, posso avisá-lo que você tem um problema. Agora se você insiste na burrice, não posso fazer mais nada.

 

4) Nunca participei de uma guerra e nem recomendo um cristão participar de uma. Não recomendo que um cristão se candidate a cargos políticos. Mas vc se puder MATA um ente querido negando-lhe a transfusão de sangue. Quanto à enganar uns aos outros, óleo de peroba Rafalzito... Vc nunca enganou ninguém na sua vida? Mentir é pecado, hein?

 

5) Não. Onde na Bíblia está escrito que a Igreja é uma entidade perfeita?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)E não é verdade?Para mim,inferno não existe,para você,sim.

 

2)Falei que tentamos resolver os problemas do mundo?Inclusive,a acusação levantada por você, é que não demonstramos amor entre NÓS.Porém,te mostrei,que temos meios muito mais eficiêntes para demonstrar tal amor.

Por exemplo,te garanto se naquele grupo estiver 1 TJ ele será ajudado por toda a organização mundial de irmãos que ele têm.

Agora,se têm um evangélico,ele no máximo será ajudados pelos irmãos que conhecem ele.

Agora pode falar que somos uma seita mesmo que não se importa com pessoas que não são do nosso grupo....tenho uma resposta em mente já.

 

4)Pois é...VOCÊ não participa de guerra,VOCÊ não recomenda que cristão sejam políticos,porém sua DENOMINAÇÃO justifica à ida a guerra,sua DENOMINAÇÃO apoia e têm candidatos a cargos políticos....não é porque você é diferente,que a sua DENOMINAÇÃO fica menos errada.

Quanto ao sangue,procure estudar(você gosta muito de usar esta expressão) verá que a coisa não é bem assim.

Quanto à enganar,novamente,não estou falando de pessoa,estou falando de DENOMINAÇÃO....é claro e notório o desvio de dízimo que existe dentro das evangélicas.Mas deixa para lá,você vai falar que não sua não é assim e bla bla bla bla bla.

 

5)Em lugar nenhum não,só diz que Jesus é o cabeça dela.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"cair fora" é auto explicativo..

 

Porém, considerado o quadro onde a vasta maioria de denominações apresentam problemas, em relação a orientação da fé Cristã....

 

Se eu fosse da Igreja Universal cairia fora. Porque? Vai adiantar alguma coisa, eu como cristã tentar mudar alguma coisa (ou alguém) ali?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1)E não é verdade?Para mim' date='inferno não existe,para você,sim.

2)Falei que tentamos resolver os problemas do mundo?Inclusive,a acusação levantada por você, é que não demonstramos amor entre NÓS.Porém,te mostrei,que temos meios muito mais eficiêntes para demonstrar tal amor.
Por exemplo,te garanto se naquele grupo estiver 1 TJ ele será ajudado por toda a organização mundial de irmãos que ele têm.
Agora,se têm um evangélico,ele no máximo será ajudados pelos irmãos que conhecem ele.
Agora pode falar que somos uma seita mesmo que não se importa com pessoas que não são do nosso grupo....tenho uma resposta em mente já.

4)Pois é...VOCÊ não participa de guerra,VOCÊ não recomenda que cristão sejam políticos,porém sua DENOMINAÇÃO justifica à ida a guerra,sua DENOMINAÇÃO apoia e têm candidatos a cargos políticos....não é porque você é diferente,que a sua DENOMINAÇÃO fica menos errada.
Quanto ao sangue,procure estudar(você gosta muito de usar esta expressão) verá que a coisa não é bem assim.
Quanto à enganar,novamente,não estou falando de pessoa,estou falando de DENOMINAÇÃO....é claro e notório o desvio de dízimo que existe dentro das evangélicas.Mas deixa para lá,você vai falar que não sua não é assim e bla bla bla bla bla.

5)Em lugar nenhum não,só diz que Jesus é o cabeça dela.
[/quote']

 

1) Um dos dois está errado... é IMPOSSÍVEL estarem ambos certos.

 

2) Como é que é? Quer dizer que se houver um TJ com um familiar morto no desastre de avião, toda a organização TJ se mobiliza para ajudar a família? E se no avião não teve nenhum TJ? (Já imagino a resposta pronta)

 

4) Gostaria que você me dissesse onde a minha "denominação" justifica a ida à guerra. Quanto à questão de apoio político, sinto meu caro... Sabe aqueles comentários em áudio dos diretores nos DVDs? Sabe aquele aviso antes dos comentários informando que os mesmos não refletem as opiniões do estúdio que bancou o filme? É o mesmo raciocínio aqui. Se tem alguma igreja local (que é diferente de denominação, que é diferente de igreja invisível) que defende algum político ou coisa assim, é aquela igreja que está defendendo, ela não representa TODAS as outras igrejas pertencentes (ou não) à mesma denominação. Quanto ao sangue, já estudei o suficiente para ter a convicção de que vocês podem ASSASSINAR uma pessoa negando a ela uma transfusão de sangue. Isso pra mim já é suficiente para reprovar a doutrina de vocês. Quanto ao dízimo, trago à baila um post escrito por você:

 

Acredito que tenham' date='inclusive conheço casos de irmãos responsáveis pelas caixas de contribuição desviar dinheiro de lá.
[/quote']

 

Depois dessa, acho que podemos partir para o próximo tópico ou vc quer continuar apanhando?

 

5) Então você assume que não há nenhum registro bíblico afirmando que a igreja é perfeita. Ok...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Alguns mais estudiosos da Bíblia aqui poderiam tirar uma pequena dúvida para mim...

 

Eu acho que Deus castiga a gente por algum motivo' date=' mas frequentemente sou questionado, dizem: 'Deus não castiga! Deus é Amor, Deus isso, Deus aquilo...'

 

Alguém pode explicar ou opinar sobre as 'Dez pragas do Egito'?????
[/quote']

 

Deus é amor (isso parece nome de igreja... 06), mas também é justiça. Os dois coexistem e um não se sobrepõe ao outro.

 

Exemplos de castigo divino (onde Ele efetivamente fez o trabalho "sujo"): Sodoma e Gomorra; Dilúvio.  

 

Quanto às pragas, qual é a sua dúvida?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Alguns mais estudiosos da Bíblia aqui poderiam tirar uma pequena dúvida para mim...

 

Eu acho que Deus castiga a gente por algum motivo' date=' mas frequentemente sou questionado, dizem: 'Deus não castiga! Deus é Amor, Deus isso, Deus aquilo...'

 

Alguém pode explicar ou opinar sobre as 'Dez pragas do Egito'?????
[/quote']

 

Deus é amor (isso parece nome de igreja... 06), mas também é justiça. Os dois coexistem e um não se sobrepõe ao outro.

 

Exemplos de castigo divino (onde Ele efetivamente fez o trabalho "sujo"): Sodoma e Gomorra; Dilúvio.  

 

Quanto às pragas, qual é a sua dúvida?

 

pô...sacanagem matar os primogenitos...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sacanagem o Faraó matar os primogênitos hebreus conforme nos relata o começo do livro de Êxodo; sacanagem crucificarem a Cristo; sacanagem Adão ter feito a merda que fez e nos jogar nesta situação fétida; enfim... sacanagem tem aos montes.

 

Com relação à morte dos primogênitos no Egito, não custa lembrar que o que salvou Israel naquela noite foi a observância ao ritual de espalhar o sangue do cordeiro na viga da porta. A casa que não tivesse aquilo, teria um morto (ou mais) ali dentro. A Bíblia não relata, mas eu não descarto a possibilidade de algum judeu espertinho ter duvidado da sentença de morte dada por Deus e não ter pintado a porta de casa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members




CSI Jesus




Novas
descobertas trazem à tona um homem simples, talvez analfabeto, difícil
de ser rastreado e longe de se sentir uma entidade poderosa e
onisciente. Como ficam as crenças cristãs diante desse Jesus histórico?




Reinaldo José Lopes














"Ecce Homo", de Andrea Solario (1460-1524)
0,,15339579,00.jpg
De volta ao laboratório:
Cientistas investigam a vida de Jesus e trazem novas hipóteses, que vão
da possibilidade de o nascimento não ter se dado em Belém até a
provável inexistência do homem que teria resgatado o seu corpo

É
um bocado irônico que o personagem mais influente da História também
seja um dos mais misteriosos. Jesus de Nazaré não tem data de
nascimento ou morte registrada com segurança (embora seja possível
estimá-las com margem de erro de dois ou três anos). Não deixou nada
escrito de próprio punho (há até quem argumente que ele provavelmente
era analfabeto). Não restou um único artefato do qual se possa dizer
com certeza que pertenceu a ele. Os relatos de seus seguidores,
escritos entre duas e seis décadas após a morte na cruz, falam com
riqueza de detalhes de um período curtíssimo de sua vida adulta,
elencando seus atos e ensinamentos, mas nos deixam no escuro sobre a
maior parte de sua infância e adolescência, suas angústias pessoais e
seu relacionamento com amigos e familiares.

A situação pode
soar desesperadora ao extremo para um historiador que, sem recorrer à
fé cristã, queira reconstruir a vida e a mensagem desse judeu singular.
Mas a situação é menos complicada do que parece. Por um lado, é preciso
reconhecer que os Evangelhos, principais narrativas sobre Jesus na
Bíblia cristã, não são livros históricos no sentido moderno do termo.
"Os Evangelhos são uma combinação de elementos históricos e
interpretações feitas posteriormente no âmbito das comunidades
cristãs", afirma o padre Léo Zeno Konzen, coordenador do curso de
teologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das
Missões (RS).


0,,15339582,00.jpg É tudo mentira?
O ossuário de Tiago (acima) tem inscrição falsa, feita no século 21.
Estudiosos atuais questionam a existência de José de Arimatéia (imagem
abaixo)

Trocando em
miúdos: os evangelistas (conhecidos entre nós pelos títulos de Mateus,
Marcos, Lucas e João, que não devem ter sido os autores dos textos)
estavam tão preocupados em relatar o que tinha acontecido com Jesus e
os apóstolos 50 anos antes quanto em tornar esses fatos relevantes para
seu público, formado por cristãos nascidos depois que seu Mestre
morrera na cruz. A boa notícia é que a leitura crítica dessas
narrativas é capaz de resgatar grande parte da vida terrena de Jesus.

"José de Arimatéia Apoiando o Cristo Morto", de Rogier van der Weyden (1399 ou 1400-1464)
0,,15339581,00.jpg

O
retrato que emerge desse esforço é, em certos aspectos, familiar para
qualquer cristão, ao mesmo tempo em que humaniza o Nazareno. O chamado
Jesus histórico é uma figura humilde, que coloca sua mensagem - o
anúncio da chegada do Reino de Deus - acima de qualquer preocupação com
sua própria importância. Não se comporta como uma entidade
superpoderosa ou onisciente. E coloca em primeiro lugar a história e o
destino do povo de Israel, ao qual pertence. É um Jesus que pode ajudar
os cristãos a repensarem a origem de sua própria fé - mas dificilmente
é uma ameaça a ela, a menos que se acredite que todo versículo dos
Evangelhos é verdade literal, como se fosse um filme do que aconteceu
no ano 30 d.C.











Ainda nesta matéria

Página 1 de 8 | Próxima: CSI Jesus


Página 1: CSI Jesus


Página 2: CSI Jesus


Página 3: CSI Jesus


Página 4: CSI Jesus


Página 5: CSI Jesus


Página 6: CSI Jesus


Página 7: CSI Jesus


Página 8: CSI Jesus





Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Alguns mais estudiosos da Bíblia aqui poderiam tirar uma pequena dúvida para mim...

 

Eu acho que Deus castiga a gente por algum motivo' date=' mas frequentemente sou questionado, dizem: 'Deus não castiga! Deus é Amor, Deus isso, Deus aquilo...'

 

Alguém pode explicar ou opinar sobre as 'Dez pragas do Egito'?????
[/quote']

 

Araujo, essa visão de "Deus castiga" é coisa do homem, usado como regra social para conter os desequilíbrios humanos. É uma forma de manter a ordem pelo medo... aquela sensação de que tudo que você diz ou faz é vigiado... enfim.

 

Eu acredito que quem castiga somos nós mesmos. É muito fácil atribuir "culpa" a deus ao invés de respondermos nós mesmos por nossos atos.

 

Segundo Cristo, Deus é amor e só. A jutiça de Deus não é alcançada de outra forma, só pelo amor.

Foi o que Cristo disse e é nisso que acredito.

 

O resto é embromação para nublar sua visão das contradições.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)Concordo.Como não estou nem um pouco afim de ficar discutindo qual crença está certa e qual está errada,prefiro deixar a questão relativa do modo como está.

 

2)Ele será ajudado por algum amigo TJ que ele tiver,não pela organização mundial.

Gostaria de saber o que a Igreja Evangélica faz num caso deste.Lembra do Katrina?Pois é,vários irmãos de outras cidades foram para lá para ajudar os irmãos que perderam seus objetos e,como já estavam lá,ajudaram aos outros também.Agora fico pensando,será que evangélicos de outra cidade,que nunca viram mais gordo os evangélicos que perderam seus objetos,iriam para lá ajudar?Não.

Outra pergunta:Se um envangélico viaja para outra cidade,a trabalho talvez,como ele faz para saber aonde têm igrejas evangélicas para que ele possa ir ao culto?Qual a chance dele encontrar a mesma estrutura e o mesmo ensino que ele têm na igreja dele?

 

3)Aonde?Você e o King deram justificativas alegando que o cristão pode ir à guerra.

Quanto aos políticos,salve a autonomia entre igrejas!

Quanto ao sangue,vou te fazer uma pergunta:Se algum governante falar que você deve adorar à ele senão você e a sua família vão morrer,o que você vai fazer?

Quanto ao dízimo,leia o que postei antes:FATO NOTÓRIO....o que não ocorre com as TJ.

 

 

TA,

quanto a sua pergunta,a bíblia mesmo responde:

"O tempo e o imprevisto sobrevém a todos".

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rafal, vc é um piadista mesmo... 06

 

2) Com relação ao furacão Katrina, igrejas protestantes dos EUA deram o seu apoio fazendo o que podiam. Você foi até os EUA ajudar seus irmãos que sofreram com o Katrina? Pois é... Quanto a mudar de cidade, o cristão evangélico pode procurar outra igreja. Ele é esperto, tem inteligência, não precisa de um corpo governante para dizer onde tem mais igrejas iguais às que ele frequentava.

 

3) Poste aqui algum post meu onde eu aconselho alguém em ir pra guerra; referente à questão do sangue, eu morro ao invés de obedecer o déspota em questão, mas como não temos déspotas obrigando as pessoas a doarem e receberem sangue, sua comparação foi, como as outras tantas que você já fez, descabida. Quanto ao dízimo, o post está lá, escrito por você. Se o desvio é frequente ou não é irrelevante. O fato é que tem. Isso por si só tira essa aura de "santidade" que você tenta impingir aos TJs...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

2)Não,não fui,mas eu ajudei financeiramente os irmãos de lá.Você ajudou financeiramente seus irmãos de lá?Pois é...

Essas igrejas aí que você falou,elas podiam contar e contaram com a ajudam das outras igrejas ao redor do mundo?

Evangélicos espertos?Se eles fossem não seriam evagélicos06(brincadeira).

Novamente,vocês se livram de qualquer culpa,eles que se virem, a outra igreja que era errada,etc,etc,etc....Aliás,você não respondeu,qual a probabilidade dele encontrar a mesma estrutura congregacional e o mesmo ensino que ele têm na igreja dele?

 

3)Não falei que você aconselhou,falei que você justificou...procure se lembrar quando discutimos isso e você usou guerras bíblicas para mostrar que o cristão pode e deve ir para a guerra caso o governo mande.

Exato,você morre (e mata sua família junto) afim de obedecer uma ordem bíblica.

Ou seja,você colocaria a vida de sua família em risco afim de obedecer uma ordem divina,porque eu não posso?

Quanto ao dízimo,só tenho a te falar que o irmão em questão foi expulso da organização,mas o que fazer com os pastores que desviam dinheiro?Como ele será expulso da Igreja Evangélica,afinal,foi ele quem fundou aquela igreja local.

 

 

Rafal2008-09-18 12:25:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members
2)Não' date='não fui,mas eu ajudei financeiramente os irmãos de lá.Você ajudou financeiramente seus irmãos de lá?Pois é...
Essas igrejas aí que você falou,elas podiam contar e contaram com a ajudam das outras igrejas ao redor do mundo?
Evangélicos espertos?Se eles fossem não seriam evagélicos06(brincadeira).
Novamente,vocês se livram de qualquer culpa,eles que se virem, a outra igreja que era errada,etc,etc,etc....Aliás,você não respondeu,qual a probabilidade dele encontrar a mesma estrutura congregacional e o mesmo ensino que ele têm na igreja dele?

3)Não falei que você aconselhou,falei que você justificou...procure se lembrar quando discutimos isso e você usou guerras bíblicas para mostrar que o cristão pode e deve ir para a guerra caso o governo mande.
Exato,você morre (e mata sua família junto) afim de obedecer uma ordem bíblica.
Ou seja,você colocaria a vida de sua família em risco afim de obedecer uma ordem divina,porque eu não posso?
Quanto ao dízimo,só tenho a te falar que o irmão em questão foi expulso da organização,mas o que fazer com os pastores que desviam dinheiro?Como ele será expulso da Igreja Evangélica,afinal,foi ele quem fundou aquela igreja local.

[/quote']

 

2) Não adianta Rafal. Para alguém que vive sob o controle religioso de uma instituição secreta, a palavra "autonomia" soa como um palavrão. Só Deus mesmo para iluminar essa sua cabecinha. Quanto à probabilidade que vc questionou, ela é 100% quando ele vai para outra igreja de mesmo nome. Eu congrego numa igreja batista regular. Se eu for para outra igreja batista regular vou encontrar a MESMA estrutura congregacional ou uma que corresponda a 95% da estrutura que eu tinha na outra igreja, cappicce?

 

3) Eu não usei guerra bíblica nenhuma, quem defendeu o ponto do cristão ir à guerra foi o King e não eu, mas essa sua cabecinha de ameba não vai lembrar. Ela também não vai lembrar que eu CONCORDEI contigo que o cristão não deve ir à guerra, só discordando da forma DOGMÁTICA e LEGALISTA com que vocês tratam o tema e salientando que o cristianismo é uma fé de CONSCIÊNCIA e não de DOGMAS mecânicos enfiados goela abaixo dos membros. Se o cristão sente que ao participar de uma guerra estará obedecendo as autoridades (e essa é uma ordem expressa de Deus) eu não posso julgá-lo. Eu, no lugar dele, não iria.

 

Por fim, em relação ao dízimo, a liderança da igreja não é exercida só pelo pastor. Existem os diáconos. Eles tem a autoridade de destituir o pastor se verificado e comprovado qualquer irregularidade no exercício da função. O pastor não é DONO da igreja.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah sim... só pra constar que é totalmente contraditória a idéia de um Deus que impede os seus de ir à guerra pq lá "se matam pessoas", mas este mesmo Deus aquiescer a morte de outras pessoas "proibindo" transfusão de sangue quando esta se mostra vital para a sobrevivência do indivíduo.

 

Me vem à memória aquele versículo "Deus não é Deus de confusão"
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...