Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bilheteria


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não entendi muito bem o que vc quis dizer Thiago, mas vou tentar. Não é que a inflação privilegia sempre os filmes antigos, é que quanto mais antigo mais barato o ingresso custava, então quando se inflaciona os números esses são justamente os que mais crescem. Hoje em dia, para um filme fazer 600 milhões precisaria de um público bem menor que Titanic, mas se vc for considerar os numeros inflacionados, esse filme teria que ter um numero de ingressos vendidos igual ao do Titanic.

 

E sim, concordo que Titanic foi um enorme fenômeno cultural e tudo conspirou a favor do filme, mas o que eu quis dizer é justamente que esse não é o unico caso. Durante a história do cinema vários outros filmes foram enormes fenômenos e tudo conspirou a seus favores, incluindo filmes pelos quais ninguem dava nada (como A noviça rebelde, Star wars, dentre tantos outros). Pq Titanic seria o último a conseguir tal feito?? Podem até argumentar sobre dvd, pirataria e tal, mas acho que isso não chega a impedir um filme de ser um grande sucesso - e vários números recentes mostram isso. Na decada de 50 muitos declaravam o fim do cinema e que todos iriam preferir ficar em casa vendo tv (que estava em ascenção), e no entanto, o que vemos? Os 10 mandamentos em quinto lugar as maiores bilheterias da história.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É mais ou menos isso, Felipe. Mas vamos pensar no seguinte exemplo ... um filme com 10 milhões de espectadores em 1950 e outro com 10 milhões de espectadores em 2008 teriam obrigatoriamente o mesmo valor de bilheteria com os devidos números corrigidos pela inflação, certo? 17

Com relação ao "Titanic" eu entendo quando vc diz que uma situação tão favorável quanto esta pode voltar a acontecer, mas acho pouco provável.Thiago Lucio2008-07-13 10:53:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É mais ou menos isso, Felipe. Mas vamos pensar no seguinte exemplo ... um filme com 10 milhões de espectadores em 1950 e outro com 10 milhões de espectadores em 2008 teriam obrigatoriamente o mesmo valor de bilheteria com os devidos números corrigidos pela inflação, certo? 17

Com relação ao "Titanic" eu entendo quando vc diz que uma situação tão favorável quanto esta pode voltar a acontecer, mas acho pouco provável.[/quote']

 

Talvez não, mas os numeros seriam muito proximos.

 

Procure na internet os numeros de bilhetes vendidos.

 

Mais um adendo. Hoje em dia os filmes são mundiais. A população dos paises em desenvolvimento pode ir mais no cinema. Coisa dificil de acontecer a 30 anos, e imagine a 50.

 

Só nos ultimos 20 anos, mais de 300milhões de chineses atingiram a classe média, e esse numero só aumenta.

 

Mundialmente ainda é plausivel que nos proximos anos um filme bata Titanic nos numeros mundiais.

 

Veja no BoxOfficeMojo as bilheterias mundiais. Está cheio de produções recentes que beiram os 1bi de dolares.

 

Ironicamente, o melhor Herry Potter (Azacabam) foi o unico a lucrar menos de 800mi no mundo todo. E o ultimo filme que é o pior e já mostra o desgaste da série passou bem dos 900mi.

 

Indi 4 deve terminar sua carreira proximo dos 800mi também. Se fosse um filme mais apelativo para a geração atual chegaria facil nos 1bi. Mas Lucas e Spielber já devem estar cansados de ganhar dinheiro.

 

Homem de Ferro Proximo dos 600mi.

 

Tem uma reportagem muito interessante(sic) na Superinteressante de maio, justamente sobre a encruzilhada da industria americana de cinema.

 

PS: A queda do dollar está sendo uma maravilha para Hollywood esse ano.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vamos postar aqui, só por curiosidade, a lista de filmes mais bem-sucedidos dos EUA, de acordo com O NÚMERO estimado DE BILHETES VENDIDOS:

 

DOMESTIC GROSSES

 

Adjusted for Ticket Price Inflation*

 

 

Note: Use the adjuster tool in the upper right-hand corner to adjust into any year's dollars.

Rank Title (click to view) Studio BILHETES VENDIDOS

RENDA SEM AJUSTE

Year^
1

Gone with the Wind

MGM

202,044,600

$198,676,459

1939^

 

2

Star Wars

Fox

178,119,600

$460,998,007

1977^

 

3

The Sound of Music

Fox

142,415,400

$158,671,368

1965

 

4

E.T.: The Extra-Terrestrial

Uni.

141,854,300

$435,110,554

1982^

 

5

The Ten Commandments

Par.

131,000,000

$65,500,000

1956

 

6

Titanic

Par.

128,345,900

$600,788,188

1997

 

7

Jaws

Uni.

128,078,800

$260,000,000

1975

 

8

Doctor Zhivago

MGM

124,135,500

$111,721,910

1965

 

9

The Exorcist

WB

110,568,700

$232,671,011

1973^

 

10

Snow White and the Seven Dwarfs

Dis.

109,000,000

$184,925,486

1937^

 

11

101 Dalmatians

Dis.

99,917,300

$144,880,014

1961^

 

12

The Empire Strikes Back

Fox

98,180,600

$290,475,067

1980^

 

13

Ben-Hur

MGM

98,000,000

$74,000,000

1959

 

14

Return of the Jedi

Fox

94,059,400

$309,306,177

1983^

 

15

The Sting

Uni.

89,142,900

$156,000,000

1973

 

16

Raiders of the Lost Ark

Par.

88,141,900

$242,374,454

1981^

 

17

Jurassic Park

Uni.

86,205,800

$357,067,947

1993

 

18

The Graduate

AVCO

85,571,400

$104,901,839

1967^

 

19

Star Wars: Episode I - The Phantom Menace

Fox

84,825,800

$431,088,301

1999

 

20

Fantasia

Dis.

83,043,500

$76,408,097

1941^

 

21

The Godfather

Par.

78,922,600

$134,966,411

1972^

 

22

Forrest Gump

Par.

78,545,600

$329,694,499

1994

 

23

Mary Poppins

Dis.

78,181,800

$102,272,727

1964^

 

24

The Lion King

BV

77,231,800

$328,541,776

1994^

 

25

Grease

Par.

76,921,800

$188,389,888

1978^

 

26

Thunderball

UA

74,800,000

$63,595,658

1965

 

27

The Jungle Book

Dis.

73,679,900

$141,843,612

1967^

 

28

Sleeping Beauty

Dis.

72,676,100

$51,600,000

1959^

 

29

Shrek 2

DW

71,050,900

$441,226,247

2004

 

30

Ghostbusters

Col.

70,730,600

$238,632,124

1984^

 

31

Butch Cassidy and the Sundance Kid

Fox

70,557,900

$102,308,889

1969

 

32

Love Story

Par.

69,998,100

$106,397,186

1970

 

33

Spider-Man

Sony

69,484,700

$403,706,375

2002

 

34

Independence Day

Fox

69,268,900

$306,169,268

1996

 

35

Home Alone

Fox

67,734,200

$285,761,243

1990

 

36

Pinocchio

Dis.

67,403,300

$84,254,167

1940^

 

37

Cleopatra (1963)

Fox

67,183,500

$57,777,778

1963

 

38

Beverly Hills Cop

Par.

67,150,000

$234,760,478

1984

 

39

Goldfinger

UA

66,300,000

$51,081,062

1964

 

40

Airport

Uni.

66,111,300

$100,489,151

1970

 

41

American Graffiti

Uni.

65,714,300

$115,000,000

1973

 

42

The Robe

Fox

65,454,500

$36,000,000

1953

 

43

Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest

BV

64,628,400

$423,315,812

2006

 

44

Around the World in 80 Days

UA

64,615,400

$42,000,000

1956

 

45

Bambi

RKO

63,712,400

$102,247,150

1942^

 

46

Blazing Saddles

WB

63,227,500

$119,500,000

1974

 

47

Batman

WB

62,954,600

$251,188,924

1989

 

48

The Bells of St. Mary's

RKO

62,745,100

$21,333,333

1945

 

49

The Lord of the Rings: The Return of the King

NL

61,538,100

$377,027,325

2003

 

50

The Towering Inferno

Fox

61,375,700

$116,000,000

1974

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É mais ou menos isso, Felipe. Mas vamos pensar no seguinte exemplo ... um filme com 10 milhões de espectadores em 1950 e outro com 10 milhões de espectadores em 2008 teriam obrigatoriamente o mesmo valor de bilheteria com os devidos números corrigidos pela inflação, certo? 17

Com relação ao "Titanic" eu entendo quando vc diz que uma situação tão favorável quanto esta pode voltar a acontecer, mas acho pouco provável.[/quote']

Acho que sim. Dois filmes com exatamente o mesmo numero de ingressos vendidos teriam a mesma bilheteria quando corrigida pela inflação.

 

E pq vc acha pouco provável?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

BOX OFFICE MOJO
WEEKEND BOX OFFICE
July 11–13, 2008

Studio Estimates


<<Last Weekend <Last Year

View Index

 

TW

LW

Title (click to view)

Studio

Weekend Gross

% Change

Theater Count / Change

Average

Total Gross

Budget*

Week #

1

N

Hellboy II: The Golden Army

Uni.

$35,885,000

-

3,204

-

$11,200

$35,885,000

$85

1

2

1

Hancock

Sony

$33,000,000

-47.3%

3,965

-

$8,322

$165,034,000

$150

2

3

N

Journey to the Center of the Earth 3D

NL

$20,580,000

-

2,811

-

$7,321

$20,580,000

$60

1

4

2

Wall-E

BV

$18,509,000

-43.1%

3,849

-143

$4,808

$162,772,000

$180

3

5

3

Wanted

Uni.

$11,586,000

-42.2%

3,157

-28

$3,669

$112,045,000

$75

3

6

4

Get Smart

WB

$7,105,000

-36.0%

3,086

-488

$2,302

$111,468,000

$80

4

7

N

Meet Dave

Fox

$5,300,000

-

3,011

-

$1,760

$5,300,000

$60

1

8

5

Kung Fu Panda

P/DW

$4,300,000

-41.2%

2,704

-643

$1,590

$202,043,000

$130

6

9

8

Kit Kittredge: An American Girl

PicH

$2,357,000

-28.5%

1,849

+6

$1,274

$11,046,000

-

4

10

7

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull

Par.

$2,250,000

-40.4%

1,664

-528

$1,352

$310,477,000

$185

8

 

Fonte: boxofficemojo.com

 

Semana que vem todas as atenções estarão voltadas a Batman - O Cavaleiro das Trevas, deve arrecadar + de $ 120,000,00. É um chute... 06. Coitada da Meryl Streep e seu Mamma Mia!.

 
R. Deckard2008-07-13 14:58:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mamma Mia! pode não sair tão lesado assim... É counter programming. Os moleques vão ver Batman, as mulheres e meninas vão ver esse, já aconteceu tantas vezes.

O Diabo Veste Prada, por exemplo, estreou junto do blockbuster Superman - O Retorno e foi um tremendo sucesso. Os Queridinhos da América também arrecadou mais da metade do que seu concorrente direto na abertura, Jurassic Park III. Lógico, nenhum desses filmes era tão sólido quando Batman provavelmente é, mas Mamma Mia! pode conviver pacificamente com ele. Ou não, se o público não ligar. Afinal, não é todo musical que empolga hoje em dia.

 

--------------------------------------------

 

Indy IV tem chance de passar Ferro, mas de nada adiantará depois que Batman passar os dois.

 

E Fim dos Tempos não chega nem nos 65 milhões... 18

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Aquela lista ajustada com a inflação representa os filmes que mais levaram espectadores ao cinemas nos Estados Unidos. São os mais assistidos e não os que mais arrecadaram. Afinal, hoje o ingresso é infinitamente mais caro do que era na época de E o vento levou. Hoje, um ingresso comprado para ver Dark Knight representa financeiramente o mesmo que uns 5 ingressos vendidos para ver E o vento levou.

 

Se E o vento levou arrecadasse, em sua época, 100 milhões nos EUA e Dark Knight também arrecadasse,hoje, 100 milhões nos EUA. Qual dos dois foi mais assistido? Claro que E o vento levou!! Para chegar nos 100 milhões o filme teve que vender muuuuuito mais ingresso pois o preço de cada entrada era muito menor do que é hoje.

 

Mas na época o custo de produção dos filmes era muuito menor que os valores astronômicos de hoje em dia.

 

Voltando ao Titanic: Dessa forma, não acho que nenhum filme levará novamente o mesmo número de espectadores ao cinema como Titanic levou em 97/98. Acho apenas possível que um filme arrecade financeiramente o mesmo valor pois é claro que, com o tempo, o ingresso ficará mais caro! A tendência é arrecadar mais, no entanto, gastar mais para fazer filmes.

 

------------------------------------------------------------------------

 

Meet Dave foi um enorme fracasso. O público americano tá batendo um bolão nesse verão, hein. 10 Consagrando grandes filmes e esnobando porcarias. Será que o público está evoluindo?? 06 Só o Hancock, uma porcaria sem tamanho, que anda bem das pernas.

 

(E Thiago, você andou defendenod o filme de Will Smith? Lá no tópico do filme? Vou lá dar uma olhada....06)

 

Alguém me explica por que diabos esse Will Smith faz tanto sucesso assim? Ele não é bom ator, não é bonito, não tem carisma...... e faz sucesso. Pq? Será que só aquela faixa (sem preconceitos, por favor) de negros, rappers, que gostam de basquete, ouvem Timbaland e Usher são suficientes para consagrar Will Smith? Pois é curioso perceber que a sua fama é um tanto restrita aos EUA. O que acham? 17

 

 

 

 

Sync2008-07-13 17:33:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Alguém me explica por que diabos esse Will Smith faz tanto sucesso assim? Ele não é bom ator' date=' não é bonito, não tem carisma...... e faz sucesso. Pq? Será que só aquela faixa (sem preconceitos, por favor) de negros, rappers, que gostam de basquete, ouvem Timbaland e Usher são suficientes para consagrar Will Smith? Pois é curioso perceber que a sua fama é um tanto restrita aos EUA. O que acham? 17

[/quote']

 

Eu defendi "Hancock", mas parei ... deixe estar ... e com relação ao Will Smith acho que ele tem carisma sim e tem evoluído bastante como ator ... agora o pq dele fazer tantos filmes que rendem ótimas bilheterias ... só Deus explica ... 03

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Alguém me explica por que diabos esse Will Smith faz tanto sucesso assim? Ele não é bom ator' date=' não é bonito, não tem carisma...... e faz sucesso. Pq? Será que só aquela faixa (sem preconceitos, por favor) de negros, rappers, que gostam de basquete, ouvem Timbaland e Usher são suficientes para consagrar Will Smith? Pois é curioso perceber que a sua fama é um tanto restrita aos EUA. O que acham? 17

[/quote']

 

Eu defendi "Hancock", mas parei ... deixe estar ... e com relação ao Will Smith acho que ele tem carisma sim e tem evoluído bastante como ator ... agora o pq dele fazer tantos filmes que rendem ótimas bilheterias ... só Deus explica ... 03

 

 

Pelo que eu sei o público brasileiro tb gosta muito dele, tanto que seus filmes sempre vão bem nas bilheterias daqui. O Will Smith conta ao seu favor o fato dele ser tb cantor ( faz tempo que ele nao lança nada no meio fonográfico). Mas que Hancock é ruim isso é fato.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É mais ou menos isso, Felipe. Mas vamos pensar no seguinte exemplo ... um filme com 10 milhões de espectadores em 1950 e outro com 10 milhões de espectadores em 2008 teriam obrigatoriamente o mesmo valor de bilheteria com os devidos números corrigidos pela inflação, certo? 17

Com relação ao "Titanic" eu entendo quando vc diz que uma situação tão favorável quanto esta pode voltar a acontecer, mas acho pouco provável.[/quote']
Acho que sim. Dois filmes com exatamente o mesmo numero de ingressos vendidos teriam a mesma bilheteria quando corrigida pela inflação.

E pq vc acha pouco provável?

 

Eu acho que de lá pra cá o cinema mudou, o público mudou, a forma de vender e ver o cinema mudaram, além daqueles fatores mais objetivos que o Sync citou. Acho pouco provável que acompanhemos um novo fenômeno "Titanic".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Alguém me explica por que diabos esse Will Smith faz tanto sucesso assim? Ele não é bom ator' date=' não é bonito, não tem carisma...... e faz sucesso. Pq? Será que só aquela faixa (sem preconceitos, por favor) de negros, rappers, que gostam de basquete, ouvem Timbaland e Usher são suficientes para consagrar Will Smith? Pois é curioso perceber que a sua fama é um tanto restrita aos EUA. O que acham? 17

 

[/quote']

 

Sync, bom ator também não acho, mas ele é muitíssimo carismático. Agora, também o considero um fenômeno inexplicável.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Alguém me explica por que diabos esse Will Smith faz tanto sucesso assim? Ele não é bom ator' date=' não é bonito, não tem carisma...... e faz sucesso. Pq? Será que só aquela faixa (sem preconceitos, por favor) de negros, rappers, que gostam de basquete, ouvem Timbaland e Usher são suficientes para consagrar Will Smith? Pois é curioso perceber que a sua fama é um tanto restrita aos EUA. O que acham? 17

 

 

[/quote']

Ainda assim achei seu comentário um pouco racista. Acho que não existe apenas uma faixa de negros que escutam Timbaland e Usher. Eles são negros sim, mas já passaram para o mainstream há muito tempo e fazem sucesso com todos os públicos (pode até haver uma restrição de faixa etária, mas não de cor), assim como Will Smith. E Will Smith tbm faz um sucesso enorme aqui no Brasil, que dá pra acompanhar aqui pelo tópico. A procura da felicidade fez bastante sucesso, Eu sou a lenda é a terceira maior bilheteria desse ano, e até a série dele tinha boa audiência no SBT.

 

E acho importante também algo que a maioria parece esquecer: Will Smith não faz um sucesso sozinho. Hancock é um filme de super-herói cheio de efeitos especiais e com uma mega campanha publicitária, faria sucesso até mesmo se fosse estrelado por Hayden Christensen e Jessica Alba (assim como Quanterto Fantástico fez). O mesmo vai pra Eu Robô, Hitch e tal, todos filmes comerciais que já tinham tudo pra estourar. Dizer que o público vê esses filmes só por causa do Smith é o mesmo que dizer que Transformers fez sucesso por causa do Shia LaBeouf. Mas é lógico que depois de 2, 3, 4 sucessos seguidos o povo já cria uma pré-disposição, do tipo "Will Smith? Deve ser bom, todos os outros dele eram."

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bilheteria USA: Hellboy II: O Exército Dourado

Filme de Guillermo del Toro no topo e Eddie Murphy amarga a sétima colocação.

Pois Hellboy II: O Exército Dourado não apenas dominou o circuito, ficando na primeira colocação, como também faturou 55% a mais que o primeiro longa! A nova adaptação das HQs de Mike Mignola fez 36 milhões de dólares de sexta a domingo e foi a melhor estréia da carreira de del Toro, superando Blade II. A expectativa é que ele quebre a marca de 100 milhões nos EUA, 15 milhões acima de seu custo de produção (85 milhões de dólares, considerado um valor médio para filmes do gênero). Na trama, o reino dos seres fantásticos entra em guerra com os humanos. O Príncipe Nuala (Luke Goss) desperta o temível exército dourado para vencer a batalha, enquanto Hellboy (Ron Perlman) e aliados tantam defender o lado de cá. O novo longa do herói demoníaco estréia no longínquo 5 de setembro.

Fiquei muito feliz com resultado do Hell Boy pois o trailer e spots deram uma noção quase exata que o filme e bom e divertido e que Del Toro sabe realmente trabalhar com o orçamentos do seus longa por isso a contratação em O Hobit. Claro que semana que vem a liderança absoluta e do Batman O Cavaleiro das Trevas mas espero que o vermelho continue bem no raking.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em Busca da Felicidade é bom pra caramba...

 

Eu gosto do Will Smith...ele não é o melhor ator do mundo mas sabe caracterizar seus personagens bem...

 

Hancock eu não assisti, e nem sei se vou...

 

 

Quanto à bilheteria do hellboy 2, fiquei bastante satisfeito...

 

Gosto do trabalho do Del Toro

gostei do 1º e acho q vou adorar esse 2º

 

Fico feliz q ele tenha se dado bem!

 

=)

 

E é incrível como o Del Toro consegue um milagre de criar um efeito daqueles com um orçamento de 85 milhões...

O Hulk tá precisando de umas lições hauhauhua

 

Quanto à TDK, vamos esperar pela abertura do filme...

não creio q seja maior q do Homem de ferro e nem do Indiana, mas acho q será bem grande!

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O pessoal ainda está pagando salários astronômicos pro Eddie Murphy ou tomaram juízo e decidiram pagar a maior parte do seu "cachê" com percentagens em bilheteria ????? Realmente "Um Tira da Pesada" (I e II) são os melhores filmes dele (embora goste tb daquele "A Lenda do Garoto Dourado" - algo assim - e o "48 Horas").

 

Quando ele parecia ressurgir das cinzas e sair dessas produções de bichos e crianças com a indicação - injusta ao meu ver - por "Dreamgirls", ele me vem com "Norbit" (eu não tive coragem de assistir)...09 ... eu até achei que "O Grande Dave" se sairia razoavelmente bem, mas pelo jeito ... 07

 

Talvez o Murphy tenha que topar fazer uma série na TV americana para reerguer a carreira ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

‘Hancock’ dominates overseas box office

 

 

 

 

 

 

 

 

Will Smith’s action adventureHancock

kept its No. 1 spot at the international box office with a stunning

weekend gross of $71.4 million in 66 territories, bringing its overseas

total gross to $180.2 million. 13

 

According to The Hollywood Reporter, DreamWorks Animation’s family adventure Kung Fu Panda” finished in second place with $41 million in 55 markets, lifting its international gross to $215.9 million.

 

 

Debuting in third place with an impressive $24 million was Universal’s

musical ‘Mamma Mia!,” which topped the box office in the U.K., Norway,

Sweden, Denmark and Australia. 13

 

Meanwhile, “The Chronicles of Narina: Prince Caspian” dropped to No. 4 with $12 million in 42 territories, reaching an overseas total of $218 million.

 

Timur Bekmambetov’s action hit “Wanted” pulled in $9.5 million in 28 markets, lifting its cumulative gross to $80.7 million.

 

Pixar’s “WALL-E” took home $7.4 million in 19 territories.

 

Steven Spielberg’s “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull” collected $5.7 million to reach a total of $441 million, 16 while “Get Smart” picked up $6.2 million ($46.1 million cumulative). New Line’s “Sex and the City” lifted its international total to $220.5 million.

Sorento2008-07-14 23:01:07

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...