Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ajuda do pessoal: Letras ou História?


Destemido
 Share

Recommended Posts

  • Members

Quero ser professor porém estou na dúvida entre os dois cursos abaixo:

 

Letras (Português-Inglês)

História

 

O curso de Letras dura apenas 3 anos. O de História dura 4 anos.

 

Quem ganha mais, quem é o mais valorizado e quem tem as melhores condições de ingressar no mercado de trabalho? Professor de Português ou de História?

 

No geral, o salário de professor está muito ruim mesmo ou dá para tirar uns 2.000 reais com facilidade?

 

Com relação ao curso de História, tenho um pouco de receio de que seja um curso muito de "decoreba". Meu medo procede ou não?

 

Já o de Letras, além de durar menos tempo, seria mais interessante para mim pois considero que ter um razoável domínio da língua pátria seja a base para uma boa educação.

 

Minha intenção é começar dando aulas em escolas de primeiro e segundo graus e, futuramente, fazer mestrado para dar aulas em faculdades.

 

Conto com a ajuda do pessoal, principalmente daqueles que são professores.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Tu gosta de ensinar qualquer coisa? Tenta Pedagogia! Eu fiz 2 anos e te digo: vai muito além da educação infantil; você pode atuar num zilhão de coisas em que a educação está envolvida! 03

 

Agora, se tu quer algo bem mais focado, escolhe o curso mais barato 06 Ou, pelo menos, o que te deixa mais animado pra dar aula.

 

E, se tu quiser ganhar um bom dinheiro, não tem outra: vire um professor de cursinho, independente do curso que escolher 03 Conheço alguns que ganham 25000 por mês (tá certo que a vida social deles é quase nula, mas e daí?)

 

Agente Smith2008-07-11 01:00:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há mais serviços disponíveis para quem se forma em Letras.

Além de aulas em escolas ,há mais cursos de idiomas, e você ainda pode trabalhar com revisão ou tradução para editoras ou particular.

Mas no final você vai ter que gostar de dar aulas mesmo,e sempre vejo que faltam professores em todas as áreas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se tu pensa em dar aulas, Letras realmente é uma boa escolha pq a grade é de 6 aulas samanais, enqto história são apenas 3.

Sem querer desmerecer a profissão, antes tu precisa dar uma sondada no que vem a ser dar aulas hoje em dia e se tu leva jeito p/ coisa.

 

Tu já pode dar aulas eventuais, cobrindo um professor, já no segundo ano de Letras. Tu tb pode fazer concursos, mas eles aparecem de uns 4 em 4 anos e terá que dar aulas na cidade em que terá vagas.

 

Qto ao salário tu ganha pelo número de aulas que dá, mas não chega a ser 2.000 por mês, pelo menos em escolas estaduais.

 

A única coisa ruim em dar aulas é a disciplina... ou a falta dela... aff! 09

Faça um teste dando um aula, ou tumuda de ideia rapidinho, ou pira e acha o máximo! 0610

 
MariaShy2008-07-11 14:29:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meus pais são professores... e te digo: dar aula em escola, principalmente pública, não dá muito retorno, não. Eles tiveram que ralar pra conseguir um salário razoável, e se matam trabalhando (de manhã, de tarde E de noite!)

 

Mas recomendo que tu faça o que mais gosta e sente que tem mais talento! E é imprescindível se especializar, fazer mestrado e etc, como vc pretende 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Meus pais são professores... e te digo: dar aula em escola' date=' principalmente pública, não dá muito retorno, não. Eles tiveram que ralar pra conseguir um salário razoável, e se matam trabalhando (de manhã, de tarde E de noite!)

 

Mas recomendo que tu faça o que mais gosta e sente que tem mais talento! E é imprescindível se especializar, fazer mestrado e etc, como vc pretende 03
[/quote']

 

sem contar que ministrar aulas em escolas públicas hoje em dia é algo de  alta periculosidade, ser professor tornou-se uma profissão de risco.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas dar aulas é fantástico...sabe qd tu tem 35 olhinhos fixados em ti, bebendo o que tu fala?

É meio como mostrar a eles o mundo pelos seus olhos... aff! 01

Mas tem sempre,  as inguas com quem tu tem que aprender a lidar.

 

By the way, tu já deu aulas, Bron?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas dar aulas é fantástico...sabe qd tu tem 35 olhinhos fixados em ti, bebendo o que tu fala?

É meio como mostrar a eles o mundo pelos seus olhos... aff! 01

Mas tem sempre,  as inguas com quem tu tem que aprender a lidar.

 

By the way, tu já deu aulas, Bron?
[/quote']

 

não Maria Shy, mas nunca digo desta água não beberei, quem sabe algum dia eu de aulas relacionadas a desenho arquitetônico, auto cad, desenho perspectivo ou artístico, algo relacionado a arquitetura, seria interessante futuramente 02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que dar aula p/ escolas com cursos técnicos dve ser bom, pq os alunos, supostamente estão estudando para o que optaram, estão visando uma carreira.

 

 

Anyway, acho História fantástico tb. Tu ensinar sobre a história do mundo e raças...aff! 10

Eu escolhi Letras pela Literatura 01.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom...não tem como deixar de ser parcial neste momento. 05

Eu prefiro seguir aquilo que eu mais gosto...que é História...não tem matéria mais maravilhosa. Acho que trabalhar naquilo com o que mais vc se identifica é o que vale a pena.

E eu faço parte de uma minoria que não vê muito a questão do retorno financeiro. Hoje em dia, a pessoa é bem mais tentada pelo dinheiro que tempos atrás. Muita gente desiste de cursar uma determinada faculdade porque não dá retorno. Acho que a vida é mais que realização financeira. Para mim, prefiro ganhar R$ 1.000,00 fazendo o que realmente amo a ganhar R$ 10.000,00 em um profissão que não me fará feliz de verdade. Fico imaginando viver a vida inteira numa profissão cuja essencia nada tem a ver com a minha personalidade. Isso é fundamental, a pessoa encontrar a maior afinidade possível em alguma matéria  e procurar seguir em frente, não importa o mercado.

 

 Muita gente acaba fazendo um curso que não tem nada a ver com a pessoa...e o que acaba acontecendo? Vive a vida inteira com frustração certa...um impulso de sobrivênvia te diz: "Mas, pelo menos, você está ganhando bem". Acho isso um pensamento pequeno e uma forma de encarar a vida muito calcada no ter do que no ser. Eu, quando mergulho em História, todo o resto passa a ficar em segundo plano, profissionalmente falando. Pouco me importa se Advogado ou Médico ganha mais...para mim, a questão financeira não é fundamental e tampouco relevante se vc sabe o que faz a sua vida ter sentido. Algumas pessoas fazem Medicina porque querem ajudar pessoas, um sentimento altruísta. Outras fazem Turismo porque querem conhecer o mundo  e assim vai. Não vejo nenhum sentido alguém dizer: "Vou fazer Publicidade porque quero ser milionário"

 

Saindo um pouco do objetivo do tópico, História, para mim, é saber como corrigir o mundo, tentar compreendê-lo através do passado e imaginar soluções para o futuro onde nenhuma outra matéria teria tão grande capacidade. Valorizo bastante a carreira de Professor, mas eu vejo mais distante essa questão, cujas pessoas sempre ligam História ou Letras com a profissão docente...eu vejo essas matérias como fundamentais na existência e desenvolvimento humano, além de mera profissão remunerada. Eu vejo a mim mesmo como parte da história e através dela minha vida realmente vale a pena, porque é como se fosse parte de mim. Isso tem um significado ímpar na minha vida. Eu tbm gosto muito de Letras, mas nem é muito minha intenção  ser Professor. Acho que vale a pena fazer determinado curso por ter algum sentido na vida que não o dinheiro. 

Hoje em dia, a gente é bombardeado com um monte de conversas sobre "considerar o mercado de trabalho", as "áreas promissoras", etc. Acho tudo isso bobagem...01

 

 
Rodrigo AS2008-07-14 14:01:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Meus pais são professores... e te digo: dar aula em escola' date=' principalmente pública, não dá muito retorno, não. Eles tiveram que ralar pra conseguir um salário razoável, e se matam trabalhando (de manhã, de tarde E de noite!)

 

Mas recomendo que tu faça o que mais gosta e sente que tem mais talento! E é imprescindível se especializar, fazer mestrado e etc, como vc pretende 03
[/quote']

 

Eu já estudei com um professor de História no DF chamado Hátila. Ele, como quase todos os professores, começou dando aula em escola-pública-barra-pesada. De pouco em pouco, foi dando aula particular aqui, cursinho ali, e se tornou um dos professores mais requisitados do DF, chegando a receber R$ 120 por hora-aula. Em 2004, quando o conheci, ele ia todo dia pro cursinho com sua BMW 03

 

Não vou dizer que é fácil um professor que gosta do ofício viver bem, mas também não é impossível!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá, mas até que um professor alcance isso há uma certa demora... aff! 09

um prof. começa dando aulas eventuais dia sim, o outro talvez, se der sorte consegue alguma licença por um mês ou mais e vai acumulando pontos.

Se se empenhar  passa em concurso (costuma ter de 4 em 4 anos) e se der sorte, consegue uma cadeira perto de sua cidade, senão ... tem que dar aulas nos confins do Judas...penar uns 2 anos e então ir pedindo remoção a cada ano p/ mais perto possível da sua cidade.

 

Em escola particulares é bom, número de aluno bem menor, são supostamente mais educados, mas em algumas tu não tem a liberdade de dar notas ruins pq diretor nenhum quer perder aluno, cada aluninho ali é uma mensalidade... aff! 18

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...