Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pânico 7 (Scream)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom, aquecendo pro quarto filme...

 

Pânico (Wes Craven) - 5/5

 

Absolutamente genial. Devolveu ao gênero slasher o seu lugar de destaque roubado por produções vagabundas que apenas exploravam o filão e não se preocupavam em dizer alguma coisa (por mais idiota que fosse). Vão embora os personagens idiotas tão comuns nesse sub gênero criando-se uma tensão sem precedentes já que parte da premissa de que eles conhecem o gênero terror, sabem como ele funciona, suas qualidades e defeitos. E reagem a contento. Randy é claramente o alter-ego do roteirista Kevin Williamson, o nerd que manja tudo, saca de imediato quem poderia estar por trás dos assassinatos e prevê todas as artimanhas que o espectador apenas veria momentos depois.

 

Mas talvez o verdadeiro toque de gênio aqui é o fator metalinguagem. O filme critica o gênero ao qual pertence e, ao mesmo tempo, se utiliza das mesmas convenções que o tornaram tão indigno de atenção, mas o faz de uma forma que você pensa "mas que coisa sem vergonha... como isso é genial!". Não dá pra comparar Pânico com os outros filmes de terror que vieram depois, pelo menos os slashers. Nenhum deles se mostrou tão sincero ao espectador e dizer "olha, vem me ver como eu sou refletido no espelho"... E o filme faz isso sem medo e com sofisticação, usando ótimos (Halloween, The Howling) e péssimos (Prom Night) filmes de terror como referência para si mesmo.

 

E o plot é redondinho, sem rombos de lógica como é tão comum em filmes assim. Só vejo alguns problemas com o excesso de verborragia do Kevin Williamson. Há uma ou outra referência que está ali apenas para dizer "olha, sou mais uma referência" mas que no contexto fica um pouco deslocado. Mas mesmo assim um marco no gênero que, por sua própria peculiaridade, é impossível de ser igualado ou repetido.

 

Rever este primeiro filme após tantos anos me fez observar a sua importância para o cinema de terror e em como as suas qualidades superlativas estão representadas em elementos bem sutis no decorrer da narrativa. É o cinema alimentando-se do próprio cinema, como dizia o Kléber Mendonça. Uma pena eu não tê-lo visto nos cinemas em 1996. Provavelmente seria uma experiência inesquecível para um adolescente espinhudo que na época já era fascinado pelo gênero.    

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pânico 2 (Wes Craven) - 3/5

 

Vítima de si mesmo e do altíssimo nível estabelecido pelo filme anterior. Pânico 2 começa de forma genial estabelecendo um nível acima de metalinguagem. Se antes o filme relacionava-se com o gênero terror como um todo, aqui ele mesmo produz sua cria, a franquia "Stab", o filme dentro do filme. Contudo, após 10 minutos desse arrombo de genialidade, o roteiro de Williamson parece sofrer do sintoma "pink e cérebro", querendo ser maior do que é, mas sabotando-se a si mesmo uma vez que, impossibilitado - sabe-se lá por qual razão - de desenvolver a idéia do início, passa a simplesmente repetir a matança sugerindo uma "sequência na vida vida real", mas que logo em seguida parece ser descartado, uma vez que as vítimas carregam relação com as vítimas do primeiro filme o que sugere um... REMAKE e não uma sequência. Pra piorar, o filme investe no ridículo discurso da "violência influenciada pelos filmes" que não convence nem criança de 6 anos e mesmo a referência/homenagem ao primeiro Sexta-Feira 13 quando da revelação do assassino, isso não é devidamente explorado como poderia. Não apenas isso, a verborragia tão peculiar ao primeiro filme aqui enche o saco. Sobra o Craven que não deixa a peteca cair mostrando que não é um roteiro falho e pretencioso que irá prejudicar seu filme. Momentos assustadores, tensos e violentos (embora menos do que poderiam ser, já que uma das regras de uma sequência é justamente o aumento da violência) permeiam os 120 minutos de filme. É uma pena, portanto, que ele seja tão indeciso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Achei o filme uma delicia. Bem mais sangrento, surtado, metalinguistico e autodepreciativo do que os anteriores (e vai ter gente dizendo que isso é ruim, mas não é, embora não ache que seja genial também). A abertura já dá conta de retratar muito bem o que virá a seguir. O unico problema é o elenco jovem. Só quem se salva é a Hayden Panettiere e às vezes a ruindade deles é tão grande que prejudicam um pouco algumas idéias otimas do Williamson (como a revelação do assassino, que ficou muito bom, mas poderia ter sido genial como foi no Pânico 2 se tivesse um interprete bom).

 

Enfim, não tem o brilhantismo dos dois primeiros capitulos, mas é divertido e superior ao terceiro.

 

 

Lumière2011-04-15 18:33:11

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 PÂNICO 2 é o que menos gosto da trilogia(agora quadrilogia). O clima excessivamente teen deste filme me incomoda bastante. O climax é bem falho, com exceção de sua conclusão. Não sei se alguem concorda, mas nenhum dos novos personagens deste 2º filme são carismaticos ou divertidos.

 

 Apesar dos defeitos, PÂNICO 2 ainda é muito bom. Felizmente, o quarteto original esta tão a vontade com seus personagens, que não notamos esta carencia. E como disse o DOOK, a direção do Craven esta otima aqui, criando cenas brilhantes, como a sequencia do estudio de dublagem e a do carro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Na verdade os personagens novos em Panico 2 não são bem desenvolvidos, essa é a verdade. O Mikey seria um ótimo personagem se não resolvessem desenvolvê-lo totalmente só no clímax. Até então, era apenas um estudante universitário que gosta de sequências. Again, o maior problema de Panico 2 a meu ver se chama Kevin Williamson, com a bola toda, acabou trilhando um caminho auto-indulgente bolando um roteiro maior do que se suporta em si mesmo. Contudo, ele acerta muito ao transformar a Sidney numa heroína saída de tragédia grega (que o terceiro filme iria aproveitar e deixar ainda mais melancólico). Nesse ponto, o fato dela estar ensaiando para interpretar Cassandra e o final do filme se dar no palco com o cenário da peça montado tem tudo a ver e achei isso extremamente bem bolado.

 

Por outro lado, mesmo aí, achei o plot meio pretencioso, com um quê de "vou dominar o mundo com este roteiro"... Não à toa, Panico 2 começou a descida na ladeira do Williamson que depois daqui só caiu chegando ao fundo do poço com o já esquecido "Teaching Mrs. Thingle"... Não vi aquele filme de Lobisomem que ele escreveu e que o Wes dirigiu, mas parece consenso que é uma porcaria.

 

Aliás, ele escreveu "I Know What You Did Last Summer" também, não foi?

 

Dook2011-04-16 08:55:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Pois é, o Mikey é um personagem que poderia ter rendido bem mais. A rivalidade velada entre ele e o Randy poderiam ter rendido bons momentos.

 

 O lance do personagem da Sidney evoluir para uma heroina de tragédia grega foi mesmo uma boa sacada. Alias, adoro a cena do delirio da protagonista ocorrido durante o ensaio da peça.

 

 E sim, foi Williamson que escreveu "Eu Sei..." que acho um filme bem fraquinho. De fato, ao analisarmos a carreira do Williamson, ele tem bem mais erros do que acertos.

 

 Mas o cara acertou recentemente com PÂNICO 4, e pessoalmente gosto bastante de PROVA FINAL, filme dirigido pelo Robert Rodriguez em que toda a ideia da OP do Williamson é reutilizada só que com os filmes de alienigena. Apesar de ficar bem longe do filme do Craven, Williamson e Rodriguez entregam um filme bem divertido lá.
Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to Pânico 7 (Scream)

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...