Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pânico 7 (Scream)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

A melhor expectativa que posso ter com relação a "Pânico 4" é algo que esteja em torno do 3º e do 1º filme. Dificilmente irá superar o primeiro, mas se for apenas para repetir o que se vê no terceiro filme já terá sido uma idéia descartável, como o próprio já tinha sido assim como o segundo filme. Espero vê-lo no cinema...

 

PÂNICO - 8.5/10 - "Pânico" é um suspense exemplar que sabe aproveitar ao máximo os clichês do gênero, mas também é sobre cinema e a arte de provocar o medo no espectador. O epílogo protagonizado por Drew Barrymore é uma sequência maravilhosa que resume bem o talento de Wes Craven para o terror e o desenvolvimento do filme segue essa pegada introduzindo uma série de personagens e jovens atores em uma narrativa que sabe aproveitar as convenções do gênero, sem deixar de surpreender e/ou de funcionar como exercício de cinefilia. Um clássico moderno!

 

PÂNICO 2 - 4/10 - Seguindo a máxima de que a continuação nunca é tão boa quanto o original, "Pânico 2" é a antítese do filme anterior onde nada funciona sendo uma mera reciclagem ruim de idéias estúpidas. É aquela velha máxima de que para que um novo filme aconteça basta que novas mortes aconteçam, o que não necessariamente é garantia que o sucesso se repita. É como se todos os ingredientes que funcionaram no filme anteriores, simplesmente não dão liga por aqui. Só lembramos que se trata da saga a partir do envolvimento de determinados personagens com a história central, inclusive os descartáveis assassinos.

 

PÂNICO 3 - 6/10 - Em "Pânico 3", o exercício de metalinguagem é menos sutil já que trata-se de um filme dentro de um filme, literalmente, logo torna-se mais divertido do que assustador, embora tenha pouca inspiração. O filme tem uma ligação mais direta com o primeiro filme, embora tenha mais a intenção de funcionar como uma "brincadeira" em que o assassino decide promover a carnificina através do elenco do filme que encerra a trilogia que foi inspirada nos eventos "reais" vistos no 1º filme. Não deixa de ser uma aposta criativa explorar os cenários do filme que remetem ao primeiro filme neste aqui, assim como a idéia de que o assassino está seguindo o roteiro do filme para determinar a ordem das mortes, mas nada muito acima da média. Não se dá pra levá-lo muito a sério mesmo.
Thiago Lucio2011-04-17 11:21:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Você tá fazendo confusão, CINÉFILO. A cena da perseguição de carro é bem depois da cena do ensaio da peça. 

 

 E a cena do ensaio foi mesmo um delirio. Isso fica claro por que quando a Sidney esbarra em quem ela acha que é o Ghostface durante o ensaio e cai no chão gritando, a camera imediatamente volta para onde estaria o assassino, mas o que esta lá é simplesmente um ator com a mascara da peça. Fica bem claro que a garota apenas imaginou que o Ghostface estava lá durante o ensaio.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Adorei o personagem da Kirby. A Hayden Panettiere me surpreendeu, pois mandou bem. O dialogo que ela tem com o Dewey durante o interrogatorio é hilario.

 

 E discordo do LUMIERE. Na parte feminina, o elenco jovem mandou muito bem, e na parte masculina não compromete.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

TOP PÂNICO

Motivos que os Ghotsfaces tem para perseguir Sidney Campbell

 

Ghostface+%2528scream%2529.jpg

 

 

Fiz esse top em cima das explicações dos assassinos de cada filme dá para justificar o que fizeram (Não que o que eles fizeram tenha justificativa, mas vamos ver os mais convincentes e os menos)

 

 

SPOILERS MIL: Se não viu um ou mais filmes da quadrilogia Pânico, NÃO LEIA AS PARTES EM BRANCO!

 

07) Pânico 4: Charlie Walker

 

Charlie é o que chamo de "assassino peão": O que faz tudo, mata muita gente no filme, mas no fim não ganha nada e se dá mal. Só está ali pra ajudar alguém a executar o plano. Não tinha motivos para cometer tudo, a não ser que era um "nerd tetudo" que deixou a primeira menina que sorriu pra ele, o envolver num plano débil. E o burrão deixa de pegar a louruda que ele tanto queria por causa do plano e depois a Jill não pensou duas vezes antes de eliminá-lo. É um "Loser" com L maiúsculo.  Pior motivo ever.

 

06) Pânico 2: Mickey

 

O que dizer desse cidadão? Se envolveu na matança porque queria ser pego, e depois ir no tribunal usando a desculpa que a violência dos filmes de terror é que o fizeram cometer isso tudo. Nossa! Ou o cara é um gênio ou um burrão. Eu opto pela segunda opção. Por isso fica quase no "bottom" desse Top.

 

Os 3 seguintes, 05-04-03 do ranking, tem motivos semelhantes: uma grande inveja da Sidney, e a inveja virou raiva. Então, a ordem de preferência foi em cima do que aconteceu com eles para ocorrer essa tal inveja descabida, e outras coisitas que rolaram com cada um. 

 

05) Pânico 3: Roma Bridger

 

Esse aqui era o irmão da Sidney rejeitado pela mãe, e invejou a irmã que não foi. É um bom motivo. Poderia ficar em 3º ou 4º. Mas o que pega é que ele conseguiu uma carreira. Era direitor de filmes, podia pegar a mulher que queria, mas mesmo assim foi atrás da irmã. Sem falar que nem pra arranjar um idiota qualquer para ajudá-lo no plano (pra carregar a culpa toda no final), o cara conseguiu. Fez tudo sozinho e nem chamou um peão pra ajudar? Por isso pega o 5º lugar.

 

04) Pânico 4: Jill Roberts

 

A inveja veio porque ela queria ser famosa e não era. E invejou a prima que era famosa. Esse negócio de querer ser famoso é meio BBB demais. Mas ela ganha créditos porque foi esperta e arranjou um peão para ajudá-la. Fica em 4º lugar.

 

03) Pânico 1: Billy

 

Teve a família destruída porque a mãe da Sidney teve um caso com o pai dele. Então, ok. Fica em 3º.

 

TOP2:

 

02) Pânico 1: Stuart

 

Esse aqui nem se deu ao trabalho de explicar porque ajudou a cometer a matança. É louco? Apaixonado pelo Billy? Ou estava entediado e resolveu fazer algo bizarro pra se divertir? Sei lá. Como muita vezes é melhor nem ficar sabendo porque as pessoas fazem o que fazem (porque a explicação pode ser meio idiota), então fica em 2º no ranking, só por causa disso.

 

01) Pânico 2: Debbie Salt

 

Melhor motivo: vingar a morte do filho. A Sidney deu cabo do Billy, a mãe foi lá atrás se vingar. E ainda arranjou um peão débil para ajudá-la. Top1 então.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

tambéwm discordo do Lumiére a Emma Roberts realmente surpreendeu nesse filme (lembrando que o Billy também fingia que estava preocupado com a Sidney além de apoiar a Sidney).

 

A tentativa do Robbie se salvar foi boa, mas aquela piada do Bruce Willis depois que o Perkins levou a facada na testa  foi desencessária

 

cinéfilo2011-04-19 01:56:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pânico 3 (Wes Craven) - 4/5

 

Sensacional retomada depois de uma incursão extremamente pretenciosa e vacilante, Pânico 3 manda Kevin Williamson de volta para Woodsboro e abraça Hollywood pelas mãos de Ehren Kruger, recém saído do sucesso "O Suspeito da Rua Arlington". Aqui sim estamos diante de uma sequência, ainda mais mordaz e autodepreciativa do que no filme anterior, zoando com absolutamente tudo - destaque para participações especiais de Jay e Silent Bob, Carrie Fisher, Roger Corman, Casey Siesmasko - mostrando um lado nada glamouroso das produções cinematográficas enquanto faz o expectador acompanhar a produção "Stab 3". Embora longe da novidade do primeiro filme - e nem teria como duplicar isso - esse terceiro ameaça trilhar o lugar comum quando de repente vem a bomba: estamos diante de uma trilogia. E é neste turning point que Pânico 3 é elevado vários níveis acima de Pânico 2, introduzindo elementos comuns ao terceiro episódio de uma trilogia, nunca negando fatos bem estabelecidos nos filmes anteriores e formando um todo coeso e interessante. Para manter o padrão estabelecido no segundo filme, a revelação do assassino mostra-se bem frouxa, embora seus motivos sejam muito mais doentios a princípio do que toda aquela baboseira do Mikey no segundo filme. Por outro lado, o filme encerra uma obra em 3 partes de forma bem amarrada, sem pontas soltas. Sidney, aqui, tem desenvolvidas mais facetas da heroína de tragédia grega mostrando que a força da franquia, sem dúvida alguma, é ela, da mesma forma que Jamie Lee Curtis e Halloween e Sigourney Weaver e Alien. É inconcebível Pânico sem Neve Campbell e sendo ela a fechar a última cena do filme, Wes Craven mostra onde reside a essência humana da série. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Genial! Embora Ehren Kruger tenha salvado a série de cair no buraco por causa do Kevin Williamson, ela não poderia ter continuado sem Williamson. E os 11 anos entre um e outro filme só fizeram bem. A dupla Craven/Williamson resgata todo aquele clima do primeiro filme e coloca a série em outra direção, antenados com as mudanças drásticas ocorridas no gênero terror (obra inclusive da própria série Pânico) e na sociedade como um todo. E quando você pensa que Williamson vai zoar com filmes japoneses de terror, ele zoa com essa mentalidade insana e patológica de fazer remakes e reboots mostrando uma geração ávida por consumir esse tipo de coisa - e quando um dos personagens em determinado momento cita dezenas de filmes que são refilmagens de outros filmes, você finalmente percebe o que está acontecendo no cinema hoje. Não obstante a isso, o filme se coloca como uma espécie de refilmagem do primeiro, mas evita esse caminho o tempo todo mostrando a genialidade de sua construção, quando inclusive faz o assassino - uma revelação tão chocante quanto a do primeiro filme, coisa de cair o queixo mesmo, mostrando que a maldição das revelações pífias dos outros filmes foi quebrada - subverter as próprias regras de uma refilmagem para demonstrar um comportamento típico dos jovens desta geração Youtube: aparecer e ser notado, mesmo por coisas imbecis, não importa a que custo. Fazendo um belíssimo par com A Rede Social, Pânico 4 mostra que a série é a única a fazer terror ainda hoje com alguma relevância. E isso, principalmente considerando que estamos diante de um quarto filme, no contexto cinematográfico atual, não é pouca coisa.

 

5/5  

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

o Ehren Krueger novamente substituiu o Kevin Williamson

 

mas ele deveria ter botado perseguições tensas (a cena da Rebecca no estacionamento do hospital poderia ter sido uma homenagem à dupla Wes Craven/Kevin Williamson)

 

ele é bom nisso. Tanto que a cena da Samara perseguindo a Rachel dentro do poço é uma das melhores do O Chamado 2

cinéfilo2011-04-20 12:31:05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Sempre achei PÂNICO 3 um filme super incompreendido. Ele leva a serie para uma direção diferente ao bota-lo flertando com o terrir ao mesmo tempo que acrescenta elementos de thriller policial.

 

 Diferente do filme anterior, PÂNICO 3 traz novos personagens que tem bom carisma, e com quem o publico se importa, como o Det. Mark Kincaid, que tem uma dinâmica interessante com a protagonista e é o primeiro policial realmente serio no encalço do assassino, e a atriz Jennifer Jolie, que forma um divertidissimo triangulo amoroso com Gale e Dewey.

 

 Gosto bastante do desfecho do filme tambem. Como o DOOK bem falou, fecha de forma perfeita o arco dramatico da Sidney. O plano do  vento abrindo a porta, seguido pela expressão tranquila da heroina após todo o sofrimento que passou foi um grande final. Um dos meus medos em relação ao 4º filme é que isto fosse estragado, mas felizmente isto não aconteceu.

 

 PÂNICO 3 tem dois problemas que o impediram de ser ainda melhor. O primeiro são as mortes pouquissimo criativas quando comparadas as de seus antecessores. O segundo e maior é que o climão presente nos outros dois não esta tão presente aqui, excetuando-se o terço final.

 

 Meu TOP PÂNICO é o seguinte

 

1) PÂNICO

 

2) PÂNICO 4

 

3) PÂNICO 3

 

4) PÂNICO 2 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

a aparição do Ghostface na cena da Cassandra não é delirio da Sidney e sim foi um plano do Mickey (ou da Sra Loomis) pra fazer a Sidney pensar que está delirando: Eu não estou inventando isso. Foi o Wes Craven que disse nos comentários do DVD do Pânico 2

 

cinéfilo2011-04-20 03:16:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado, quase ñ lembro dos filmes Pânico... Não passam na TV (pelo menos, ñ na tv aberta) e é difícil encontrar por aí... Quero assistir logo o Pânico 4 pra recordar esse filme... Sempre gostei, ainda mais que pra época, ele foi uma grande novidade no meio do gênero suspense.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Diretor já pensa em Pânico 5

Pânico 4 mal

chegou aos cinemas e os realizadores da franquia já pensam em um quinto

filme. Responsável por comandar todos os longas da série Pânico, o diretor Wes Craven (A Hora do Pesadelo) revelou que pretende dar seguimento à trama do assassino Ghostface.

 

O cineasta já adiantou inclusive que a história deve continuar envolvendo a família de Sidney Prescott (Neve Campbell) e que o elenco principal deve retornar para Pânico 5.

Na verdade, a série também não deve ficar apenas no quinto longa. A

última informação é que o roteirista Kevin Williamson teria escrito Pânico 4 como o primeiro de uma nova trilogia. Assim, podemos imaginar um Scream 6 (no original) para fechar a história.

 

O quarto Pânico agradou

bastante os fãs da franquia e colheu alguns elogios da crítica. O

filme, no entanto, não obteve a mesma sorte nas bilheterias, onde acabou

ofuscado pelo sucesso de Rio. A produção faturou apenas US$ 18,6 milhões em seu final de semana de estreia.

 

Pânico 5 ainda não possui previsão de lançamento.

 

Notícia: Pânico 5.

 

Fonte: Adoro Cinema.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PÂNICO 4 - 8/10 - "Grata surpresa!"Pânico 4" é a continuação da franquia que melhor sabe se relacionar com o filme original através de um roteiro que consegue ser criativo, inteligente e divertido na maior parte do tempo. A sequência de abertura desde já consegue rivalizar com a ótima do filme original fazendo uma brincadeira de metalinguagem de forma criativa, algo que recorrente na franquia. Aqui o roteirista Kevin Williamson consegue (des)construir um remake com novos personagens sem deixar de dar destaque com os personagens antigos, consegue brincar com os clichês do gênero, mas consegue ser tenso o bastante para funcionar como suspense. No coletivo de idéias, aquelas que funcionam estão em maior número do que aqueles que não funcionam tão bem assim (o personagem do mocinho não decola; após a sequência ambientada na maratona de filmes, o filme perde um pouco de ritmo; a proposta da passagem no estacionamento do hospital não agrada). Mas é sempre interessante notar como o roteiro consegue fazer consegue inventar e se reinventar reciclando velhas idéias. Alguns diálogos são primorosos. O elenco está bem de uma maneira geral, mas os mais experientes são escolhas mais confiáveis. Contando mais uma vez com um Wes Craven que sabe muito bem o que faz, "Pânico 4" funciona ao mesmo tempo como uma homenagem, uma paródia e uma reinvenção da sua própria proposta.

Thiago Lucio2011-04-27 19:48:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Torço pra nao estragarem a série,gosto mesmo dos filmes, tenho os dvds, menos do primeiro, que nao foi lançado aqui.Se eu disser que nao to com vontade de ver é mentira...Devo ir nesse domingo, nao to esperando grande coisa, o diretor nao anda muito bem ne? Não to ligado nos seus ultimos trabalhos,mas depois que assisti aquele tal de "amaldiçoados" fiquei c medo do craven.

Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to Pânico 7 (Scream)

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...