Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

• Replies 306
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Achei o filme uma delicia. Bem mais sangrento, surtado, metalinguistico e autodepreciativo do que os anteriores (e vai ter gente dizendo que isso é ruim, mas não é, embora não ache que seja genial também). A abertura já dá conta de retratar muito bem o que virá a seguir. O unico problema é o elenco jovem. Só quem se salva é a Hayden Panettiere e às vezes a ruindade deles é tão grande que prejudicam um pouco algumas idéias otimas do Williamson (como a revelação do assassino, que ficou muito bom, mas poderia ter sido genial como foi no Pânico 2 se tivesse um interprete bom).

Enfim, não tem o brilhantismo dos dois primeiros capitulos, mas é divertido e superior ao terceiro.

Lumière2011-04-15 18:33:11

tambéwm discordo do Lumiére a Emma Roberts realmente surpreendeu nesse filme (lembrando que o Billy também fingia que estava preocupado com a Sidney além de apoiar a Sidney).

A tentativa do Robbie se salvar foi boa, mas aquela piada do Bruce Willis depois que o Perkins levou a facada na testa  foi desencessária

cinéfilo2011-04-19 01:56:04

Genial! Embora Ehren Kruger tenha salvado a série de cair no buraco por causa do Kevin Williamson, ela não poderia ter continuado sem Williamson. E os 11 anos entre um e outro filme só fizeram bem. A dupla Craven/Williamson resgata todo aquele clima do primeiro filme e coloca a série em outra direção, antenados com as mudanças drásticas ocorridas no gênero terror (obra inclusive da própria série Pânico) e na sociedade como um todo. E quando você pensa que Williamson vai zoar com filmes japoneses de terror, ele zoa com essa mentalidade insana e patológica de fazer remakes e reboots mostrando uma geração ávida por consumir esse tipo de coisa - e quando um dos personagens em determinado momento cita dezenas de filmes que são refilmagens de outros filmes, você finalmente percebe o que está acontecendo no cinema hoje. Não obstante a isso, o filme se coloca como uma espécie de refilmagem do primeiro, mas evita esse caminho o tempo todo mostrando a genialidade de sua construção, quando inclusive faz o assassino - uma revelação tão chocante quanto a do primeiro filme, coisa de cair o queixo mesmo, mostrando que a maldição das revelações pífias dos outros filmes foi quebrada - subverter as próprias regras de uma refilmagem para demonstrar um comportamento típico dos jovens desta geração Youtube: aparecer e ser notado, mesmo por coisas imbecis, não importa a que custo. Fazendo um belíssimo par com A Rede Social, Pânico 4 mostra que a série é a única a fazer terror ainda hoje com alguma relevância. E isso, principalmente considerando que estamos diante de um quarto filme, no contexto cinematográfico atual, não é pouca coisa.

5/5  

o Ehren Krueger novamente substituiu o Kevin Williamson

mas ele deveria ter botado perseguições tensas (a cena da Rebecca no estacionamento do hospital poderia ter sido uma homenagem à dupla Wes Craven/Kevin Williamson)

ele é bom nisso. Tanto que a cena da Samara perseguindo a Rachel dentro do poço é uma das melhores do O Chamado 2

cinéfilo2011-04-20 12:31:05

PÂNICO 4 - 8/10 - "Grata surpresa!"Pânico 4" é a continuação da franquia que melhor sabe se relacionar com o filme original através de um roteiro que consegue ser criativo, inteligente e divertido na maior parte do tempo. A sequência de abertura desde já consegue rivalizar com a ótima do filme original fazendo uma brincadeira de metalinguagem de forma criativa, algo que recorrente na franquia. Aqui o roteirista Kevin Williamson consegue (des)construir um remake com novos personagens sem deixar de dar destaque com os personagens antigos, consegue brincar com os clichês do gênero, mas consegue ser tenso o bastante para funcionar como suspense. No coletivo de idéias, aquelas que funcionam estão em maior número do que aqueles que não funcionam tão bem assim (o personagem do mocinho não decola; após a sequência ambientada na maratona de filmes, o filme perde um pouco de ritmo; a proposta da passagem no estacionamento do hospital não agrada). Mas é sempre interessante notar como o roteiro consegue fazer consegue inventar e se reinventar reciclando velhas idéias. Alguns diálogos são primorosos. O elenco está bem de uma maneira geral, mas os mais experientes são escolhas mais confiáveis. Contando mais uma vez com um Wes Craven que sabe muito bem o que faz, "Pânico 4" funciona ao mesmo tempo como uma homenagem, uma paródia e uma reinvenção da sua própria proposta.

Thiago Lucio2011-04-27 19:48:35

Torço pra nao estragarem a série,gosto mesmo dos filmes, tenho os dvds, menos do primeiro, que nao foi lançado aqui.Se eu disser que nao to com vontade de ver é mentira...Devo ir nesse domingo, nao to esperando grande coisa, o diretor nao anda muito bem ne? Não to ligado nos seus ultimos trabalhos,mas depois que assisti aquele tal de "amaldiçoados" fiquei c medo do craven.

Torço pra nao estragarem a série' date='gosto mesmo dos filmes, tenho os dvds, menos do primeiro, que nao foi lançado aqui.Se eu disser que nao to com vontade de ver é mentira...Devo ir nesse domingo, nao to esperando grande coisa, o diretor nao anda muito bem ne? Não to ligado nos seus ultimos trabalhos,mas depois que assisti aquele tal de "amaldiçoados" fiquei c medo do craven.[/quote']

fica tranquilo ele é muito bom. Tu não vai se decepcionar

Tem razão, nao me decepcionei. Claro que quando a gente

é fã imaginamos sempre algo diferente, ou reparamos +

facil as falhas, mas o filme ta legal sim.

Eu tava sem ir ao cinema a 3 anos + ou - (nem lembro bem ,isso mesmo, ANOS)e quando fui no domingo, a balconista me diz que a sessão foi cancelada pq a sala tava em manutenção ¬¬

Fui nessa terça, no inicio do filme, a imagem

ficou cortada, nem aparecia legenda e as vzs cortava as cabeças,vimos as primeiras cenas assim! Esperamos uns 7 min pra assistir o filme do começo normalmente...Isso em um shopping, sendo cinemark! vou passar a nao combinar as coisas!

Gostei do filme. Consegue ao mesmo tempo seguir a linha traçada desde o início, mas de certa forma, ser original ao contextualizar a estória nos modismos atuais. Ponto positivo também para a auto-crítica (quase auto-paródia) sempre presente.

O filme só tem um "defeito"... mas que está presente desde o primeiro da franquia: Não dá medo... não consegui levar um susto sequer.

E discordo da fala de uma determinada personagem.... filmes de terror com elementos sobrenaturais são bem mais assustadores do que filmes sobre maníacos com uma faca.

Achei o filme mais uma comédia do que um terror propriamente. Não que isso seja ruim, mas os maiores sustos acontecem quando chega alguém que todo mundo pensa que é o Ghostface e na verdade é o entregador de pizza batendo na porta da frente (essa sequência não existe, mas as cenas seguem essa linha). Pra um filme que tem a pretensão de reinventar ideias recicladas, não passa de um clichezão xexelento de que a produção simplesmente não consegue (aliás, nem tenta) escapar.

Na minha opninião, o filme não conseguiu tornar a trama moderna com a ideia de que tudo aquilo foi feito por causa da mídia. Na verdade, isso tenta causar um debate chinfrim em uma produção que não é exatamente a melhor pra organizar esse tipo de discussão. E as críticas internas a diversos elementos do gênero seriam interessantes se o filme não os repetisse um por um até a exaustão.