Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman - O Cavaleiro das Trevas


Recommended Posts

  • Members

 

 

 

 

 

Além da soberba atuação de Ledger, ele teve a proeza de participar do melhor filme da franquia,não basta só o cara ser bom!...mas ele é foda!

 

Imagine só, se na estreia do filme o ator aparece vivo como se fosse uma jogada de marketing do estudio alegando ser uma brincadeira de mal gosto do coringa!

 

HahahAHAHAHAhahahaHAHAHAhahaha....ta bom.....não teve graça!

 

Mas meu ingresso ja esta na mao, e hj as 15hrs....finalmente estarei la pra ver! Desde Senhor dos Anéis q nao sentia essa ansiedade, pois hoje nao será uma estreia, sera um evento!

 

Abraços!

Kiko Braga2008-07-18 00:38:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É,de longe,o melhor da serie.Não é um filme de quadrinhos,parece mas uma tragédia.A direção e o roteiro de Christopher Nolan são incriveis.Heath Ledger dá um show de atuação como o Coringa,e além de superar a atuação de Jack Nicholson(que era otima)merece mesmo um Oscar.Bale também brilha com o seu Batman,fazendo dele um otimo personagem complexo e os coadjuvantes também brilham em seus momentos.Com um visual realista(sem o tom gotico de Burton e carnavalesco de Schumaccer) e excelentes atuações,posso desde já,dizer sem medo que esse é o melhor filme do ano.5 estrelas.

Allan Verissimo2008-08-07 12:26:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora meu cometário...

SPOILER; SPOILER; QUEM NÃO VIU AINDA NÂO LEIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pablo (e quem mais ler isso), você não notou a mensagem subliminar que Christopher Nolan nos deu no final de Batman Begins? Quero dizer.. Para mim esta cena significa algo além de um diálogo bem construido > Lembra quando o Bruce e a Rachel conversam no final de Batman Begins? Se não, re-veja> Note que quando Rachel aparece na tela, atrás dela vemos tudo cinza, queimado, morto; e atrás de Bruce, aparece uma vegetação verde, viva.. Logo após, a imagem de Rachel é captada à frente de um pedaço da mansão desmoronando, e Bruce com uma bela paisagem às suas costas. Essa relação não seria um preâmbulo, um prelúdio da morte de Rachel em O Cavaleiro das Trevas??
Hein? Tenho certeza que isso não foi em vão. Tudo nos dois filmes tem algum propósito. Nada é gratúito.

E Christopher Nolan... não há o que dizer desse gênio.. Amnésia, Insônia, Batman Begins, O Grande Truque e agora O Cavaleiro das Trevas..
O que dizer do filme.. não há adjetivo no universo que defina esse longa metragem..
Ghuyer2008-07-18 20:02:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

pablo, sou fão de suas criticas desde 2003... raramente me manifesto, sendo um observados silencioso..

gostei de sua critica...

 

mas todos estão errados em um ponto. este novo filme, não é o poderoso chefão do filmes de "super-herói". este filme está longe disto.

 

este filme é uma releitura de Hamlet.

 

defendendo meu ponto de vista: após sair da sessão, fiquei mudo . e concordando com sua critica, mais que mudo, exausto.

 

muitas informações se passaram durante as mais de duas horas de filme.

 

para iniciarmos esta aventura, e comparando com um dos maiores livros escritos por alguem, temos Hamlet, que pode ser entendido por duas pessoas: coringa e o batman. batman, ou bruce wayne, o principe de gotham( falcone o chamou assim no primeiro filme) tem seus atos ligados a morte prematura de seu pai e mãe, levando a uma caçada contra criminalidade , colocando-se  acima das leis de uma sociedade, agindo como um monstro( sua voz gutural quando embaixo de uma mascara, torna a visão de um batman, perturbador). o que busca caçada? não fica tão claro...

 

vingança? corrigir a sociedade com suas regras?

 

uma coisa é clara. o fantasma de seu pai o perturba. tanto que no primeiro filme, vimos seu pai morrendo (sua mãe pouco aparece). como em hamlet, o fantasma do pai pertuba o personagem , que o leva a atos de insanidade, violencia. o personagem veste uma mascara quando é bruce wayne. pois sua "identidade" verdadeira é o batman.

 

seus atos desencadeiam consequencias que agem como um terremoto na cidade de gotham. a escalada cada vez maior( no fim do primeiro filme, o tenente gordon, comenta que há alguem que age como o batman, com teatralidade, no caso o futuro inimigo coringa) desencadeada pelo batman não parece ser uma solução para os problemas de uma sociedade.

 

os bandidos normais, temias ao ver o simbolo do morcego projetado.

 

mais eis que surge um bandido incomum.

 

coringa( ledger e sua melhor atuação, uma mistura perfeita de  tyler durden + john doe  + alex- laranja mecanica) se sente completo, chegando a dizer isto para o batman. não é uma insinuação homossexual9 como muitos disseram), são as varias faces  de um mesmo personagem, nesta caso o hamlet, uma homem inteligente, porem insano, que ao mesmo tempo que causa ação de todas as cenas, mata desenfreadamente, para defender seu ponto de vista.

 

o batman, em um tentativa de controlar seu mundo, por morte de seus pais, não conseguiu prever que poderia estimular, um terrorista como o coringa. um agente do caos( e que caos!!!) .

 

a dualidade sempre presente no filme: batman/bruce , o duas caras/dent, o uso da moeda( a comparação do pablo com anton Chigurh foi otima), a esclha de rachel entre dent ou bruce, remetem ao famoso ser/ não ser, tão batido na literatura, mas tão pouco compreendido. o ser ou não ser representa a ação pesada pelas consequencias imprevisiveis, que destroiem a logica a ponto de enlouquecer, trazendo no caso do filme, um rastro de morte e destruição.

 

coringa/batman são hamlet: causam ação nas cenas, e levam os personagens ao seu extremo, no teste maior de suportar os acontecimentos.

 

a busca de uma figura de pai por bruce em lucius/alfred, com o amor mais fraternal de alfred, mostram a insegurança de bruce, um homem que sente o peso de suas escolhas. em varios momentos do filme, bruce pergunta para alfred sobre os acontecimentos.

 

este filme foi alem de um filme  de herois.

 

ele fala sobre escolhas, sobre o peso de nossos atos.

 

este tipo de filme atingiu um novo marco.

 

ele é um realista retrato de um personagem.

 

colocarei mais post, sobre este incrivel filme...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Excelente crítica, Pablo. E só o fato de ter lembrado e citado o filme no mesmo painel que se encontram produções como "Clube da Luta", "Seven" e "Onde Os Fracos Não Têm Vez" já merece 10

 

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS - 10/10 - O filme coloca um sorriso de satisfação no rosto do espectador, mesmo sendo uma produção de natureza trágica e melancólica. O mesmo universo que precisa de heróis como Batman está sujeito a criminosos como Coringa. Conflitos psicológicos, questionamento éticos e morais, abordagem socio-política. Definitivamente não estamos diante de uma mera adaptação de HQ. Ledger oferece uma atuação notável e marcante, é uma incorporação física perfeita (ele saliva como se o personagem estivesse devorando as palavras doentias que saiam da sua boca). Se eu tenho ressalvas? Tenho, mas são mínimas e não comprometem (confesso que demorei pra "entrar" no filme, achei o começo muito "picotado", quase episódico; a participação do Espantalho foi dispensável, enfraquece o personagem; e ainda não digeri aquela sequência "vote já"). A meia hora final do filme é fantástica e a resolução perfeita para o tom do Batman que está muito longe de ser um herói convencional. Imbatível !!!
Thiago Lucio2008-07-19 11:16:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Precisei ver com meus próprios olhos...o filme não tem contras....uma belíssima obra, sem duvida o melhor do ano...saí impressionado do cinema...a última vez que saí impressionado do cinema depois de um filme foi com Robocop (1987)....remete a um Kubrick dos melhores....um batman Kubrickiano....quem diria....

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...