Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman - O Cavaleiro das Trevas


Recommended Posts

  • Members

 

Só para ilustrar' date=' Alien custou $9 milhões em 1979; Aliens custou $16 milhões em 1986. Diferença muito pouca considerando que SETE ANOS separam as duas produções. Em 1979 um filme que tinha $9 milhões no orçamento deveria se ajoelhar e agradecer a Deus. Os filmes mais caros desse período custavam $15 ~ $20 milhões. Sete anos depois os filmes mais caros custavam perto de $30.

 

Se Aliens é melhor que Alien isso não é devido ao fato de que um teve mais grana para gastar do que o outro. Fosse assim Homem-Aranha 3 ($300 milhões de custo) seria melhor que o 2 (que custou $220 milhões).

 

Bottom line: dinheiro significa pouco no resultado final. A arte só tem a ganhar com restrições (incluindo aí as financeiras). Menos é mais.
[/quote']

 

Muito boa resposta!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

dr calvin concordo com vc pensando bem. são visões diferentes do batman.

 

mas o filme de 1989 não era muito parecido como gibi, ...era mais como um filme do tim burton(o que não é demérito, pois são muito legais!!).

 

mas não era como o gibi, bem distante do gibi do frank miller que foi uma reviravolta na historia dos quadrinhos. surgiram muitos gibis mais adultos.

 

vc conheço o gibi do john constatine? este tem uma distorção maior que o gibi.

john era um tipico ingles. e todas historias, ou pelo menos a maioria acontecia na inglaterra, irlanda. a europa no gibi é quase um personagem. no filme ele é americano. por que? para que os americanos se identifiquem com ele?

john é loiro, e usa um sobretudo marron . seu visual foi baseado no vocalista do police,sting. keanu é loiro ? cade o sobretudo?

john é cinico, porcaria, vagabundo, usa magia negra proibida, tem um monte de amizades questionaveis, que quando interessa ele os abandona. chas seu amigo o definiu como o maior filho da puta que ja existiu na terra.ferrou um monte de gente(Inclusive amigos) usando apenas conversa e magia. e de certa forma um pouco de sorte. em que isto se parece com keanu robo-neo reeves?

john nunca foi bom de luta. vive apanhando.não usa armas( ate mesmo por que como mataria o capeta usando um revolver?) no filme ele parece o van helsing. 

o gibi tem uma violencia pesada. tripas para fora, pessoas sendo despedaçadas por demonios, imagens pertubadoras. em isto parece com o filme?

quando eu via censura do filme( 16 anos) foi  uma pá de cal. estava feito.

 o filme seria uma porcaria e não deu outra.

 

por isto eu volto a perguntar. por que este produtores insistem em mudar as historias , tomar certa liberdades que se não ferram o conceito no material original, destroem todo o material. criam algo que apenas carrega

 o nome.

 

sabe o que os filmes clube da luta, o poderoso chefão, 2001( uma odisseia no espaço), laranja mecanica, este novo batman, tem em comum?

 sabe por que eles são bons filmes?

 

por que respeitam o material original.

seguem o conceito ou a ideia que a obra deu origem.

 

e sabe por que a liga extraordinaria funcionou? nem de olnge lembra o espetacular gibi escrito por alan moore....

 

e tenho dito!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

2001 acho que não conta como exemplo. Afinal o livro foi feito ao mesmo tempo que o filme... e foi publicado depois.

 

Mas... sinceramente... acho que não é necessário preocupar-se tanto com isso. Se o filme for uma merda... o material que o deu origem continuará o mesmo, como antes. Agora, se for bom... qual o problema afinal de mudar as coisas? No fim das contas... são só filmes...

 

Lucas2008-07-21 15:24:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members
dr calvin concordo com vc pensando bem. são visões diferentes do batman.

 

mas o filme de 1989 não era muito parecido como gibi' date=' ...era mais como um filme do tim burton(o que não é demérito, pois são muito legais!!).

 

mas não era como o gibi, bem distante do gibi do frank miller que foi uma reviravolta na historia dos quadrinhos. surgiram muitos gibis mais adultos.[/quote']

 

O Batman de 1989 é parecido sim com os gibis mais antigos do herói. Exceto na parte da amoralidade do protagonista onde aí ele se parece mais com a HQ do Frank Miller...

 

E sim, os filmes do Tim Burton são 100% Tim Burton.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Minha opinião é a seguinte' date=' cada diretor tem uma leitura diferente da mesma obra, vamos por exemplo pegar a série Alien, vamos comparar o Oitavo Passageiro (o primeiro) e O resgate (segundo filme), o primeiro é de Ridley Scott, nesse somos apresentados ao Alien e a heroína (uma das melhores heroinas dos anos 80) tenente Ripley, bacana, o filme é muito bom, a tenção é gradativa, clima tenso, prato cheio pra um clássico.

Agora pegamos Aliens  - O Resgate, na minha opinião é o melhor da série, esse é de James Cameron, o diretor aumentou a dosagem de ameaça q a figura do alien tiva no oitavo passageiro, nesse ele era rápido, corria nas paredes, e eram muuitos aliens, dai temos um filme com uma ação frenética, clima muito mais sombrio e a personagem Ripley mais madura e heróica.

Pegando o oitavo passageiro pra ver hoje (dica pra vcs), dá pra perceber descaradamente que muita coisa deixou de ser feita por falta de orçamento (de repente ate mesmo falta de tecnologia na época), então eles se viravam com o que tinham!
Ja O resgate.....fizeram de tudo e mais um pouco!

Enfim, são 2 sucessos, mas o segundo é claramente melhor do que o oitavo passageiro, pois o orçamento do filme deve ter triplicado, entao é muito complexo comparar o Batman de Burton e Nolan, não vou dizer que o maior fator do tira teima é a grana pois são varios fatores que distanciam um do outro. Mas os dois.....sim, são muito bons!

Abraços!!
[/quote']

 

Esse argumento vai por água abaixo, quando a comparação entre os 2 aliens favorece o primeiro, que além do elemento inédito, desenvolve a história muito bem! O segundo filme fica na rebarba do primeiro. (diferente entre os batmans, por exemplo).

E no segundo alien, deixa de ser um filme de horror para virar ação. A figura do alien deixa de ser o antagonista para se transformar numa bucha de canhão. A ameaça diminui. Melhor dizendo, é diluida em diversos monstrinhos.
Como se vários "hannibais lecteres" fosse melhor que um..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho Aliens tão bom quanto Alien. Mas isso não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o dinheiro investido no filme.

 

Dinheiro não manda na qualidade do filme. Se fosse assim' date=' então não precisaria fazer filmes baratos, era só colocar $100.000.000 em cada e pronto.
[/quote']

 

ACho q acabei confundindo a tecnologia usada no filme de 79 para o de 86, foi o Dr. Calvin q me disse no quesito de quanto era um orçamento na época, enfim, boa informação.

Acabei lembrando de Evil Dead e Evil Dead 2 (q na verdade é o um), nesse sim rola o esquema de orçamento não é? Pois o filme é refeito no início do 2, alguem ae sabe a respeito?

 

Quanto ao alien, concordo que em aliens rola mto mais ação, mas eu fiquei mais tenso que no primeiro!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar de Pablo revelar alguns detalhes importantes para quem ainda não viu o filme na resenha "emocionada" sou contudente com tudo que ele falou. Dos detalhes técnicos a um elenco fantástico que nos envolve de uma maneira tão eficaz como praserosa. e como Pablo o Coringa de Jack Nicholson era maravilhoso naquela época, mas vendo Heath Ledger em cena e agindo de uma maneira tão itensa e aleatória e com certeza o Coringa definitivo de Batman pois e insano,trapaceiro,debochado e extremamente intelegente o verdadeiro nemessis do Homem Morcego que sofre durante boa parte da projeção para antecipar os atos terroristas do palhaço.

Que não fica só na ameaça e as cumpre nem que seja pessoalmente amei o filme por ser uma verdadeira adaptação de HQ com uma mistura extraordinária dos grandes filmes policiais e o Nolan se mostou um grande diretor pois não só manteve o povo de Gotham refém do panico e caos mas o expectador também, Que mesmo sabendo o destino tragedia anuçiada de Rachel e Harvey Dent, ficamos tristes quando de fato elas acontecem e Nolan aproveita todos os personagens codjuvante em cenas chave que aumenta toda as tensões como o gerente de banco (William Fichtner) o mafioso Gamble (Michael Jay White) o mauricinho delator Reese ( Joshua Harto) o negro prisoneiro (Tom Lister Jr) do barco em cenas crucias no filme e claro Bale que fez um Batman mais heróico do cinema pois o cara agiu como mascardo de noite e de dia fazia um fachada de milionário e investigava os atos do Corinnga e o cartel mafioso liderado por Sal Maroni (Eric Roberts).

O filme e sombrio,violento,triste,poetico e simplimente visionário e torço desde ja para o Batman 3 com Cristopher Nolan e Cristain Bale na produção

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Esse argumento vai por água abaixo' date=' quando a comparação entre os 2 aliens favorece o primeiro, que além do elemento inédito, desenvolve a história muito bem! O segundo filme fica na rebarba do primeiro. (diferente entre os batmans, por exemplo).

E no segundo alien, deixa de ser um filme de horror para virar ação. A figura do alien deixa de ser o antagonista para se transformar numa bucha de canhão. A ameaça diminui. Melhor dizendo, é diluida em diversos monstrinhos.

Como se vários "hannibais lecteres" fosse melhor que um..[/quote']

 

Eu já acho que esta foi a grande sacada de Aliens. James Cameron acabou percebendo o óbvio: jamais poderia fazer um filme com a mesma tensão e o mesmo fator de ineditismo do Alien original. O filme já existe... é fantástico, não havia como repetir. Então o que ele faz: transforma esta sequência em um filme de ação. Digo mais: em um dos melhores exemplares deste gênero! Não é qualquer série cinematrográfica que pode contar com dois clássicos de dois gêneros distintos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Esse argumento vai por água abaixo' date=' quando a comparação entre os 2 aliens favorece o primeiro, que além do elemento inédito, desenvolve a história muito bem! O segundo filme fica na rebarba do primeiro. (diferente entre os batmans, por exemplo).

E no segundo alien, deixa de ser um filme de horror para virar ação. A figura do alien deixa de ser o antagonista para se transformar numa bucha de canhão. A ameaça diminui. Melhor dizendo, é diluida em diversos monstrinhos.
Como se vários "hannibais lecteres" fosse melhor que um..[/quote']

Eu já acho que esta foi a grande sacada de Aliens. James Cameron acabou percebendo o óbvio: jamais poderia fazer um filme com a mesma tensão e o mesmo fator de ineditismo do Alien original. O filme já existe... é fantástico, não havia como repetir. Então o que ele faz: transforma esta sequência em um filme de ação. Digo mais: em um dos melhores exemplares deste gênero! Não é qualquer série cinematrográfica que pode contar com dois clássicos de dois gêneros distintos...

 

Sim sim...são dois filmes igualmente bons, cada um ao seu jeito. Mas simpatizo mais pelo primeiro, não só pelo clima crescente de mistério e tensão, mas pelo ineditismo.

James Cameron deu um tom a série que não teve volta. Um dos raros casos em que a sequencia (não prevista) teve a mesma importância que o original.

Bem, eu gostaria de passar esta discussão ao tópico do alien propriamente dito, se as pessoas com as quais estou discutindo se animassem de postar lá...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sim sim...são dois filmes igualmente bons' date=' cada um ao seu jeito. Mas simpatizo mais pelo primeiro, não só pelo clima crescente de mistério e tensão, mas pelo ineditismo.

James Cameron deu um tom a série que não teve volta. Um dos raros casos em que a sequencia (não prevista) teve a mesma importância que o original.

Bem, eu gostaria de passar esta discussão ao tópico do alien propriamente dito, se as pessoas com as quais estou discutindo se animassem de postar lá...
[/quote']

 

Animo total amigo!

 

Abraços!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que todo mundo tem um pouco de razão.

Todos já vimos filmes bons e ruins com grandes e pequenos orçamentos.

No caso específico de Batman (1989) e Dark Night o que mais deve ser levado em consideração é que ambos foram inspirados em quadrinhos, porém em fases diferentes, não acho que ninguém tenha "traído" o personagem.

Lembrando que mesmo nos quadrinhos temos abordagens diferentes para o mesmo personagem. Masmo Ano Um e Cavaleiro das Trevas tem diferenças entre si.

O que eu estou achando bacana da discussão é que quese todos nós gostamos de ambas leituras (Nolan e Burton). O que com toda certeza implica que os dois diretorem em épocas diferentes fizeram o dever de casa.

Os coringas dos dois filmes são totalmente diferentes... mas temos que admitir que cada um da sua forma são geniais.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assim como nas bilheterias norte-americanas, batman ficou em primeiro lugar e bateu recordes. Batman superou o indiana jones e homem de ferro, + de 700 mil pessoas foram aos cinemas assistir o homem morcego.

O + IMPRESSIONANTE!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

bATMAN foi a maior abertura da Warner bros. no brasil, superando Harry potter e a Ordem da Fenix.

A Warner Bros. estima q batman termine a semana com uma arrecadação superior a 220 milhões só nos EUA, valor q ultrapassa o Batman Begins(205 milhões)
Link to comment
Share on other sites

Assim como nas bilheterias norte-americanas' date=' batman ficou em primeiro lugar e bateu recordes. Batman superou o indiana jones e homem de ferro, + de 700 mil pessoas foram aos cinemas assistir o homem morcego.

O + IMPRESSIONANTE!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

bATMAN foi a maior abertura da Warner bros. no brasil, superando Harry potter e a Ordem da Fenix.

A Warner Bros. estima q batman termine a semana com uma arrecadação superior a 220 milhões só nos EUA, valor q ultrapassa o Batman Begins(205 milhões)
[/quote']

 

Tá, desculpa ser chato, mas o que tem isso haver com o tópico da crítica do filme ?

Concentra essas notícias nos tópicos correspondentes ao filme ou no de Bilheteria

 

Tópicos quentes [novas mensagens]

Icone da Mensagem

Bilheteria
Páginas1 2 3 4 5 6 7 ... 12 13

Beckin

254

2642

Hoje as 10:22
por tigo Ver Última Mensagem

 

Tópico Fixo

Icone da Mensagem

Batman - The Dark Knight (# 4)
Páginas1 2 3 4 5 6 7 ... 89 90

Big One

1797

46438

Hoje as 10:23
por Tonytt Ver Última Mensagem
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei bem interessante o Pablo falar da mania que o Coringa tem de passar a lingua, esses detalhes tornam o personagem mais verossímil.

Agora uma perguntinha, essa ideia do Coringa ficar passando a lingua na boca como estivesse passando a lingua na ferida, será q é do Ledger ou do Nolan?

Muitas vezes em um filme vejo algum personagem com certos trejeitos fantasticos, mas nao sei dizer de quem é o credito da invenção do tique.

 

Abraços!
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

 

Apesar de Pablo revelar alguns detalhes importantes para quem ainda não viu o filme na resenha "emocionada" sou contudente com tudo que ele falou. Dos detalhes técnicos a um elenco fantástico que nos envolve de uma maneira tão eficaz como praserosa. e como Pablo o Coringa de Jack Nicholson era maravilhoso naquela época' date=' mas vendo Heath Ledger em cena e agindo de uma maneira tão itensa e aleatória e com certeza o Coringa definitivo de Batman pois e insano,trapaceiro,debochado e extremamente intelegente o verdadeiro nemessis do Homem Morcego que sofre durante boa parte da projeção para antecipar os atos terroristas do palhaço.

Que não fica só na ameaça e as cumpre nem que seja pessoalmente amei o filme por ser uma verdadeira adaptação de HQ com uma mistura extraordinária dos grandes filmes policiais e o Nolan se mostou um grande diretor pois não só manteve o povo de Gotham refém do panico e caos mas o expectador também, Que mesmo sabendo o destino tragedia anuçiada de Rachel e Harvey Dent, ficamos tristes quando de fato elas acontecem e Nolan aproveita todos os personagens codjuvante em cenas chave que aumenta toda as tensões como o gerente de banco (William Fichtner) o mafioso Gamble (Michael Jay White) o mauricinho delator Reese ( Joshua Harto) o negro prisoneiro (Tom Lister Jr) do barco em cenas crucias no filme e claro Bale que fez um Batman mais heróico do cinema pois o cara agiu como mascardo de noite e de dia fazia um fachada de milionário e investigava os atos do Corinnga e o cartel mafioso liderado por Sal Maroni (Eric Roberts).

O filme e sombrio,violento,triste,poetico e simplimente visionário e torço desde ja para o Batman 3 com Cristopher Nolan e Cristain Bale na produção

[/quote']

 

Não há coadjuvante de luxo nesse filme, está tudo bem amarrado, todos tem papéis importantes pra histórias, é um dos grandes méritos do filme.

 

Bela critica do Pablo. A sensação ao sair do cinema era essa mesma, não era a de descontração, era de um fardo, pesado, feliz por ter um visto um puta filme, mas esgotado emocionamente. Um filme que vai ficar na sua cabeça, tanto que deve ser visto 2 vezes no mínimo.

 

Essa sacada do Ledger que o Pablo apontou foi boa mesmo, de ficar mexendo com a lingua como se procurando as feridas decorrentes do cortes na boca...

 

 

Big One2008-07-24 00:18:15

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pessoal alguem ja viu a critica do zeca camargo?

 

então olhem no

 

 

alias eu tentei colocar minha resposta no blog mas não consegui, então la vai:

 

zeca.
Não vou acrescentar nada do que foi dito neste blog. vc despertou a ira de muita gente. Pior. De pessoas que não são ´fãs" do morcegão.
Isto foi grave.
sabe eu estou cansado deste mundinho.
Novelas que são sempre a mesma sequencia: casal-sofre-sofre-vilão atrapalha-mocinha bate na vilã-vilã morre ou é presa- casal feliz para sempre.
seriados que pssam as 23:00 com piadas de futebol, mulher pelada.
rio de janeiro. faustão. jornal nacional. ana maria braga e seu programa que leva o nada ao lugar algum.

eu tenho impressão que a TV apenas me ensina o suficiente para atravessar a rua, comer um hamburguer e votar no proximo BBB.

estou cansado.

me sinto desprezado( odeio enclise, alias), pois sou tratado todo dia como um idiota, como seu fosse um ponto do ibope, ou mais um CPF que financiara um sofa na casas bahia em 99 pagamentos.

não, eu estou cansado deste mundinho. acho os artistas globais futeis, burros, retrogrados. Odeio o silvio santos e seu bau da infelicidade. a record e seus programas sensacionalistas. a band e futebol. ivete/claudia leitte com suas musicas bobas e superficiais.

este mundinho que parece alegre, revela na verdade, uma manipulação sem fim. Uma idiotização constante.

eu tive sorte. li muitos livros. Assim como vc sei quem é vladimir e estragon. alias por que vc compara batman/coringa com este personagens? apenas para citar o quanto vc é culto?

quando temos oportunidade de ver coisas diferentes o que vc fala?
"um filme para o público de massa não pode se dar ao luxo de deixar coisas para o público concluir”

quem é esta massa que vc  diz? eu ? os brasileiros que assitem as novelas de alto nivel da globo?
somos todos uns imbecis então que não podemos concluir nada?

é um luxo concluir? pensar é luxo?

vou dizer apenas uma vez: as pessoas não são tão bobas como antes. as informações são mais acessiveis. temos a web. ebooks gratuitos. este luxo de concluir ja não é tanto luxo. e acessivel a todos.

quando aparece filmes diferentes, quando temos oportunidade de ver filmes mais densos, que saem deste mundinho global, o que vc fala?

somos muito serios.

então vamos rir bstante, deixar o lula roubar tudo. vamos ficar sem nada so assitindo TV. sem filmes inteligentes. afinal somos serios demais.

vc não foi feliz em seu comentario. leio de 30 a 100 livros por ano.  e me irrito com arrogantes como vc que ditam o que as pessoas devem pensar. 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...