Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sua Coleção de DVDs Personalizada


gsalb
 Share

Recommended Posts

  • Members

Já imaginou ter sua estante com sua coleção de DVDs assim?

pic2071bw.jpg

pic2039sq.jpg

71kt.jpg

dvdsetrackssmall6hd.jpg

35pg1.jpg

Olá amigos.
É um longo post e está repleto de imagens, então vou começar com calma.

Sou designer gráfico e tenho como passatempo um hobby praticado por milhares de pessoas e dezenas de comunidades nos Estados Unidos, principalmente, onde a febre do DVD é enorme devido, principalmente, ao poder aquisitivo e baixo preço do produto por lá - estantes, salas repletas de coleções de DVDs se tornou a nova mania.
O passatempo em questão é customização de DVDs. Não o conteúdo, mas a apresentação. A capa.
Existem dezenas de comunidades de artistas e designers que brincam com suas habilidades criando capas de DVDs para substituir as capas oficiais compradas com seus filmes, pelos mais diversos motivos: seja por não gostarem da arte, seja por não gostarem da enxurrada de frases e elementos comerciais feitos para vender o DVD ( frases de críticos, banners,  imensas logos de região, censura e etc. ) ou simplesmente por quererem fazer algo melhor, por acharem que podem.
No Brasil existe pouca gente que faz isso. Temos uma comunidade de artistas, fechada - ainda não temos host, estamos providenciando, por isso mantemos o site fechado para troca de arquivos, idéias e ajuda na criação da arte - e posso dizer que em meio a cerca de 10 mil artistas que participam das comunidades lá de fora, o Brasil tem um belo cartaz.
Por dois motivos, estivemos fazendo nossas capas em inglês até agora: nas poucas vezes que abrimos espaço para o download do público, fomos recheados com pedidos de capas de filmes que ainda estão nos cinemas - nem preciso dizer que não era pra DVD que queriam essas capas - o que é desmoralizante. Esse mesmo tipo de usuário - pirata da NET - costumava baixar arquivos de capas e nem sequer dizer um "valeu, obrigado". Desistimos. A outra razão é porque era lá fora que isso tornou-se uma febre.
Como estamos planejando criar um site aberto novamente, estamos querendo mostrar nosso trabalho a quem realmente interessa: amantes do DVD, colecionadores, pessoas que compram o produto. É uma das razões de estarmos, por isso, mostrando nosso trabalho em fóruns de cinema e DVD.
Queremos, ao lançar o site, oferecer todas as direções a quem goste de comprar e colecionar: desde anunciar novos DVDs e sites que vendam as caixas Amaray para DVD até colocar críticas e reportagens sobre cinema e trilha sonora - não porque estou anunciando aqui, é comum quem brinca com o photoshop fazendo capas ouvir músicas de cinema para desestressar e se inspirar.

Já falo de antemão ao Jorge que não estou fazendo propaganda de produto á venda nem nada. Isso tudo não busca lucro, é apenas hobby e paixão pelo cinema. O que buscamos para breve é parceria, usuários para discutir cinema e DVD - talvez a possibilidade de ter em nosso site reportagens sobre o mercado e análises de trilhas sonoras. Se possível, até mesmo dicas para montagem de Home Theaters, links para compra de produtos... não queremos vender nada, apenas fazer um site para colecionadores de DVD terem tudo à sua disposição, desde os últimos DVDs até a customização da sua coleção, passando pela montagem de seu próprio cinema particular. E achamos que esse nosso primeiro passo é um belo incentivo a isso.

Se ouver qualquer interesse ou idéia a respeito - sou sincero, ainda não pensei em nada disso, apenas que quero achar uma maneira de quem goste ter acesso a esses arquivos - por favor entrem em contato comigo.

As capas abaixo são apenas algumas que estou postando como exemplo. São apenas previews. Os arquivos originais são em 300DPI e imagens em alta resolução, perfeitas para impressão par auso de quem coleciona e quer ver sua estante e sua coleção com uma nova face.

Essas são algumas capas criadas por artistas estrangeiros ( capas, aliás, famosas lá fora ). Existem verdadeiras coleções que são obras primas - as mais famosas, uma coleção com fundo prateado para mais de 50 clássicos Disney, as coleções de Star Trek de Ric Easton com tarjas combinadas - ficam lindas lado a lado na estante, formando imagens - coleções para Star Wars, 007 e para séries de TV lançadas em DVD.


7_3D.gif
index119002.jpg
index119003.jpg
81.jpg
34.jpg
5_3D.gif
greatscape.jpg
goodbad.jpg
superman.jpg
harry.jpg


Essas são algumas capas feitas por artistas brasileiros, que iremos traduzir para o português.


band.jpg
pirates.jpg
tomb.jpg
day.jpg
jurassic3d.jpg
Ladder1.jpg
papillonpreview.jpg
3d1.jpg
Hannibal_cstm_gsalb_preview.jpg
m3.jpg
shawshankredemption.jpg
stand3d.jpg
The1.jpg
set.jpg
titanic_version1.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O mais indicado seria o Glossy ou o couchê, mas sulfite 90gr ou superior têm ótimos resultados.

E impressão em gráfica é o mais indicado, não é caro. COm cerca de 4 ou 5 reais se imprime em tamanho A3 em um bureau de impressão ( em um A3 cabem duas capas ).

Quanto a disponibilizar, só estamos ajeitando alguns detalhes para criar um site para colecionadores de DVDs. Obviamente, esses arquivos devem ser distribuidos livremente. É um hobby nosso, só resta ver se há interesse por quem coleciona.

Estou trabalhando também em uma capa para As Crônicas de Nárnia. A versão dupla que sairá em abril tem uma arte maravilhosa, e estou me baseando nela. Já a versão simples é de doer, com letras enormes na capa e o poster. Como não sei se a Disney lança ou não essa versão dupla no Brasil, comprando a simples vou querer trocar a capa.

narniapreview.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Essas capas estão muito boas mesmo. Destaque para a capa de "Conta Comigo", que pisa na capa original da versão nacional. Acho que vocês deveriam mandar esse trabalho para as distribuidoras. Com certeza elas iam contratá-los, já que parece que elas não têm ilustradores bons.

DVD Freak38733.8817939815

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essas capas estão muito boas mesmo. Destaque para a capa de "Conta Comigo"' date=' que pisa na capa original da versão nacional. Acho que vocês deveriam mandar esse trabalho para as distribuidoras. Com certeza elas iam contratá-los, já que parece que elas não têm ilustradores bons. [/quote']

Seria ótimo se fosse mais que um hobby' date=' mas eu acho difícil. No fundo, as distribuidoras nacionais respeitam a regras que vêm de cima, elas não podem fazer a arte que querem sem receber um "OK" das sedes.[/quote']

Como eu já tinha comentado com o Lumiere num outro tópico, também sou designer, e a verdade DVD Freak é que o mercado nacional para o nosso tipo de profissão, principalmente na habilitação gráfica, ainda está "engatinhando". Não existe o cuidado por grande parte das empresas nos aspecto visual, seja na sua logomarca, nos impressos, frota, enfim na sua identidade visual. O mercado ainda, infelizmente, não se concientizou quanto a importância desses "pequenos detalhes". E as distribuidoras fazem parte deste nicho, vide exemplos dos filmes lançados pela Classicline, as capas, além da péssima qualidade de impressão, vêm muitas vezes com imagens "estouradas" (leia: baixa resolução), com excesso de poluição visual e má aplicação de fontes e outros recursos. Vergonhoso? Com certeza. Mas quem sabe, um dia eles olhem os trabalhos feitos pelos verdadeiros profissionais, apaixonados por cinema, porque sim, para que algo seja perfeito é preciso ter amor, e usem um pouco mais de sua massa cinzenta e vejam que nem só de lucro vive uma empresa.

Gi Cinéfila38734.692337963
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema é q as distribuidoras contratam um cara ou uma empresa que faz 3 ou 4 capas pra eles escolherem uma, tudo a toque de caixa, fazem dezenas por dia/semana, e muito provavelmente fazem a capa sem ter assistido o filme. Os caras q fizeram essas capas maravilhosas acima além do talento tem o gosto pelo cinema(coisa q  muito provavelmente os q fazem as capas das distribuidoras não tem). Aí o cara vê o filme, adora e fica afim de fazer uma capa, se dedica e faz uma coisa legal... Não pela grana, pq gosta, e semn prazo, faz à medida q tem tempo, qdo tá com vontade... essa é a diferença..

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Gostei da brincadeira, fiz essa capa pra A Queda, ainda não terminei, mas vai ficar mais ou menos assim... Como ainda não foi impressa, ela está "aberta", tem q imaginar ela no DVD Box... Lógico q é só pela diversão, não tenho a pretensão de concorrer com os caras de talento q fizeram as capas aí acima...

 

aquedadvdcapa4hv.th.gif

 

 

Ficou uma bosta o preview pq deu tilt, não consegui exportar como JPG, só funcionou exportando pra GIF, aí ficou tudo quadriculado... O "original" não é quadriculado...

 

Highlander38734.9959143519

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso é uma verdade... não é fácil ter que encontrar disposição e criatividade para fazer capas para filmes, sei lá, "Justiça Fatal", "Dois Loucos num Hotel", "Operação Mortal" e por aí vai, ainda mais se você tem que entregar 3 delas numa tarde e nunca viu o filme.

Por outro lado, isso não invalida a pergunta de porque bons filmes, conceituados e assistidos por todos, não recebem o tratamento que merecem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Belissimo trabalho.

 

Mas Lumiere, uma dúvida. Como vc consegue as imagens em alta resolução do filme para criar as capas? Utiliza algum programa de captura?

 

Tem capas lindas aí, algumas com elementos independentes, mas a maioria com material original dos filmes. Não deve ser fácil encontrar essas imagens para trabalhar em cima.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Várias produtoras mantém sites de divulgação de material em alta resolução, como a New Line, a Lions Gate e a Fox, por exemplo.. Em muitos casos, sites de cinema - a maioria no exterior - e fan-fóruns postam imagens em alta resolução. As melhores imagens que encontrei para LOST foram de um fórum de fãs da série. Idem para Supernatural, da Warner.  Sites como o movieweb oferecem imagens em alta resolução de até 1000 ou 1200 pixels que alguém com experiência no photoshop pode facilmente aumentar para até 1500 pixels de largura tratando a imagem com filtros. Fica perfeita.

Sites com o o Outnow, Euzebius.cz, Impawards e outros também têm material de alta resolução. Em outros casos, são endereços que surgem nos fóruns, como esse, com material da dreamworks.. http://www.bhimpactpress.com/DreamWorks/

Em vários outros casos, se usam scans de revistas ou mesmo capas oficiais escaneadas, que se acha facilmente lá fora também, em alta resolução, e que são tratadas para eliminar marcas e erros do scan.

Em muitos outros casos, se escaneiam elementos para serem usados como textura - uma jaqueta de couro, uma calça jeans, tratando e alterando no photoshop - ou mesmo elementos usuais do dia a dia - uma folha de caderno amassada, clipe de papel, caneta... tudo depende do tema do filme e da capa.

Lumiere38735.0676967593
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o enxak. Faça o seguinte, com seus conhecimentos, monte um site (não precisa ser .com.br, pode ter hospedagem gratuita). A príncipio o site só disponibilizará capas de DVDs para serem impressas e instruções de como fazê-lo. Aos poucos, õ site vai evoluindo, evoluindo, evoluindo, até se transformar em um gigantesco portal com fins lucrativos. 30% dos lucros vão para o enxak por ter tido a idéia, 50% para mim, por ter incentivado, 10% para o Villaça, para que possa investir mais no CeC e criar um super-tópico e o resto fica para você. smiley36.gif

Aliás, você não teria uma capa de A Lista de Schindler?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é Engraxador, é +ou- essa a idéia, e já estamos trabalhando nisso a algum tempo, e breve o site estará pronto e com certeza vocês saberão!!smiley2.gif

Quanto a capa de A Lista de Schindler acho que o Lumiere chegou a fazer uma sim, mas não tenho certeza!!smiley1.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o enxak. Faça o seguinte' date=' com seus conhecimentos, monte um site (não precisa ser .com.br, pode ter hospedagem gratuita). A príncipio o site só disponibilizará capas de DVDs para serem impressas e instruções de como fazê-lo. Aos poucos, õ site vai evoluindo, evoluindo, evoluindo, até se transformar em um gigantesco portal com fins lucrativos. 30% dos lucros vão para o enxak por ter tido a idéia, 50% para mim, por ter incentivado, 10% para o Villaça, para que possa investir mais no CeC e criar um super-tópico e o resto fica para você. smiley36.gif

Aliás, você não teria uma capa de A Lista de Schindler?

[/quote']

Gostei da parte dos 30% smiley36.gif

Mas a capa de A Lista de Schindler acho muito boa...Tenho aquela edição com luva,é muito bonita.

Aliás,vc já viu o filme ou não Graxinha?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu me interessaria MUITO por capas para os filmes do Kubrick que tenho em DVD,todos padronizados,porém com gravuras em destaque na capa,adoraria saber fazer isso,pq as ideias eu tenho na cabeça,o dificil é executá-las hehe...

Os filmes são:

Dr. Fantástico
2001: Uma Odisséia no Espaço
Laranja Mecânica
Barry Lyndon
O Iluminado
Nascido Para Matar
De Olhos Bem Fechados

Vcs já fizeram alguma capa pra algum desses filmes? Se fizeram,poderiam postar aqui? Valeu...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Particularmente, fiz duas para 2001 e 2010, com ajuda de um artista americano que renderizou para mim os modelos das naves dos filmes no 3D Studio. Montamos o cenário da capa, criando o espaço, os planetas, a Terra e as naves. Vou postá-las aqui depois.

Existe uma série criada por um outro artista que segue uma linha bem diferente, ele trabalha com vetores nas capas, vetoriza as fotos e tem um design bem minimalista, clássico. E algumas coleções para Kubrick já foram feitas lá fora.

Mais tarde posto alguma coisa aqui. A idéia de criar uma coleção Kubrick é ótima, realmente....smiley17.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o enxak. Faça o seguinte' date=' com seus conhecimentos, monte um site (não precisa ser .com.br, pode ter hospedagem gratuita). A príncipio o site só disponibilizará capas de DVDs para serem impressas e instruções de como fazê-lo. Aos poucos, õ site vai evoluindo, evoluindo, evoluindo, até se transformar em um gigantesco portal com fins lucrativos. 30% dos lucros vão para o enxak por ter tido a idéia, 50% para mim, por ter incentivado, 10% para o Villaça, para que possa investir mais no CeC e criar um super-tópico e o resto fica para você. smiley36.gif

Aliás, você não teria uma capa de A Lista de Schindler?

[/quote']

Gostei da parte dos 30% smiley36.gif

Mas a capa de A Lista de Schindler acho muito boa...Tenho aquela edição com luva,é muito bonita.

Aliás,vc já viu o filme ou não Graxinha?

Como eu já te informei, enxak a capa de meu DVD veio rasgada e não consegui trocá-la nas Americanas. A moça disse que eu poderia trocar se encontrasse um outro DVD de A Lista de Schindler na loja, mas já haviam comprado todos menos um. Quando eu ia me apoderar deste último sobrevivente, um rapaz metido a Van Damme apareceu e disse que levaria este. Como não quis usar todas minhas técnicas mortais no pobre moço, deixei-o em paz.

Ainda não vi o filme, cara. Como você espera que eu veja um DVD com a capa rasgada? smiley36.gif Brincadeirinha, na verdade eu comecei a ver, mas na hora tive de fazer uma coisinha e deizei a sala. Mas vejo ainda este mês, provavelmente.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...