Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sua Coleção de DVDs Personalizada


gsalb
 Share

Recommended Posts

  • Members

Depende... Aliás, morte ao Ilustrator tb.. Freehand forever!!!

Acontece q dos 3 concorrentes o Corel é disparadíssimo o mais fácil de usar... é molezinha, a interface é mais do q amigável, é muito barbada... por isso, como só uso pra "brincar", prefiro o Corel... Agora, o Illustrator e o Freehand são programas melhores e tals, mas a intereface é uma bosta e os camandos não são tão intuitivos como no Corel... No Corel, tudo é onde parece ser...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A grande vantagem do freehand é, geralmente, o tamanho final dos arquivos. È um programa com tantas ou mais possibilidades e mais leve.

O Corel é estabelecido já. Trabalho em gráfica e fechamento de arquivos com o corel é mais simples não por ser mais fácil, mas por já ser conhecido. Hoje eu não troco o corel por outro no trabalho por 1) Ter que aprender outra interface em meio a um turbilhão de trabalhos por fazer 2) Ter que configurar e entender o processo de fechamento de arquivos pra fotolito, por exemplo.

A vantagem do corel é a idade dele, em suma.... smiley4.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Folks, um problema...

Ontem estava procurando uma fonte no site myfonts.com naquele esquema que o Lumi havia dito: pega um modelo legível da fonte em questão, joga no site e eles procuram fontes parecidas...

A pesquisa deu certo, porém as fontes que o site me indicou são todas PAGAS!! Como fazer para adquirí-las numa situação dessas?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conforme pedido, alguns toques sobre como trabalhar com texturas - e definir texturas para usar nas suas imagens ou nos seus fundos.

As dicas a seguir mostram também como é importante começar a trablhar com as layers, vazando uma layer superior e alterando a inferior. Trabalhar com layers é importantíssimo para quem mexe com o photoshop. De layer para layer, você aplica blend modes ( multiply, softh light,  color burn, etc - do menu Blending Options, botão direito do mouse ) como também pode usar apenas alguns elementos de uma layer superior, - ou tira elementos dela - gerando bons efeitos.

Primeiro, uma dica básica sobre efeitos de bevel com layers. Peguei uma textura qualquer que tinha guardada - tenho um estoque delas, coletadas no www.deviantart.com ( vá em browse / resources / textures e escolha o tipo de textura que quer mostrar - wood, abstract, metal, etc.... e então escolha apply browse settings. Depois clique na textura que interesse e, na tela seguinte, veja as informações sobre ela abaixo da imagem preview. Se for maior do que 800 pixels de largura, pode ser usada em coverart. Nesse caso, clique de novo sobre ela para abrir ela em tamanho  full. Salve a imagem. Ela é a textura ( muita gente acha que textura é um tipo de arquivo diferente. É nada mais do que uma imagem jpg ).

metal3.jpg

Veja acima que, antes de aplicar blending options, eu dupliquei a camada - na paleta de layers, clique na cama, botão direito e DUPLICATE LAYER. Isso por dois motivos

- quando uma imagem está definida, como única layer, como background, você não consegue na maioria das vezes aplicar efeitos de blending options. Por isso, duplique a imagem para poder aplicar os efeitos.

- aqui, basicamente, porque vamos gerar um efeito usando a mesma textura, mas precisamos mudar as propriedades das duas camadas.

Na camada  DUPLICADA, de cima, clique com o botão direito na imagem, selecione Blending Options, marque a opção BEVEL e escolha uma das formas de bevel nas opções à direita. Escolhi Inner Bevel, a padrão.

metal4.jpg

Pronto. A camada superior tem bevel. Você não percebe porque os contornos da imagem estão nos limites dela. Mas experimente fazer uma seleção qualquer nessa camada, e então pressione DELETE.

metal5.jpg

metal6.jpg

O efeito de bevel é aplicado em todos os limites da imagem, INCLUSIVE OS INTERNOS. Removendo uma parte da camada internamente, o bevel aparece e você tem a sensação de profundidade.

Agora, selecione a camada de baixo e mude as propriedades dela, ou indo em image / adjustments/ brightness and contrast, ou clicando ctrl + L para abrir o equalizador, ou até mudando a cor dela, indo em image / adjustments / color balance. Existem mil e uma possibilidades, inclusive aplicando texturas diferentes para a camada superior e a inferior. Como se faz isso? Mais pra frente...

metal7.jpg

A vez agora é de mostrar como é interessante usar textos com texturas. Mas para isso, você precisa deixar seu texto pronto do tamanho e formato que ele será usado na capa.

metal8.jpg

Após fazer isso, como no exemplo abaixo, SELECIONE a layer da TEXTURA QUE VOCÊ QUER QUE FORME O TEXTO e dê um clique na LAYER DO TEXTO, SEGURANDO A TECLA SHIFT.

Você vai ver que formou-se uma seleção em torno do texto, mas a camada selecionada é a da textura. Então, se eu clicar delete, eu vou apagar, na imagem da textura, o equivalente ao texto. Se eu tiver blend aplicado nela, como no exemplo acima, terei um vazado na imagem correspondente ao texto exato. Outra opção é, em vez de clicar delete, simplesmente teclar COPY ( ctrl + C ). Como estou com a camada da textura marcada na paleta de layers, eu vou COPIAR daquela imagem o equivalente ao formato do texto.

Depois, é só desabilitar ou jogar fora a layer do texto, e clicar ctrl + V. Vou colar na minha imagem o meu texto, formado com a textura. Vou poder mudar a cor, propriedades de brilho, aplicar textura ou blend nele. É o mais simples e o que eu mais uso - você precisa fazer pra entender bem, não vou gastar mil e uma telas mostrando isso. Vou mostrar a seguir a primeira opção, menos usada, pra entenderem como ela funciona.

metal9.jpg

A seguir estou clicando em DELETE ( aqui você pode optar por clicar em Ctrl + C e copiar o formato do texto com a textura. É o mais prático, podendo depois colar seu texto formado por uma textura na imagem e mover e colocar ele onde quiser )

metal10.jpg

Tendo deletado da camada superior uma seleção do texto, e tendo bevel aplicado na camada de cima, estou agora mudando as propriedades da camada INFERIOR, deixando ela mais clara. O efeito é o abaixo.

Se você escolheu a outra opção, você não precisa se preocupar com a camada de baixo. Apenas cole a seleção do seu texto criada com a textura e mude as propriedades dessa nova camada com seu título, aplicando bevel, mudando brilho, etc...

metal11.jpg

metal12.jpg

Mas uma possibilidade muito usada em coverart é usar texturas como fundo, dando a elas sensação de profundidade. Vocês viram isso em muitas capas mostradas aqui. O photoshop tem patterns - os chamados padrões de textura - que vêm com o programa, mas não nos servem na maioria dos casos. Vamos CRIAR a nossa. Abra uma textura que você gostaria de ter para poder aplicar em outras, em fundos ou em imagens. Ignore a cor da textura, preste atenção apenas em como ela é formada - os riscos, os elementos do desenho. Peguei a textura abaixo, de metal rústico.

Selecione a imagem inteira ( ctrl + A )

metal13.jpg

Com ela inteira selecionada, vá em edit / define pattern

metal14.jpg

Dê um nome para ela

metal15.jpg

Pronto. Nada aconteceu? Claro. Você apenas guardou essa textura para usar em outras, pelo menu blending options. Pode fazer isso com quantas quiser, mas não exagere para não pesar no programa.

Minha intenção agora é aplicar a textura que eu salvei em outra textura, como essa abaixo. A gente faz isso porque, muitas vezes, você quer usar uma textura igual a essa como fundo da sua capa, mas ao aumentar a imagem, ela perde resolução, ficando aquelas marcas de pixelagem ou indefinição. Aplicando uma textura, isso é mascarado e se consegue o efeito buscado - se você usar uma imagem de madeira de fundo, é legal aplicar uma textura de madeira nela, certo?

Então, vou no blending options dessa minha imagem.

metal16.jpg

Vou no já conhecido Bevel, mas agora, além de escolher um tipo de bevel, escolho também TEXTURE, no sub-menu do bevel. Ao fazer isso, um padrão do photoshop já é carregado, e aparece, clicando na opção textura, as opções à direita.

metal17.jpg

Lá em cima, clico na imagem que abre as patterns e escolho a última - é a que eu criei. Todas que você criar virão parar aqui. Pronto, ela está aplicada. As opções SCALE e DEPTH regulam a intensidade e a forma como ela é aplicada. CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR. TEXTURAS DEVEM SER APLICADAS COM PARCIMÔNIA, de forma suave, para não ficarem berrantes.

metal18.jpg

metal19.jpg

Uma última dica importante: ao aplicar textura, você aplica também bevel, obrigatoriamente, na imagem de fundo. Ao fazer isso, os cantos da imagem recebem o efeito e nós não queremos que isso apareça nas bordas da nossa capa, queremos apenas a textura ou os efeitos de texto que mostramos anteriormente dentro da imagem.

Então, clique como botão direito na imagem, com nosso fundo selecionado na paleta de layers, e selecione free transform

metal20.jpg

Na barra de opções horizontal, lá em cima, onde diz 100% para altura e largura, aumente um pouco o valor. Coloque 102%. No exemplo, coloquei 105%. Dê dois ENTER e pronto. A imagem aumentou um pouco e escondeu o efeito nas bordas.

metal21.jpg

É isso, de forma básica. Mais se aprende fuçando e testando.

Qualquer dúvida tamos aí....quando der :)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Folks' date=' um problema...

Ontem estava procurando uma fonte no site myfonts.com naquele esquema que o Lumi havia dito: pega um modelo legível da fonte em questão, joga no site e eles procuram fontes parecidas...

A pesquisa deu certo, porém as fontes que o site me indicou são todas PAGAS!! Como fazer para adquirí-las numa situação dessas?

[/quote']

Pague...ou baixe um pacote de fontes via torrent...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Folks' date=' dúvida capiciosa... como faço para vetorizar fontes?

 

[/quote']

 

 

 

Bem vindo ao capicioso mundo da vetorização! Dookan, vetorizar fontes é

uma bosta, já vou avisando. Eu, pelo menos, faço assim: importo a

imagem onde está a palavra, frase, sentença que quero vetorizar para o

Corel Draw e, munindo-me de muita paciência, uso a ferramenta "à mão

livre" e vou redesenhando a fonte, com muito cuidado, para que ela

fique simétrica. O redesenho é uma coisa bem demorada e cheia de

detalhezinhos chatos...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Folks' date=' dúvida capiciosa... como faço para vetorizar fontes?

[/quote']

FontLab...programinha q faz e edita fontes...abre a fonte q vc quer...copie as letras para o espaço certo...e as edite da forma que quiser...mas é um trabalho chatoooooooooo....quem tem experiencia em Corel tem mais facilidade com ele...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem.... no Corel qualquer fonte ao ser escrita já está vetorizada. Mas se você quer alterar a fonte, basta dar um clique com o botão direito e escolher CONVERTER EM CURVAS. Você pode adicionar ou remover nós e alterar como quiser tb, sem precisar de outro programa. Se a casca é mais grossa, como o pessoal comentou, a partir de uma imagem, paciência irmão.... usa as ferramentas do corel, marque os pontos e depois vai moldando o espaço entre os nós.

É UM SACO....

 

Lumiere2006-4-12 18:18:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei... mas enfim, mais uma dúvida:

Estarei terminando a minha PRIMEIRA capa de DVD via Photoshop hoje! É do filme O Iluminado. Para postar aqui adequadamente (e tb para mandar imprimir) tenho que salvar uma cópia em .jpg... Mas quando eu faço isso, abre uma janelinha no PS chamada "JPEG Options" com diversas coisas lá para ajustar. Quais são os melhores ajustes que tenho que fazer nesta janelinha para salvar uma cópia boa em .jpg?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei... mas enfim' date=' mais uma dúvida:

Estarei terminando a minha PRIMEIRA capa de DVD via Photoshop hoje! É do filme O Iluminado. Para postar aqui adequadamente (e tb para mandar imprimir) tenho que salvar uma cópia em .jpg... Mas quando eu faço isso, abre uma janelinha no PS chamada "JPEG Options" com diversas coisas lá para ajustar. Quais são os melhores ajustes que tenho que fazer nesta janelinha para salvar uma cópia boa em .jpg?

[/quote']

Conde coloque nos ajustes o valor 12,  isso fará que o programa PS grave sua capa com qualidade de impressão (alta resolução).

Quanto ao Adobe Image Reader, como o próprio nome diz, é um leitor de imagens.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui caro DAniel...

http://img471.imageshack.us/img471/3597/222rn.jpg

mais rápido do q te explicar...é so mudar o numero para 12...

Mas vc tem q ver a resolução máxima da impressora onde vc for imprimir...pq dependendo da impressora, as de casa geralmente...as cores ficam meio ruins...por exemplo...resolução máxima da impressora é 150...se colocar 200 fica ruim...

Sith2006-4-17 12:25:28
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...