Jump to content
Forum Cinema em Cena

Era Uma Vez, Breno Silveira (2008)


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Sinopse: O filme transporta para o Rio de Janeiro atual a clássica história de Romeu e Julieta. Só que desta vez, o romance aparentemente impossível entre dois jovens enfrenta os limites do asfalto e da favela. O amor entre um garoto pobre do Morro do Cantagalo, Dé, e uma menina de família rica de Ipanema, Nina. Eles se conhecem no democrático espaço da praia e se apaixonam, mas suas diferenças logo começam a pipocar e a virar empecilho para o amor dos dois.

 

Estréia:       25/7/2008 (Brasil)

 

Era Uma Vez...

Diretor de 2 Filhos de Francisco reconta Romeu e Julieta no Rio de Janeiro dos dias de hoje.

poster.jpg

 

A frase "Era uma vez..." é muito ligada aos contos de fada, aqueles bonitinhos em que a a princesa se casa com o príncipe encantado e os dois vivem felizes para sempre. No mundo real a história é outra. Os desafios são maiores que qualquer gigante, mais feios que os dragões e mais cruéis que madrastas com verruga na ponta do nariz. Apesar de alguns elementos estrategicamente plantados para justificar o título, o filme Era Uma Vez... (2008) tem pouco das histórias felizes que são contadas para as crianças.

O cenário é o Rio de Janeiro. A princesa, Nina (Vitória Frate), não mora em um castelo, mas sim em um apartamento de frente para a praia de Ipanema. E seu príncipe encantado é Dé (Thiago Martins), um dos milhares de jovens que desce o morro diariamente atrás de trabalho honesto. Da barraca de côco que fica na frente do apartamente dela, Dé acompanha o dia-a-dia da moça, as festas, as amigas, os problemas com os namorados. Sonha com o dia em que vai vencer a timidez e falar com ela.

A distância entre o casal é física, cultural e social, mas seria também intransponível? Não para os dois, que querem ficar juntos apesar de seus caminhos apontarem para horizontes diferentes.

O que acabou se tornando este romance dramático que você vai ver no cinema - e os lindos enquadramentos que eles fizeram do Rio de Janeiro merecem esse esforço seu - teve um início bem diferente. Quando Breno Silveira era o diretor de fotografia de Santa Marta - Duas Semanas no Morro (1987), de Eduardo Coutinho, ele passou um tempo na favela e decidiu que aquele duro cotidiano continha tudo o que era necessário para a sua estréia como diretor. Tentou, então, comprar os direitos de um livro chamado Cidade de Deus, de Paulo Lins. Chegou atrasado. Fernando Meirelles já tinha passado antes e o resto é história.

A solução foi chamar o mesmo Paulo para ajudá-lo a escrever uma nova história. Mas mesmo com o roteiro pronto e em mãos, Breno acabou se envolvendo com um outro projeto: 2 Filhos de Francisco, a história de Zezé de Camargo e Luciano. No papel, o filme tinha elementos para carregar o que a palavra popular tem de negativo. No entanto, o que se viu na tela foi um belo drama, muito bem filmado, que usou a popularidade dos biografados e se converteu na maior bilheteria nacional desde a Retomada.

Breno gosta de contar que fazer 2 Filhos de Francisco criou nele um gosto muito forte em falar de amor e emocionar as pessoas. Foi este sentimento que o levou a pegar a história escrita com Paulo Lins, que era bem mais violenta e reescrever, desta vez com a ajuda de Patrícia Andrade, a mesma que assinou o roteiro de 2 Filhos com Carolina Kotscho.

Se adicionou dramaticidade e elementos românticos, a trama caiu no clichê de recontar a história de Romeu e Julieta. Apesar de clássica e muito bem interpretada (com exceção do pai de Nina, papel do Paulo César Grande), a opção era óbvia demais. Mas Breno sabia disso e usou a última cena para fazer tudo ganhar novo sentido. Sabemos que no mundo real não dá para vivermos todos "felizes para sempre", mas ainda dá para melhorar muito!

Crítica: Omelete

 

1.jpg2.jpg

 

3.jpg15317gr1.jpg

 E realmente supreendente como o Breno Silveira se manteve fiel ao seu projeto original e não pegou outra biografia musical que lhe foi oferecido para encher o seu " cofrinho de dinheiro".

Mesmo sabendo que algumas pessoas estão até meia saturadas da violência do dia e de algumas produções nacionais: Cidade de Deus,Tropa de Elite,Cidade dos Homens etç.

 E rola até aquele preconceito espontâneo de ver favelas de novo, tráfico de droga e tal. Mas uma coisa e certa e uma infeliz relidade que acontece no Brasil e como outros países também.

E como tal e um assunto que nunca vai faltar recursos a serem explorados. Gostei do trailer e mostrou um Rio em no seu 2 opostos rico e pobre e a mesmo tempo bonito e trágico.

 

15317ft4.jpg

 

15317ft2.jpg

15317ft3.jpg

Gosto do Thiago Martins e Rocco Pitanga, tó muito a fim de ver, mas com o fenomeno do TDK vai prejudicar e muito a projeção deste longa no cinemas, pois até agora as resenhas foram favorável. Assim que eu assitir posto a minha opinião

 
ironsunder2008-10-17 18:36:01
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • 7 months later...
  • Members

Gostei do filme a única coisa que dou de negativo é o fato de no fim depois de terem saído da favela o rapaz vai de arma em punho(não lembra ao diabo) sabendo que é procurado pela policia . Acho que podiam fazer de maneira diferente mesmo que morrecem á mesma .

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assiti o filme e encanta pelo romance de Dé (Thiago Martins) e Nina (Vitoria Prate) e as diferenças entre ambos, mas o retorno do irmão mais velho(Rocco Pitanga) e envolvimento com submundo traz a tona um desfecho trágico e difícil de se ver. muito bom maso final muito triste de se ver.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...