Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crepúsculo (Twilight )


Penny Lane
 Share

Recommended Posts

  • Replies 169
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Fenômeno ‘Crepúsculo’ chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira

Romance adolescente bateu recorde de bilheteria nos EUA.
Longa traz vampiros de volta às telas e inova no universo teen.

Depois de virar fenômeno teen e bater recorde de bilheteria nos EUA, o filme “Crepúsculo” chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (19). Baseado no best-seller de Stephenie Meyer, o longa-metragem marca o retorno dos vampiros às telas e propõe um novo formato de cinema adolescente.

A trama gira em torno do romance proibido entre Isabella Swan (Kristen Stewart), uma garota introspectiva, de poucos amigos, e Edward Cullen (Robert Pattinson, o Cedric Diggory da série “Harry Potter”), um vampiro adolescente. 

Mesmo com um elenco quase desconhecido, comandado por uma produtora independente (com efeitos especiais nada mais que básicos) e com um orçamento modesto (cerca de U$ 37 milhões, menos de um quarto do custo de produção do último “Harry Potter”, por exemplo), o longa-metragem já faturou mais de US$ 138 milhões nos EUA.

Qual é, então, o segredo do sucesso de “Crepúsculo”? O filme traz uma protagonista realista, longe dos estereótipos adolescentes de Hollywood, que causa empatia instantânea com o público. Também há uma espécie de príncipe encantado contemporâneo, que está mais para “bad boy” do que para um galã certinho, mais próximo das fantasias femininas atuais.

Essa releitura do universo adolescente, que foca principalmente nas questões existenciais dessa fase da vida, talvez seja explicada pelo fato de que o longa-metragem é um projeto essencialmente feminino, escrito, dirigido e protagonizado por mulheres. E nesse campo, “Crepúsculo” já fez história: teve o maior fim de semana de lançamento de uma diretora, a americana Catherine Hardwicke, que faturou US$ 70 milhões nos primeiros dias em cartaz nos EUA. 

Trama

A história começa quando Isabella se muda da ensolarada cidade de Phoenix para a chuvosa e pequenina Forks, no norte dos EUA. Ela vai morar com o pai, o chefe de polícia Charlie, para tentar uma mudança de ares. Como tantos outros adolescentes, Bella sente um vazio existencial, como se estivesse faltando alguma coisa em sua vida.

Em sua nova escola, Bella é vista como um ser estranho: branquela e tímida, ela não é loura, não é boa em esportes, não gosta de festa e quase não sorri. Logo faz amizade com outros "excluídos do sistema", alguns deles vistos como nerds.

Enquanto as outras garotas passam seus dias fofocando sobre outras garotas, vestidos e o tão esperado baile de formatura, Bella está envolvida em questões mais profundas, perdida em seus próprios pensamento.

Bella logo se sente atraída pelo estranho e misterioso Edward, que acaba se revelando um vampiro depois que a salva de um acidente de carro com seus super-poderes. Ela diz: ''De três coisas eu estava convicta. A primeira, Edward era um vampiro. A segunda, havia uma parte dele, e eu não sabia que poder essa parte teria, que tinha sede do meu sangue. E a terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.”

Edward muda a vida de Bella para sempre, e juntos eles vão formar o casal mais bizarro e rock'n'roll da escola e viver muitas aventuras. Tantas, que o filme vai virar série, e já tem outro longa-metragem à caminho, "Lua nova", com estréia prevista para o início de 2010.

 

Foto:%20Divulgação/Divulgação 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gente , sério.. não sei se tenho mais raiva das críticas estilo "Caetano Veloso:  o Edward é lindo, o filme é lindo, a vida ´linda " ou das do tipo "o filme é uma merda porque é e acabou". 09

11

Eu não espero nada demais do filme, mas adoro os livros da Meyer, e suporto até gritos estericos de "14 year old little girls" para ver como isto foi passado pra telona... 06060606

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fui ver o filme, juntamente com outras amigas (medicas, advogadas,

arquitetas, independentes, bem casadas e bem resolvidas para deixar

claro que o publico de Twilight, o livro, não é apenas garotinhas

leitoras de revistas teens) cercadas por uma multidão de meninas e

meninos (puts! Muitos meninos) loucamente apaixonados pelo filme mesmo

não tendo a menor ideia do que se trata...

 

 

 

Comentários absurdos, gritos histéricos e ensurdecerdes e outras coisas

fizeram parte da minha tarde... mas enfim, eis a minha impressão:

 

 

 

 

 

Crepúsculo é um dos piores filmes que eu já ví na minha vida toda! Não

por culpa do roteiro, que é extremamente fiel ao livro na medida do

possível, nem por culpa das atuações ( O Robert Pattison estava

convincente como Edward e a Kristen salvou algumas cenas, assim como

Billy Burk), mas pura e simplesmente por culpa da direção!!

 

 

Pelo amor de Deus, essa mulher deveria ser proibida de dirigir qualquer filme no futuro pelo bem e sanidade de todos.

 

 

 

Vc percebe a bomba que vai assistir ainda nos primeiros 5 minutos de

filme, quando uma câmara em movimentos frenéticos segue um veado que é

atacado por algo. A cena, dirigida por alguém competente poderia ter

ficado linda! A ideia é otima para iniciar a trama, mas ficou terrível!

 

 

 

Aliás, todas as vezes em que o roteiro pede um pouco mais da direção, o

filme se perde em cenas desorientadas, cortadas bruscas e efeitos

dignos de um episódio da série Charmed. (um episódio ruim, diga-se de

passagem).

 

 

 

A senhora diretora começou a lambança dela quando resolveu gravar a

sequência mais dramática no primeiro dia de filmagem.. sem dar tempo dos

atores entrarem nos personagens, desenvolverem a relação que cresce

durante o filme.. acaba resultando numa sequência de ação e romance

pauperrima, sem expressões e que fazem os espectadores se perguntarem se

aquele vampiro apaixonadíssimo de minutos atrás está desejando que o

objeto de sua paixão morra na frente dele porque ele não dá mesmo a

miníma, com aquela cara de ".. ow..ela tá morrendo.. ok.. fazer o que,

neh? alguém? o.O".

 

 

Mas nem tudo é tragédia neste filme. Cenas como a do jogo de beisebol

pagam a ida ao cinema para os fans da série. Ficou perfeitamente

adaptada à descrição do livro. Uma das poucas vezes que os efeitos

especiais funcionaram.

 

 

 

A cena em que Edward supostamente deveria brilhar no sol...( o que no

livro é descrito de forma bem convincente, e embasada em uma explicação

plaúsivel que tem haver com o mito criado, ou adaptado, por Meyer), que

foi feita pela Lucas Filme, acreditem se quiser, parece que o vampiro

adolescente está se preparando para um desfile de escola de sampa no

grupo de acesso do Rio de Janeiro.. glitter all over the place!

 

 

Defeitos imperdoáveis de pós produção, como falhas de maquiagem, lentes

de contatos colocadas em close, manchas de dedos nos braços brancos

dos personagem e outras, são outro ponto negativo do filme, outra vez

culpa da incompetência da diretora, que passou 3 meses em pós produção, embora

eu ache que ela passou esse tempo tirando catota do nariz....

 

 

 

 

Como leitora devo deixar claro que, para leitores mais maleáveis, como

a grande maioria do publico, o filme deve ter parecido

perfeito, pois diferentes de outras adaptações literárias como Harry

Potter, o roteiro se manteve completamente fiel ao original, sem grandes

cortes ou falta de sequências... até as licenças poéticas foram inseridas

cuidadosamente sem descaracterizar a historia.

 

 

 

 

 

Volto a dizer: Nas mãos de alguém competente, com um orçamento melhor,

mantendo-se até o elenco, o filme seria bom, com certeza, pois é

possível enxergar claramente o quanto "Wanna Be"ele é!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Crepúsculo - 2,0/5,0

 

 

 

Depois de quase ser torturado para levar dois sobrinhos ao cinema justamente ontem, dia da estréia, eis que conferi esse "filme"... O que achei? Fraquinho, fraquinho...

 

A história até tem alguns conceitos interessantes, mas a direção frouxa, roteiro pífio, a falta de qualquer atmosfera soturna (muito pelo contrário: é tudo muito arrumado, clean e claro) e a atuação medíocre de Pattinson não ajuda muito.

 

Valeu para conferir o carisma e a beleza "simples" da atriz Kristen Stewart. Essa garota tem talento e ainda vai dar o que falar...

 

 

 

PS: ainda estou recuperando meus ouvidos dos gritos histéricos das adolescentes todas as vezes que Edward aparecia em cena... 07.gifThe Deadman2008-12-20 11:38:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Crepúsculo - 2' date='0/5,0

Depois de quase ser torturado para levar dois sobrinhos ao cinema justamente ontem, dia da estréia, eis que conferi esse "filme"... O que achei? Fraquinho, fraquinho...
A história até tem alguns conceitos interessantes, mas a direção frouxa, roteiro pífio, a falta de qualquer atmosfera soturna (muito pelo contrário: é tudo muito arrumado, clean e claro) e a atuação medíocre de Pattinson não ajuda muito.
Valeu para conferir o carisma e a beleza "simples" da atriz Kristen Stewart. Essa garota tem talento e ainda vai dar o que falar...

PS: ainda estou recuperando meus ouvidos dos gritos histéricos das adolescentes todas as vezes que Edward aparecia em cena... 07.gif [/quote']

 

certamente tu foi ver o filme por insistencia de sua esposa, nao Dead?
Jorge Soto2008-12-20 16:53:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não fede nem cheira.

 

 

 

Só achei uma baita sacanagem da Penny Lane fazer a comparação daquele "efeito" (nem os fãs parecem ter captado que ali ele estava mostrando a sua verdade) com o desfile do Acesso no RJ, haha. Só se for o do Grupo C - e tem muito mais emoção neste. Como os fãs desse troço não foram tão alvoroçados e peguei uma sessão razoavelmente vazaia e sem gritinhos, não me irritei tanto. Deu para cochilar lá para 1h de filme, também.

 

 

 

Ah, sim, e se fica algo do filme, está longe, mas muito longe de ser a trama principal (cuja problemática está terrivelemte desenvolvida e inintelígivel).ltrhpsm2008-12-21 01:41:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Uma SUPER dica para aqueles que querem dar uma chance à Crepúsculo, o

filme: Baixem em péssima qualidade, CAM like, de preferência, e

assistam...Desta maneira vc não vê os péssimos efeitos, a maquiagem,

algumas expressões e o filme fica totalmente "gostável"!

 

 

 

 

 

Recomendo essa técnica especial à todos os fã do livro, como eu, pois

assim a decepção é menor, e vc realmente pode aproveitar a experiência

e economizar dinheiro! Junte o util ao agradável e seja feliz!

 

 

Pois se vc se aventurar em uma sessão na telona, quotando o Edward, "I hope you enjoy disappointment".

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E eu retiro a recomendação da Penny Lane, haha.

 

Vi esse filme com amigos numa sessão[?] completamente vazia (estávamos em um grupo de 6, e haviam no máximo 15 pessoas numa sala de lotação 250+/-) e saí do cinema sabendo que só suportei aquelas duas horas devido a companhia e as piadas sobre o que estávamos vendo.

 

É tudo bem ruim mesmo. A história, atuações, os diálogos, puta merda.

 

Ver sozinho deve ser mais torturante que os gritinhos histéricos das fãs.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Weitz confirmado como diretor do próximo filme' date=' né?Hmmm.[/quote']

 

Confirmadissimo. Eis a carta que ele escreveu par os "fans" do livro:

 

Dear fans of Twilight, New Moon, Bella, Edward and Jacob,

In the past few days I have been involved in a whirlwind romance with Stephenie Meyers’ extraordinary books.

And I am very grateful to have received her permission to protect New Moon in its translation from the page to the screen.

For

fans of the books and of the film of Twilight, this may come as an

unexpected twist. So I want to write briefly to try to put you at ease,

and to give you reason to hope for and expect the best.

For

the last decade of my career as a director, I have chosen to make

adaptations of complex and involved works of literature. This has

always begun with the love of a book and its characters, story, and

theme; and it has always involved a respect of and responsiveness to

the feelings of other people who loved those books.

When

I saw the film of Twilight, I was alternately entranced and left hungry

for more. I was also struck by the extraordinary passion for the

characters, story and theme that was evident in the people sitting in

the seats around me. My job is to live up to that devotion.

Like

many of you, I am a fan of Catherine Hardwicke’s work. I can’t really

say much about why she is not doing New Moon because I wasn’t involved

in those decisions. But I can say that I will devote myself to making

the very best and most faithful version of New Moon that can be brought

to the screen. To those who doubt that as a male director I can capture

Bella’s experience, I can only say that emotion is universal and that

my work has often involved working with some of the most talented

actresses in the world.

For the rest, the proof will have to be in the pudding. But I promise to remain responsive to your hopes and fears.

I thank you for this opportunity and for your faith.

Very Best,

signature.jpg

Chris Weitz

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto.

 

Bom, digamos que não é tão pavoroso quanto pensei que fosse. Até dá pra se divertir. A Kristen é um pitéuzinho. Menina de futuro essa.. se mostrar logo as peitcholas vai longe06

 

Achei que o filme foi bem menos made for tv do que pensei que seria. Só os efeitos toscos e uma trilha sonora chatinha é que acabam irritando.

 

Mas, até gostei um bocadinho. E como imaginei, o filme "conserta" umas coisas do livro, como por exemplo a intragável melação que transborda das páginas está muuuuito mais discreta e principalmente, temos um clímax. Temos um embate entre protagonista e antagonista no final, o que não existe no livro e é extremamente brochante.

 

Aguardemos o próximo com um orçamento maior e com um outro diretor no comando. A coisa pode evoluir.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Visto.

 

Bom' date=' digamos que não é tão pavoroso quanto pensei que fosse. Até dá pra se divertir. A Kristen é um pitéuzinho. Menina de futuro essa.. se mostrar logo as peitcholas vai longe06

 

Achei que o filme foi bem menos made for tv do que pensei que seria. Só os efeitos toscos e uma trilha sonora chatinha é que acabam irritando.

 

Mas, até gostei um bocadinho. E como imaginei, o filme "conserta" umas coisas do livro, como por exemplo a intragável melação que transborda das páginas está muuuuito mais discreta e principalmente, temos um clímax. Temos um embate entre protagonista e antagonista no final, o que não existe no livro e é extremamente brochante.

 

Aguardemos o próximo com um orçamento maior e com um outro diretor no comando. A coisa pode evoluir.

 

[/quote']

 

Adorei! Deve ser otimo ir esperando o pior dos piores! Outra forma de dar uam chace ao filme... rs060606

 

Acho que deve rolar algum nu artistco no quarto filme, Renato.. mas aih a Kristen já deve tar mais mulherzona, neh! Melhor pra vc 05

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ele mandou a mesma carta aos fãs de "Fronteiras" com a promessa de ser "fiel" ao espírito do livro, mas se perdeu no caminho. Claro que aqui o trabalho dele é bem mais fácil por se tratar de um livro menos complexo e com um primeiro filme já vitorioso nas bilheterias, sem desmerecer "Lua Nova", é o que acho. Verei o filme em DVD/TV, a Veja até gostou dele.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ele mandou a mesma carta aos fãs de "Fronteiras" com a promessa de ser "fiel" ao espírito do livro' date=' mas se perdeu no caminho. Claro que aqui o trabalho dele é bem mais fácil por se tratar de um livro menos complexo e com um primeiro filme já vitorioso nas bilheterias, sem desmerecer "Lua Nova", é o que acho. Verei o filme em DVD/TV, a Veja até gostou dele. [/quote']

 

 

Panta, pior do que foi Twilight acho que ele não consegue fazer... acho, neh?!060606

 

O topico da critica do Plablo foi invadido por fanzoides... eu já ri horrores, mas tento colocar bom senso na cabecinha delas e .. bem.. não está funcionando....09Mas enfim.. eu já tive 14 anos e já fui apaixonada por algo...

 

06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eita filminho ruim 07

 

Não sei se o livro é igual, mas pelo que eu vi do filme, não vou nem perder o meu tempo lendo.

 

O pior que me falaram que o filme era baseado no novo best seller, acredito que as pessoas perderam a referência para considerar um conto juvenil bem mel com açúcar em um best seller.

 

Eu deveria ter imaginado que o filme era ruim devido as diversas propagandas que estavam fazendo por aqui. Colocaram em inúmeras estações do metro painéis com trailer, fotos e com a opção para vc baixar via bluetooth esses arquivos. Geralmente quando a distribuidora investe de forma maciça em um filme é pq a qualidade não é boa, tomo como exemplo Eragon.

 

Parkus2008-12-28 20:56:35

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...