Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Diário da Tropa Alfa


DarkMarcos
 Share

Recommended Posts

  • Members

AlphaFlightv1001.jpg
ALPHA FLIGHT
(Agosto de 1983)

A história "Tundra" foi escrita e desenhada por John Byrne  . No Brasil, foi publicada na revista Superaventuras Marvel número 43, pela Editora Abril, e no especial Os Maiores Clássicos da Tropa Alfa número 1, pela Ediora Panini, com o mesmo nome, "Tundra". Na década de 80, o escritor e desenhista John Byrne era um superastro dos quadrinhos, resposável, juntamente com o escritor Chris Claremont, pelo sucesso dos X-Men. Dentro da própria revista dos mutantes, surgia uma espécie de grupo rival, conhecido como Tropa Alfa. Sendo um grupo canadense (com ares de paramilitarismo) a ligação estava com o igualmente canadense Wolverine, dando a idéia de que Logan seria um desertor.

Byrne, que na verdade era inglês, foi criado no Canadá (o que confunde alguns leitores quanto a sua nacionalidade). Parece até que o desenhista desejou fazer uma homenagem a terra onde foi criado. Talvez. Mas o fato curioso é que ele mesmo não gostava tanto assim de sua criação. Para seu desgosto, os leitores não pensavam nessa maneira e a Tropa Alfa se popularizou a ponto de ganhar sua própria revista mensal. Se a birra do Byrne continuou ou não, o fato é que o período em que escreveu e desenhou esta revista para a Marvel fez muito sucesso e se tornou até cult. Havia um ar mais pesado nas histórias da Tropa, quase beirando o terror. Pode até ser que Byrne descontou tudo que sentia fazendo os integrantes passarem pelo pior que heróis daquela época poderiam sentir. Mas, quanto mais bizarro e trágicos os acontecimentos que escrevia, mais e mais o grupo caía nas graças do público.

Nesta primeira edição (especial, com mais páginas que o normal) é mostrado que o governo do Canadá não mais financiaria a Tropa Alfa. Ou seja, todos estavam desempregados, inclusive as Tropas Beta e Gama, que eram uma espécie de soldados rasos de super heróis. Nesse momento de debandar, surge uma ameaça sobrenatural: uma criatura chamada Tundra, gigante feito da vegetação de mesmo nome comum nas áreas desérticas daquele país. Aos poucos, os heróis da ex-Tropa Alfa vão chegando para resolver o problema (coincidentemente, uma vez que não foram convocados): a deusa transmorfa Pássaro da Neve, cuja linhagem já era inimiga do demônio Tundra, não consegue impedir o avanço da criatura... ela é ajudada pelo ex-líder da tropa, Víndix, com sua armadura-vestimenta que dispara plasma, sem muito efeito contra o monstro. Logo em seguida chega o místico Shaman, mas seus encantamentos também não surtem muito efeito. Sasquatch (parecido com aquele monstro da floresta chamado Pé Grande, só que todo laranja), com uma força beirando a do Hulk, consegue arrancar pedaços do gigantesco (e cada vez maior) monstro, só irritando-o. Em seguida chegam os gêmeos velocistas Estrela Polar e Aurora que, com superfelocidadem em volta da criatura, conseguem causar certa erosão no corpo gigantesco. Mas seria necessário mais umidade e água no ar para um efeito mais imediato. Por milagre, uma tromba d'água chega trazido pela ex-integrante da Tropa Beta, a criatura aquática alienígena Marrina, que foi convocada pela esposa de Víndix sem que ele soubesse. Juntos, afinal, conseguem destruir o monstro.

Após a batalha, todos se reúnem na casa de James MacDonald Hudson, o Víndix, e decidem continuar com a Tropa Alfa mesmo sem o apoio do governo. A esposa de Víndix sugere que, já que ele não têm vínculos com o governo, poderíam mudar o nome do grupo. É quando chega um integrante atrasildo da Tropa Beta, que também havia sido convocado, Pigmeu, um anão com força e agilidade acima do que seu tamanho comporta (sim, Byrne era estranho a esse ponto). O enfezado baixinho sai no pau com Sasquatch (agora na sua forma humana), pois insiste que o nome do grupo continue o mesmo, pois lutou muito para entrar nele. É o começo de uma longa e bizarra amizade.

Curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos? Visite Âmago:
- Versão Fotolog: www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
- Versão Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47574524
- Versão Blog: www.darkmarcos.blogger.com.br
Dark Marcos ouvindo: j10631a8kv3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...