Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Diário de Kal-El


DarkMarcos
 Share

Recommended Posts

  • Members

ActionComics001.jpg
ACTION COMICS 1
(Junho de 1938)

A história "Revolution in San Monte" foi escrita por Jerry Siegel  e desenhada por Joe Shuster. No Brasil, foi publicada nas revistas Almanaque Nostalgia e Origens dos Heróis número 1, publicadas pela editora Ebal, Fac Símile de Action Comics número 1, pela Editora Abril e Superman Crônicas, pela editora Panini. Esta é a primeira aparição do Super Homem. Há uma pequena apresentação do personagem antes da história principal, onde há o curioso detalhe de que ele foi criado em um orfanato (diferente do que sabemos hoje em dia). Outra curiosidade fica por conta da explicação científica que justificaria alguém a ter força descomunal como o personagem, afinal formigas levantam pesos muito maiores que elas mesmas e grilos (e pulgas) podem saltar o equivalente a muito de seu tamanho.

Na primeira história, o Super Homem já age defendendo os oprimidos. Não pensa duas vezes em invadir a casa do governador para impedir que uma inocente seja executada no lugar da verdadeira criminosa (que capturou). Fingindo ser um banana, na pele do atrapalhado repórter Clark Kent, ganha a antipatia de Lois Lane, pois não pode nem defendê-la de um valentão. Com sua identidade secreta de Super Homem, no entanto, a história é outra e ele consegue impor respeito a qualquer ameaça. A história termina com Clark exercendo sua veia de detetive ao investigar um lobbista que manipula pequenos conflitos em países da Europa através de sua influência no senado americano. Como Super Homem, dá um susto no manipulador ao dar seus saltos gigantescos trazendo risco para o "carona". Nota: nessa época, o Super Homem só dava super saltos ao invés de voar.

Curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos? Visite Âmago:
- Versão Blog: www.darkmarcos.blogger.com.br
- Versão Fotolog: www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
- Versão Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47574524
Dark Marcos ouvindo: f35020eef61.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ActionComics002.jpg
ACTION COMICS 2
(Julho de 1938)

A história "War in San Monte" foi escrita por Jerry Siegel  e desenhada por Joe Shuster. No Brasil, foi publicada nos especiais As Primeiras Histórias do Superman, publicadas pela editora L & PM e Superman Crônicas, pela editora Panini. Apesar de não aparecer na capa da edição, pois a revista Action Comics era uma coletânea de histórias pulp, o herói está aqui, na continuação da história iniciada na edição passada. O história tem um ritmo de comédia pastelão e os desenhos de Shuster, por mais simples que sejam, impressionam pela forma expressiva como os personagens são mostrados.

O lobbista capturado pelo Super Homem revela que quem está por trás das manipulações no senado é um poderoso fabricante de armas (daí, financiar pequenas guerras se torna um ótimo negócio). O herói intimida o tal fabricante e o obriga a embarcar para o pequeno país de San Monte. É uma forma de unir o útil ao agradável, já que, como o repórter Clark Kent, o herói é enviado ao mesmo país para a cobertura de uma guerrilha que por lá está acontecendo.

Super Homem não desgruda do fabricante. No navio (onde embarcou como Clark, juntamento com Lois Lane), capangas do homem o jogam no mar. Como não voa, ele usa sua super resistência para nadar a ponto de ultrapassar o navio e chegar ao destino antes deles. Lá, reencontra o fabricante e o obriga a ir pra frente de batalha. A idéia é fazer que o ambicioso sinta na pele o que é colocar vidas em jogo em uma guerra. Enquanto castiga o fabricante, Super Homem aproveita para resolver pequenos conflitos dentro do país, intimidando generais e até livrando Lois Lane de ser executada. O fabricante de armas compreende a lição e volta para os Estados Unidos com a certeza de que não fabricará mais armas. No final, Super Homem ainda coloca os dois generais rivais para saírem na porrada. Eles não entendem o porque e, com isso, também não entendem porque estão guerreando um contra o outro, afinal. Com isso, o herói ainda termina a guerrilha.

Curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos? Visite Âmago:
- Versão Blog: www.darkmarcos.blogger.com.br
- Versão Fotolog: www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
- Versão Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47574524
Dark Marcos ouvindo: f24210zhy8t.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ActionComics003.jpg
ACTION COMICS 3
(Agosto de 1938)

A história "Superman Battles Death Underground" foi escrita por Jerry Siegel  e desenhada por Joe Shuster. No Brasil, foi publicada nas revistas Coleção Invictus número 4, publicada pela editora Nova Sampa, com o nome de "O Segredo da Mina", e  no especial Superman Crônicas, pela editora Panini, com o nome de "Tragédia na Mina Blakely". Como já dito antes, Super Homem ainda não era o único protagonista da revista Action Comics, motivo por não aparecer também na capa desta terceira edição. Mas aqui, o herói chega ao cúmulo de mal aparecer em sua própria história... pelo menos não usando seu famoso uniforme. Siegel consegue usar apenas os poderes do personagem, fazendo-o agir sob disfarçe da maior parte da história.

Uma mina de carvão desaba e, mesmo com a ajuda do herói, um dos mineiros fica paraplégico. Investigando como Clark Kent, o herói descobre que um acidente desse tipo já estava fadado a acontecer, pois o ambicioso proprietário da mina não se importava com a segurança de seus funcionários. Disfarçado de mineiro, Super Homem invade uma festa do dono da mina para dar-lhe uma lição. Para sua surpresa, o ambicioso e excêntrico milionário chama seus convidados a fazerem algo diferente (necessidade, segundo ele, de ricos entediados): vão transferir a festa para dentro de uma de suas minas, guiados pelo mineiro invasor.

Super Homem (disfarçado) os leva para dentro da mina e, secretamente, provoca um desabamento que prende a todos. Desesperados, os convidados descobrem que há pouca chance de escaparem, uma vez que o dono da mina (seu anfitrião) não investe na segurança da mesma. O milionário sente na pele os perigos de trabalhar dentro de uma mina, ainda mais em condições precárias que ele mesmo cultivou. Quando todos estão desmaiados pelo esforço de escaparem dali, o herói retira os escombros e os salva. O dono da mina, depois da experiência traumática, diz que irá tornar sua propriedade a mais segura do país para seus funcionários.

Curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos? Visite Âmago:
- Versão Blog: www.darkmarcos.blogger.com.br
- Versão Fotolog: www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
- Versão Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47574524
Dark Marcos ouvindo: e84095d60hw.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...