Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Hora do Pesadelo


Angelo Voorhees
 Share

Qual seu filme favorito da franquia A Hora do Pesadelo?  

14 members have voted

  1. 1. Qual seu filme favorito da franquia A Hora do Pesadelo?

    • A Hora do Pesadelo
      10
    • A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy
      0
    • A Hora do Pesadelo 3 - Os Guerreiros dos Sonhos
      2
    • A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos
      0
    • A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy
      0
    • A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy
      2
    • O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger
      0


Recommended Posts

  • Members

Eu pouco me lembro da franquia além do segundo filme...deste quarto então, guardo apenas o fato de ter gostado qdo eu vi...mas isso tem mto tempo, ainda farei uma recapitulação de todos os Nightmare.

Mas como dito, lembro sim do final do terceiro e aqui tiveram que achar uma maneira de recriar Freddy...mas ae não lembro mesmo bem como foi.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Nenhuma é tão boa quanto o original, CALVIN, mas algumas são bem divertidas.

 

 Com a dinheirama que a New Line ganhou com o 4º pesadelo, eles logo partiram para a sequencia. Assim surgiu A HORA DO PESADELO 5- O MAIOR HORROR DE FREDDY( A Nightmare On Elm Street 5- The Dream Child)

 

nightmare_on_elm_street_fiveposter1.jpg

 

 

 Na trama, um ano se passou desde que Alice Johnson(Lisa Wilcox) aprisionou Freddy Krueger(Roibert Englund) no limbo dos sonhos. A garota vive um bom momento, sua relação com o pai melhorou, já que agora ele trata o alcoolismo, Ela tambem acabou de se formar, e pretende viajar para a Europa com o namorado Dan(Danny Hassel), outro sobrevivente do confronto com Krueger no ano anterior.

 

 Entretanto os planos de Alice são alterados por dois fatores. O 1º, ela descobre estar gravida. O 2º, Freddy Krueger se libertou, e agora usa os sonhos do feto para fazer novas vitimas.

 

 Este 5° filme esquece o tom adotado no filme anterior, e tenta ser mais sombrio e tetrico, como os dois primeiros filmes. Pode se dizer tambem, que este 5º pesadelo é a sequencia mais direta da serie, já que tanto Nancy como Kristin retornaram como coadjuvantes nas partes 3 e 4, e Alice volta a ser a protagonista.

 

 Por isso esse filme ganha pontos ao apresentar o desenvolvimento de alguns personagens do filme anterior para esse, como uma Alice mais madura, e o pai dela, o qual a morte do filho no filme anterior o tornou uma pessoa melhor.

 

 Como já dito, esse 5 filme tenta resgatar o tom tetrico da parte 5, o que é muito ressaltado pela fotografia e direção d arte. Mas o filme acaba se sabotando varias vezes nesse aspecto, como na morte do garoto pelo "Super Freddy", ou a cena da ultrasonografia. Coisas que caberiam perfeitamente no tom pop do filme anterior, mas que soam deslocadas no contexto sissudo q este 5º pesadelo tenta ter.

 

 Por fim, elementos do 3º filme, como o sanatorio Westson Hills, Amanda Krueger, e até um objeto de cena daquele filme dão as caras aqui. Mas de fato nenhum é muito bem utilizado, somente o sanatorio no climax do filme, que ganha um clima gotico, cheio d escadas que não levam á lugar nenhum, oq parece se adequar a proposta do filme.

 

 O subtitulo desse filme é uma droga, né? E o original não é muito melhor não.07

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar do 4 ter rendido muito nas bilheterias, esse 5º filme tentou ir numa direção oposta ao tentar ser mais "cru" e menos "pop" com menos personagens e menos mortes. O problema é que o Freddy ainda é o mesmo do 3 e 4, menos monstro e bem mais palhaço aqui, o que não encaixou muito bem com a atmosfera do filme.

Ainda gosto porque gosto da série, mas poderia ter rendido mais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 É isso mesmo JAILCANTE. O grande problema desse 5º pesadelo é q ele tenta ser mais sombrio, mas vive colocando sequencias deslocadas, como a do Super Freddy14. Por outro lado, a garota q é forçada a comer até sufocar, e o rapaz fundido a uma moto, foram mortes muito bem boladas.

 

 E Robert Englund faz mais uma ponta sem maquiagem, Dessa vez como um dos loucos no pesadelo q reproduz o estupro d Amanda Krueger.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Nenhuma é tão boa quanto o original' date=' CALVIN, mas algumas são bem divertidas.

 

 Com a dinheirama que a New Line ganhou com o 4º pesadelo, eles logo partiram para a sequencia. Assim surgiu A HORA DO PESADELO 5- O MAIOR HORROR DE FREDDY( A Nightmare On Elm Street 5- The Dream Child)

 

 

 

 Na trama, um ano se passou desde que Alice Johnson(Lisa Wilcox) aprisionou Freddy Krueger(Roibert Englund) no limbo dos sonhos. A garota vive um bom momento, sua relação com o pai melhorou, já que agora ele trata o alcoolismo, Ela tambem acabou de se formar, e pretende viajar para a Europa com o namorado Dan(Danny Hassel), outro sobrevivente do confronto com Krueger no ano anterior.

 

 Entretanto os planos de Alice são alterados por dois fatores. O 1º, ela descobre estar gravida. O 2º, Freddy Krueger se libertou, e agora usa os sonhos do feto para fazer novas vitimas.

 

 Este 5° filme esquece o tom adotado no filme anterior, e tenta ser mais sombrio e tetrico, como os dois primeiros filmes. Pode se dizer tambem, que este 5º pesadelo é a sequencia mais direta da serie, já que tanto Nancy como Kristin retornaram como coadjuvantes nas partes 3 e 4, e Alice volta a ser a protagonista.

 

 Por isso esse filme ganha pontos ao apresentar o desenvolvimento de alguns personagens do filme anterior para esse, como uma Alice mais madura, e o pai dela, o qual a morte do filho no filme anterior o tornou uma pessoa melhor.

 

 Como já dito, esse 5 filme tenta resgatar o tom tetrico da parte 5, o que é muito ressaltado pela fotografia e direção d arte. Mas o filme acaba se sabotando varias vezes nesse aspecto, como na morte do garoto pelo "Super Freddy", ou a cena da ultrasonografia. Coisas que caberiam perfeitamente no tom pop do filme anterior, mas que soam deslocadas no contexto sissudo q este 5º pesadelo tenta ter.

 

 Por fim, elementos do 3º filme, como o sanatorio Westson Hills, Amanda Krueger, e até um objeto de cena daquele filme dão as caras aqui. Mas de fato nenhum é muito bem utilizado, somente o sanatorio no climax do filme, que ganha um clima gotico, cheio d escadas que não levam á lugar nenhum, oq parece se adequar a proposta do filme.

 

 O subtitulo desse filme é uma droga, né? E o original não é muito melhor não.07

 
[/quote']

 

foi esse mesmo que relatei...

 

Mas a Nancy não tinha morrido em Guerreiros dos Sonhos?

Ethan Hunt2010-02-25 22:11:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Oq eu quis dizer foi q a Nancy voltou no 3º, mas como coadjuvante. A unica q voltou duas vezes no papel d protagonista foi a Alice mesmo.

 

 Bom, o 5º filme não agradou o publico, fazendo a menor bilheteria da serie até então(Esse recorde seria batido posteriormente). Os produtores então começaram a pensar como atrair o publico d volta. A 1ª ideia foi fazer o filme em 3D. A 2ª foi q decidiram matar o Freddy. Eu sei, teoricamente ele já esta morto, e tambem já haviam matado ele na parte 3, mas os produtores não costumam ligar pra esses detalhes. Assim surgiu oq é na minha opinião o pior filme da serie, A HORA DO PESADELO 6: A MORTE DE FREDDY(Freddy's Dead: The Final Nightmare).

 

freddys_dead_dvd.jpg

 

 

 Na trama, 10 anos se passaram desde o ultimo filme. Sabe-se deus como, Freddy conseguiu se libertar de novo, e simplesmente extinguiu todas as crianças e adolescentes de Springwood, transformando o local em uma especie d cidade fantasma, habitada por adultos q vivem em um estado d psicose e catatonia coletiva. Freddy entretanto pagou um preço pelo q fez, já q não consegue sair da cidade

 

 Nesse cenario, John Doe, o ultimo adolescente daquele lugar, é atacado por Krueger, e jogado para fora da cidade. O rapaz vaga sem memoria, e é levado para o abrigo chefiado pela Dra. Maggie Burrough. A unica pista que se tem da origem do rapaz é um recorte de jornal em seu bolso, falando de Springwood. Tentando descobrir a real identidade d John, Maggie o leva d volta a  cidade, sem saber q mais três jovens do abrigo estão escondidos no furgão.

 

 O filme é um lixo total, isso é oq melhor o define. Tenta divertir, mas nem como parodia da serie ele funciona. Freddy deixa d ser um palhaço dos infernos, para ser apenas um palhaço. Temos aqui a tosca morte do rapaz tragado para dentro d um videogame, q é realmente constrangedora. A morte do rapaz q tem o timpano arrancado é bem tosca tambem, mas confesso q é a unica piada do filme q funciona. Rí pacas com o rapaz vagando sem ouvir nada, e Freddy bem atrás dele, gritando e pulando.

 

 Boas ideias são desperdiçadas, como explorar o passado do assassino, e em especial, o fato d ele ter uma familia no tempo em q matava crianças quando era vivo. Explicar a origem dos poderes do personagem tambem foi uma pessima ideia.

 

Eu não tenho nada contra filmes d terror q não se levam a serio. A parte 4 por exemplo, não se leva a serio, e funciona super bem. Mas aqui simplesmente não funciona. A parodia é levada longe demais, e na meia hora final, tentam tornar o filme menos zoado d novo, oq decididamente não funcionou.

 

 Curiosamente, a partir desse filme, a franquia não levou mais o titulo "Nightmare on Elm Street", q só retorna esse ano no remake. 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me lembro de um episódio dos Simpsons onde o Homer pergunta pra Marge: "Não entendi. Isso foi um final bom ou um final ruim?" e a Marge responde: "Foi um final e isso já basta". Esse é o caso aqui.

 

Duas coisas que curto no filme: 01) A morte do guri dentro de um videogame (é tosco mas ficou engraçado). 02) A edição de imagens de filmes da série no final. Ficou bem bom e termina com um RIP numa imagem do Freddy.

 

De resto, tavam mesmo no piloto automático, mas viram que a série perdeu força então terminaram na hora certa, mesmo que esse episodio tenha ficado fraquinho (e continuaram com um Pesadelo 7 e o Freddy vs Jason, mas são episódios alternativos. Tudo acaba aqui mesmo). 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu não consigo achar a morte do videogame engraçada. Acho ela constrangedora pra caramba.

 

 Em compensação, a cena do timpano arrancado eu acho hilaria. Tosca, é verdade mas muito hilaria. Rio muito sempre q assisto essa cena.

 

 Não sei se é pq eu realmente não gosto do filme, mas até a maquiagem parece danificada. Não parece q o Freddy tá deformado mesmo, e sim q ele fez uma bola com um chiclete tuti fruti gigante, ela estourou, e ele deixou daquele jeito09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse A Morte De Freddy eu vi uma unica vez a muitos anos atrás, se não me engano, no telecine 2 (que agora é action). Na época em que foi lançado no cinema se falou muito do 3D mesmo, uns colegas de colegio que viram basicamente so falavam desse efeito.

 

O filme em si achei bem fraco, sendo que a cena da morte de Freddy não gera nenhum tipo de impacto. Revelar o passado de Freddy mais a fundo e o envolvimento da filha dele na trama tambem não foram boas ideias.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O filme em si achei bem fraco' date=' sendo que a cena da morte de Freddy não gera nenhum tipo de impacto. Revelar o passado de Freddy mais a fundo e o envolvimento da filha dele na trama tambem não foram boas ideias.

 

 

 
[/quote']

 

Concordo.

 

Sobre a morte dele, o problema pra mim é que usaram a mesma "morte" que usaram no 1º filme: Trazer o Freddy ao mundo real e matá-lo de novo (só acrescentaram o fato dele ter que ser morto por algum parente). Na falta de idéias melhores para acabar com ele, resolveram reciclar uma idéia antiga, sem a mesma eficácia. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu até achei interessante a ideia d mostrar q Freddy tinha uma familía na epóca em que cometeu seus primeiros assassinatos. Mas revelar mais sobre sua infancia e adolescencia, e a origem d seus poderes, foi mesmo inutil.

 

 Outra coisa tambem é o pouco impacto q a morte do Freddy causa, como bem disse o BRUNO P. Tipo, o nome do filme é esse, deveria ser o seu apice. Só pra pegar um filme com uma proposta semelhante, a morte de Jason em SEXTA FEIRA 13: CAPITULO FINAL, é um momento d impacto dentro do filme, e funciona muito melhor.

 

 JAILCANTE, só uma coisa, D fato, a ideia d trazer Freddy ao mundo real é oriunda do 1º filme. Mas no 1º filme, ele não é morto no sentido literal da palavra. Ele é aprisionado no mundo dos sonhos pelo fato da Nancy ter perdido totalmente o medo dele.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Seguindo em frente. Apesar da bilheteria do 6º pesadelo ter sido boa o suficiente para garantir uma sequencia, a critica massacrou o filme, e os fãs não pareciam muito contentes tambem. O produtor Robert Shaye decidiu então convocar o criador da serie, Wes Craven para dirigir o filme, e lhe deu carta branca para ele fazer oq quiser. Após assistir todos os filmes da serie, Craven declarou achar inviavel uma continuação direta, então decidiu reescrever um antigo roteiro q havia escrito lá atrás, para o pesadelo 3. Assim surgiu A HORA DO PESADELO 7: O NOVO PESADELO(Wes Craven's New Nightmare).

216299.1020.A.jpg

 

 Neste filme metalinguistico, Craven conta a historia de Heather Langenkamp(Vivida pela propria), a atriz que protagonizou o A HORA DO PESADELO original, 10 anos depois do lançamento do filme. Ela tem sofrido uma serie de pesadelos envolvendo Freddy Krueger, e têm recebido ligações estranhas de alguem que canta a canção de Freddy. Quando seu filho Dylan começa a agir de forma estranha, e mortes misteriosas começam a acontecer, Heather percebe que Krueger pode estar abandonando a ficção, e invadindo a realidade.

 

 Este filme resgata o clima de terror e suspense q havia sido completamente abandonado no ridiculo filme anterior. Craven inclusive dá uma repaginada no visual de Freddy, dando um ar mais demoniaco a maquiagem, e inserindo um sobretudo sobre o sueter listrado do vilão. Na minha opinião, a ideia é otima. Apresentar Freddy como um demonio antigo q estava preso nos filmes da serie, e que com a morte de Freddy no 6º filme se liberta, é bem interessante. Mas apesar d começar muito bem, Craven vai se perdendo a medida q o filme avança.

 

 A primeira meia hora do filme é bem interessante, ao retratar os envolvidos reais no filme dentro da historia, em um interessante exercicio de metalinguagem. Heather Lamgenkamp é sempre reconhecida como a Nancy do filme original, q inclusive, numa ironia interessante, é bastante amiga de Robert Englund, q interpreta seu algoz nos filmes. O produtor Robert Shaye tambem aparece interpretando a sí mesmo, onde vemos seu escritorio repleto de bugigangas do Freddy, e o produtor louco para mais um filme da franquia. E permitindo-se um pouco d narcisismo, Craven retrata a si mesmo como o velho sabio q guarda o segredo d como derrotar Freddy agora q ele invadiu o mundo real.

 

 O filme tem poucas mortes, e tenta investir mais no suspense, do q no visceral d fato. Como eu disse, ele começa muito bem, mas vai se perdendo na propria ambição. sub plots são lançados e abandonados. Por exemplo, como Robert Englund sabia exatamente como era a nova face de Freddy? O "personagem" simplesmente some da historia sem maiores explicações.

 

O modus operandi de Freddy nunca fica muito claro tambem. Em certos momentos, parece q ele só ataca nos sonhos, como sempre foi. Em outros, ele pode matar pessoas no mundo real, através dos sonhos do filho da Heather. Inclusive é aqui q acontece uma patetica tentativa de reproduzir a chocante morte d Tina no filme original.

 

 O climax tambem é extremamente fraco, e depois d se mostrar um ser extremamente poderoso, Krueger é derrotado d maneira facilima num dos piores climax da franquia.

 

 Enfim, este 7º pesadelo é um filme bem mediano. Não chega a ser ruim, mas tinha potencial pra ser bem melhor. O filme acaba sendo, alem de uma critica do diretor aos rumos q o personagem q criou tomou após o filme original, uma especie de laboratorio para oq ele viria a fazer na trilogia PANICO, onde ele usaria a meta linguagem d maneira mais eficiente, e menos explicita.

 

 Curiosidade: o 7º pesadelo continua sendo o filme menos rentavel da serie, sendo um fracasso d bilheteria, oq deixou o personagem 9 anos longe das telas, o maior hiato até então dentro da franquia.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

  Curiosidade: o 7º pesadelo continua sendo o filme menos rentavel da serie' date=' sendo um fracasso d bilheteria, oq deixou o personagem 9 anos longe das telas, o maior hiato até então dentro da franquia.

 

[/quote']

 

 

Exatamente por isso estou mto curioso para ver a bilheteria deste filme novo...Freddy ficou "ausente" por tantos anos que a nova geração praticamente desconhece o personagem...não totalmente, é claro, mas não é um personagem em voga, tipo Jason...espero realmente que o filme vá bem, pq sinto falta de ver Freddy em telão. 04

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não curto muito esse sétimo filme, mas ele tem muitos admiradores.

 

Acho que o Wes teve uma idéia muito boa, mas a execução não foi uma brastemp. Ele fica uma hora de filme com o vai-vem da personagem principal e as auto-referências da série. Quando climax finalmente chega, ele é não é tão bom assim e o final é o pior da série (a cena do sonho é bem ruim, só se salva a leitura do roteiro no finzinho). Enfim. Prefiro qualquer outro filme da série a este aqui.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
De todas as continuações' date=' a única que me interessa é esse sétimo, por ser dirigido pelo Craven. É necessário se ver todos os outros pra se ver esse?[/quote']

 

As continuações, não. Ele não dá continuidade a eles. É uma história paralela, acontece fora dos filmes. Mas ver o original seria bom, já que ele fala de muita coisa dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa JAILCANTE, vc prefere o sexto filme á O NOVO PESADELO? Não morro d amores pelo segundo filme do Craven na franquia, mas não o acho tão ruim.

 

 

 

Mas d fato, tem o climax mais sem graça d toda serie, e Freddy é derrotado d forma ridicula, tendo em vista o nivel d poder q havia apresentado.

 

 

 

Engraçado q o Craven chegou a cogitar o Deep para participar do filme fazendo ele mesmo, (Na epoca, Deep já se tornara um astro), mas achou q ele não aceitaria. O Deep quando soube disse q foi uma pena, pois ele aceitaria sem pestanejar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...