Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jorge Furtado


Questão
 Share

QUAL O MELHOR TRABALHO DE JORGE FURTADO?  

18 members have voted

  1. 1. QUAL O MELHOR TRABALHO DE JORGE FURTADO?

    • A ILHA DAS FLORES
      2
    • HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
      2
    • O HOMEM QUE COPIAVA
      8
    • MEU TIO MATOU UM CARA
      0
    • SANEAMENTO BASICO- O FILME
      7


Recommended Posts

  • Members

Sinceramente, achei o Homem que Copiava um lixo. Nem o fato de se passar em Porto Alegre (cidade na qual resido) me fez soar melhor.

 

 

 

O filme é uma apologia ao crime e à falta de caráter. Eles cometem dois assassinatos premeditados (um deles qualificado pelo uso de explosivo!), falsificam dinheiro, deixam claro serem adeptos da Lei de Gérson, e se dão bem enganando todo mundo. Claro que é um filme, que não tem obrigação de conscientizar ninguém, mas a história não tem nexo algum.

 

 

 

Lázaro Ramos está pior do que nunca, ou melhor, está péssimo como sempre... alguém falou pra esse rapaz que ele é ator e ele acreditou, é sacanagem, ele faz sempre o mesmo papel, tem sempre a mesma cara e a mesma voz. Faz o Steven Seagal parecer um Marlon Brando.

 

 

 

Não é um lixo completo por causa das atuações do Pedro Cardoso e da Luana Piovani - que é boa atriz e está bem no papel, o erro foi do diretor de colocar uma menina com carinha e voz tão irritantes no papel da "mocinha".

 

 

 

"Meu tio matou um cara" achei fraco, mas não é merecedor de framboesas como o homem que copiava, é apenas bobinho. Saneamento Básico não vi nem pretendo, um filme que se refere aos colonos do interior gaúcho como "caipiras" não pode ter pretensão nenhuma a ser um filme sério - sequer como comédia.

 

 

 

E o "Ilha das Flores" não se passa na Ilha das Flores, e sim na vizinha Ilha Grande dos Marinheiros. Nenhuma delas jamais teve porcos a não ser nos dias das filmagens. Isso já diz tudo desse curta-metragem panfletário.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Saneamento Básico" é hilário, bem irônico. Excelente filme. "Ilha das Flores" é outra coisa de nível excelente. "Meu tio Matou um Cara" eu achei legalzinho/bobinho, talvez precisede uma revisada. Ainda não assisti ao tão comentado "O Homem que Copiava".

 

Para um top, fica assim:

1. Saneamento Básico

2. Ilha das Flores

3. Meu tio matou um cara

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Saneamento Básico é o melhor. Escrevi sobre ele aqui no fórum inclusive. Meu Tio Matou um Cara acho simplezinho mas bem feito. O Homem que Copiava vale mesmo é pela performance de Leandra Leal. O personagem é esplêndido e ela leva o filme nas costas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
Guest Mr. Gump

Jorge Furtado é mestre. Sua narrativa em espiral é linda.

O Homem que Copiava é a obra-prima e Ilha das Flores é a obra-prima na versão miniatura.

Até mesmo Saneamento Básico, apesar de suas restrições de sal e açúcar, serve como uma bela aula de cinema para leigos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members

 Visto REAL BELEZA

 

 11210506_869279356474409_141650626041367

 

 

   Na trama, João (Vladimir Brichta) é um outrora renomado fotógrafo, mas que agora enfrenta um período de decadência. Ele passa a viajar em busca de uma jovem modelo "beleza rara" que possa lançar e assim reavivar a sua carreira. Ao chegar em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, ele conhece Maria (Vitória Strada) que acaba por ser a sua escolhida. Mas agora, o fotógrafo precisa convencer o inflexível pai da moça (Francisco Cuoco) um homem cego no fim da vida. Mas o fato de João se envolver com a mãe da garota (Adriana Esteves) pode piorar a situação.

 

 REAL BELEZA é um filme diferente e um pouco estranho dentro da filmografia de Jorge Furtado. A trama não possui nem um traço da ironia vista em obras como O HOMEM QUE COPIAVA e ILHA DAS FLORES, mergulhando totalmente no drama intimista. Até ai tudo bem, é saudável que um diretor tente sair "fora da caixa" de vez em quando. Mas falta algo ao filme. Mesmo com a sua curta duração (pouco mais de oitenta minutos) fiquei com a incômoda sensação de que o filme poderia ser menor. A narrativa possui elementos que simplesmente não contribuem de forma alguma, como o namoradinho de Maria, vivido por Samuel Reginatto, que apesar de parecer um psicopata do campo, não representa nem um tipo de ameaça.

 

 Enfim, Furtado tentou algo novo neste drama intimista com ares europeus, mas ainda não parece saber muito bem o que fazer com ele. Destacam-se as participações de Francisco Cuoco como o pai de Maria (e sua primeira cena com o protagonista é um dos pontos altos do filme) e mais uma ou outra cena. Mas no geral, um filme bem inócuo, infelizmente.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...