Jump to content
Forum Cinema em Cena

Existe gênero ruim?


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members
Não' date=' não seria. Adote esse raciocínio para o gênero terror e você chegará à conclusão que o terror é um péssimo gênero.[/quote']

 

Não chegaria não. Não falei que o número de filmes bons é o que define se um gênero é bom ou não, apenas falei que até nisso comédia romântica toma pau. Se pegar o gênero terror temos Alien, Carrie, O Iluminado, O Bebê de Rosemary, etc (e etc mesmo, vários outros desse nível)... Filmes que podem fazer frente a qualquer outro que existe, seja drama, comédia, ficção, etc, seja Bergman, Tarkovski, Hitchcock ou Antonioni. Agora vamos pegar os bons exemplos de comédia romântica: Um Lugar Chamado Notting Hill, Simplesmente Amor, Harry e Sally (que é bem bom mesmo), e vamos ficar mais ou menos por aí (Não me venham com Annie Hall ou Manhattan, pq esses não são comédia romântica). São bons filmes, mas estão em um nível muito abaixo em relação ao que os outros gêneros produziram, e ainda em uma quantidade extremamente inferior em relação a quase qualquer outro.

 

  

Aí você tá entrando na subjetividade. Não se determina se o gênero é bom ou ruim pela "quantidade" de filmes bons ou ruins pertencentes a ele justamente pq "filme bom" e "filme ruim" é subjetivo. Você fala que tem "vários filmes de terror maravilhosos". Você já assistiu a pelo menos 70% do que o gênero já produziu? Duvido muito.

 

Ok, tem esse lance da subjetividade. Eu não posso falar que Notting Hill não chega nem aos pés de O Iluminado... Mas não chega. Eu não posso dizer que Simplesmente Amor não faz nem cocegas em Casablanca... Mas não faz. Todos já conhecem essa papo de subjetividade, mas vamos tentar se desvincular dela um pouco nessa discussão. Vou pegar dois diretores, Bergman:Morangos Silvestres, Persona, Gritos e Sussurros e Sonata de Outono. E Carpenter: Eles Vivem, O Enigma, A Bruma Assassina, A Cidade..., Halloween e ta bom. Peguei dois diretores, e alguns filmes que eles fizeram. Eles isoladamente são melhores que os melhores de um gênero inteiro. Lógico que isso não passa de opinião, mas com certeza não é preconceito. Eu assisto comédia romântica, principalmente com namorada ou quando vou no cinema com outras pessoas, algumas até curto um pouco, mas a maioria absoluta é lixo. Me diz quem é o Hitchcock da comédia romântica, ou o Spielberg? E que filmes esse senhor fez? Claro que o que eu vou dizer é totalmente subjetivo, mas eu duvido que grandes diretores se concentrariam em um gênero desses. Podem vez ou outra fazer um filme aqui, outro ali... Mas a limitação e esquematizaçao que são carcteristicas fortes do gênero, fazem ele não ser muito atrativo se comparado as possibilidades criativas dos outros. 

 

É, é... subjetividade, sempre... Mas porra, pq abraçar ela em toda a discussão? É a mesma coisa que ficar com medo de falar que o Uwe Boll só faz merda. Ok, é subjetivo... Mas não é. É subjetivo falar que O Poderoso Chefão é um ótimo filme... Ok, é... mas não é. É subjetivo falar que comédia romântica não é melhor que drama... Ok, é... Mas não é.

E isso aí de não ter visto 70% dos filmes... Nem vem ao caso. Nem eu nem ninguém viu, se formos por esse lado as discussões vão perder muito. Eu sei que vi uma boa quantidade de filmes dos gêneros que citei, e comédia romântica perde de uma forma constrangedora. Sim, sim... é só opinião... mas não é.

 

Mas ok, se vc acha que é pesado demais falar que comédia romântica é um gênero ruim... então vamos dizer que é apenas um gênero extremamente inferior (em quantidade e qualidade) em relação a quase qualquer outro, senão todos. Sim, subjetivo... Mas não é.
Tensor2008-10-14 11:02:31
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 113
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tensor, não acho que discussão alguma perca por haver subjetividade, e, me desculpe, mas é algo que discutir é como ficar se lamentando por sermos humanos. Pra mim seu texto não tem o menor sentido. Eu, por exemplo, gosto muito mais de Simplesmente Amor que de O Iluminado. E daí? Estou cometendo um crime? Que parâmetros alguém vai usar para me provar que O Iluminado é melhor? O número de pessoas que gosta de ambos os filmes? A opinião da crítica?

Sorry, não há como eliminar subjetividade em nenhum momento e temos que conviver com isso, gostemos ou não e não há nada que podemos fazer contra isso. Ou podemos deixar de sermos humanos um pouquinho (só pra ficar mais objetivo) e nos comportarmos como robôs?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não chegaria não. Não falei que o número de filmes bons é o que define se um gênero é bom ou não' date=' apenas falei que até nisso comédia romântica toma pau. Se pegar o gênero terror temos Alien, Carrie, O Iluminado, O Bebê de Rosemary, etc (e etc mesmo, vários outros desse nível)... Filmes que podem fazer frente a qualquer outro que existe, seja drama, comédia, ficção, etc, seja Bergman, Tarkovski, Hitchcock ou Antonioni. Agora vamos pegar os bons exemplos de comédia romântica: Um Lugar Chamado Notting Hill, Simplesmente Amor, Harry e Sally (que é bem bom mesmo), e vamos ficar mais ou menos por aí (Não me venham com Annie Hall ou Manhattan, pq esses não são comédia romântica). São bons filmes, mas estão em um nível muito abaixo em relação ao que os outros gêneros produziram, e ainda em uma quantidade extremamente inferior em relação a quase qualquer outro.
[/quote']

 

Ok... aí chegaria um cara que citaria para você zilhões de comédias românticas que ele acha sublimes e argumenta que Carrie, O Iluminado, Tarkovski e tantos outros são lixo pra ele. O que você faz? Resposta: enfia o seu raciocínio no meio das pernas pq de novo entramos na subjetividade.

 

Ok' date=' tem esse lance da subjetividade. Eu não posso falar que Notting Hill não chega nem aos pés de O Iluminado... Mas não chega. Eu não posso dizer que Simplesmente Amor não faz nem cocegas em Casablanca... Mas não faz. Todos já conhecem essa papo de subjetividade, mas vamos tentar se desvincular dela um pouco nessa discussão.[/quote']

 

Não tem como. Você está tentando provar que comédia romântica é um gênero ruim pq produz mais filmes ruins que qualquer outro gênero, mas veja que é VOCÊ quem determina esse valor, pq VOCÊ acha que 90% das comédias românticas são lixo.

 

Vou pegar dois diretores' date=' Bergman:Morangos Silvestres, Persona, Gritos e Sussurros e Sonata de Outono. E Carpenter: Eles Vivem, O Enigma, A Bruma Assassina, A Cidade..., Halloween e ta bom. Peguei dois diretores, e alguns filmes que eles fizeram. Eles isoladamente são melhores que os melhores de um gênero inteiro. Lógico que isso não passa de opinião, mas com certeza não é preconceito. Eu assisto comédia romântica, principalmente com namorada ou quando vou no cinema com outras pessoas, algumas até curto um pouco, mas a maioria absoluta é lixo.[/quote']

 

Quanto mais você insiste em sair da subjetividade, mais você cai nela...

 

Concordo que os diretores isolados produziram filmes memoráveis que estão aí, firmes e fortes. Mas eles pertencem a variados gêneros. Percebe como a discussão de "gênero é bom ou ruim" é totalmente non-sense? O que existe são filmes bons e filmes ruins, independente de gênero. Não é o gênero que determina a qualidade de um filme.

 

Me diz quem é o Hitchcock da comédia romântica' date=' ou o Spielberg? E que filmes esse senhor fez? Claro que o que eu vou dizer é totalmente subjetivo, mas eu duvido que grandes diretores se concentrariam em um gênero desses. Podem vez ou outra fazer um filme aqui, outro ali... Mas a limitação e esquematizaçao que são carcteristicas fortes do gênero, fazem ele não ser muito atrativo se comparado as possibilidades criativas dos outros. [/quote']

 

Aí chega um cara que vem e fala que não entende pq as pessoas gostam de sentir medo no cinema, razão pela qual ele detesta terror e afins. O que você faz? Enfia o raciocínio seu naquele lugar de novo...

 

A comédia romântica acaba não sendo atrativa para nós dois (sim, pq também acho o gênero um pé no saco) pq os caras insistem nessa fórmula que arregimenta vários fãs. Mas é um problema INTRÍNSECO do gênero?

 

É' date=' é... subjetividade, sempre... Mas porra, pq abraçar ela em toda a discussão? É a mesma coisa que ficar com medo de falar que o Uwe Boll só faz merda. Ok, é subjetivo... Mas não é. É subjetivo falar que O Poderoso Chefão é um ótimo filme... Ok, é... mas não é. É subjetivo falar que comédia romântica não é melhor que drama... Ok, é... Mas não é.

E isso aí de não ter visto 70% dos filmes... Nem vem ao caso. Nem eu nem ninguém viu, se formos por esse lado as discussões vão perder muito. Eu sei que vi uma boa quantidade de filmes dos gêneros que citei, e comédia romântica perde de uma forma constrangedora. Sim, sim... é só opinião... mas não é.
[/quote']

 

É subjetivo ou não é? É opinião ou não é? Sério Tensor, ajuste o seu raciocínio pq eu não entendi patavina do que você quis dizer aí. Me pareceu um surto desenfreado à lá Troy Atwood.

 

Mas ok' date=' se vc acha que é pesado demais falar que comédia romântica é um gênero ruim... então vamos dizer que é apenas um gênero extremamente inferior (em quantidade e qualidade) em relação a quase qualquer outro, senão todos. Sim, subjetivo... Mas não é.
[/quote']

 

É impressionante como você faz conclusões a partir de elementos isolados do raciocínio. Isso se chama sofisma. De onde você tirou que acho pesado demais falar que comédia romântica é genero ruim? Será que você não entendeu que eu estou defendendo que NÃO EXISTE GÊNERO BOM OU RUIM, MAS SIM FILMES BONS E RUINS?

 

E de novo essa merda de "subjetivo... mas não é"...

 

0707
Dr. Calvin2008-10-14 11:35:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, tranquilo, Scofa. Claro que tu tem direito de preferir Simplesmente Amor e tudo mais. Ou odiar O Iluminado, e falar que é uma bosta e etc. Mas poderiamos até substituir esse filme para A Tale of Two Sisters, por exemplo. Claro que outro poderia vir aqui falar "mas eu gosto muito mais de Simplesmente Amor!" e seria tranquilo também. Só tentei levar a discussão para um outro lado que não é tão comum nesse fórum. Mas sim, tudo é subjetivo, eu a abraço na maioria das vezes, mas só acho que as discussões poderiam ficar um pouco mais diversificadas se algumas vezes tentassemos usar outro tipo de argumento que não exclusivamente ela. Tensor2008-10-14 11:39:59

Link to comment
Share on other sites

 

É que esse argumento é intrínseco a qualquer discussão, Tensão. Infelizmente não temos como fugir dele. Eu, por exemplo, só acho que as discussões existam com parte na estruturação lógica dos argumentos. Tipo assim: você pode achar A Tale of Two Sisters uma porcaria, mas você sabe argumentar de forma coerente de por que acha isso?

São muito comuns furos nessas análises (que, claro, não invalidam para a pessoa o ponto de vista, mas diminuem a importância delas perante outras). Uma coisa para ilustrar foi o King Edward defendendo que Medicina era o curso mais difícil que existe no mundo no tópico de profissões. Ele pode até achar isso, sem problemas, mas não soube argumentar o porquê e os argumentos dele foram ridicularizados na discussão. A subjetividade no caso pode de forma meio esquisita ser aplicada a uma linha objetiva de análise (a lógica na estruturação das idéias), um troço meio confuso e que só pode ser mencionado quando sai de uma pessoa para atingir outras.

Mas é claro que mesmo isso pode ser questionado (o fato de eu não achar válido logicamente invalida para mim o argumento, mas ele é REALMENTE inválido?).

Enfim, a busca de uma resposta também é característica humana, infelizmente nesse caso nunca teremos uma GERAL, mesmo que queiramos muito, isso não impede de forma alguma a chegarmos a conclusões particulares. Agora, será que isso é necessariamente ruim?

 

Mr. Scofield2008-10-14 11:53:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

A qual gênero pertence Casablanca?

 

É um romance, sem dúvida. Mas o que Rick e Renault fazem com suas tiradas geniais? Comédia...

 

A qual gênero pertence Tempos Modernos?

 

É uma comédia, sem dúvida. Mas o que ocorre entre Carlitos e a menina orfã? Romance...

 

 

Sim, podemos concluir que ambos estes filmes podem ser considerados comédias românticas, em algum momento. Servem como contra-exemplo.

 

 

E sim, Notting Hill pra mim é perfeito. Prefiro rever ele 10 mil vezes do que rever Morangos Silvestres, mesmo achando ambos bons.

 

Aliás, isso é assunto pra outro tópico. Existem filmes ótimos que nunca teremos vontade de rever e filmes não tão bons que adoramos revisitar.

 

 

 

Perucatorta2008-10-14 12:01:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook;

Quando esse cara vier aqui nesse tópico falar que eu to errado, que comédia romântica é ótima, etc, eu discuto com ele. Eu não comecei essa discussão pra ti se esconder atrás do teu amiguinho imaginário. Se tu respondeu o post, quero saber a tua opinião sobre o gênero. Quero saber se VOCÊ não acha que 90% das comédias românticas são lixo (pra mim são 98 virgula alguma coisa). Se VOCÊ não concorda que os melhores exemplares são ainda extremamente fracos em relação a outros gêneros. E se VOCÊ não possuí uma certeza de que Casablanca é muito melhor que Simplesmente Amor, por exemplo. Ahhhh, sim, subjetivo! Claro. Tudo é subjetivo. Eu achar a Scarlet Johanson mais bonita que a Gretchen é subjetivo também. Pode vir um sujeito aqui e falar que não gosta de loirinhas, palidinhas, peitudinhas, etc, e que prefere as com olheira e cara de travesti. É uma opinião dele, tenho que respeitar. Mas eu simplesmente não respeito, ah não ser que me dêem argumentos bons pra isso.

 

E nessa discussão especifica, eu não to pedindo argumentos pra ninguém em pq achar Casablanca melhor que Simplesmente Amor, eu te conheço e sei que tu teria vários, assim como eu teria também, to simplesmente pulando essa parte. O que to discutindo é esse conformismo que temos que ter a cada discussão "ah, o cara pode vir aqui e falar que Alone in the Dark é melhor que Cidadão Kane" o cara pode vir aqui e falar que o filme que ele quiser é melhor que o que ele quiser, mas tanto tu quanto eu sabemos que não é. A questão é: Tu tem tanta certeza quanto eu que comédia romântica é MUITO inferior ao terror, ao drama, a ficção... e mesmo assim vem com esse papinho de subjetividade. O Serge foi um vírus pra esse fórum "fato ou opinião, fato ou opinião?" 07 Pra mim, em um fórum de discussão, opinião sem argumento é o mesmo que nada.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
É' date=' tranquilo, Scofa. Claro que tu tem direito de preferir Simplesmente Amor e tudo mais. Ou odiar O Iluminado, e falar que é uma bosta e etc. Mas poderiamos até substituir esse filme para A Tale of Two Sisters, por exemplo. Claro que outro poderia vir aqui falar "mas eu gosto muito mais de Simplesmente Amor!" e seria tranquilo também. Só tentei levar a discussão para um outro lado que não é tão comum nesse fórum. Mas sim, tudo é subjetivo, eu a abraço na maioria das vezes, mas só acho que as discussões poderiam ficar um pouco mais diversificadas se algumas vezes tentassemos usar outro tipo de argumento que não exclusivamente ela. [/quote']

 

E quem disse que subjetividade é argumento?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A qual gênero pertence Casablanca?

É um romance' date=' sem dúvida. Mas o que Rick e Renault fazem com suas tiradas geniais? Comédia...

A qual gênero pertence Tempos Modernos?

É uma comédia, sem dúvida. Mas o que ocorre entre Carlitos e a menina orfã? Romance... [/quote']

 

 

Aí é uma coisa a se discutir. Existem filmes que são alguma coisa com elementos de outras: um drama com toques de coméda, uma ficção com toques de terror, etc. Mas pra mim são apenas elementos, que não tiram a força principal do filme. Tempos Modernos e Casablanca, pra mim, estão entre esses. Tempos Modernos podemos falar que é drama também. Comédia romântica como gênero eu considero filmes como Nitting Hill, etc. Eles tem um esqueminha próprio. Eu vejo diferença em um romance engraçado, para uma comédia romântica, por exemplo. Antes do Pôr do Sol é engraçado, e pra mim nem a pau pode ser posto como comédia romântica.


E sim' date=' Notting Hill pra mim é perfeito. Prefiro rever ele 10 mil vezes do que rever Morangos Silvestres, mesmo achando ambos bons.



[/quote']

 

Eu acho que existe diferença aí também. Não faço questão de rever Stalker, mas acho bem melhor que Piratas do Caribe, filme que já revi algumas vezes. Mas é pra outro tópico mesmo.

 
Tensor2008-10-14 12:21:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook;

Quando esse cara vier aqui nesse tópico falar que eu to errado' date=' que comédia romântica é ótima, etc, eu discuto com ele. Eu não comecei essa discussão pra ti se esconder atrás do teu amiguinho imaginário. Se tu respondeu o post, quero saber a tua opinião sobre o gênero. Quero saber se VOCÊ não acha que 90% das comédias românticas são lixo (pra mim são 98 virgula alguma coisa). Se VOCÊ não concorda que os melhores exemplares são ainda extremamente fracos em relação a outros gêneros. E se VOCÊ não possuí uma certeza de que Casablanca é muito melhor que Simplesmente Amor, por exemplo. Ahhhh, sim, subjetivo! Claro. Tudo é subjetivo. Eu achar a Scarlet Johanson mais bonita que a Gretchen é subjetivo também. Pode vir um sujeito aqui e falar que não gosta de loirinhas, palidinhas, peitudinhas, etc, e que prefere as com olheira e cara de travesti. É uma opinião dele, tenho que respeitar. Mas eu simplesmente não respeito, ah não ser que me dêem argumentos bons pra isso. [/quote']

 

Nossa, Tensor... você tá paranóico, está DOENTE. Você está objetivando uma discussão que é subjetiva, sim senhor. Você não provou que 90% das comédias românticas são lixo, você teceu apenas meras proposições sobre o assunto (argumentação ZERO).

 

Você quer saber a minha opinião sobre o gênero? Você não leu no meu post? Deixe-me refrescar sua cabeça:

 

A comédia romântica acaba não sendo atrativa para nós dois (sim' date=' pq também acho o gênero um pé no saco) pq os caras insistem nessa fórmula que arregimenta vários fãs.[/quote']

 

Precisa que seja maior? Ou será que a sua miopia esquizofrênica consegue ler isso?

 

No mais, eu fiz uma pergunta logo após esse comentário e o senhor quedou-se inerte. A resposta demanda ARGUMENTOS de verdade e não proposições. Aguardo ansiosamente.

 

E nessa discussão especifica' date=' eu não to pedindo argumentos pra ninguém em pq achar Casablanca melhor que Simplesmente Amor, eu te conheço e sei que tu teria vários, assim como eu teria também, to simplesmente pulando essa parte. O que to discutindo é esse conformismo que temos que ter a cada discussão "ah, o cara pode vir aqui e falar que Alone in the Dark é melhor que Cidadão Kane" o cara pode vir aqui e falar que o filme que ele quiser é melhor que o que ele quiser, mas tanto tu quanto eu sabemos que não é. A questão é: Tu tem tanta certeza quanto eu que comédia romântica é MUITO inferior ao terror, ao drama, a ficção... e mesmo assim vem com esse papinho de subjetividade. O Serge foi um vírus pra esse fórum "fato ou opinião, fato ou opinião?" 07 Pra mim, em um fórum de discussão, opinião sem argumento é o mesmo que nada.
[/quote']

 

Impressionante! Até agora você conseguiu a proeza de NÃO ENTENDER NADA do que falei. Será um caso de analfabetismo funcional? Espero que não...

 

Em momento algum preguei conformismo aqui, eu mais do que todo mundo peço argumentos das opiniões dos outros e sou muitas vezes criticados por isso, INCLUSIVE POR VOCÊ!!!!

 

Vou repetir de novo - já está cansando: não existe gênero bom ou ruim, existe filme bom e ruim independente de gênero. Os gêneros produzem filmes bons e ruins, uns mais, outros menos, por diversas razões.

 

O seu problema: colocar que comédia romântica (gênero) é ruim se comparado aos demais gêneros e OUSAR vomitar diante de todos os que participam da discussão que os elementos que você colocou para sustentar esse PONTO DE VISTA (e não fato como você quer acreditar) são OBJETIVOS, VERIFICÁVEIS e, portanto, aplicáveis a todos os pobres mortais. Daí o exemplo do "amiguinho imaginário" que vem aqui e fala o oposto do que você disse. Pronto! Ele derrubou os seus "fatos", a sua "observação científica". Entende?

 

Mas o mais repulsivo nem isso! Você vem criticar a subjetividade mas você está se escondendo atrás dela com esse seu discursinho idiota. Quando confrontado, você levanta o escudo da subjetividade para convenientemente se proteger. E nem precisa ir longe para verificar isso: perguntei no outro post se a limitação (qual?) e esquematização, segundo você, características fortes do gênero comédia romântica são problemas INTRÍNSECOS ao gênero. Resposta? Silêncio conveniente. Que hipocrisia, não?  

 

Com relação ao que eu penso sobre o gênero (ao qual também não curto muito) é que ele produz mais filmes ruins do que bons, em minha opinião, pq ele investe apenas em seu público alvo: mulheres carentes emocionalmente, que querem um filme limitado e esquemático com excesso de açúcar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
É que esse argumento é intrínseco a qualquer discussão, Tensão. Infelizmente não temos como fugir dele.
[/quote']

 

Aí é que ta, eu acho que pode. Acho que a subjetivida pode ser usada apenas quando os argumentos se esgotarem. Eu digo: é uma merda. Tu fala: não, por isso, isso e isso. Daí eu falo: continua sendo, por isso e isso. Daí tu fala: hmm, subjetivo, pq eu já vejo dessa forma aqui.

 

O problema da subjetividade nesse fórum é que a discssão morre antes de começar. Ah não ser quando discutimos a própria subjetividade. hehe
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E sim' date=' o cara vem e fala: não gosto de terror pq não gosto de sentir medo. Daí eu enfio meu raciocinio naquele lugar. Fim da discussão.[/quote']

 

Enfia mesmo, sabe pq? Pq vc não tem como PROVAR que ele está errado. O "fim da discussão" é por sua conta, baby...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho Enquanto Você Dormia muito melhor que 2001.

 

Isso significa que eu não estou capacitado à gostar de filmes "de arte"? Creio que não, significa apenas que a maldita subjetividade fez com que eu curtisse muito mais um obscuro filme da Sandra Bullock do que um dos maiores clássicos do cinema.

 

Claro que a maioria absoluta (99,9999999999%) das pessoas preferem 2001, mas eu não creio estar errado por preferir o outro. Tenho capacidade de argumentar sobre os motivos da preferência. Você e o resto do planeta irão discordar, mas nunca afirmar que estou errado.

 

É indiscutível e um FATO que 2001 é mais importante para o cinema do que Enquanto.. mas não é mais importante PARA MIM.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

É que esse argumento é intrínseco a qualquer discussão, Tensão. Infelizmente não temos como fugir dele.

[/quote']

 

Aí é que ta, eu acho que pode. Acho que a subjetivida pode ser usada apenas quando os argumentos se esgotarem. Eu digo: é uma merda. Tu fala: não, por isso, isso e isso. Daí eu falo: continua sendo, por isso e isso. Daí tu fala: hmm, subjetivo, pq eu já vejo dessa forma aqui.

 

O problema da subjetividade nesse fórum é que a discssão morre antes de começar. Ah não ser quando discutimos a própria subjetividade. hehe

Mas Tensor, acho que você não entendeu então vou fazer a pergunta de forma oposta: COMO os argumentos que você desenvolve ANTES de recorrer à subjetividade DEIXARAM de ser subjetivos? Eles podem ser provados cientificamente (sic)?

E a última frase é falsa. Se fosse assim ninguém aqui discutiria.

A única diferença está no seguinte: você parece não ter consciência que, nesses instantes que falou está usando subjetividade do mesmo jeito, só não a enunciou como tal.

Mr. Scofield2008-10-14 12:36:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

O problema da subjetividade nesse fórum é que a discssão morre antes de começar. Ah não ser quando discutimos a própria subjetividade. hehe

 

Eu acho que o problema da falta de discussão está mais atrelada à falta de inteligência ou de vontade de alguns. Tu posta algo que poderia gerar discussão e já vem um besta fazer uma gracinha (Soto, nesta página), postar uma notícia estúpida (Caco) ou enfiar um comentário inodoro e abestalhado (Jason).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho Enquanto Você Dormia muito melhor que 2001.

Isso significa que eu não estou capacitado à gostar de filmes "de arte"? Creio que não' date=' significa apenas que a maldita subjetividade fez com que eu curtisse muito mais um obscuro filme da Sandra Bullock do que um dos maiores clássicos do cinema.

Claro que a maioria absoluta (99,9999999999%) das pessoas preferem 2001, mas eu não creio estar errado por preferir o outro. Tenho capacidade de argumentar sobre os motivos da preferência. Você e o resto do planeta irão discordar, mas nunca afirmar que estou errado.

É indiscutível e um FATO que 2001 é mais importante para o cinema do que Enquanto.. mas não é mais importante PARA MIM.
[/quote']

 

Para o Tensor, você está errado, errado, errado!

 

E sabe porque? Pq Enquanto Você Dormia é comédia romântica, gênero que produz só lixo e pq você não apresentou nenhum argumento a favor do filme.

 

0707070707070707
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Dook está revoltado. 06

 

Relaxa, cara. O casamento ta chegando...

 

vamos lá:

 

01. impossível eu provar que 90% das comédias românticas são lixo. Se você acha que eu to querendo isso, então quem não entendeu nada foi você.

 

02. Eu li quando você disse que não gosta também. Acontece é que tu preferiu criar um amiguinho para provar que eu estou errado apenas para defender uma filosofia de vida que tu adotou, mesmo que isso vá contra ao que tu pensa sobre o cinema. E é engraçado tu abraçar a subjetividade dessa forma, quase me chamando de um monstro arrogante por achar que esse gênero é extremamente fraco em relação aos outros, tendo em vista a merda que tu falou naquela discussão sobre o tarkovski (que tu até hoje acha que calou o estádio, mesmo todos rindo de você por aquilo).

 

03. Dook, eu não estou lhe dando argumentos de pq uma comédia romântica é boa ou ruim, pq isso é irrelevante para o que está se discutindo aqui. Vou fugir das suas perguntas de forma convarde, hipocrita, conveniente, e tudo o que tu quiser. Mas vou te fazer uma outra pergunta, sinta-se a vontade para responder ou não: alguém vem aqui e te enche de argumentos de que Alone in the Dark é muito melhor que Cidadão Kane. Ok, tu não pode provar o contrário. É subjetivo e tudo mais. Mas fala sério, tu não tem uma certeza interior (óh) que essa pessoa está, de certa forma, errada? Ok, tem toda a subjetividade da arte, tudo mais. Eu entendo isso. Mas porra... Tem coisas que são óbvias.

 

Mas lá vai então uma coisa que tu vai ter colapso ao ler: eu não acho mais que toda a arte é subjetiva. 13 Depois de anos nesse fórum, a minha visão quanto ao cinema, depois de oscilar para vários lados, hoje é de quem nem tudo na arte, ou seja em qualquer lugar, é subjetivo.

 

Em 2005 (ó quanto tempo), em uma discussão com o Serge, ele falou que todos os elementos do cinema são subjetivos, daí eu questionei se ele conseguia considerar subjetivo efeitos especiais também, se por exemplo, pode falar que Evil Dead tem efeitos visuais melhores que Senhor dos Anéis. Ele falou que existem várias coisas a se analisar nesse sentido, e blá,blá... Mas que ele achava possível. Ok, eu já acho que existem extremos onde eu não me apego mais a subjetividade. Esse dos efeitos visuais é um deles, não consigo considerar os efeitos visuais de evil dead melhores que os de Senhor do Anéis, nem a pau. Não tenho como levar em consideração a opinião de quem fala isso. Falam que tudo é subjetivo, mas eu já começo a pensar que existem extremos na arte que não são tão subjetivos assim. O Scofa preferir Notting Hill a O Iluminado, eu não considero um desses extremos. O peruca preferir o filme que ele citou a 2001, eu não considero esse extremo. São casos isolados. 2001 é ficção, o peruca não colocou esse filme na frente de 2001 por preconceito com o gênero,ele gosta de outros, apenas não gosta muito de 2001. Tranquilo, tranquilo.

 

Eu quero pegar mais um exemplo: A Felicidade Não Se Compra. Nem todos gostam, mas é quase concenso esse filme ser taxado de obra prima (e eu concordo). E Alone in the Dark: nem todos não gostam, mas é quase concenso ele ser taxado de lixo (e eu concordo). Eu tenho meus argumentos para dizer pq A Felicidade Não se Compra é ótimo, e muito melhor que Alone, e teu amigo imaginário pode ter os argumentos dele para dizer que Alone é muito bom, e pq achar A Felicidade uma merda. Mas os meus argumentos, para minha pessoa, para a minha forma de ver cinema, estraçalham qualquer contra-argumento que esse sujeito possa ter, e eu nem preciso saber quais são esses. Ele não vai mudar a minha visão quanto ao filme, eu sei que não tem como conseguir isso, é a mesma coisa que o peruca ouvir vários argumentos de pq Casablanca é uma merda.. ele pode entender o que fez aquela pessoa não gostar do filme (aquela pessoa), mas duvido que ele ache realmente que aquele filme possa ser ruim. O cara que fala de A Felicida Não se Compra pra mim, não vai conseguir nem arranhar o que eu acho sobre o filme... É OP, é melhor que Alone, sim. Claro que outros podem concordar com ele, mas isso não vai tirar a MINHA certeza. Pode dizer que é arrogante, prepotente, ou o que tu bem entender... Mas é involuntário. Eu estaria mentindo pra mim mesmo se levasse em consideração o que essa pessoa fala. . Repetindo: EU não considero extremo os casos citados aqui até agora. O do meu exemplo, considero. Mas considerar um gênero inteiro, com todos os filmes que englobam o gênero comédia romântica; do mesmo nível do gênero drama (por exemplo), é outro extremo pra mim. 

 

É como se Deus tivesse criado ao em vez de Adão e Eva, o idiota e o esperto. Só tem esses dois no mundo, e o idiota acha que colocar um pé de cabra na bunda é legal. O esperto acha que aquilo é imbecildade. O idiota diz: "não, é legal!" não tem como provar que não é legal. Um acha que sim, outro acha que não. Mas eu tenho minha certeza que aquilo não é legal. Esse foi outro extremo.

 

E claro, o amigo imaginário do dook pode voltar aqui e falar que estou errado por isso e isso. Tranquilo. Eu não quero provar nada, não quero colocar meus argumentos em alguma enciclopedia ou algo do tipo, e nem quero mudar a opinião de vocês. É uma visão minha, que vai de encontro a minha forma de ver cinema e todo o resto. Eu posso escrever milhares de linhas aqui e tu achar merda prepotente sem sentido, assim como eu posso achar o discurso de "todas as opiniões são iguais" uma merda também.

 

E sim, o que eu escrevi tem muito "eu, eu,eu..." pra muitos isso é subjetivo, pra mim é uma espécie de verdade interior mais forte que a subjetivida, um terceiro lado da moeda. Ou algo assim.
Tensor2008-10-14 13:46:53
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...