Jump to content
Forum Cinema em Cena

Última Parada 174, Bruno Barreto 2008


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

  • Members

'Última parada 174' abre Festival do Rio, e diretor diz estar 'apreensivo'

Filme de Bruno Barreto marca o início do evento, que exibe 350 produções.
Estréia do longa, que vai representar o Brasil no Oscar, atrai celebridades.

%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20O%20diretor%20Bruno%20Barreto%20chega%20ao%20evento %28Foto:%20Kadu %20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20Ferreira%20e%20Marcos%20Porto/G1%29 %20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20

 

 longa-metragem "Última parada 174", de Bruno Barreto, abriu na noite desta quinta-feira (25) o Festival do Rio, que promete agitar a cidade com uma maratona de 350 filmes nos próximos 14 dias.

 A sessão de gala aconteceu no cinema Odeon, no Centro do Rio e atraiu uma multidão de celebridades. Além da equipe e do elenco principal do filme, compareceram à sessão Camila Pitanga, Luana Piovani, Dado Dolabella, Carol Castro, Maitê Proença, Selton Mello, Alessandra Negrini e outros.

 "Estou nervoso", diz o diretor do filme de abertura, escolhido para representar o Brasil entre os candidatos à indicação ao Oscar. "O público tem tido uma reação muito passional em relação à história, e isso me deixa muito apreensivo", afirma. 

 Barreto defende "Última parada 174" das críticas que a produção vem recebendo. "São comentários preconceituosos; não é um filme violento, é uma história de amor entre uma mãe e um filho", afirma o cineasta, que nega que a trama vitimize o criminoso.

%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20O%20elenco%20principal%20de%20Última%20parada%20174 %20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20na%20estréia %28Foto:%20Kadu%20Ferreira/G1%29 %20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20

O elenco principal de 'Última parada 174' na estréia 

 

Sobre a expectativa para a disputa do Oscar, Barreto diz que acredita que o filme tenha "boas chances" de ficar entre os cinco finalistas. "É um drama humano muito emocionante."

 "Nada é impossível", diz o protagonista de "174", Michel Gomes, que também compareceu à abertura do Festival do Rio. "Eu gosto de sonhar alto", diz o ator sobre a possibilidade de ter o longa entre os indicados ao Oscar. 

 Os atores Fábio Assunção e Cássia Kiss comandaram a cerimônia de inauguração da mostra e apresentaram a equipe de produção do filme. Ao palco, Bruno Barreto agradeceu ao grupo e à platéia. "Obrigado por essa recepção tão acolhedora", disse.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

‘Última parada 174’ transforma criminoso em vítima

 

É por causa dessa mentalidade estúpida que a menina Eloá morreu. Eu não vou assistir essa porcaria e espero que seja um fracasso de público. Se eu fosse jornalista, perguntava ao Bruno Barreto quando ele irá fazer o filme sobre a vida do Lindembergue.

 

Ah, assistam o excelente documentário "Ônibus 174" do José Padilha, esse sim o verdadeiro filme sobre o caso.
Regina2008-10-26 22:52:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Barreto "roubou" a mulher do Spielberg na tentativa de ser o próprio, mas fracassou. Brincadeiras a parte, eu sempre o achei fraco como cineasta. Diretor de um filme só. E olha que nunca assisti "Dona Flor e seus dois Maridos". Mas quando alguém se refere a ele, falam sempre nesse.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Eu não sei se é porque não costumo ler as criticas antes de ver um

filme.. mas não achei nenhum desastre não. A temática é muito bem

apresentada, para os padrões deste estilo. Temos um enredo coeso,

personagens "carrismaticos" (se é que me permitem dizer isso de

criminosos) e com um desfecho interessante. Digo isso porque em nenhum

momento esperei uma "documentário" similar ao que o Zé Padilha fez (

muito bom por sinal). Barreto se resumiu a conta uma "estórioa" de

encontros e desencontros ocasionados pelas casualidades da vida, que no

Brasil, com todos os problemas sociais, normalmente significa tragédia.

 

 

 

 

 

 

Eu não tenho conhecimentos de até onde aquilo é realidade ou ficção.

Não sei se o Sandro realmente passou por todos aqueles infortunos (Aih

eu diria que o cara nasceu com uma pedra amarrada no pescoço,

pelamord!). Mas de qualquer maneira o desenvolvimento do filme

acompanha de maneira interessante o amadurecimento do personagem (na

vida do crime... as mudanças na personalidade moldada pro fatos alheios

ao controle do cara).

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfim... não sai do cinema querendo mudar  o mundo, nem com vontade de abrir uma ong, mas gostei do filme.

 

 

01

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

É aquele filme que você sabe que é ruim e vê mesmo assim e se diverte vendo um monte de porcaria na tela.06 São engraçadíssimos os ataques de raiva do Sandro e os saltos da história (de uma hora, Sandro se afasta da mãe, de outro, é cheio de amores).06 Os 20 minutos finais são horrorosos, mais especificamente quando o seqüestro no ônibus começa. E o trauma de copo quebrado era pra ser levado a sério?

 

Divertidíssimo, mas não da maneira que pretendia.
Luizz2008-12-09 18:25:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Última parada 174", de Bruno Barreto, concorre ao Globo de Ouro

"Última parada 174", de Bruno Barreto, será oficialmente anunciado amanhã como um dos 53 concorrentes ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira, pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.

O filem de Barreto é inspirado no seqüestro de um ônibus que terminou com duas mortes - de uma passageira, baleada pelo seqüestrador e do próprio criminoso, sufocado por PMs em um camburão - em 2000, no Jardim Botânico (zona sul do Rio de Janeiro).

 

Ele foi comparado pela crítica estrangeira a "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, e a "Tropa de elite", de José Padilha - autor de um documentário sobre o mesmo seqüestro -, por seu foco na violência urbana carioca.

 

Outros cinco filmes latino-americanos concorrem ao prêmio: o venezuelano "El tinte de la fama", de Alejandro Bellame; o argentino "Leonera", de Pablo Trapero e os mexicanos "Desierto adentro", de Rodrigo Plá; "Casi divas", de Issa López e "Arráncame la vida", de Roberto Sneider.

 

"El tinte de la fama" é uma aproximação da vida de Marilyn Monroe de um ponto de vista caribenho, com a atriz venezuelana Elaiza Gil e Miguel Ferrari, no papel de um transexual que acredita na reencarnação da artista.

 

"Leonera", quinto longa-metragem de Trapero, narra a vida na prisão de Julia, acusada de assassinar a amante de seu namorado, e de seu filho Tomás, nascido atrás das grades.

 

"Arráncame la vida", segundo filme de Sneider, é inspirado em um romance homônimo de Ángeles Mastretta, autora também do roteiro, que retrata com humor as relações entre homens e mulheres no México das décadas de 1930 e 1940.

 

"Desierto adentro" conta a história de Elías, que cometeu um grande pecado e dedica sua vida a construir uma igreja para obter o perdão de Deus.

 

Por fim, "Casi divas" narra a vida de quatro jovens que sonham em alcançar a fama através de um produtor que inicia a busca de uma atriz para protagonizar seu próximo filme.

 

O vencedor será anunciado no dia 11 de janeiro.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Olha só.. Vi o filme e não achei aqueeela coisa. 18 Pensei que fosse melhor. Acho que o Bruno Barreto queria fazer uma "cópia" do filme "Cidade de Deus" ou "Tropa de Elite" e, assim, ficar no auge, sucesso total. Mas foi totalmente ao contrário (na minha visão, pelo menos). 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
Não deixa de ser incômodo, porém, que o filme de Barreto ignore a existência da segunda protagonista da tragédia – a vítima, Geísa Firmo Gonçalves, uma professora de 20 anos usada como escudo pelo seqüestrador Sandro, depois de passar horas de horror sob a mira de um revólver, com o resultado que todos conhecem.

Detalhe completamente nonsense numa história como essa...afff!

Seria como excluir um dos principais razão de se fazer o filme, pois é desse motivo que gera a indganação  do desempenho da polícia.

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...