Jump to content
Forum Cinema em Cena

Home Theater


Shiryu
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Devo testar um player upscale numa tv HD padrão? Como saber se aquele detalhezinho ou aquele outro que pode fazer a diferença na escolha do player com melhor upscale se a HD normal não vai mostrar esse detalhe?

 

Então, nova tarefa. Upscale em tv HD e Full HD e notar se há diferenças (eu ja vi e percebi diferenças para a Full HD). Na HD o sinal ganhava muito pouco quando upscalava de 480p para 720p para 1080i (vale salientar que essa tv era de 26 polegadas, mas eu estava bem perto dela para ver se notava algo). Já na minha de 40 polegadas Full HD, upscalar o dvd de 480p para 720i ja parecia ser melhor que o 1080i da tv menor. Nem vou falar nada do 1080p.

 

Ainda acredito que a Full HD é a melhor para fazer qualquer teste com HDMI e upscale. Testar sinal de tv ou outra coisa assim, aí não rola mesmo.

Shiryu2008-05-15 19:14:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dook' date=' você gosta da imagem do teu Panasonic? Meu gravador de dvd ligado na minha Sony Wega 21" é espetacular (via video componente e obviamente sem progressive scan). O dvd que está ligado a LCD é um Pioneer veio de guerra de uns 4 anos de idade já, ligado em primeiramente em video componente e progressive scan. Quando testei o panasonic em video componente e progressive scan, ficou anos luz da qualidade do Pioneer (e eu achava que esse negócio de componentes internos, chips e processadores de vídeo era balela ou o ganho era insignificante). Agora estou usando Super-vídeo na LCD e o video componente no Panasonic na minha 21" (porque passo VHS pra DVD, então preciso do sinal máximo pra corrigir eventuais falhas do VHS na conversão).
[/quote']

 

Não entendi... vc quis dizer que a imagem do Pioneer é melhor que o da Pana?

 

Enfim, acho a imagem do DVD da Pana pretty decent... Claro que uma fonte 480p tem suas limitações numa TV HD LCD como a minha, mas dá pro gasto considerando as limitações. Particularmente penso que o disco DVD acaba contribuindo muito mais para a qualidade da imagem do que o player em si. De nada adianta meu player ser top de linha se o disco está mal autorado.

 

Um exemplo que tenho aqui em 480p que me deixou relativamente decepcionado foi Star Wars - Episódio II. Comecei a ver umas "coisas" na imagem que não percebia antes na minha TV convencional ligada no S-Video. Não sei se um upscale para 720p ou 1080i resolve a parada, mas enfim...

 

Agora S-Video na TV LCD é de matar, hein? Compre um outro cabo de video componente, pelamordedeus... Testei o S-Video aqui quando comprei a TV e quase caí pra trás.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sim, eu quis dizer que a imagem do Pioneer em 480i é melhor que a do Panasonic em 480p!!! Utilizei vários discos e todos apontaram vitória para o Pioneer. Ou seja, o processador é mais importante que a qualidade gravada no disco, porque, por pior que seja o disco, o melhor processador maquia melhor a imagem se comparado ao processador mais fraco (é sério Dook, eu não acreditava nisso até testar meus 2 dvds).

 

Infelizmente, por enquanto, tenho que utilizar o S-vídeo na LCD, até que fiz umas configurações que maquiaram bem os defeitos, mas sim, a diferença para o video componente é grande e para o HDMI com 1080p é estupidamente maior.

 

* Estou usando o S-vídeo na LCD para forçar meu pai a comprar o PS3.06

Shiryu2008-05-15 19:41:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook, se você está vendo alguma coisa que não via antes na CRT, é normal, mas dá pra amenizar isso por enquanto que você não compra um player HDMI. Eu mexi tanto na minha tv que até imagem transmitida por RCA vem quase-semi-pouco abaixo do satisfatório (e hyper-mega-super-upper-combo pior que com HDMI 1080p e tudo isso multiplicado por mil em se tratando de imagem HD).

 

Então, mexe mais na calibração da tv pra ver se tu melhora isso.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que aqueles que fazem um upscale decente custam mais caro mesmo (caso do Oppo) o resto faz, mas é apenas aceitável. Imagino também que para você conferir se o upscale é bom mesmo o resultado na sua tela é o que conta, o mercado tá cheio de players que prometem mundos e fundos e na real é um fiasco.

 

A coisa toda converge mesmo para o PS3. Onde encontrar um player com tudo ele faz por um preço daqueles? Só pra lembrar ainda temos players sendo vendidos por até 3.500 lascas e não é BD não, dvd mesmo. Hi end claro, mas tocador de dvd.

 

 
[/quote']

 

 

Existem duas categorias de DVD players com HDMI, os populares e os top de linha. Os populares dividem-se em mais duas categorias, os que fazem upscale decente e os que fazem upscale vagabundo. Esses players custam abaixo de 500 reais e os melhores são Sony e Philips.

 

Já os players top de linha, como os Oppo e Denon, custam preços variáveis, entre mil e dois mil reais a maioria, mas tem alguns que custam bem mais até. Mesmo entre eles há diferença de qualidade, mas todos são de excelente qualidade e prontos para agradar a qualquer um.

 

O problema é que esses players são caros demais, e portanto não compensam. O PS3, que também é um DVD player top de linha com upscale excelente, custa o mesmo ou até menos que esses players, só que além de fazer o que eles fazem, ele é Blu-ray player, media center e de quebra videogame de última geração.

 

Logo, também nesse caso o PS3 é a melhor alternativa.

 

Os players populares somente são recomendados para quem quer gastar pouco, e conseqüentemente ter qualidade menor, mesmo essa qualidade sendo superior a qualquer ligação analógica.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Até mesmo comparar 720p com 1080p é covardia.

 

 

E você consegue notar diferença entre 720p e 1080p em um DVD com upscale em uma tela de 40 polegadas? A grande maioria das pessoas diz que não dá pra perceber diferença nem em uma imagem real de alta definição' date=' quanto mais em DVD.

 

Está aí uma coisa que eu gostaria de ver pra crer.

 

 

 

a Panasonic tem um gravador de dvd com HDMI (mas não sei se faz upscale).

 

Eu tenho esse gravador e faz upscale sim. Aliás, eu faço upscale de tudo com ele, TV aberta, Sky. Essa é a razão pela qual eu não uso as entradas analógicas da TV, somente as duas HDMI.

 

Não fosse esse aparelho eu não conseguiria assistir a Sky na LCD, pois a imagem da Sky é um lixo, toda lavada, manchada. O Panasonic dá uma boa melhorada nela.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim' date=' eu quis dizer que a imagem do Pioneer em 480i é melhor que a do Panasonic em 480p!!! Utilizei vários discos e todos apontaram vitória para o Pioneer. Ou seja, o processador é mais importante que a qualidade gravada no disco, porque, por pior que seja o disco, o melhor processador maquia melhor a imagem se comparado ao processador mais fraco (é sério Dook, eu não acreditava nisso até testar meus 2 dvds).
[/quote']

 

Bom... eu tenho um Philips aqui daquele tipo "leva-pra-todo-lugar". Vou fazer uns testes então...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Resumo: se tu ta querendo sair de um player sem HDMI para um com HDMI (o que já é um salto monstruoso)' date=' pegar um player que tenha um melhor processador de imagem que o Panasonic, acho que tu vai pirar.

[/quote']

 

Nada disso. Um player HDMI com upscale não tem nada de "salto mostruoso", mas nada mesmo.

 

Claro, se você esta acostumado a usar DVD com um cabo de vídeo composto ou s-video e aí você vai para um HDMI com upscale você pode ter essa impressão, pois a única coisa que você fez foi sair de um equipamento vagabundo para um equipamento decente, e só.

 

Por melhor que seja o processador do aparelho ele nunca, repito, nunca, chega nem perto de um Blu-ray bem autorado. O tal "salto monstruoso" você só pode obter com fontes reais de alta resolução.

 

DO jeito que você está colocando nessas suas mensagens você fala como se o upscale fosse a coisa mais fodástica e maravilhosa do mundo, mas não é. É apenas uma melhorada significativa, principalmente para quem estava acostumado com o vídeo componente, mas excelência absoluta, só com o Blu-ray.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não... só queria saber se teria esse modelo à disposição no início do ano que vem quando estarei mais sossegado de grana...

 

05

 

Isso somente a Sony pode saber, mas se ele não estiver mais disponível até lá deverá ter um modelo superior e na mesma faixa de preço.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E pra quem quer um excelente DVD player com HDMI, bom upscale e excelente DivX player, o Philips 5980K está sendo vendido por R$ 249,00 no Submarino:

 

 

http://www.submarino.com.br/electronic_productdetails.asp?ProdTypeId=13&ProdId=21317789&St=&CatId=28615#javascript;

 

 

E colocando o cupom 17-CAT16-00001-0390248167 ainda ganha R$ 30,00 de desconto e ele sai por R$ 219,00, ou em 12 vezes de R$ 18,25 sem juros no cartão de crédito.

 

Lembrando que o frete é grátis para a região Sudeste e que ele vem com o cabo HDMI de brinde.

 

Melhor custo/benefício que esse não existe. Tá de graça. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Até mesmo comparar 720p com 1080p é covardia.
E você consegue notar diferença entre 720p e 1080p em um DVD com upscale em uma tela de 40 polegadas? A grande maioria das pessoas diz que não dá pra perceber diferença nem em uma imagem real de alta definição' date=' quanto mais em DVD. Está aí uma coisa que eu gostaria de ver pra crer.[/quote']

 

 

 

Mas aí tem que se levar em conta que a grande diferença que eu notei do 720p (vale salientar que eu achei melhor que em 1080i) para o 1080p pode ser da qualidade do upscale do player. Talvez o player faça um 1080p satisfatório e um 720p fraco, daí a diferença.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Resumo: se tu ta querendo sair de um player sem HDMI para um com HDMI (o que já é um salto monstruoso)' date=' pegar um player que tenha um melhor processador de imagem que o Panasonic, acho que tu vai pirar.[/quote']Nada disso. Um player HDMI com upscale não tem nada de "salto mostruoso", mas nada mesmo.Claro, se você esta acostumado a usar DVD com um cabo de vídeo composto ou s-video e aí você vai para um HDMI com upscale você pode ter essa impressão, pois a única coisa que você fez foi sair de um equipamento vagabundo para um equipamento decente, e só.Por melhor que seja o processador do aparelho ele nunca, repito, nunca, chega nem perto de um Blu-ray bem autorado. O tal "salto monstruoso" você só pode obter com fontes reais de alta resolução.DO jeito que você está colocando nessas suas mensagens você fala como se o upscale fosse a coisa mais fodástica e maravilhosa do mundo, mas não é. É apenas uma melhorada significativa, principalmente para quem estava acostumado com o vídeo componente, mas excelência absoluta, só com o Blu-ray.

 

 

 

Talvez eu esteja usando palavras erradas mesmo, ou mesmo palavras superlativas, mas o fato é que, pra mim, na minha tv full hd e com o dvd player Philips em upscale 1080p, a diferença em relação até mesmo a 720p foi muito boa. Que dizer dos sinais abaixo disso? A maior comprovação desse fato foi eu ter que devolver o player e voltar para o meu que não faz upscale nem tem hdmi. Foi de uma tristeza só. Quanto a sinal HD, só vi uma vez e em um jogo do Xbox 360, Need For Speed Carbon, que dizem ser 720p (a maior resolução conseguida em jogos) e upscalado para 1080p. Olha, aí sim a diferença é monstruosa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que aqueles que fazem um upscale decente custam mais caro mesmo (caso do Oppo) o resto faz, mas é apenas aceitável. Imagino também que para você conferir se o upscale é bom mesmo o resultado na sua tela é o que conta, o mercado tá cheio de players que prometem mundos e fundos e na real é um fiasco.

 

 

 

 

 

A coisa toda converge mesmo para o PS3. Onde encontrar um player com tudo ele faz por um preço daqueles? Só pra lembrar ainda temos players sendo vendidos por até 3.500 lascas e não é BD não, dvd mesmo. Hi end claro, mas tocador de dvd.

 

 

 

 
[/quote']Existem duas categorias de DVD players com HDMI, os populares e os top de linha. Os populares dividem-se em mais duas categorias, os que fazem upscale decente e os que fazem upscale vagabundo. Esses players custam abaixo de 500 reais e os melhores são Sony e Philips.

 

 

 

Sei que são de categorias monetárias distintas, mas testei o Xbox 360 para filmes em 1080p e o Philips pra 1080p. O Xbox entregou uma imagem limpinha e com maiores detalhes de imagem. O Philips teve desempenho inferior, os detalhes já não eram tão bem mostrados e havia falhas na resolução em determinados pontos (apareciam umas linhas brilhosas acompanhando o contorno do rosto de um homem, por exemplo. Nesse caso, acho que vale a pena dar uma conferida no Sony, mesmo nesses players mais baratos, pode haver bastante diferenças.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas aí tem que se levar em conta que a grande diferença que eu notei do 720p (vale salientar que eu achei melhor que em 1080i) para o 1080p pode ser da qualidade do upscale do player. Talvez o player faça um 1080p satisfatório e um 720p fraco' date=' daí a diferença.[/quote']

 

Pode ser, e é por isso que essa sua comparação só faria sentido com uma fonte 1080p. Quero ver você mandar um Blu-ray em 720p e 1080p em uma LCD 40 e dizer que nota alguma diferença, pois neste caso não se precisa de chip milagroso, ou melhor, fazer um teste cego e pedir para alguém mudar a resolução do Blu-ray aleatoriamente e você dizer qual ele está usando.

 

E não sei porque o espanto de achar 720p melhor que 1080i. Estranho seria o contrário, pois 720p é melhor que 1080i.

 

480i<480p<1080i<720p<1080p

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Talvez eu esteja usando palavras erradas mesmo' date=' ou mesmo palavras superlativas, mas o fato é que, pra mim, na minha tv full hd e com o dvd player Philips em upscale 1080p, a diferença em relação até mesmo a 720p foi muito boa. Que dizer dos sinais abaixo disso? A maior comprovação desse fato foi eu ter que devolver o player e voltar para o meu que não faz upscale nem tem hdmi. Foi de uma tristeza só. Quanto a sinal HD, só vi uma vez e em um jogo do Xbox 360, Need For Speed Carbon, que dizem ser 720p (a maior resolução conseguida em jogos) e upscalado para 1080p. Olha, aí sim a diferença é monstruosa.[/quote']

 

Já disse, essas suas comparações não fazem sentido, muito menos comparando com imagem de jogo, que não tem nada a ver com imagem de filme.

 

E 720p não é a maior resolução conseguida em jogos. O PS3 tem alguns jogos em 1080p nativos, apesar da grande maioria ser em 720p.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Entendi seu ponto agora. Estavamos comparando sinais nativos diferentes. Agora' date=' porque 720p é melhor que 1080i? Só por causa do progressive?[/quote']

 

Exatamente. O 1080i manda 540 linhas em cada etapa. E como uma LCD só exibe imagens progressivas ela tem que juntar isso e reescalonar para sua resolução nativa. O 720p manda 720 linhas de uma vez só e já pronto para a TV, mas aí entram outros fatores como os frames que são meio complicadinhos e que nem eu entendo muito bem para tentar explicar aqui.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
E pra quem quer um excelente DVD player com HDMI' date=' bom upscale e excelente DivX player, o Philips 5980K está sendo vendido por R$ 249,00 no Submarino:


http://www.submarino.com.br/electronic_productdetails.asp?ProdTypeId=13&ProdId=21317789&St=&CatId=28615#javascript;


E colocando o cupom 17-CAT16-00001-0390248167 ainda ganha R$ 30,00 de desconto e ele sai por R$ 219,00, ou em 12 vezes de R$ 18,25 sem juros no cartão de crédito.

Lembrando que o frete é grátis para a região Sudeste e que ele vem com o cabo HDMI de brinde.

Melhor custo/benefício que esse não existe. Tá de graça.  [/quote']

 

O único problema deste é que sua única saída digital é coaxial e pelo que conheço e já li, a ótica é MUITO melhor (e tb pq tenho cabo ótico em casa... hehehehe)

 

E o que dizer do Sony DVP NS78HP??

 

 

Este tem tido boa recepção pelo pessoal do HT...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não entendi. Por que a ótica é muito melhor que a coaxial? Pelo que eu sempre li, pelo que eu sempre testei, a qualidade de áudio de ambas é IDÊNTICA, isso porque o que elas carregam são dados digitais, bits, zeros e uns, ou seja, ou você tem som ou não tem, não tem como um ser melhor do que outro. É como a TV digital, que não pode ter fantasmas, ruídos, etc.

 

A diferença entre os cabos ótico e coaxial é apenas a tecnologia. O resultado é o mesmo. O ótico tem como vantagem ser menos propenso a interferências, contudo, tem como desvantagem não poder ser dobrado.

 

Quanto ao Sony, suponho que dos players populares seja o que tem o melhor upscale, mas para DivX e compatibilidade de arquivos deixa a desejar.

 

E o Philips também é muito bem falado no HT Fórum. Tanto ele como seu antecessor tem tópicos intermináveis lá. E quanto a ter o cabo em casa, o Philips também vem com o cabo coaxial. Pelo menos o meu veio.

Freak2008-05-16 11:55:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece que a incompatibilidade do Sony com Divx é apenas em uns aspect ratios. Tem até um tópico lá no HTForum falando sobre isso (para esse player). A questão das legendas (para qualquer player), o Freak já deu a solução aqui: AVIAddXSubs. Se a questão for somente o upscale, eu acho que eu pegaria o Sony, no HTForum é muito, mas muito bem falado mesmo.Shiryu2008-05-16 12:20:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estava lendo o HT Forum (mais precisamente o tópico do Sony DPV NS78HP) e estou repensando a idéia de comprar um DVD Player que faz upscale 1080p... Pelo que li lá, se vc manda um sinal de 1080p para sua TV de LCD/Plasma que não é FullHD, ela fará o tal downscale e exibirá a imagem como se fosse 720p.

 

Entendi também que nesses casos, o melhor é ajustar o player para 720p, já que colocando em 1080p vc obriga a TV a ajustar a imagem para a resolução nativa dela o que pode incorrer em perda de qualidade.

 

Pelo menos foi isso que depreendi de tudo que li. Nesse sentido, qual a vantagem de comprar um DVD Player que faz upscale em 1080p se a minha TV não é full HD?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Estava lendo o HT Forum (mais precisamente o tópico do Sony DPV NS78HP) e estou repensando a idéia de comprar um DVD Player que faz upscale 1080p... Pelo que li lá' date=' se vc manda um sinal de 1080p para sua TV de LCD/Plasma que não é FullHD, ela fará o tal downscale e exibirá a imagem como se fosse 720p.

 

Entendi também que nesses casos, o melhor é ajustar o player para 720p, já que colocando em 1080p vc obriga a TV a ajustar a imagem para a resolução nativa dela o que pode incorrer em perda de qualidade.

[/quote']

 

Exatamente. Para uma TV HD o melhor é deixar em 720p. É por isso que o meu PS3 está configurado para mandar tudo em 720p para a TV.

 

Mas eu acho que a nossa TV não aceita 1080p nem para fazer downscale. Vou confirmar isso depois.

 

 

Pelo menos foi isso que depreendi de tudo que li. Nesse sentido' date=' qual a vantagem de comprar um DVD Player que faz upscale em 1080p se a minha TV não é full HD?
[/quote']

 

A vantagem é você ter um player "future proof", ou seja, se no futuro você tiver uma TV Full HD não precisará se desfazer do player.

 

Mas todos os players também fazem upscale para 720p, o que já melhora bastante a qualidade do DVD em uma TV HD.

 

O player que eu comprei não faz upscale pra 1080p, só 720p e 1080i, que é o que a TV aceita. Peguei ele por não precisar do 1080p, por ser mais barato na época e porque já tinha vários firmwares prontinhos, e também porque sabia que futuramente ia comprar um PS3 caso precisasse do upscale em 1080p.

 

Mas hoje, todos os players mais novos fazem até 1080p e já custam bem menos, e não faz muito sentido fazer isso que eu fiz. Hoje, eu pegaria um player que faz 1080p sem problemas e usaria ele configurado em 720p.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...