Jump to content
Forum Cinema em Cena

Frost/Nixon, Ron Howard (2008)


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

  • Members

É quadradão, meio "quero-fazer-um-documentário" igual ao que foi visto em Apollo 13, mas é eficiente pra caramba. É meio como um "filme-de-ator", no caso, atores, já que Sheen e, principalmente, o Langella, estão estupradores. Howard consegue tornar as entrevistas verdadeiras lutas de boxe onde se espera o próximo round com saliva na boca.

 

Mas curiosamente, achei o filme menos "cara-de-Oscar" até agora...

 

4/5
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Já eu achei fraquíssimo' date=' basicamente porque as motivações de David Frost não são de ordem moral alguma, transformando em trampolim publicitário toda a idéia de uma entrevista sobre as escolhas duvidosas, do ponto de vista ético, de um ex-presidente, o que termina funcionando como uma jogada de marketing mesmo. Frost está mais interessado em evidenciar suas capacidades como entrevistador e dar a volta por cima que concretizar o suposto julgamento de Nixon.[/quote']

 

Errrrr... mas as motivações do Frost são marketeiras ao extremo e acho que é esse um dos pontos mais interessantes do filme. Enquanto uma nação inteira espera lavar a alma na expectativa que seu ex-presidente assuma as cagadas, Frost está mais interessado no ibope que isso vai dar e nas repercussões em sua carreira.

 

 

E o final enfatiza ainda mais esse defeito substancial' date=' pois o sucesso profissional do apresentador parece ter mais peso que a própria consequência política.[/quote']

 

Não vi essa ênfase, mas supondo que ela exista, então o final seria incrivelmente irônico tornando o filme melhor...
Dr. Calvin2009-02-19 20:26:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Dook, pelo que entendi, as motivações marketeiras do Frost cessam em certo momento. Mais precisamente após uma derrota frente ao Nixon, quando ele deixa claro para os colegas o que está movendo suas intenções. Justamente depois dessa cena ele sai para descansar no feriado, que é quando recebe o telefonema e muda completamente sua cabeça com relação a entrevista. É nesse momento que ele resolve não comer os cheeseburgers (oh!), estudar durante a noite inteira (oh!!), acorda o personagem do Rockwell em plena madrugada (oh!!!) - daí eu dizer que o filme é formulaico ao extremo, parecendo um desses trabalhos de superação que já vimos aos montes por aí. O grande detalhe, no entando, é que eu não enxergo essa suposta mudança no personagem, e, por tabela, o teor irônico no final - o que, pra te ser sincero, não me parece ser a intenção do Ron Howard, de jeito nenhum.Gago2009-02-19 21:49:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também vi desse jeito que Dr. Calvin disse.

 

Em filmes como Frost/Nixon, creio que o mais importante seja o conteúdo, não o formato. Não estou dizendo com isso que o formato deva ser ignorado, mas se o Howard tivesse tentado alguma investida estética mais radical, o troço poderia desandar, como ocorreu em seus outros filmes. Por isso digo que ele está mais contido e que isso é algo ótimo, pois ali o que importa é o duelo entre Sheen e Langella.

 

Acaba parecendo telefilme mesmo, but so what? Não é qualquer dia que dois atores travando um duelo captura tão bem a atenção e cria uma tensão deliciosa como nesse filme.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

 

É uma porcaria' date=' como tudo o que o Ron Howard faz.

[/quote']

Tudo?   ............

 

 

têm muito menos importância histórica do que Howard gostaria...

 

aumenta' date=' distorce, transforma algo meramente interessante em idiota

 [/quote']

Qual historia não é distorcida?

O que acha interessante na historia de Nixon que ficou idiota?

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, tudo.

 

Qual história não é distorcida? Quer dizer que todas as histórias são distorcidas, é isso? Com base em que você faz tal afirmação? Diga-me, por gentileza, o que você andou lendo ou assistindo, para que eu possa conhecer seus parâmetros.

 

O que eu acho interessante? As entrevistas me despertam algum interesse, ainda que não sejam, como já disse, algo relevante na história das dinâmicas de poder nos EUA. Não merecem nem uma nota de rodapé num compêndio, por mais fajuto que este seja.

 

O que ficou idiota? Vamos deixar o realizador - ou melhor, o culpado pelo filme, responder:

 

"Acho que (o desafio maior foi) traduzir todas as formas dessa história, não só as entrevistas, para que elas também pudessem entreter e atrair a atenção. Coisas como os bastidores, o que aconteceu no hotel, em Hollywood, nos escritórios, na casa de Nixon, e entender a história como um todo, tratando-a como uma espécie de thriller."

Tem até contagem regressiva. Uau!

 

É um parvo mesmo esse Ron Howard.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Um dos melhores filmes que vi esse ano. Langella impecável !

 

Esse filme tem que ser exibido em faculdades de Jornalismo quando for lançado em DVD (não é nem pela veracidade dos fatos, mas sim, pela forma com a qual do Frost consegue não deixar com que um cara experiente como o Nixon determine o que vai falar e o ritmo no qual vai falar).

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, eu sei.

 

No filme se vê como não se deve deixar um entrevistado conduzir a entrevista do jeito que ele quer. E, no fim, o Frost consegue mostrar como se faz um trabalho jornalístico : com muita pesquisa, pegando o entrevistado de surpresa e não deixar o entrevistado falar só o que lhe convêm, saber a hora de interromper o entrevistado.

 

Aqui no Brasil, um político que gostava de conduzir a entrevista era o Brizola. O Fidel Castro e o Hugo Chavez são outros exemplos.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...