Jump to content
Forum Cinema em Cena

11 de Setembro - Filmes


Barbie
 Share

Recommended Posts

  • Members

Galera, essa semana passou na tv 2 filmes sobre o 11 de setembro, os dois sobre o vôo 93.

Eu nunca vi nenhum sobre o atentado e pensava só existir As Torre Gêmeas e um sobre o vôo 93, até me deparar com esse dois sobre o vôo e hoje com esse site mostrando todos os filmes que falam sobre o atentado, http://www.flickr.com/photos/yahoo_noticias/sets/72157607225967084/detail/, que são muitos inclusive.

 

Depois irei comentar os dois que vi, mas abro o tópico para saber quais deles vocês viram, o que acharam , quais querem ver quais valem a pena, quais são lixos???
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comentarei aqui apenas os que já tive a oportunidade de ver...e cito um documentário esquecido na lista (11/9):

 

Vôo 93 - O Filme - Vi apenas a parte final, mas gostei do que vi.

Vôo United 93 - Excelente...principalmente por causa de seu diretor, Paul Greengrass.

As Torres Gêmeas - Não chego a achar o filme de todo ruim, mas Nicolas Cage atrapalha (e isso que gosto do cara como ator)...o grande problema é o elenco mal escalado e a mão errada do Stone (resquícios de Alexandre ainda??17)

11/9 - O documentário francês lançado pouco tempo depois do ocorrido...chegou a passar no globo repórter e hj parece esquecido, mas é mto bom. Chocante, triste, claustrofóbico e obviamente o mais real de todos.

Farenheit 11 de Setembro - Chocante documentário de Michael Moore que esmiuça toda a tragédia e abre a relação americana e principalmente da família Bush com Bin Laden.

A Última Noite - Excelente filme de Spike Lee...só a cena da câmera observando lentamente o Ground Zero em NY já vale o filme...o melhor de todos ao lado do filme do Greengrass.

Medo e Obsessão - Mais um filme bacana de Wim Wenders e uma estupenda atuação de Michelle Williams.

Reine Sobre Mim - Filme que passou em branco mas que merece ser descoberto apesar da resistência de mtos contra Adam Sandler, que aqui deixa as caretas de lado para tentar se tornar um ator...seu papel resume em psicose pós traumática todo o trauma de um homem que perde sua familia no atentado. O sempre excelente Don Cheadle faz o papel de um antigo amigo seu que tenta recolocá-lo nos eixos. Filme mto bom.

No Vale das Sombras - Bom filme dirigido por Paul Haggis.

O Preço da Coragem - Filme mto bom baseado no assassinato de Daniel Pearl. Merece ser assistido.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Comentarei aqui apenas os que já tive a oportunidade de ver...e cito um documentário esquecido na lista (11/9):

 

Obrigada pela participação bacana e elucidativa, parabéns.

 

Vôo 93 - O Filme - Esse eu vi inteiro e achei bem bacana, por ser um filme feito para tv. Como a grande maioria tem os mesmos problemas como atuações fracas, cortes bruscos e efeitos pouco elaborados, mas na média final manda bem explorando o drama das famílias, chega a emocionar em alguns momentos, e nem foi muito ruim em efeitos não. 6/10


Vôo United 93 - Infelizmente não consegui ver até o final, mas percebi que são muito parecidos, ele e o filme feito para tv, com as falas e cenas quase todas iguais, com a diferença que esse explorou mais os terroristas e é mais didático, quase não explora o drama das famílias e passageiros..

Pretendo ver todo, mas do que vi, gostei. 8/10
KSYVICKIS2008-09-12 10:57:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E não sei qual é o filme, mas há um sobre um avião onde os passageiros se rebelaram ou algo assim.

 

By the way, acho que teve até passageiros que conseguiram enviar msg de celular p/ seus parentes.

 

Se não me engano foi aquele que bateu contra o Pentagano 17.
[/quote']

 

É o que o Angelo citou, porém o avião que bateu no Pentagono é outro...06

 

Ontem passou um no Hallmark que focou nas decisões tomadas de Bush... não lembro o nome, era algo como '11 de setembro: crise...'
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A mama da kika esteve tempos depois nos EUA e havia um grupo distribuindo panfletos alertando sobre a verdadeira história, o que havia por trás das atitudes de Bush com relação ao ataque... aff!

 

Que havia um documentário "secreto" com gravações de aúdio e imagens ainda não reveladas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

id2775img2.jpg

11 de Setembro
spacer.gif
Dirigido por Danny Leiner, o drama People - Histórias de Nova Iorque acompanha diferentes personagens que vivem em Nova York. Eles tentam reconstruir suas vidas por meio da procura de amor, sucesso e felicidade, após os ataques terroristas que destruíram o World Trade Center. Entre elas estão uma dona de casa (Olympia Dukakis) desiludida com o matrimônio; um jovem casal com problemas financeiros e um filho problemático; um homem diariamente questionado por seu psicólogo (Tony Shalhoub); e uma jovem confeiteira (Maggie Gyllenhaal, foto) que enfrenta pela primeira vez uma forte concorrente (Edie Falco).

AINDA NÃO VI

 

id2777img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
O diretor alemão Wim Wenders voltou suas lentes às conseqüências psicológicas que os atentados de 11 de setembro de 2001 tiveram na sociedade norte-americana em Medo e Obsessão. Depois da tragédia, o veterano de guerra Paul (John Diehl) entra numa paranóia patriótica e xenófoba. Obcecado pela necessidade de identificar os inimigos, ele vigia as ruas da cidade de Los Angeles em busca de ameaças árabes terroristas. Seu oposto é a sobrinha Lana (Michelle Williams, foto), uma jovem que há dez anos ajuda em missões humanitárias e, por isso, possui uma visão de mundo completamente diferente da dele. Quando testemunham o assassinato de um sem-teto paquistanês, decidem investigar o caso juntos.

NÃO VI

 

id2778img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Outro filme que foca as paranóias que crescem na sociedade norte-americana após os atentados é Paranóia Americana, dirigido por Jeff Renfroe em 2006, que entra somente agora em circuito comercial. Peter Krause (foto), da excelente série A Sete Palmos, interpreta Terry Allen. Ele acaba de perder seu emprego e encontra-se em crises de depressão como conseqüência. Sempre vigilante em sua janela, local onde encontrou uma forma de enganar o ócio, passa a observar a movimentação da vizinhança e desconfia que seu vizinho, um estudante islâmico, faz parte de uma perigosa organização terrorista. As saídas misteriosas durante a madrugada e as mercadorias que chegam na casa do suspeito fazem com que Allen o siga, entrando em um perigoso jogo contra seus próprios medos. Sua esposa e o FBI não colaboram com suas ações, que passam a ser cada dia mais atrevidas e arriscadas. O filme estréia em 12 de setembro nos cinemas.

 

ESTE NÃO TEM COMO VER POIS VAI ESTREAR NO CINEMA, ,MAS DEPOIS DA ESTREIA...

 

id2779img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Dirigido por Jeffrey Nachmanoff (roteirista de O Dia Depois de Amanhã), Traitor acompanha Samir Horn (Don Cheadle), um norte-americano de religião muçulmana e ex-combatente das Forças Aéreas dos EUA. Especialista em explosivos, é ligado pelo FBI a um possível atentado a bomba. O agente Roy Clayton (Guy Pearce, foto) lidera a investigação que tenta esclarecer a participação de Horn nos ataques e tenta impedir que novos atentados ocorram. O filme é um reflexo direto dos sentimentos dos norte-americanos ligado ao 11 de setembro.
 

MAS OUTRO QUE ESTÁ EM CARTAZ NOS EUA

 

id2780img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Assim como o mocumentário (documentário falso) A Morte de George W. Bush, que imagina o assassinato do atual presidente dos EUA.

id2781img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Em Fahrenheit 11 de Setembro, o polêmico documentarista Michael Moore investiga como os EUA se tornaram alvo de terroristas a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001. Além disso, o documentário traça paralelos entre as duas gerações da família Bush e também as relações entre George W. Bush e a família de Osama Bin Laden. A Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2004 só é reflexo da importância social desta análise e da contundência, mesmo que com métodos questionáveis, do diretor ao tratar deste assunto ainda delicado, especialmente dentro da sociedade norte-americana.

NÃO VI, MAS PRETENDO COMPRAR O DVD

 

id2782img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Reine Sobre Mim
também se profeita dos reflexos do 11 de setembro para construir sua trama. Preso na angústia e na solidão depois de perder a família no atentado terrorista de 11 de setembro, Charlie Fineman (Adam Sandler, foto) reencontra por acaso seu antigo colega de quarto dos tempos da faculdade, Alan Johnson (Don Cheadle), e passa a resgatar bons momentos de sua vida. Nas ruas de Nova York, o órfão tenta se recuperar da tragédia durante os encontros com o velho amigo e seu passado esquecido.

NÃO VI

 

id2783img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
O reflexo direto dos atentados na política externa dos EUA foi a invasão do Iraque em 2003 por militares norte-americanos. O drama No Vale das Sombras, de Paul Haggis, aborda de forma contundente e cruel um assunto difícil, mas cuja discussão torna-se cada vez mais necessária: o preocupante estado psicológico como os soldados voltam ao Iraque e as dificuldades que encontram ao se ajustar à sociedade.

NÃO VI, MAS PRETENDO VER EM BREVE

 

id2784img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o interesse da imprensa norte-americana em relação ao Afeganistão cresceu, uma vez que o responsável pelos atentados, Osama Bin Laden, atua no país. O jornalista Daniel Pearl foi um dos que foram até o Oriente Médio a fim de descobrir o que estava por trás da tragédia. O Preço da Coragem, de Michael Winterbottom, é adaptação do livro de Mariane Pearl, esposa do jornalista que embarcou numa jornada pelo Oriente Médio para descobrir a verdade acerca da morte do marido. Angelina Jolie (foto) a interpreta no longa; Dan Futterman atua como Daniel Pearl.

id2785img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Cinco anos depois da tragédia do World Trade Center, Oliver Stone filma em As Torres Gêmeas o drama real protagonizado pelos policiais John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Pena). Na manhã dos atentados de 11 de setembro, eles ficaram presos sob os escombros. Ao mesmo tempo em que mostra o drama vivido pela dupla em meio aos escombros, o filme também mostra a expectativa vivida pelos familiares cujos parentes estão desaparecidos, especialmente das esposas dos protagonistas, Donna McLoughlin (Maria Bello) e Allison Jimeno (Maggie Gyllenhaal).

 

VI E GOSTEI DA LUTA PELA SOBREVIVENCIA, APESAR DE STONE EVITAR POLÊMICAS

 

id2786img2.jpg

11 de Setembro
spacer.gif
Em 11 de Setembro, 11 diretores (Youssef Chahine, Amos Gitai, Alejandro González Iñárritu, Shohei Imamura, Claude Lelouch, Ken Loach, Samira Makhmalbaf, Mira Nair, Idrissa Ouedraogo, Sean Penn, Danis Tanovic) reuniram-se para dar 11 pontos de vista diferentes sobre o ataque terrorista. Cada diretor se comprometeu a dar US$ 400 mil para a produção e, em troca, teve total liberdade para criar seu episódio.

 

id2787img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Muito se falou sobre o que aconteceu em torno das Torres Gêmeas. Vôo United 93, no entanto, joga as luzes sobre o drama que aconteceu em volta, nas torres de controle que identificaram os quatro aviões seqüestrados, nas companhias aéreas e até mesmo entre os militares. E, principalmente, dentro do vôo 93 da United Airlines, que estava a caminho de São Francisco até ser seqüestrado por três terroristas, cujo plano era jogar o avião comercial na Casa Branca, lar do presidente norte-americano e símbolo máximo do seu governo. Das quatro aeronaves controladas por terroristas naquela manhã, somente esta não conseguiu atingir seus alvos. Isso porque, durante o processo, os passageiros fizeram um motim e tentaram tomar seu controle. É notório que a manobra não deu muito certo e o avião caiu na Pensilvânia, em acidente sem sobreviventes, e é essa a história de Vôo United 93.

TENSÃO DO COMEÇO AO FIM MUITO BOM

 

id2776img2.jpg

 

11 de Setembro
spacer.gif
Spike Lee dirige A Última Noite, um drama não necessariamente relacionado aos ataques ao World Trade Center, mas que em dado momento acaba esbarrando de forma bastante melancólica no Groud Zero, espaço anteriormente ocupado pelas duas torres. Edward Norton (foto) é Monty Brogan, homem que vive seu último dia de liberdade antes de se entregar às autoridades para cumprir a pena de sete anos por tráfico de drogas. No pouco tempo que lhe resta antes de ser preso, quer passar uma noite fora da cidade com seus melhores amigos.

ASSITI  ÓTIMO DRAMA COM NORTON

 

E REALMENTE TEM BASTANTE PRODUÇÕES ABORDANDO O ASSUNTO

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

De todos os filmes citados, o que eu mais gostei foi do 11 de setembro, claro entre os quais eu assisti.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O filme é uma coletânea com 11 curtas-metragens com um tempo exato de 11 minutos, 9 segundos e 1 imagem (11.09.01).

Cada filme foi dirigido por um cineasta de um canto do mundo. São 11 pontos de vista diferentes para o mesmo fato que abalou o mundo de diferentes maneiras naquele 11 de setembro de 2001, quando as crianças brasileiras foram surpreendidas pelo noticiário mostrando os ataques as torres gêmeas, bem na hora do desenho animado!

Proposta ousada, uma vez, que o projeto deu total liberdade de expressão aos diretores.

Os sentimentos transmitidos pelos filmes vão da comédia ingênua de Idrissa Ouedraogo, de Burkina Fasso, que conta a história de um menino pobre que sai em perseguição a um homem barbudo que ele acredita ser Osama Bin Laden para poder receber a recompensa anunciada por George Bush para quem informasse sobre o paradeiro do líder da Al Qaeda, ao total sentimento de aprisionamento, com o filme do cineasta japonês Shohei Imamura (falecido em 30/05/2006) esse que foi seu último trabalho Imamura narra à história de um soldado imperial da II Grande Guerra, que fica louco e passa a agir como uma serpente.

Como em toda coletânea tenho meus preferidos: um é curta dirigido por Sean Penn, filme delicado que mostra a vida de um viúvo à sombra das Torres Gêmeas e como a luz penetra seu pequeno apartamento no dia dos atentados.

O outro que está no meu rol de preferidos é o dirigido pelo inglês Ken Loach, que faz uma analogia entre o 11 de setembro de 1973, quando aconteceu o golpe de estado apoiado pelos norte americanos que derrubou Salvador Allende no Chile e o 11 de setembro dos atentados aos Estados Unidos.

 

Na minha opinião, esse é o filme que melhor retratou os sentimentos das pessoas ao redor do mundo com relação aos atentados e seus desdobramentos na política mundial a partir de então.

Sensibilidade, ousadia, senso de humor, tragédia... são 11 curtas para todos os gostos!

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...