Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ensaio Sobre a Cegueira


Recommended Posts

  • Members

Exelente critica Pablo, concordo quando você fala da narração do velho de venda preta, pois as vezes que ela aparece são sim dispensaveis, mais em uma na cenal final.

 

Na parte que eles estão ouvindo o radio até que não atrapalha muito não....

 

 

 

E uma cena muito interesante que eu gostei de ver, foi a de quando acaba a luz e aparece a Mulher do Medico, surpresa, mas os cegos totalmente indiferentes...

 

 

 

Eu sempre fiquei pensando e por mim não conseguirei tirar a duvida, de como teria sido a experiencia de ver o filme sem ter lido o livro, mas penso que alguns personagens ficaram bem vagos, como o menino estrábico...

 

 

 

E o cão de lagrimas não teve tanto impacto, aqui concordo com o que o Saramago disse para o Meirelles, ele ta com cara de muito bonzinho, na hora não pensei que ele fosse atacar a mulher do medico, não sei se era que foi porque eu ja sabia o que aconteceria, mas teria mais impacto se tivesse tensão na cena.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é uma bela e emocionante adaptação do livro. Mas a leitura da

obra de Saramago me pareceu muito mais densa e claustrofóbica que a sua versão para o cinema.

Não quero com isso desconsiderar as óbvias diferenças entre a literatura e a sétima arte, porém o próprio Meirelles revelou que tornou o filme bem mais leve na intensidade após um test screening no Canadá, em que dezenas de mulheres saíram do cinema na cena do estupro coletivo. Para elas parecia forte demais! Para mim é como deveria mesmo parecer: profundamente angustiante, assim como me senti durante a leitura da obra do grande escritor português...

Confesso que fiquei curioso sobre a densidade que Blindness poderia ter alcançado se mantidas as concepções iniciais do diretor. Certamente desagradaria a maioria do público e aos executivos da indústria, mas talvez pudesse aproximar ainda mais o espírito do filme ao livro de Saramago. E talvez isso seja só um suposição infundada da minha parte!

De qualquer forma, gosto de pensar nas muitas possibilidades que o enorme talento de Fernando Meirelles pode nos oferecer numa adaptação tão ousada e instigante como esta. Quem sabe não tenhamos boas surpresas quando chegar ao mercado o DVD deste surpreendente filme...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

é quase impossível transmitir a beleza de um livro de saramago para as telas. embora o pano de fundo seja digno de nota (como na epidemia de cegueira branca, ou portugal se desgarrar da europa e navegar mar adentro, ou mesmo a morte desistir de matar), os livros se destacam pela análise filosófica e sociológica da vida. muito difícil retratar as angústias das personagens de ensaio sobre a cegueira apenas com imagens. de qualquer sorte, belíssimo trabalho de meirelles.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lindo FILME... ÓTIMO...

 

As licenças que o roteiro utilizou para adaptar-se ficaram belas, algumas historias ficaram rasas, mas a essência está ali!

 

E a Juliane destrói de novo na tela!

 

 

 

Na hora do estupro, eu quase quebrei a mão da minha namorada de tenso que fiquei...

 

Depois eu enrijeci tanto os músculos que mal podia caminhar!

 

 

 

Não percam!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

muito bom filme, gostei da critica do pablo, concordo em tudo..

 

so acho q poderia ser um pouco maior, o filme, com 20/25 minutos acho q ficaria perfeito, nao com novas cenas, mais aumentando as ja existentes, como a do estupro, a do incendio e da fuga da quarentena e da julianne explorando a cidade. a narraçao é infeliz, mas como disse o pablo, diante da grandeza e qualidade do filme é esquecivel!

 

preciso rever pra digerir certas coisas, mas no geral, quase todo, gostei e muito. nao tenho certeza se a julianne é indicada, uma pena, ela merece!;D
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O não desenvolvimento da relação dos personagens de Alice e Dany realmente foi algo ruim... Infelizmente, não tem como ser perfeito... Mas, num filme tão bom quanto esse... Sinceramente, não vejo nada de tão ruim nisso... Gostei no final, quando vemos a cara de preocupação do personagem de Deny... Uma indicação de coadjuvante pra ele seria boa... Gostei dele, me surpreendeu...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não achei o longa tão contundente Calvin, apenas bom. Mas concordo que o casal não faz a mínima diferença, é só um adereçozinho, naquele momento leve, desprovido de pretenção. Não acho que colocar esse ponto do livro no longa significou alguma reviravolta no longa de Meirelles, faz apenas parte de uma cena de descontração dos personagens, para o filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Os erros não impactam negativamente. O filme faz uma crítica contundente à condição humana e tem gente pensando no desenvolvimento de um casal?

 

 

 

Calma lá Dook... O filme é bom, realmente... Ele trás questões interessantes a serem pensadas, sem sombra de dúvidas... Agora, essas questões existem no filme pq elas existiam no filme... E, mais a mais, temos que analisar o filme em si, e essa questão dos personagens de Dany e Alice ficou meio a desejar... Não desmerece nem tira pontos do filme... Pra mim o filme continua sendo 9,5/10 (só poderia tirar as narrações, aí chegaria em dez)... Mas, ele não é perfeito... A perfeição está no livro, e só lá...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

então acho que o povo não gostou do desenvolvimendo do relacionamento da alice e do dany porque leram o livro, no livro é algo muito mais convincente, se tivesse só o filme nem ligariamos para isso....

 

 

 

 

 

Poderiam pelo menos ter abordado mais o drama do Dany mas só...

 

 

 

O filme é muito bom eu fou 10

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os erros não impactam negativamente. O filme faz uma crítica contundente à condição humana e tem gente pensando no desenvolvimento de um casal?

 

 


Calma lá Dook... O filme é bom' date=' realmente... Ele trás questões interessantes a serem pensadas, sem sombra de dúvidas... Agora, essas questões existem no filme pq elas existiam no filme... E, mais a mais, temos que analisar o filme em si, e essa questão dos personagens de Dany e Alice ficou meio a desejar... Não desmerece nem tira pontos do filme... Pra mim o filme continua sendo 9,5/10 (só poderia tirar as narrações, aí chegaria em dez)... Mas, ele não é perfeito... A perfeição está no livro, e só lá...
[/quote']

 

O trecho em negrito ratifica o que eu disse. O desenvolvimento do casal não é o objeto central do filme. Esse é o ponto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Otimo filme, tentei não fazer comparações, pois estou fadada a ter lido os livros antes das adaptações para o cinema e a cabo normalmente se decepcionando (Quase chorei de raiva com Perfume..), principalmente quando tenho sentimentos pela versão literária. No caso, fui sem expectativas mesmo, e fiquei bem feliz, pois não estava realmente esperando que o Meireles tentasse se manter  totalmente "fiel" ao livro, até porque eu não aguentaria ver (no sentido de olhar efetivamente) toda aquela angustia que o livro de Saramago transmite. E mesmo assim eu quase saí do cinema na cena do estupro.. impossível não se contorcer na cadeira e ter ansia em pensar em como é fácil a perda da razão em situações adversas as que imaginamos ter que viver...

Enfim, gostei das atações, da direção, da fotografia e da montagem.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tinha lido o livro e imaginava-o algo como uma critíca a sociedade. E sim, Ensaio Sobre a Cegueira fala sobre sociedade... mas ao assistir o filme ele me pareceu mais uma fábula sobre a condição humana. Fantástico! Preciso ler o livro AGORA!

 

PS: Muito estranho ver os logos da C&A, Fiat e da Ancine antes de um filme falado em inglês...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...