Jump to content
Forum Cinema em Cena

Lawrence da Arábia - David Lean


Nacka
 Share

Recommended Posts

 

lawrence_arabia01.jpg

 

Li em um comentário sobre este filme que cinema não é aula de história. Embora aqui chegue bem perto, Lawrence da Arabia é o triunfo de um diretor, David Lean pode não ter dado uma aula de história, mas certamente deu uma aula de como fazer cinema usando a história. Da direção de arte deslumbrante, passando pela fotografia estupenda, o filme é como uma obra de arte, um quadro que se contempla longamente o cinema não tem compromisso com a história é o olhar do diretor sobre fatos e ele o faz de uma forma que pode ser pessoal e única. O capricho de David Lean eleva o filme a um patamar difícil de ser alcançado.

 

Na escolha dos atores, muita gente boa foi cogitada para o papel título, inclusive Marlon Brando, escolhido, Peter O'Toole arrasa. Ele imprime tantas nuances na personagem que é impossível pensar em outro fazendo o papel.

 

O filme narra os acontecimentos políticos a partir da figura de Lawrence, um candidato nada ortodoxo a herói, figura carismática, estranha e atormentada ele é colocado entre os árabes para dirigir a revolta contra os turcos, aliados dos alemães. Mas a revolta deve ser conduzida de modo a favorecer os interesses políticos e econômicos da Inglaterra naquela região. No filme, Lawrence á apresentado como não tendo, pelo menos, plena consciência disso, até o momento do confronto final com os políticos.

 

Como oficial inglês é pouco provável que ele não estivesse razoavelmente inteirado do iria acontecer, talvez tenha se sentido desconfortável (para dizer o mínimo) com o jogo duplo que seria obrigado a participar. O decaimento de semblante de Lawrence ao perceber que as coisas não iam sair exatamente como seus superiores sugeriram é um conjunto de cenas impressionantes e Peter O'Toole reveste seu personagem de uma dignidade e altivez que ofusca a todos.

 

O filme tem outro grande personagem, não menos interessante, não menos exigente com àqueles á sua volta: O deserto. Com locações deslumbrantes, o diretor criou um personagem belo e cruel.

 

Se não puder dar a esse filme a atenção que ele merece. Esqueça-o. Como cinéfilo você terá uma lacuna, mas pelo menos terá sido honesto. Das muitas bobagens que já se falou do filme, lá no site adorocinema curiosamente temos a melhor definição dele pela boca de um leitor: Que filme! Não é desse mundo... Não é mesmo.

 

Lawrence da Arábia (Superbit) (DVD Duplo)

 

A edição em superbit com a trilha magnífica em dts é de tirar o fôlego, embora lamente que não tenham lançado um dvd triplo justamente com o documentário sobre a restauração do filme em que um Spielberg emocionado fala da experiência de assistir o filme com os comentários do diretor.

 

 
Nacka2008-10-04 15:22:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse filme é mto foda, quando comprei o DVD em uma promoção das Americanas, não esperava mto por ele... masquando coloquei para ver.. vi ele direto, sem parar, e olha q o filme é longo pacas...

mto bom o filme mesmo, a fotografia dele é impecavel, as cenas do deserto são lindas... vale muito a pena ver...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais que o mestre dos épicos, o Lean era um mestre nas entrelinhas, nas ambigüidades... Os dramas sempre fogem do óbvio, criando camadas que só podem ser totalmente apreciadas com múltipas assistidas.

 

E ninguém nunca menciona uma das melhores coisas do filme, que é o Omar Sharif...10

 

Faz tempo que vi Lawrence, preciso dar uma revisitada qualquer dia...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...