Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes Apocalìpticos


henrique felipe
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

Impacto Profundo (Deep Impact, 1998)

impacto-profundo-poster01t.jpg

 

Elijah Wood (o Frodo, de O Senhor dos Anéis) interpreta um estudante de astronomia que descobre dois cometas rumando para a órbita da Terra. Quando a informação chega ao governo americano, um plano é posto em ação para livrar o planeta do cometa maior, que causaria a extinção de toda a vida, enquanto prepara a população para enfrentar a queda da rocha menor. O enredo se desenvolve através das vidas de alguns personagens. Enquanto tentam sobreviver, uma onda gigantesca destrói a cidade de Nova York. Outra cena marcante é aquela que mostra o impacto do asteróide. Além de Elijah, Robert Duvall, Vanessa Redgrave e Morgan Freeman estão no elenco.

 

 

Armageddon (Armageddon, 1998)

armageddon-poster04t.jpg

 

Bruce Willis lidera o grupo de astronautas encarregado dividir ao meio um asteróide que ameaça cair na Terra. O melodrama fica por conta do relacionamento entre a filha do astronauta, interpretada por Liv Tyler, e um dos integrantes de sua equipe, papel de Ben Affleck. Com trilha sonora da banda Aerosmisth (cujo volcalista, Steven Tyler é o pai de Liv), o filme fez grande sucesso entre o público jovem. Novamente cabe aos americanos a benção de salvar a humanidade.

 

 

Asteróide (Asteroid, 1997)

AsteroidDVD97.jpg

 

Como o nome já sugere, uma rocha ameaça cair em nosso planeta. Ao contrário dos outros filmes citados acima, este mostra o fracasso dos esforços americanos para salvar o mundo. Diante da morte eminente, o foco recai no relacionamento entre as pessoas e na histeria de se saber que o fim do mundo está próximo.

 

 

O Dia Depois de Amanhã

dia-depois-de-amanha-poster03t.jpg

 

Uma série de alterações climáticas modificam drasticamente o planeta, fazendo com que milhões partam rumo ao sul. Porém um cientista decide ir a Nova York, na esperança de que seu filho ainda esteja vivo. Dirigido por Roland Emmerich (Independence Day) e com Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal e Ian Holm no elenco.

 

 

Independence Day (Independence Day, 1996)

independence-day-poster03t.jpg

 

Roland Emmerich já tem experiência com filmes-catástrofe. Antes de O Dia Depois de Amanhã duas produções suas ficaram famosas ao transitar pela idéia de destruição: Independence Day e Godzila. O primeiro, coloca o planeta Terra em combate com ETs. Cabe ao governo americano combater as tropas extraterrestres. Repleto de efeitos especiais (que valeram uam estatueta do Oscar), tem como cena mais famosa a destruição da Casa Branca, impetrada por uma enorme nave alienígena. No elenco, Bill Pullman, Will Smith e Jeff Goldblum. O roteiro, que também é de Emmerich, recebeu muitas críticas por causa de sua visão exageradamente nacionalista.

 

 

Guerra dos Mundos (2005)

guerra-dos-mundos-poster06t.jpg

 

Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente à vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extra-terrestres.

 

 

Eu Sou a Lenda

eu-sou-a-lenda-poster01t.jpg

 

Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus

 

 

Meteoro (Meteor, 1979)

me1xr6.jpg

 

Um asteróide colide com um cometa e desprende um pedaço de rocha que entra em rota de colisão com a Terra. No elenco, nomes como Sean Connery, Natalie Wood e Henry Fonda. Um dos primeiros filmes do gênero a focalizar no Universo o medo humano do apocalipse. Reflexos dos progressos espaciais russos e americanos.

 

Volcano - A Fúria (Volcano, 1999)

volcano-poster02t.jpg

 

Em plena cidade de Los Angeles um vulcão adormecido entra em atividade. Enquanto a população tenta fugir, um esquadrão do governo tenta minimizar os estragos e controlar a destruição causada pela lava. Tommy Lee Jones é o protagonista e Anne Heche também está no elenco.

 

 

O Inferno de Dante (Dante's Peak, 1996)

inferno-de-dante-poster02t.jpg

 

Pierce Brosnan (que interpreta o James Bond nos filmes mais atuais da série) vive um vulcanólogo que aporta numa pequena cidade para estudar a atividade de um vulcão local. Linda Hamilton é a prefeita e, juntos, tentam avisar os moradores do perigo eminente. Nesta produção, maquetes da cidade foram especialmente criadas para dar uma maior impressão de destruição e acelerar a ação do enredo. O casal, juntamente com os filhos da prefeita, se concentra em sobreviver quando o vulcão finalmente entra em atividade.

 

 

O Núcleo - Missão ao Centro da Terra (The Core, 2003)

nucleo-poster02t.jpg

 

Desta vez, a catástrofe mundial se localiza em um problema na rotação da Terra. O ator Aaron Eckhart interpreta um geofísico que lidera o time de cientistas responsáveis por colocar a rotação novamente em ordem, viajando para o centro do planeta. Com Hilary Swank (de Meninos Não Choram).

 

 

Twister (Twister, 1996)

twister-poster01t.jpg

 

Bill Paxton e Helen Hunt interpretam dois cientistas que "caçam" furacões para estudá-los e desenvolver um mecanismo de prevenção desses fenômenos que seja eficiente. Efeitos especiais à vontade: em uma das cenas, uma vaca é alçada ao ar por um tornado.

 

 

Terremoto (Earthquake, 1974)

terremoto-poster02t.jpg

 

Terremoto atinge a cidade de Los Angeles. O foco do filme é o drama e o pânico a população. Protagonizado por Charlton Heston, tem participação da estrela Ava Gadner, já em fim de carreira.

 

 

O Destino de Poseidon (The Poseidon Adventure, 1972)

destino-do-poseidon-poster02t.jpg

 

Onda gigantesca vira transatlântico que fazia cruzeiro de luxo. Os ricos tripulantes têm que sobreviver no mar. Com Gene Hackman e Shelley Winters.

 

 

Titanic (Titanic, 1997)

titanic-poster01t.jpg

 

Muitas foram as versões da história do navio que bateu em um iceberg e causou uma das maiores tragédias do começo do século XX. A última versão, feita por James Cameron, inseriu o romance de dois personagens (vividos por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, respectivamente) permeando a tragédia dos mais de mil tripulantes da embarcação de luxo. Vencedor de 11 Oscar, foi sucesso absoluto de bilheteria. Apesar de não ter enredo apocalíptico, a tragédia humana é o tema principal do filme.

 

 

Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974)

inferno-na-torre-poster01t.jpg

 

Paul Newman é o herói que salva as vítimas de um incêndio durante a inauguração de um prédio, nos Estados Unidos. No elenco estão ainda Steve McQueen, William Holden, Fred Astaire, Faye Dunaway, Jennifer Jones. Ganhou Oscar de fotografia, edição e som.

 

 

O Dia Seguinte (The Day After, 1983)

dia-seguinte-poster01t.jpg

 

O perigo da guerra nuclear é o tema central desse longa-metragem que coloca na própria humanidade a culpa pelo colapso mundial. Na história Estados Unidos e União Soviética disparam seus mísseis nucleares alterando a vida das pessoas por causa da radiação. Filme feito originalmente para a TV.

 

 

Godzilla (Godzilla, 1998)

godzilla-poster05t.jpg

 

Criatura é descoberta no Panamá. Ao analisar o animal, o cientista inetrpretado por Mathew Broderick descobre que ele é fruto de mutações genéticas causadas por explosões de armas nucleares feitas no local. Quando se sente ameaçado, a criatura, chamada de Godzilla, foge pelo mar e chega até Manhattan, provocando destruição na cidade de Nova York. Também dirigido por Roland Emmerich.

 

 

King Kong (King Kong, 1932)

king-kong-33-poster01t.jpg

 

King Kong, assim como Godzilla, é colocado na lista de filmes-catástrofe por conter elementos de destruição em seus enredos, apesar de não pertencerem exclusivamente a esse tipo de produção. Originalmente filmado em 1932, King Kong mostra um gorila gigante aterrorizando os habitantes de Nova York, enquanto procura a mulher pela qual se apaixonou na ilha onde morava. O longa também já foi clássificado como sendo de terror, mas vale ser lembrado como um disaster movie por conter algumas das primeiras cenas de destruição urbana aliada à histeria coletiva. Além disso, foram desenvolvidos efeitos especias exclusivos para o filme, mais uma característica do gênero. Este clássico será refilmado novamente, desta vez, pelas mãos de Peter Jackson, o premiado diretor da trilogia O Senhor dos Anéis.

-THX-2008-09-29 00:17:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Threads - Nuclear War. É um filme bacanão feito pela BBC mostrando os efeitos de uma guerra nuclear (mais precisamente na cidade de Sheffield). O bacana é que mostra os efeitos desde o 1° dia após o ataque até o 10° ano. O filme é bem simplesinho, mas tem um climão de desespero muito bom!

 

Quem quiser ver tem ele disponível aqui (tá em inglês e sem legenda...):

http://video.google.com/videoplay?docid=-2023790698427111488

Bem, como a BBC é estatal, provavelmente não deve ter problemas em postar isso...

 

barão_kageyama2008-09-30 09:32:37

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mtos filmes que listaram aí são de grande impacto ambiental como:

 

Armaggedon

Asteróide

Guerra dos Mundos(excelente)

O Dia Depois do Amanhã(mto bom)

Twister(legal)

O Inferno de Dante(Regular)

Independece Day(Espetacular)

 

 

 

Desses aí o + fraco é concerteza Impacto Profundo

 

Eu não considero Titanic como apocalistico.... Na verdade ele é completo tem ação, emoção, paixões, aventura... etc.... Um filme apocalistico não precisa de alguns desses itens que listei.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mtos filmes que listaram aí são de grande impacto ambiental como:

 

Armaggedon

Asteróide

Guerra dos Mundos(excelente)

O Dia Depois do Amanhã(mto bom)

Twister(legal)

O Inferno de Dante(Regular)

Independece Day(Espetacular)

 

 

 

Desses aí o + fraco é concerteza Impacto Profundo

 

Eu não considero Titanic como apocalistico.... Na verdade ele é completo tem ação' date=' emoção, paixões, aventura... etc.... Um filme apocalistico não precisa de alguns desses itens que listei.
[/quote']

 

Apocalístico? 06

 

O melhor de todos é o Guerra dos Mundos do Spielba. 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fraco? Impacto Profundo?? Na minha opinião esse é 1 zilhão de vezes melhor que Armageddon (puramente filme de ação besta)' date=' Godzilla, Volcano, Asteróide, O Núcleo e Eu Sou a Lenda. Mas...questão de gosto. 05 [/quote']

 

Aí já é de + né , Eu sou a Lenda inferior a Impacto Profundo... mas nem na caroxinha!!!!06 Más vc disse uma coisa sensata... " Mas...questão de gosto. " Aí sim, falou bonito!!!05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Armageddon eu gostei, mas por ser muito engraçado. Não tem como não rir dos absurdos desse filme... Não só pelo fato da NASA mandar uma equipe de perfuração de poço de petróleo, que aprende em pouco tempo como ir ao espaço e destruir um asteróide com uma ogiva nuclear para salvar a terra, mas também por Steve Buscemi06 Esse ator é ótimo, e deixou o filme mais hilário ainda. E quando destroem aquela estação russa (acho que era russa..), eu também dei boas risadas 06

-THX-2008-10-03 22:52:58

Link to comment
Share on other sites

  • 13 years later...
  • Members
On 10/1/2008 at 2:44 AM, Rob Gordon said:

Guerra dos Mundos, apesar de inferior ao original, é bacana...mas meu favorito é Twister. smileys/16.gif

 

Quando assisti esse aí eu até gostei, mas depois resolvi dar uma de do contra e dizer que não gostei, kkkk... Mas falando sério, o filme até que é bom. Os efeitos são legais, o que estraga são os humanos. Sim, eles são completamente chatos e insuportáveis, se todos eles morressem engolidos pelo furacão eu não daria a mínima! O furacão é um personagem incompreendido, o filme o trata como vilão quando na verdade ele é um herói por tentar poupar o telespectador desses clichês ambulantes! Mas filmes-catástrofe dificilmente dão valor a seus personagens, então fazer o que, né?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...