Jump to content
Forum Cinema em Cena

Quem Quer Ser um Milionário?


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Replies 117
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Essa categoria de melhor canção tá uma bagunça' date=' ano pssado fizeram o mesmo com o Eddie Vedder.

[/quote']

caramba, as musicas do Eddie não foram nem candidatas?

 

putz, as musicas que estiveram no filme são espetaculares, quer dizer, o filme foi espetacular, e nem sei se chegou a ser candidato a uma estatueta 07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim a melhor música do ano passado era de longe Guaranteed. E nem chegou a ser indicada...

 

---

 

Salman Rushdie diz que "Quem Quer Ser um Milionário?" é ridículo

2009.03.01

O escritor indiano-britânico Salman Rushdie criticou duramente o enredo do

filme "Quem Quer Ser um Milionário?", ganhador de oito prêmios no Oscar,

incluindo melhor filme. Em artigo publicado neste sábado no jornal britânico

"The Guardian", Rushdie disse que o filme é de uma "presunção ridícula".

 

O autor disse que o mote central do filme --um garoto morador de uma favela

de Mumbai que consegue vencer um concurso de perguntas e respostas da TV por

suas duras experiências de vida-- "carece de confiança".

"Isso é patentemente uma presunção ridícula, o tipo de história de fantasia

que dá à [autêntica] história de fantasia um nome ruim", disse o autor de "Os

Versos Satânicos".

Para Rushdie, a principal fraqueza é o fato de o filme ser a adaptação de um

livro --"Sua Resposta Vale um Bilhão", do indiano Vikas Swarup, 46, que ele

considera um exemplo de obra feita para vender e cujo estilo está fora de

moda.

"É um tipo de história fielmente preservada pelos cineastas e que repousa no

coração do estranhamente renomeado 'Slumdog Millionaire'", disse Rushdie,

referindo-se ao nome original do filme (milionário vira-lata, em tradução

livre).

Rushdie lamentou a qualidade das adaptações dizendo que, atualmente, não pode

haver coisa pior e que só pode esperar que, no futuro, sejam lançados filmes

melhores.

No mês passado, foram completados 20 anos desde que o autor foi condenado à

morte pelo Irã pela publicação de "Os Versos Satânicos".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Alguém já fez um filme de Versos Satânicos?
Não? Está explicado...
06

 

Pra q isso? pra ter a cabeça igualmente a premio?0306

 

E concordo com Rushdie.. o filme de Boyle é demasiado superestimado e, convenhamos, nao chega aos pés de Onde os Fracos Nao tem Vez, vemncedor de Melhor Filme ano passado.. Este ano, num Oscar relativamente mediano, a Academia optou por premiar o neocolonialismo cinematografico ingles (em Bollyhood)..e louvar dancinhas q so funcionam naquele mercado. O filme de Boyle é simpatico, nada mais. E Meirelles deve ta se remoendo td nestas horas..06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Alguém já fez um filme de Versos Satânicos?
Não? Está explicado...
06

 

Pra q isso? pra ter a cabeça igualmente a premio?0306

 

E concordo com Rushdie.. o filme de Boyle é demasiado superestimado e' date=' convenhamos, nao chega aos pés de Onde os Fracos Nao tem Vez, vemncedor de Melhor Filme ano passado.. Este ano, num Oscar relativamente mediano, a Academia optou por premiar o neocolonialismo cinematografico ingles (em Bollyhood)..e louvar dancinhas q so funcionam naquele mercado. O filme de Boyle é simpatico, nada mais. E Meirelles deve ta se remoendo td nestas horas..06
[/quote']

 

Ninguém vai fazer um filme sobre os Versos Satânicos porque é um barril de pólvora. Num ano que tivemos o glorioso Batman e O emocionante caso de Benjamin Button, o Milionário do Boyle é um filme que vai ficar miudinho com o passar do tempo que é exatamente o que ele é. Acho que não passa de estratégia de Hollywood para penetrar na Bollywood e ganhar um mercado a mais. O grande crítico Luis Carlos Merten do Estadão também não se empolgou com esse filme. Algumas pessoas conseguem enxergar melhor que outras.  Filme superestimado como tantos outros que ganham Oscar...
Trinity2009-03-02 19:06:35
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

 

Miséria é igual em qualquer lugar do mundo. O filme é claramente superestimado e tem um formato sem novidades, mas não é ruim, talvez por ter ganhado o Oscar contrariando o desejo de alguns...

 

 

 

[/quote']

Achei a história interessante. Mas com certeza é superestimado, não achei pra tanto as indicações e algumas estatuetas levadas. Como você mesmo disse Nacka, o filme não trazia um formato inovador.

 

Pensei um pouco no assunto e ontem numa discusão, alias numa brevíssima discusão, que terminou com uma frase idiota de alguém idiota que ninguém achou que valesse a pena rebater, é que Cidade de Deus é melhor!

 

A frase foi:

 

-É comcertezas esse filme é muito melhor que Cidade de Deus!

 

06

Eu juro que queria mandar um Porque? [eu não havua pensa do sobre isso ainda, seria uma pergunta plausível]

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

não vejo como comparar "Quem quer ser milionario?" com "Cidade de deus"...a unica semelhança é que começam com crianças na favela mas os temas e objetivos do filme são completamente diferentes...

Sim exatamente' date=' não sei como o cara fez essa afirmação [cunhado do André'], eu falei justamente isso, a única semelhança são as crianças crescendo na favela com dificuldades. Nós falando do filme o cara levanta do nada e diz aquilo!06

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Pensei um pouco no assunto e ontem numa discusão' date=' alias numa brevíssima discusão, que terminou com uma frase idiota de alguém idiota que ninguém achou que valesse a pena rebater, é que Cidade de Deus é melhor!

 

A frase foi:

 

-É comcertezas esse filme é muito melhor que Cidade de Deus!

 

06

Eu juro que queria mandar um Porque? [eu não havua pensa do sobre isso ainda, seria uma pergunta plausível']

Cidade de Deus pra mim não se compara a Slumdog, até porque considero em vários de seus elementos posturas opostas. O que marcou pra mim o filme de Meirelles foi a sistematização da violência (sua geração, proliferação, perpetuação e sustentação). Aquele microambiente da favela pode ser reproduzido incansavelmente por inúmeros nichos brasileiros ou estrangeiros e se "fecha" em si mesmo (mas é muito importante dizer que é uma particularização de um ambiente que se reproduz, mas JAMAIS uma tentativa de construir um paradigma representativo da realidade global. O dinamismo da cidade do Rio de Janeiro como um todo é infinitamente mais complexo e não se ambiciona materializá-lo). Seus personagens são representativos e utilizados como peças (maravilhosamente construídas, diga-se) que auxiliam a compor o cenário que desenvolve.

 

Slumdog não é mais para mim do que estória de amor muito bem ambientada. A particularização da Ìndia é completamente diferente porque não se ambiciona representar um microambiente e sua dinâmica (é o ambiente que está ali pelo personagem), mas o nicho onde o personagem passou seus dramas, horrores, alegrias e amores com suas características. Como era um lugar pobre e miserável, a retratação e expansão dessa realidade acaba sendo verídica também sob inúmeros aspectos e as críticas sociais estão inevitavelmente presentes, mas por motivos diferentes. Em essência, vejo o filme como a estória DE JAMAL em que o ambiente funciona como peça fundamental para torná-la tão atraente, exatamente o oposto do que ocorre em Cidade de Deus.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, eu gostei muito. Atuações excelentes, direção perfeita do Boyle, pra variar, boa edição, fotografia, roteiro... enfim, não achei tão superestimado nao e num mercado saturado de remakes é uma boa pedida.

 

Ao inves de comparar com cidade de deus poderia ser comparado aos outros indicados que nao venceram... Benjamin Button nao me convenceu em nenhum momento, o roteirista de Forrest Gump fez um filme que não conseguiu comover nem a mim, que sou facinho de ser agradado por filmes desse tipo. E ainda por cima tem a duração longa demais. Tem uma pessoa famosa, que nao lembro quem é, que disse que todo filme deveria durar no maximo 90 minutos, acima disso o diretor que nao soube contar a historia direito. Apesar de eu nao concordar 100% (adoro sr dos aneis) admito que ando pensando bem parecido...Watchmen tb so nao me agradou mais pq nao eh mais enxuto.

O leitor e frost/nixon sao chatos apesar de terem no minimo boas atuações.  Então sobraria Milk mas sei lá... apesar do Slumdog ter uma trama romantica ate simplezinha onde tudo se encaixa é tão bom ver que se passa num lugar que vemos tão pouco(caminho das indias nao conta)

 

Eu achei merecido sim, assim como acharia se Milk tb ganhasse
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Slumdog não é mais para mim do que estória de amor muito bem ambientada.

 

O filme é EXATAMENTE isto, ponto. Querer enxergar nele algo mais seja pq é badalado ou pq foi indicado (e ganhou) o Oscar é perda de tempo.

 

Aliás, vou além: Slumdog ganhou justamente por ser simples, direto e objetivo. Sem firulas como o filme do sr. Daldry que não sabe se fala de culpa ou se fala das transas tórridas do casal principal; sem pretensões egocêntricas como o épico sem sal de David Fincher;

 

Num ano de fracas indicações ao prêmio máximo da Academia, Slumdog levou pq foi o filme certo na hora certa. Simples assim.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...