Jump to content
Forum Cinema em Cena

Quero Ser um Cineasta...


Valentim Barnun
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bem, penso que ser cineasta é uma aspiração de quase todo cinéfilo. Eu amo o cinema e sonho em  ser diretor. Mas acho que já estou velho demais  para começar (21 anos). Os grandes mestres começaram suas carreiras bem cedo. Eu nunca pude ter uma câmera, só fiz um curta amadoríssimo numa oficina em minha cidade. Agora, estou na faculdade de medicina e não posso deixar o curso - que vai me dar segurança profissional - para enveredar por uma área arriscada (e fechada sobre o eixo Rio-São Paulo). Minha família é humilde e precisa de meu retorno financeiro.

O pior é que quanto mais implausíveis, mais os sonhos angustiam. Ultimamente, para superar de vez esse desejo e me conformar com a medicina, tenho me questionado acerca do meu talento. Se nunca fiz um curta ou escrevi um roteiro, se minhas idéias sempre ficam paralisadas no terreno da covardia, deve ser porque não tenho dom nenhum.

Já pensei que eu era uma versão carne-e-osso de Remy (o rato que quer ser chef em Ratatouille). Mas não. Estou mais para o personagem de Patrick Wilson em "Pecados Íntimos".

Quem mais já desistiu do sonho de ser cineasta? Quem aida acredita que é possível?

 

thank

 
Valentim Barnun2008-10-03 08:51:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members
05 eu serei um diretor em breve não olho para minhas condiçoes financeiras porque  se eu fosse olhar ja teria desistido, eu estou fazendo um curso de inglês para ir para  os eua  e colocar esse sonho em pratica,sei que serà dificil  mais eu tenho deus comigo  para me dar força nesse momentos ruins, e pra mim será uma luta porque quero fazer filmes americanos e sou brasileiro mas  se fernando mirelles conssigui porque e nâo cossigirei.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nunca é tarde para realizar sonhos, principalmente se teu sonho for fazer cinema.

Se fossemos depender só de dinheiro e de nos sustentar com eles, estariamos muito distante de um mundo de realizações, eu acredito q devemos fazer o que gostamos a qualquer custa. Eu sempre penso no caso do Tarantino que nos meus calculos, ele tinha 29/30 Anos quando ele dirigiu Cães de Aluguel. Nao é comparar a qualidade mas sim entender que um cara com grande potencial só conseguiu fazer o seu primeiro filme com 30 anos e ele é Americano, vive no pais do cinema.

Como Carlão Reichenbach: "CINEMA COMO RAZÃO DE VIVER".

 

Mas cinema nao pode ser uma paixãozinho, tem q ter mais amar e muito, principalmente pra viver dele no nosso pais.

 

Jess Franco2008-10-04 12:04:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

DESDE QUANDO 21 ANOS É TARDE?

 

Os maiores diretores dirigiram o primeiro longa com 27/28 anos (tarantino, brian de palma, mojica). O Almodovar só fez o primeiro longa com 30/31 anos.

 

A brasileira suzana amaral só começou com 51 anos. E o português Manoel de Oliveira nasceu em 1908, fez o primeiro longa em 1942, o segundo em 1956, e só começou a produzir num ritmo (e reconhecimento) decente nos anos 90, e continua filmando até hj aos 100 anos de idade.

 

E a faculdade em outra área não é problema tbm.

 

Eu estou estudando direito, e estagiando p/ financiar o meu curta q vai ser filmado nesse mês (ah sim, e tenho 21 anos).  

 

Se vc faz medicina, arranje uns plantões como residente p/ juntar grana, escreva um roteiro no ônibus, e filme nas férias!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valentin, talvez isso possa te ajudar...sei lá:

 

resize.asppath=e:\home\pauliniamagiadocinem\Web\galerias\GALERIA\Escola_Magia_do_Cinema\escola15g.jpg&ampWidth=150

 

GESTÃO DO FIGURINO PARA CINEMA
NÍVEL 1

40 vagas

Carga horária: 156 horas/ aula, divididas em três módulos.
Módulo I – Introdução ao Figurino/
Módulo II – Estilos/
Módulo III – Criação de Personagem.

GESTÃO DOS PROCESSOS DA CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM CINEMA E TV
NÍVEL 1

40 vagas

Carga horária: 138 horas/ aula, divididas em quatro módulos.
Módulo I – Elementos Criativos e Técnicos
Módulo II – Especialidades
Módulo III – História

Módulo IV – Economia

GESTÃO DE PROJETOS DE CINEMA PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL
NÍVEL 1

40 vagas

Carga horária: 120 horas/ aula, divididas em quatro módulos.
             
Módulo I – Fundamentos de Documentário
Modulo II – Leis e Mercado
Módulo III – Criação e Produção
Módulo IV – Distribuição e Exibição

Acho que terá vestibular no fim do ano...

O interessante é que há realização de estágios em algumas boas produções, como 'Ensaio sobre cegueira', por exemplo, que tiveram dez alunos em sua produção, recentemente os alunos acompanharam de perto as filmagens de 'O menino da porteira' com o cantor Daniel (arghh) como protagonista e também 'Budapeste' com o Rodrigo Santoro e Cia...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

sou de recife, e aqui abriu esse ano o curso de cinema na universidade federal. nao vo fazer pq nao estudei, vo conlcuir publicidade esse ano, to preocupado com o projeto de conclusao de curso, mas ano q vem faço e vamos la estudar, tentar, é isso ai. fica de olho nos editais do ministerio da cultura, nos editais do seu estado tb, eles selecionam roteiros, enfim, encontra um meio!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa questão de idade não tem nada a ver....

Acho que se você quer mesmo ser diretor e perseguir seu sonhos você consegue.

Tente entrar em alguma oficina de teatro primeiro ,veja se é realmente isso que você quer ,se você gosta mesmo disso ou se é apenas uma visão romântica da profissão.

 

Caso você realmente gostar e achar que é este caminho que quer seguir saia da medicina e busque um maior aprofundamento fazendo uma faculdade de cinema,gaste seu tempo estudando cinema e faça disso realmente a sua profissão.

 

Em relação a questão financeira faz parte.

Busque algum estágio na area ,caso não conseguir procure um trabalho temporário para pagar as contas e boa sorte.
Link to comment
Share on other sites

05 eu serei um diretor em breve não olho para minhas condiçoes financeiras porque  se eu fosse olhar ja teria desistido' date=' eu estou fazendo um curso de inglês para ir para  os eua  e colocar esse sonho em pratica,sei que serà dificil  mais eu tenho deus comigo  para me dar força nesse momentos ruins, e pra mim será uma luta porque quero fazer filmes americanos e sou brasileiro mas  se fernando mirelles conssigui porque e nâo cossigirei.[/quote']

 

Antes do inglês tu podia te focar em outras coisas...

 

. ,  ? !  

 

Não acho que começar tarde seja o problema. O ponto negativo é que aqui no Brasil as oportunidades são ruins, mas pra quem quer tentar deve valer a pena nem que seja pela experiência.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso de fazer curso de cinema, sei lá, acho perda de tempo... Glauber Rocha estudava Direito, Fenando Meirelles e Ridley Scott trabalhavam com publicidade, Pablo Vilaça fez medicina 05 e vários outros profissionais, cada um com um passado diferente, resolveram fazer cinema. Eu mesmo, amo informática, quero fazer cinema e não tô com um pingo de vontade em fazer uma faculdade dessas. Penso que, nelas, você aprende forma, e não conteúdo para criar filmes.

 

Eu não vou entrar na discussão sobre estética e conteúdo que permeiam os cursos de artes, só acredito que, para alguém apaixonado pelo cinema, fazer faculdade ou não é irrelevante.

 

Só para terminar: Steven Spielberg começou a fazer faculdade de cinema no início dos anos 70, abandonou o curso para se dedicar à carreira e, quando voltou a estudar, no início desta década, entregou como projeto final de curso o filme "A Lista de Schindler". Muitas pessoas não vêem com bons olhos os filmes que o Spielberg produziu depois de pegar o diploma 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tensor...esse curso é tão caro qto o da PUC? Eu tentei ir pra Poa fazer o curso da PUC' date=' mas é inviável para pobres como eu sem bolsa. 12 [/quote']

 

Cara, depende do que é caro pra ti. Eu sei que na PUC é 1600 e pouco, um absurdo. Na Ulbra é bem mais em conta e tem o lance de cadeiras, eu faço 3 das 6 por semestre. Cada cadeira custa 200 e pouquinho (bem pouquinho mesmpo), e eu ainda faço aquele crédito universitário, onde eu pago metade agora, e metade quando terminar a facul. Ou seja, ao todo, to pagando 300 e pouquinho.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pablo Villaça fez medicina

Sério!? 13 Pablo Villaça fez medicina? Agora fiquei curioso. Qual foi a trajetória dele [de médico a crítico17]? Ele se formou na UFMG?

 

P.S.: Agente Smith, eu penso que a faculdade dá estofo cultural ao futuro cineasta - sem falar no aperfeiçoamento do domínio técnico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não sei se é seu caso, mas dependo apenas de mim pra dar certo na vida. Tenho uma produtora com uns amigos, fazemos alguns curtas apresentamos em festivais pequenos aqui em SC. Mas para ir pra algo maior precisa de dedicação, e com todo o amor que temos pelo cinema ainda sim fica difícil deixar a faculdade de lado ou o trabalho remunerado, que nos sustenta e nos dá condições pra gravar e ter acesso a filmes e tudo mais ...

 

Infelizmente, talvez, não consiga tocar a produtora.04 A vida de um contador é corrida, mas não quero, nunca, deixar a profissão me consumir, quero sempre me dedicar ao conhecimento e ao meu amor pelo cinema. nem que seja patrocinando os filmes da produtora.06

FRAM2008-10-16 21:09:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O Fernando Meirelles também começou "tarde" e está na área.

 

Ele começou depois dos 40, acho. Pois é, se estabilizou como publicitário e depois foi pro cinema. Não é tarde. Acho que se até os 30 você não fez nada, é tarde, mas até lá estude, e sempre tente fazer curtas, é o melhor começo sempre.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...