Jump to content
Forum Cinema em Cena

Temporada dos Grandes Diretores no CeC


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

A Veras sacou, não releio mesmo. 06 Mas não muito por esse clima, é que não suporto reler nada meu, sei lá. Só que nesses casos em especifico eu não consegui me conter, Marcas não consegui falar sem paixão, já que ta no meu top 10 de todos os tempos, e Réquiem é um dos filmes mais metido a bestas do diretor mais metido a besta, não gosto mesmo. Daí pra ambos os casos eu preferi focar em um aspecto só, já que não gosto de escrever minuciosamente sobre filmes, prefiro ir direto ao ponto principal que fez eu adorar ou odiar. Mas tem muito mais coisas que fazem eu gostar de Marcas e desgostar de Réquiem ainda. 

Quanto ao Cronenberg, ele ta aí nas duas pq eu amo e odeio os filmes quase que na mesma proporção. Marcas, Crash, Gêmeos, Senhores do Crime, eXistenZ e Mistérios e Paixões estão no meu top 100 de todos os tempos (e ainda tem A Mosca e Spider que talvez entrem, fora outros que adoro), enquanto que Crimes do Futuro e Stereo estão no meu top 10 de piores, no topo, são as duas piores experiências que tive com o cinema.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 459
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não sei se quando assisti Requiem para um Sonho andava com uma visão muito simplista (não que a mesma não continue hoje...) das coisas mas não me incomodei com esse pseudo-intelectualismo do filme enquanto o assistia. Eu gostei da forma (na época) mesmo e das atuações, nem me preocupei com todo esse aspecto social do filme.

 

Já A fonte da vida eu acho terrível mesmo, não adianta.

 

-

 

ps; Veras, te imploro que tu não leia meu texto 06.
Beckin2008-11-17 22:40:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Putz!!! Se o Tensor teve culhão pra juntar no mesmo saco Oliver Stone, Fellini e Almodovar com Ron Howard e Michael Bay então isso aqui vai ficar muito bom!! 13  Agora, tô completamente à vontade pra esculachar alguns queridinhos da galera aqui sem o menor constrangimento...

 Aguardem as minhas listas... 19

 De qualquer forma, gostei muito de ambas as resenhas, com um parentêses: acho Requiém um filme bom. Nada excepcional ou que seja um "filmaço", mas "Bom".

 O que me incomoda muito nesse filme é aquela câmera "esquizo" (não, ela não tem utilidade alguma. O pretenso estilo modernoso de filmar é só pretensão mesmo e falha miseravelmente...), mas a história é triste e bem interpretada (os protagonistas são vazios mesmo, Tensor. Além de seres tristes e "Perdidinhos da Silva"...). Pra mim um dos melhores filmes sobre "droguentos" (minha avó fala assim...), o uso de drogas e suas consequências na vida das pessoas sem soar piegas (também gosto muito de "Trainspotting" e de "Kids").    

 Mas, "cudum é cudum", né?

 
The Deadman2008-11-18 08:43:28
Link to comment
Share on other sites

Não farei de LIT. Até porque... acho que ele tem lá seus méritos em alguns pontos. E também porque teria medo de represárias. 06

 

Então se for olhar por esse ângulo não seria de Maria Antonieta . Já que no tópico do filme tu disse que o filme era "apenas legal", ou seja, tem lá seus méritos também, a não ser que tenha mudado drasticamente de opinião 06.

 

De qualquer maneira provavelmente só terá eu e o Fulgora pra defender esses dois (maria e as virgens...) filmes aqui 06

-

 

A melhor parte de Requiem são as atuações mesmo, gosto muito da Connelly nesse filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hmmm!  Esse negócio de ser pretensioso ou não é meio complicado... porque pode funcionar pra uns e não funcionar pra outros, no meu caso funcionou e muito bem, adoro o ritmo intenso e frenético da câmera e da musica, principalmente no clímax (eu chorei na cena do banco), pra mim os personagens fluiram bem assim como as atuações enfim, achei uma maneira genial e diferente de resumir o NÃO USE DROGAS... Agora na tentativa de criar uma historia anterior que nos faça se importar com os personagens e conseqüentemente depois sofrer por eles é que fica mesmo o problema, pq o diretor (tbm não vou colar o nome dele...haha) ainda sim usa essa câmera “pretensiosa”, que no meu caso foi um recurso que me colocou dentro da historia completamente e me chamou atenção pro filme e no caso de alguns de vcs foi só o ‘aaah ele se acha o gostoso mas é um bosta'

pra mim ele não é, pq ele conseguiu, pelo menos comigo, o que pretendia.

Todo filme bom é pretensioso, o problema é quando estamos vendo o filme e percebemos essa tentativa e não gostamos... quem dera não perceber isso e curtir todos os filmes que vemos, né?

esse tipo de comentario meio que acaba com a discussão.. mas é necessário falar

 

 

Link to comment
Share on other sites

Folks postando somente 2 listas por semana a coisa esticou bastante e não é mais quinzena' date=' começa amanhã, segue pelo restante do mês pega dezembro inteiro e só termina com a última dia 08 de janeiro de 2009.

 

Como esse alongamento não estava previsto desde do início sugiro que aqueles que precisem viajar ou tenham qualquer problema com as novas datas, mantenham sua programação como se fosse as datas anteriores e mandem para mim as listas com a resenha, mas vejam bem, somente em situações em que o titular das lista precisar ausentar-se do fórum neste período, caso contrário ele mesmo pode postar como combinado desde do início. 

 

Temporada dos Grandes Diretores no Cec<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

01 - Tensor - Dia 17 Nov

02 - Nacka - Dia 20 Nov 

03 - Dr. Calvin - Dia 24 Nov

04 – Stradivarius - Dia 27 Nov

05 - Beckin - 01 Dez

06 - Veras - 04 Dez  

07 - Sync - Dia 08 Dez

08 - Fulgora - Dia 11 Dez

09 - FRAM - Dia 15 Dez

10 - Big One - Dia 18 Dez

11 - Fapreve - Dia 22 Dez

12 - Naomi Watts - Dia 25 Dez

13 - Jack Kundeiner - 29 Dez

14 – Mr. Scofield - 01 Jan 2009

15 – -felipe-  - 05 Jan 2009

16 - The Deadman - 08 Jan 2009

 

 

[/quote']

 

Folks só para lembrar quem ainda tem dúvida sobre as novas datas, não tive tempo de mandar mp para todo mundo.

 

 

 
Nacka2008-11-20 22:24:50
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não comentei ontem pelo bug irritante do fórum que não me deixou postar.

 


Enfim, li só as listas e o texto sobre Réquiem. Pelo que eu lembro dos posts do Tensor, nunca batemos muito, os nossos gostos e visões são indecentemente diferentes (há excessões, como os Coen)... Por exemplo, já vi ele cuspindo em Amélie, um filme que aprecio mais pela exaltação da inocência do que qualquer outra coisa. É o tipo de filme que a minha peneira se desarma, não consigo me irritar com o açúcar, e de certa forma até me alivio por [ainda] ter essa tolerância, uma coisa meio infantil mesmo.
Já ele curte um filme como Os Sonhadores, pra mim uma colagem mal feita de putaria gratuíta, esse sim cheio de pretensões baratas.


E talvez seja por o motivo citado que gosto muito de Réquiem Para um Sonho, e como já disse antes não dou a mínima para o panfleto "drogas fazem mal". Pra mim Aronofsky trabalhou seu elenco muito bem (a excessão é o Leto), o que fez toda a diferença e elevou o nível de algo que poderia facilmente se tornar um mero exercício de estilo (minha opinião sobre Pi). É como Billy Wilder fez com Ray Milland em The Lost Weekend, uma viagem extremamente gráfica ao fundo do poço, com a diferença que Réquiem está mais para uma fábula.

 

 

A performance sem precedentes de Ellen Bustyn (discutivelmente a melhor atuação feminina da década atual) não está isolada, Jennifer Connelly e o Marlon Wayans (quem diria) compartilham do alto nível. Destaque para as cenas da câmera presa ao corpo, causando um efeito intimidante, ou da conversa visceral entre Connelly e o Leto no telefone. São momentos onde vc claramente vê o ator doing his thing, não é apenas um bom personagem no papel.

 

Essa ceninha aqui já vale o filme (pra quem não viu, não tem spoilers):

 

 

E quanto a música, o filme não tem culpa de a terem tocado exaustivamente fora dele. Eu acho ótima e bem empregada (embora já tenha enjoado de ouvir), assim como acho ótimo Yann Tiersen em Amélie, Vangelis em 1492, Morricone em A Missão, etc...
Link to comment
Share on other sites

Amanhã é minha vez, listas prontas e resenha quase (acabei de ver o filme), mas só devo postar à noite, durante o dia será impossível.

 

Sobre Requiem é um filme que gosto muito, apesar de não achá-lo um ótimo filme. Essa visão do Vicking (desculpa mas esse novo nick seu é indizível) é muito parecida com a minha sobre o filme. E sim, eu penso que a atuação da Ellen Burstin é qualquer coisa de assombrosa, baixou alguma coisa nela e saiu aquilo lá...

 

E eu odeio fazer listas de melhores qualquer coisa mais do que nunca... é um suplício...

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Naomi; nem é questão da suposta pretensão (concordo que filmes tenham que ter, donnie darko é um, e eu adoro), mas sim a execução miserável desse. Acho totalmente injustificável a forma que ele filma os personagens, como a connelly em frente ao espelho, a conversa dos dois, etc, quase orquestrando tudo, sendo que ali não tem nada. se filmes fossem comida, esse seria um pastel de vento.

 

Vicking; no dia que eu assistir amelie, que tenho certeza que não vou gostar, cuspirei nele com mais propriedade. 06 Sério, ainda não assiti, tu deve ter confundido com outro comentário.

 

E pretensão por pretensão, prefiro muito mais a forma em que os sonhadores está embalado do que réquiem. den hehe. mas sério, ainda vou escrever por que gosto desse, mas o que menos me interessa é as indagações politicas ou filosóficas deles etc, gosto mesmo daquele isolamento entre pessoas que compartilham a mesma paixão, a forma que eles fogem da própria realidade transportando a realidade do cinema para aquele mundo, etc. mas outra hora escrevo melhor, mas vejo mesmo como um curtindo a vida adoidado dos cinéfilos, hehe. E sim, tem mais alguns motivos que fazem eu adorar. den

 

Mas quanto a discussão sobre réquiem, é isso aí, o que fez eu não gostar ou não é problema pra vocês ou até gostam, então nem tem muito o que falar. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acabei de ler as resenhas do Tensor e ...

 

Quando tinha uns 16 anos assisti Requiem e amei. Era a coisa mais maravilhosa que já tinha visto. Vi na casa de uma amigo e fui pra casa me segurando pelos muros pra não cair, tamanha fadiga psicológica. (Tá, eu tenho vergonha de falar isso ok?!)

 

Revi uns 2 anos depois esse filme, numa sessão de "coisas que você deve saber que eu gosto" na casa do André num início de namoro. E com uma cabeça um pouco mais madura pro cinema vi a bostinha que esse filme era. O show pirotécnico que esse diretor montou pra camuflar o vazio do filme.

 

Ótima resenha sobre Requiem e concordo com você sobre a cena das amigas da Ellen. Era aquela sensibilidade e sutileze que deveria ser buscada durante o filme todo.

 

Já sobre o Marcas, tenho que revê-lo. Mas lembro vagamente de ter gostado bastante deste filme quando o vi. Ainda sim, sua resenha está impecável apesar de não revisada.06

 

FRAM2008-11-20 15:23:32

Link to comment
Share on other sites

Naomi; nem é questão da suposta pretensão (concordo que filmes tenham que ter' date=' donnie darko é um, e eu adoro), mas sim a execução miserável desse. Acho totalmente injustificável a forma que ele filma os personagens, como a connelly em frente ao espelho, a conversa dos dois, etc, quase orquestrando tudo, sendo que ali não tem nada. se filmes fossem comida, esse seria um pastel de vento.

 

 [/quote']

 

Mas precisa ter justificativa pra forma ? Não sei se é bem a palavra certa...

Também acho os Sonhadores muito melhor, embora também gosto de Amelie 06.

 

 

Nacka, tua lista sai hoje ainda ? 05
Beckin2008-11-20 20:13:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Naomi; nem é questão da suposta pretensão (concordo que filmes tenham que ter' date=' donnie darko é um, e eu adoro), mas sim a execução miserável desse. Acho totalmente injustificável a forma que ele filma os personagens, como a connelly em frente ao espelho, a conversa dos dois, etc, quase orquestrando tudo, sendo que ali não tem nada. se filmes fossem comida, esse seria um pastel de vento.

 

 [/quote']

 

Mas precisa ter justificativa pra forma ? Não sei se é bem a palavra certa...

Também acho os Sonhadores muito melhor, embora também gosto de Amelie 06.

 

 

Nacka, tua lista sai hoje ainda ? 05

 

Ué, se com a câmera ela insinua que os personagens tenham uma certa profundidade, então deveria corresponder nem que minimamente a isso. 06 E não que eu me importe com isso, como falei no texto, se ele se assumisse como um mero filme de choque visual... perfeito, mostrasse a podridão pelas consequências de entrar naquela vida e tal, como o braço do sujeito, as cenas de sexo com a connelly e tudo mais, o que irrita é a forma que ele trata os personagens, a forma que ele trata o próprio filme, como se fosse um tratado sobre os porques do assunto, quando na verdade é apenas sobre o que acontece.

 

Bah, que feio hein nacka, depois de ter postado tantas vezes as datas... den06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...