Jump to content
Forum Cinema em Cena

Temporada dos Grandes Diretores no CeC


Nacka
 Share

Recommended Posts

Até posso. me explica rapidamente as regras que eu tento fazer.

Não quero parecer cantor de Rap que só reclama e não faz nada' date=' hahahahaha
[/quote']

 

Então, escolhe 10 diretores de cada lado, os que você gosta e cita pelo menos um filme representativo e aqueles que você não gosta ou acha que têm potencial, também lista um filme de cada, sendo que dessa lista aí, dos "ruins" você vai escolher um filme para rever e falar sobre. Pode ser que sua opinião mude ou não com a revisitada. A data para postar você pode escolher:

 

1 - Prepara a lista me manda, caso haja alguma desistência eu a posto.

2 - Fica para o fim da fila e fecha a temporada.

 

Vê aí o que fica melhor para você.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 459
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aí vai as listas do Beckin:

 

 

Peguei os diretores dos quais me identifico mais, me afundo mais em seus filmes mesmo. Também procurei escolher os que já assisti mais coisas, deixando assim alguns de fora. Foi dificílimo escolher, tive eu deixar de fora os Coen, Cronemberg, Tarantino... e outros mais novos que colocaria sem problema algum, como o Danny Boyle ou o Michel Gondry. A maioria são coisas óbvias, talvez (?), mas... que seja.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?XML:NAMESPACE PREFIX = O />

 

1 – Martin Scorsese (Táxi Driver, Touro Indomável, Caminhos Perigosos, o Rei da Comédia, Depois de Horas, os Bons Companheiros, Cabo do Medo, os Infiltrados... tudo, praticamente)

 

2qbewqu.jpg

 

2 – Alfred Hitchcock (Janela Indiscreta, Rebecca, Psicose, Pacto Sinistro, um Corpo que Cai, Os Pássaros, Marnie)

 

6th54n.png

 

3 – Woody Allen (Annie Hall, Match Point, Love and Death, Hannah e suas irmãs, Manhattan, a Rosa Púrpura do C<?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?XML:NAMESPACE PREFIX = ST1 />airo, Crimes e Pecados)

O melhor roteirista tbm, de sempre.

2h65xxe.png

 

4 – Sergio Leone (Era uma vez no oeste, Era uma vez na América, Por um punhado de dólares, Por uns dólares a mais, Três homens em conflito)

4huuc6.png

 

5- Francis Ford Coppola & Sofia Coppola (Trilogia O Poderoso Chefão, Apocalipse Now, As Virgens suicidas, Encontros e Desencontros, Maria Antonieta)

 

É, juntei os dois na mesma posição. Me matem, se quiserem 06

 

vr397p.png

 

6 – Roman Polanski (o Bebe de Rosemary, Repulsa ao sexo, Chinatown)

 

9j3leu.png

 

7 – Jean Luc-Godard (Bande à part, Acossado, Made in U.S.A, Pierrot le fou, Alphaville)

 

O único desses mais alternativos que eu já assisti bastante coisa e gostei de tudo. Ele tem uma das maneiras mais bonitas de filmar. Me apaixonei pela cultura tbm, depois de ver esse filmes.

otgh1u.png

 

8 – John Carpenter (Halloween, o Enigma de outro mundo, Christine, Fuga de Nova York)

os8hsw.png

 

9 – David Lynch (Cidade dos sonhos, Eraserhead, Veludo Azul, O Homem Elefante, Estrada Perdida)

2ezl3t0.png

 

10 – David Fincher (Seven, Clube da Luta, zodíaco)

 

2db41tg.png

 

Lado B

 

01 – Darren Aronofsky  (A Fonte da Vida)

02 – Peter Jackson (King Kong)

03 - Pedro Almodóvar (A Má Educação)

04 – Todd Field (Pecados Intimos)

05 – Gore Verbisnky (Piratas do Caribe 3)

06 – George Lucas (Star Wars :A Ameaça fantama)

07 – Marc Foster  (Mais estranho que a Ficção)

08 - Richard Kelly (Southtand Tales)

09 – Paul Haggis (Crash)

10 – Clint Eastwood (Sobre Meninos e Lobos)

 

Little_children.jpg

Na verdade eu acabei deixando a coisa pra última hora e escolhi um filme que revi por ocasião, semanas atrás. Mas se encaixa na proposta, se bem que pelo lado contrário, já que eu tinha até gostado na primeira vez em que assisti, no caso, Pecados íntimos, do Todd Field. É mais um daqueles filmes que usam o subúrbio americano e o “american way of life” como encaixe nas dualidades morais de seus personagens. Tem desde o pedófilo da vizinhança, ao casal adultero e por aí vai, tudo embalado pela frustração desses mesmos personagens com seu estilo de vida e blábláblá...

 

O que me incomoda, entre algumas outras coisas, é como esse plot bem maçante e já desgastado pelo cinema na última década, principalmente, é tratado pelo roteiro e pela direção robótica do Field como algum coisa interessante, fora do comum, de certa forma até de descoberta. Nem, é só entediante. É um filme maçante tratado por um diretor maçante. Aquele cinema onde preferem nos descrever como sentir e de que maneira sentir, tirando e descartando a nossa percepção intuitiva e capacidade como espectador, ao invés de criá-la de maneira natural, de encorajar e permitir que o espectador sinta e reaja junto, de acordo com sua visão pessoal. É tudo muito descritivo, pensado, cheio de explicações, sem personalidade. Mas nem dá pra se enganar e achar que o roteiro é de alguma maneira interessante, pra citar, o mesmo usa desde metáforas cafonas com skate até cenas redundantes como criança + pracinha + pedófilo.

 

E pra piorar, o Field usa uns recursos narrativos bem cansativos, que certamente não ajudaram a captar a minha atenção, o que é bem mais grave. A narração em off sendo um deles. Pecados íntimos não deixa de ser aquele cinema que utiliza de tema de social e de atores de alto calibre pra disfarçar a mediocridade de seu tratamento. Anseia por sutileza, mas cai na constante armadilha de causar pelo óbvio. que nem crash, sabe? só que mais limpinho, mais bonitinho, menos exagerado um pouco. Os atores tão bem, especialmente o Jackie Earle Haley, que é o único que conseguiu diminuir meu tédio como espectador nessa segunda revisitada. Tem uma ou duas cenas interessantes, como a do jantar entre Connelly, Winslet e Wilson.

 

O final é canastra que nem o protagonista.  Ao tentar contorcer o clichê básico de alguma conclusão mais feliz, optaram pelo caminho mais cheesy ainda de criar uma situação banal pra ilustrar uma mudança de caminho, a perda do sonho, uma volta pro suposto conforto mais vantajoso... how boring.

 

O texto tá bem nas coxas mesmo, mas acho que deu pra captar minha falta de identificação com o filme ao menos. Já disse várias vezes, não tenho o mínimo problema com obviedade, mas essa roupagem maquiada e intuitiva de complexidade (que não existe) me deixou pra baixo, e muito. Já aconteceu de filmes com abordagens semelhantes me agradarem mais, mas essa contradição de opiniões é boa, já que no fim depende da conotação individual mesmo. Não existe uma coisa calculada, certinha, exatamente como Pecados íntimos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

[quote name='Beckin]

 

, tive eu deixar de fora os Coen, Cronemberg, Tarantino..=<?:NAMESPACE PREFIX = O />

[/quote']

 

Já começou errando...  3 vezes... 06

 

Mas a lista tá muito boa. Junto com a do Tensor foi a que mais bate com meu gosto. E o que foi aquela "soma" dos Copolla?? Eu não consigo ver muita relação entre eles a não ser a de sangue. Mas tá valendo, pelo menos os dois foram lembrados, o que é o mais importante...

 

E da lista B eu vi pouca coisa, então nem tenho muito o que comentar. Na verdade nem sei ainda como vou fazer o meu lado B, porque não vejo tantos filmes assim e geralmente seleciono muito bem o que vejo, então acabo vendo quase nada que não gosto.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O único problema que eu vi na lista de Stradivarius foi ele ter posto como favoritos diretores que ele viu dois ou três filmes apenas. Sei lá, acho que se eu fizesse uma lista desse tipo só teria diretores que eu vi no mínimo 5 filmes (ou então 40% de sua filmografia, caso ele tenha feito poucos filmes).

A lista de Beckin é muito boa, diretores notáveis na lista de melhores e diretores fracos na de piores (com exceção de Eastwood).

 

Little Children só vale a pena por Winslet e Connelly, já que o diretor inunda o filme com um moralismo e pretensão que irrita. O desenvolvimento de todos os personagens é bastante simplista, ainda mais quando você compara com o livro (que é fantástico). Uma pena, pois Entre Quatro Paredes é excelente.
Luizz2008-12-01 18:34:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não vejo problema de colocar entre os preferidos diretores que tenha visto apenas 3 filmes. Se eu tivesse visto apenas Pulp Fiction, Cães de Aluguel e Kill Bill do Tarantino, já o consideraria melhor que 98% de qualquer outro diretor que eu já tenha assistido mais filmes.

 

Quanto a lista do Beckin, ótima mesmo, mas depois do Woody Allen, ele só deixou de colocar os outros 3 melhores. 1106  Mas muito boa mesmo. Tem o Hitch que eu não sou fã, e o Godard e Polanski que conheço pouca coisa (mas Godard eu já to com uns 3 aqui no pc, prontinho pra ver, e o Polanski logo logo vou correr atrás de mais coisas), e o resto todos eu adoro.

 

Mas po beckin, tu cheirou uma pra colocar os Coppola no mesmo saco, hein? 06 E sobre eles, adoro também. O Coppolão é muito mais diretor e cansou de fazer ops, só que a coppolinha fez um filme que pra mim é melhor que qualquer outra coisa que o coppolão tenha feito: encontros e desencontros. E adoro as virgens suicidas também, mas não gosto de maria antonieta, bem pelo contrário (mas quero rever mesmo assim).

 

E sobre a resenha, ainda não vi o filme, mas assim que fizer venho aqui e leio ela.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obrigado, dook. kong_chorando.gif Mas não é que eu não goste do Hitch, acho ele ótimo, mas acho até que me expressei um pouco errado em falar apenas que não sou fã. Eu vi apenas 5 filmes dele, Janela Indiscreta - que é op, fantástico, ta entre meus preferidos - ...Um Corpo que Cai, Psicose e Os Pássaros - que são muito bons, tenho o DVD de dois inclusive, mas que apesar disso eu não consigo coloca-los perto dos meus filmes preferidos,são daqueles que eu gostei bastante mas não muito mais que isso (mas Um Corpo que Cai precisa de revisão) - e Trama Macabra, que esse eu não gostei, apesar de por ser Hitch, tem algumas coisas legais, principalmente alguns movimentos de câmera. Mas enfim, o negócio de não ser fã é apenas em não coloca-lo entre meus preferidos (tirando o Janela).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sei que quando o assunto é dedo tu entende mais que qualquer um aqui (ok, desculpa, mas não resisti), mas isso aí foi exagero. A guria manda muito bem sim, tem poucos filmes, mas é perfeitamente compreensível alguém comparar o melhor do pai dela com o melhor dela, e preferir o da sofia. Tensor2008-12-01 20:06:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vocês não perceberam que essa junção dos Coppola foi numa tentatria desesperada de deixar a Coppolinha na lista?

 

Pow, Beck.. shame on you. 06

 

A lista tá boa. Bem a cara do Beck.

Pecados Íntimos é bacana...É um filme que não se esquece, fica por um bom tempo na nossa cabeça. E vale ainda mais pelas atuações da Winslet e daquele carinha... que fazia o doido e eu não lembro o nome... rs

 

--

E a próxima serei eu.... Oh céus, dai-me tempo para fazer essa resenha (porque a lista já tá pronta).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pecados Íntimos é bacana...É um filme que não se esquece' date=' fica por um bom tempo na nossa cabeça. E vale ainda mais pelas atuações da Winslet e daquele carinha... que fazia o doido e eu não lembro o nome... rs

 
[/quote']

 

Só pela cena da lavanderia, só.

 

06

 

Ok... fica por um bom tempo na nossa cabeça... inclusive na das mulheres...

 

E pode ter certeza de que eu não fiquei pensando no filme por causa das péssimas celulites da Winslet nessa cena ou das estrias dela na cena da piscina, quando ela está de maiô. 06

 

É porque o filme é bacana mesmo.

 

--

E antes que diga que é por causa do ator nu... Eu tenho melhor no meu colchão. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu sei que quando o assunto é dedo tu entende mais que qualquer um aqui (ok' date=' desculpa, mas não resisti), mas isso aí foi exagero. A guria manda muito bem sim, tem poucos filmes, mas é perfeitamente compreensível alguém comparar o melhor do pai dela com o melhor dela, e preferir o da sofia. [/quote']

 

Não concordo... Nem aqui, nem muito longe daqui...

 

Link to comment
Share on other sites

Desenvolve, então... que acha de encontros e desencontros, sunder ?

 

[quote=Beckin]

 

, tive eu deixar de fora os Coen, Cronemberg, Tarantino..=<?:NAMESPACE PREFIX = O /><?XML:NAMESPACE PREFIX = O />

[/quote']

 

Já começou errando...  3 vezes... 06

 

Mas a lista tá muito boa. Junto com a do Tensor foi a que mais bate com meu gosto. E o que foi aquela "soma" dos Copolla?? Eu não consigo ver muita relação entre eles a não ser a de sangue. Mas tá valendo, pelo menos os dois foram lembrados, o que é o mais importante...

 

E da lista B eu vi pouca coisa, então nem tenho muito o que comentar. Na verdade nem sei ainda como vou fazer o meu lado B, porque não vejo tantos filmes assim e geralmente seleciono muito bem o que vejo, então acabo vendo quase nada que não gosto.

 

 

 

Mas não tem nenhuma relação mesmo 06. Eu coloquei os dois na mesma posição pra explicar o fato de que gosto tanto dos filmes do pai quanto da filha, num mesmo patamar no sentido de qualidade mesmo. To nem aí 06

 

Tu podia pegar o lado B pra colocar alguns que tu considera superestimados. Como coloquei com a Má educação e o do Eastwood

 

 

Quanto a lista do Beckin' date=' ótima mesmo, mas depois do Woody Allen, ele só deixou de colocar os outros 3 melhores. 1106  Mas muito boa mesmo. Tem o Hitch que eu não sou fã, e o Godard e Polanski que conheço pouca coisa (mas Godard eu já to com uns 3 aqui no pc, prontinho pra ver, e o Polanski logo logo vou correr atrás de mais coisas), e o resto todos eu adoro.

 

Mas po beckin, tu cheirou uma pra colocar os Coppola no mesmo saco, hein? 06 E sobre eles, adoro também. O Coppolão é muito mais diretor e cansou de fazer ops, só que a coppolinha fez um filme que pra mim é melhor que qualquer outra coisa que o coppolão tenha feito: encontros e desencontros. E adoro as virgens suicidas também, mas não gosto de maria antonieta, bem pelo contrário (mas quero rever mesmo assim).

 

E sobre a resenha, ainda não vi o filme, mas assim que fizer venho aqui e leio ela.
[/quote']

 

06

 

Eu meio que me arrependi de ter deixado os Coen e o Cronemberg de fora, ma é assim, cada dia vai mudando dependendo do meu humor. Eu devia te encaixado uns dois juntos em cada posição 06. Os cara são foda, tanto quanto os outros 10

 

Vocês não perceberam que essa junção dos Coppola foi numa tentatria desesperada de deixar a Coppolinha na lista?

 

Pow' date=' Beck.. shame on you. 06

 

[/quote']

 

Não foi não Veras, nem vem 06. Eu tiraria um dos últimos da lista pra deixar ela, tranquilo.

 

---

 

ps ; valeu todo mundo pelos comentários!
Beckin2008-12-02 13:37:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu sei que quando o assunto é dedo tu entende mais que qualquer um aqui (ok' date=' desculpa, mas não resisti), mas isso aí foi exagero. A guria manda muito bem sim, tem poucos filmes, mas é perfeitamente compreensível alguém comparar o melhor do pai dela com o melhor dela, e preferir o da sofia. [/quote']

 

Não é não. Se você for comparar Apocalipse Now com Maria Antonieta, verá que a diferença é gigantesca (mesmo que a comparação em si seja muito estranha, já que a única coisa que os liga é o grau de parentesco entre os diretores).
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu sei que quando o assunto é dedo tu entende mais que qualquer um aqui (ok' date=' desculpa, mas não resisti), mas isso aí foi exagero. A guria manda muito bem sim, tem poucos filmes, mas é perfeitamente compreensível alguém comparar o melhor do pai dela com o melhor dela, e preferir o da sofia.

[/quote']

 

Não é não. Se você for comparar Apocalipse Now com Maria Antonieta, verá que a diferença é gigantesca (mesmo que a comparação em si seja muito estranha, já que a única coisa que os liga é o grau de parentesco entre os diretores).

 

 

Por favor, explique porque não é compreensível alguém preferir o melhor da Sofia ao melhor do pai dela.

 

ps: não consegui arrumar essa merda de quote
Fulgora2008-12-02 17:10:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra você, algum filme dos últimos oito anos pode ser comparado ao poderoso chefão, ou não, é daqueles que acha que não se fazem mais filmes como antes, e etc etc? E se a resposta for não, me fale qual o filme mais recente que pode ter a honra de acharmos compreensível alguém considera-lo melhor que o chefão (se não for dessa década, pode se da passada, de 80, etc, quanto mais recente melhor, é que agora fiquei curioso mesmo).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra você' date=' algum filme dos últimos oito anos pode ser comparado ao poderoso chefão, ou não, é daqueles que acha que não se fazem mais filmes como antes, e etc etc? E se a resposta for não, me fale qual o filme mais recente que pode ter a honra de acharmos compreensível alguém considera-lo melhor que o chefão (se não for dessa década, pode se da passada, de 80, etc, quanto mais recente melhor, é que agora fiquei curioso mesmo).

[/quote']

 

Mal-sucedida essa tentativa de banalizar a opinião adversa, tentando

encaixá-la num esteriotipo besta... Se eu não achasse algum filme feito

nos últimos anos melhor que o Chefão, isso não implica em achar que

"não se fazem mais filmes como antes blablabla", não é ?

 

Mas enfim, só pra não deixar a pergunta em branco, duas respostas

rápidas de filmes do mesmo gênero : Goodfellas e Era uma vez na América.

 

Em tempo : qualquer pessoa tem todo o direito de achar seja lá qual

filme for melhor do que Chefão. Só que, dependendo da resposta, eu

também tenho direito de achá-la maluca por isso. den

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...