Jump to content
Forum Cinema em Cena

Roger Corman : Genio ou não?


alfetunes
 Share

Recommended Posts

  • Members

   Visto THE MASK OF THE RED DEATH 

 

 

 Visto The_Masque_of_the_Red_Death_(1964).jpg

 

 

   THE MASK OF THE RED DEATH (que recebeu uma tradução tosca no Brasil) é mais um belo fruto da colaboração entre Corman e Vincent Price em adaptar para as telas a obra de Edgar Allan Poe. O filme aborda temas como fé, a corruptibilidade humana e o medo da morte de forma bem palatável, mas não didática, quase como uma versão um pouco menos encucada de O SÉTIMO SELO de Ingmar Bergman. Como de costume, Vincent Price está magnifico, desta vez na pele do cruel Príncipe Prospero, um monarca satanista que manipula toda a sua corte como se fossem brinquedos, além de ter quase uma necessidade de corromper aqueles que encontra, o que faz com que tenha grande interesse na devota Francesca (Jane Asher).

 

 O designer de produção é outro ponto a se destacar. Enquanto todo o povoado além dos muros do castelo de Prospero é retratado como um ambiente escuro, tomado pela peste, com casas em ruínas e arvores mortas, o interior da fortaleza do Príncipe é extremamente colorido (e não por coincidência, não possui a cor vermelha). Entretanto, não parece haver nenhum refúgio para os personagens, já que dentro ou fora do castelo de Prospero, encontram morte e loucura.

 

  Uma das melhores (quiça o melhor) do ciclo de adaptações de Poe, THE MASK OF THE RED DEATH com certeza merece ser conferido. Talvez o melhor do Corman ao lado de O POÇO E O PÊNDULO.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 Visto O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO X


 


 o_homem_dos_olhos_de_raio_x.jpg


 


 


   Na trama, o Dr. James Xavier (Ray Milland) é um cientista, que trabalha em uma fórmula que melhoraria a visão humana em 100%, já que percebemos apenas 10% das ondas e espectros de cor que nos cercam. Sem verbas, o Dr. Xavier decide testar a fórmula em si mesmo, e logo descobre que desenvolveu visão de raio X, Mas o que parecia ser uma benção logo se transforma em uma maldição, pois o cientista não consegue controlar os seus poderes, o que começa a enlouquece-lo.


 


  Roger Corman e Ray Milland voltam a trabalhar juntos depois do interessante ENTERRO PREMATURO neste Sci-fi B. Apesar da proposta simples,  percebe-se, especialmente pela cena final, que o filme parece almejar temas mais complexos, como a posição que o homem se coloca diante de uma força maior, e que tipo de respostas estamos prontos pra obter ou não. Basicamente a reminiscência básica da maioria das histórias envolvendo cientistas loucos, como FRANKENSTEIN e outros.


 


  Entretanto, falta ritmo e atmosfera a O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO X, para que fosse um filme realmente interessante. Mesmo que a projeção seja de curtíssima duração, a impressão é que o filme se arrasta a partir de certo momento. Nem o talento de Ray Milland salvou o filme, e olha que ele se esforça. Em resumo, se eu tivesse que indicar um filme para alguém que quer começar a conhecer a filmografia de Roger Corman, decididamente não seria esse.


Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...