Members Stradivarius Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Sim' date=' babava demais. De Taxi e do alumiado também (esses eu ainda curto bastante, embora não exatamente pelos mesmos motivos). O que ocorreu com Dogville é que resume precisamente a visão de bosta que eu tinha do cinema, achando que milhões de metáforas, sub-textos e referências a passagens bíblicas é que era cinema. Mas é o que eu dizia lá no ccc, o próprio cinema acaba interferindo e mudando a gente, e essa reciclagem é importante por incitar a procura de outras coisas, e os filmes que você vai vendo e as outras formas de tratar um mesmo assunto que se vai conhecendo acaba se projetando sobre tudo que você já viu. Uns filmes ficam melhores, outros piores, outros diferentes. A ausência absoluta de razão e significação de Império dos Sonhos e a liberdade criativa levada à estratosfera de Prelúdio (e o horror italiano é um tratado definitivo sobre a livre imaginação acima de tudo) entraram em conflito direto com aquele cinema limitado e delimitado por riscas de giz de Dogville de um modo que eu não pude ignorar. [/quote'] Se vc realmente acha limitado, não há o que fazer... Mas o problema deste raciocínio, na minha visão, é que vc comparou as "propostas" do Lynch e do terror italiano, com a do Lars von Trier. Pelo menos pra mim, é possível degustar o delírio de Império dos Sonhos e ao mesmo tempo curtir um thriller do Neil Jordan ou um melodrama do Jim Sheridan em igual escala... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted October 17, 2008 Report Share Posted October 17, 2008 Exatamente. Afinal, isso também é limitar a visão de cinema de certo modo. Cada filme é um filme, ué. Se existem milhões de subtextos e metáforas em Dogville, pra mim não faz o menor sentido ele deixar de ser genial porque descobre-se outros tipos de arte. Eu adoro todos eles e nunca entrei em conflito, realmente isso ter acontecido com o Foras. Eu vejo significado em todas as cenas de Donnie Darko e amo o filme desesperadamente, no entanto, amo Prelúdio e os totais absurdos do enredo em prol de provocar reações sensitivas do espectador e ampliar o universo do filme sem dar a mínima para a lógica dos acontecimentos. Não acho que um seja mais cinema que outro. Mr. Scofield2008-10-17 18:09:10 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Rayden Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Quanto aos tops, ficou óbvio que alguns não entenderam as intenções. A idéia é ressaltar filmes que a crítica/público adora e você não gosta, enfatizando a questão da subjetividade e mostrando que não há nada de errado com isso. Óbvio que filmes ruins naturalmente como Anaconda não se encaixam no padrão que buscamos aqui. Os meus são: 01. Má Educação (Pedro Almodóvar, 2004) 02. O Resgate do Soldado Ryan (Steven Spielberg, 1998) 03. Manhattan (Woody Allen, 1979) 04. Central do Brasil (Walter Salles, 1998) 05. Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967) 06. Batman Begins (Christopher Nolan, 2005) 07. Fale Com Ela (Pedro Almodóvar, 2002) 08. Evil Dead II (Sam Raimi, 1987) 09. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (Peter Jackson, 2001) 10. Nascido Para Matar (Stanley Kubrick, 1987) [/quote']Ah bom, então assim, sim. Então não são os 10 piores filmes já feitos, são os 10 mais punhetados pela crítica que você não gosta. Alguns que eu acho que a crítica deveria baixar mais a bola ao comentar (por ordem cronológica): - Vários do Ingmar Bergman- Dr. Fantástico - Chinatown - O Iluminado - As Virgens Suicidas - Gladiador - O Senhor dos Anéis (trilogia) - Encontros e Desencontros - Batman Begins - Juno Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Pois é, essa explicação do Forasteiro explica Magnólia estar na lista dele. Agora, pra mim Magnólia é perfeito não por seus N significados e/ou metáforas e sim porque desperta sentimentos à flor da pele em mim. O semi-sorriso da mina no fim derruba em importância 50 chuvas de sapos. Uma coisa não impede a outra. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 E Scofa, sei que é off, mas o que tu acha da versão do diretor de Donnie Darko? Porque eu vi e achei uma imensa, colossal merda, sendo que gosto bastante da versão normal. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted October 17, 2008 Report Share Posted October 17, 2008 Acho absolutamente fenomenal, Peruca. Sou fãzóide mesmo, não tem como negar. Mas ele ainda vai ter que se manter no topo por mais longos 7 anos pra ser o filme da qual fui mais fãzóide da vida (The Jacob's Ladder ficou entre 93 e 2004 em primeiro lugar). Mr. Scofield2008-10-17 18:41:29 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 É que eu acho que a versão do diretor "explica" demais e apequena. Não lembro detalhes, mas lembro que foi essa a sensação. Além do FDP ter tirado The Killing Moon da trilha. Sendo que eu achava essa uma das melhores insersões de música em algum filme. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jailcante Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Pô, Foras, que sacanagem! Vocês trouxeram esses top para cá. Me sinto na obrigação de colocar o meu também. O que postei no MP!: Não consegui preencher uma lista com 10 filmes “conceituados” que eu considero ruins, já que a maioria dos filmes ruins que assisti não são conceituados. Então, fiz essa relação. Só os dois primeiros filmes é que realmente são ruins. Os demais não. Só que eles não me empolgam tanto, como empolgam muita gente. São meio “nhé” mesmo. 01. Vanilla Sky (Cameron Crowe, 2001)02. O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krugger (Wes Craven, 1994)03. O Jardineiro Fiel (Fernando Meirelles, 2005)04. Quem Bate à Minha Porta? (Martin Scorsese, 1968)05. Sindicato de Ladrões (Elia Kazan, 1954)06. O Franco Atirador (Michael Cimino, 1979)07. Rocky, um Lutador (John G. Avildsen, 1976)08. Batman (Tim Burton, 1989)09. Filhos da Esperança (Alfonso Cuarón, 2006)10. King Kong (Peter Jackson, 2005) Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jailcante Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 3: Star Wars (qualquer um) 6: Kill Bill 7: O Exorcista 8: Uma Cilada Para Roger Rabbit 10: Trilogia De Volta Para o Futuro HEREGEEEEEEEEEEEEEE 2! Herege!!!!! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Boa Jail O Franco Atirador entra na minha também... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 maaaaaaais ou meeeeeeeeeenos01. A Primeira Noite de um Homem02. Juno03. A Espera de um Milagre04. Barton Fink05. O Iluminado06. Operação França07. As Virgens Suicidas08. Forrest Gump09. Curtindo A Vida Adoidado10. Lavoura Arcaica Estou tendo um caso de amor e odio com tua lista. Lavoura Arcaica, Forrest Gump, Curtindo a Vida... Juno! Perfeito, parabéns mesmo. Em um top 20 colocaria todos esses aí. Mas O Iluminado e Barton Fink, po. heheh A Primeira Noite eu gosto bastante, mas não acho absurdo entrar em lista assim, e pra A Espera de um Milagre eu to cagando. Operação França nem vi. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Angelo Voorhees Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Tive que botar Assassinato em Gosford Park na lista, foi bem lembrado pelo Renato. Tirei a Trilogia do Futuro para o deleite de alguns. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Aliás, esses dois filmes da naomi encabeçariam meu top de heregisses das citações aqui. Que ficaria algo assim: 01. O Iluminado - naomi 02. Barton Fink - naomi 03. A Felicidade Não se Compra - vicking 04. Os Sonhadores - sith 05. Encontros e Desencontros - rayden 06. De Volta Para o Futuro - angelo 07. Kill Bill - angelo 08. Manhattan - scofa 09. A rosa Púrpura do Cairo - vicking 10. Chinatown - vicking Isso pq o bat não postou aquela pouca vergonha dele ainda.Tensor2008-10-17 21:15:56 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Forasteiro Posted October 17, 2008 Author Members Report Share Posted October 17, 2008 Sim' date=' babava demais. De Taxi e do alumiado também (esses eu ainda curto bastante, embora não exatamente pelos mesmos motivos). O que ocorreu com Dogville é que resume precisamente a visão de bosta que eu tinha do cinema, achando que milhões de metáforas, sub-textos e referências a passagens bíblicas é que era cinema. Mas é o que eu dizia lá no ccc, o próprio cinema acaba interferindo e mudando a gente, e essa reciclagem é importante por incitar a procura de outras coisas, e os filmes que você vai vendo e as outras formas de tratar um mesmo assunto que se vai conhecendo acaba se projetando sobre tudo que você já viu. Uns filmes ficam melhores, outros piores, outros diferentes. A ausência absoluta de razão e significação de Império dos Sonhos e a liberdade criativa levada à estratosfera de Prelúdio (e o horror italiano é um tratado definitivo sobre a livre imaginação acima de tudo) entraram em conflito direto com aquele cinema limitado e delimitado por riscas de giz de Dogville de um modo que eu não pude ignorar. [/quote'] Se vc realmente acha limitado, não há o que fazer... Mas o problema deste raciocínio, na minha visão, é que vc comparou as "propostas" do Lynch e do terror italiano, com a do Lars von Trier. Pelo menos pra mim, é possível degustar o delírio de Império dos Sonhos e ao mesmo tempo curtir um thriller do Neil Jordan ou um melodrama do Jim Sheridan em igual escala... Claro, uma coisa não anula a outra. Eu continuo gostando de metáforas que dão certo, que ornamentam o filme não que são inteiras o próprio. O assassinato simbólico no Vá e Veja é uma das metáforas mais poderosas e eficientes de todo o cinema, por exemplo, mas é algo orgânico. Não que não tenha sido pensada e introjetada no filme, que o diretor não queira dizer algo com aquilo. ele quer, e é o conjunto dessa mensagem racional em sgundo plano com a própria cena em primeiro que produz sentimento, que marca. Mas o filme todo montado sobre referências, críticas, sub-textos da guerra do iraque [/pablo], é outra coisa... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Forasteiro Posted October 17, 2008 Author Members Report Share Posted October 17, 2008 Exatamente. Afinal, isso também é limitar a visão de cinema de certo modo. Cada filme é um filme, ué. Se existem milhões de subtextos e metáforas em Dogville, pra mim não faz o menor sentido ele deixar de ser genial porque descobre-se outros tipos de arte. Eu adoro todos eles e nunca entrei em conflito, realmente isso ter acontecido com o Foras.Eu vejo significado em todas as cenas de Donnie Darko e amo o filme desesperadamente, no entanto, amo Prelúdio e os totais absurdos do enredo em prol de provocar reações sensitivas do espectador e ampliar o universo do filme sem dar a mínima para a lógica dos acontecimentos. Não acho que um seja mais cinema que outro. [/quote'] A definição pra "genial' é que muda. milhões de metáforas e subt-textos, que eu considerava como essência no próprio papel do cinema, vejo bem mais como muletas de um cara que não confia na própria câmera do que qualquer outra coisa. Repito: ele pode introduzir mensagens 'ocultas' e o escambau, mas forma >>>>>>>> etc, e pra levar um filme adiante com pleno êxito sem ter os dois pés fincados na trama (Suspiria, por ex, não tem trama. mesmo) tem que ter muito talento, e é o que difere um cineasta de um cinegrafista. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Nada a ver mesmo. Agora se na sua cabecinha' date=' ter dificuldade em se comunicar plenamente com um filme significa achá-lo ruim por todos os poros, procure um psicólogo. [/quote'] O problema provavelmente está na sua cabecinha, se achar que os outros que montaram as listas acham os filmes nelas citados ruins por todos os poros... Mas enfim, não adianta mostrar o cinza pra quem só vê em preto e branco. Onde eu disse que a lista dos outros contém filmes que eles acham totalmente ruins? Quem começou com essa palhaçada foi você, me questionando se não era eu quem tinha dito que os filmes do Altman eram ruins. O ponto é: eu NUNCA disse tal coisa. Agora se você ainda insiste que eu sugeri que os filmes do Altman são ruins, reitero: procure um psicólogo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Forasteiro Posted October 17, 2008 Author Members Report Share Posted October 17, 2008 Pois é' date=' essa explicação do Forasteiro explica Magnólia estar na lista dele. Agora, pra mim Magnólia é perfeito não por seus N significados e/ou metáforas e sim porque desperta sentimentos à flor da pele em mim. O semi-sorriso da mina no fim derruba em importância 50 chuvas de sapos. Uma coisa não impede a outra.[/quote'] Entendo perfeitamente. O problema de muita gente com Lavoura é bem isso, porque o filme é todo metidão a besta e todo supostamente poético e mega-pretensioso, mas pra mim é o catalisador de emoções mais poderoso já concebido pelo homem. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Tive que botar Assassinato em Gosford Park na lista' date=' foi bem lembrado pelo Renato. Tirei a Trilogia do Futuro para o deleite de alguns. [/quote'] E para a mantença da sua integridade física... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Pô, não saquei mesmo onde está a limitação do cinema em Dogville... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Forasteiro Posted October 17, 2008 Author Members Report Share Posted October 17, 2008 Pô' date=' não saquei mesmo onde está a limitação do cinema em Dogville... [/quote'] Porque você é burro. No sentido de dar uma super-importância a tudo aquilo que a gente vinha falando (metáforas babacas e coisas) o que acaba não estabelecendo muita diferença entre o filme do Von Trier na tela ou impresso em Times New Roman na forma de manifesto-contra-qualquer-coisa. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Mas aí você tá reduzindo Dogville a um punhado de metáforas e coisas subliminares como se o filme fosse desprovido de uma "forma" que lhe desse relevância estética. Bem, a própria ausência de cenário e existência de riscas de giz delimitando aquele universo pode ser equiparada ao chute dado na lógica nos filmes do Bava e tantos outros caras que adoramos como Carpenter e tantos outros. Tanto é encarado desta forma que a sequência (igualmente estupradora), Manderlay, foi imensamente criticada justamente por "repetir" a "forma"... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Acho que o ponto aqui é que metáforas/críticas/afins são coisas palpáveis e plenamente identificáveis enquanto o que nos afeta em um filme vai além disso e é extremamente pessoal. Citando o Exemplo de Os Incompreendidos, eu realmente posso não ter captado tudo o que o diretor quis dizer, mas isso pouco importa, pois entender não é um fator determinante para mim. Se alguém vier e me explicar eu ainda vou achar que não me diz nada. O contra-exemplo pra mim é Encontros e Desencontros que é um filme que joga todas as fichas em identificação. E fica assim: ou o cara gosta muito ou simplesmente não consegue compreender quem gosta. Não porque a pessoa é burra ou não "entendeu" o filme em si e sim porque o que afeta à mim não afeta à você, é extremamente subjetivo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members RAZIEL Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Ainda não vou montar meu top 10, mas de início, posso adiantar que entram: Apocalypse Now, Forrest Gump, Batman Begins e Os Goonies. Até hoje não entendo pq todo mundo gosta dessa imundície de Goonies. Mas vem cá, não há muita diferença entre este tópico e o "Todo mundo gostou, mas eu odiei", há?RAZIEL2008-10-17 23:36:41 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members RAZIEL Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 É que eu acho que a versão do diretor "explica" demais e apequena. Não lembro detalhes' date=' mas lembro que foi essa a sensação. Além do FDP ter tirado The Killing Moon da trilha. Sendo que eu achava essa uma das melhores insersões de música em algum filme. [/quote'] Porra! Como é que alguém tira uma das melhores músicas de todos os tempos da trilha sonora do próprio filme? Deve ter sido problema de direitos autorais, sei lá, não é possível... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Angelo Voorhees Posted October 17, 2008 Members Report Share Posted October 17, 2008 Até hoje não entendo pq todo mundo gosta dessa imundície de Goonies. Sem infância. Eu até gosto do filme, mas não encho muito a bola dele não. Acho o filme muito bom até a parte em que o Sloth aparece, depois acho que ele se perde. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.