Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Caso da Menina Eloá


Rodrigo AS
 Share

Recommended Posts

  • Replies 182
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Movio' date='

Se ele tivesse pedido para a policia dançar o "Mambo" na frente de toda a imprensa, ele teria conseguido, tamanha a falta de controle da policia em relação à situação...
[/quote'] concordo!

 

Apesar de tudo tenho pena do rapaz tb. creio q vai se arrepender amargamente pela merda q fez!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu também não tenho e mínima pena desse assassino, e acho que estão tratando ele melhor do que merecia, deixando separado de outros presos.... Agora voltando à ação da polícia, é claro que eles erraram em deixar a outra voltar, isso foi inédito num caso de seqüestro e até agora especialistas do mundo todo não acreditam numa falha tão grande como essa. O GATE é motivo de piada e não só por isso, mas também pela invasão mal sucedida.

 

Mas também ficar só acusando é muito fácil, porque a polícia tem uma grande dificuldade em usar todo o aparato que poderia usar, por causa de nossas leis e dos malditos direitos humanos que só aparecem quando um bandido morre!

 

Alguém aqui tem dúvida de que a melhor saída para esse caso seria um atirador de elite meter uma bala da cabeça daquele animal? Teve uma ótima oportunidade quando ele apareceu na janela junto de Eloá para pegar um documento, aquele era o momento certo para um atirador de elite espatifar os miolos daquele retardado para todos os lados. Mas se fizessem isso, aposto que os direitos humanos apareceriam na hora para criticar e processar o policial que fizesse isso.. E a impressa então? Alguém tem dúvida que Sonia Abrão e companhia viriam a público dizer: “o menino era um coitado apaixonado e não merecia morrer, e que uma hora ou outra libertaria as meninas e acabaria tudo bem?”.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hmmm, o jurista Ives Gandra disse que não é o GATE o grupo especializado p esse tipo específico de operação, depois de 24 horas outro grupo deveria ter assumido as negociações, no caso, o GER, o Grupo Especial de Resgate. Quando perguntaram ao Dr. Gandra porque o GER não foi acionado, ele disse que essa pergunta deve ser feita à Secretaria de Segurança do Estado.

 

Bom, o que eu vejo é o seguinte, o GATE fez o que podia, já que é um grupo com limitações para casos graves. Agora, eu tenho certeza que se eles tivessem tentado algo mais ousado, como tentar matar o bandido, seriam massacrados também, já ia aparecer um monte de gente falando q era só um jovem triste pq perdeu a namorada, mas que era uma pessoa boa... nada vai trazer a garota de volta, já foi, mas se fosse p achar algum culpado em primeiro lugar é o cara q atirou (espero q ele receba um tratamento digno dos futuros companheiros de cela) e em segundo é o Estado, que tratou esse sequestro com descaso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Renato a polícia tem sim atiradores de elite' date=' não os usou porque o caso pediu prudênmcia. Além do mais, o cara, era réu primário, com certeza estariam todos detonando a policia por ter matado um rapaz de 22 anos sem passagem pela polícia. É fácil criticar depois quena merda está feita.

[/quote']

 

Bom... eles estão sendo criticados agora com uma merda maior ainda.

 

Merda por merda, prefiro receber críticas por ter matado bandido do que por aquiescer a morte COVARDE de uma MENINA de 15 anos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Respondendo a sua pergunta

 

Presos de CDP ameaçam seqüestrador de Eloá

São Paulo - Detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros' date=' na zona oeste de São Paulo, Lindembergue Alves está sozinho numa cela do Segundo Pavilhão - ele não teria sido aceito pelos detentos do Primeiro Pavilhão. Seu humor, segundo oficiais que o acompanharam, sofria alterações bruscas: ora Alves se mostrava extremamente agressivo, ora choroso. Em alguns momentos, o seqüestrador pareceu transtornado. Pouco antes da invasão, ele disse ao grupo que negociava sua rendição: "Tenho um anjinho e um diabinho do meu lado. Estou ouvindo mais o diabinho."

 

Os presos do CDP não aceitam a presença de Alves. Segundo famílias que fizeram a visita costumeira dos sábados aos presos, a chegada do seqüestrador ao Cadeião, às 2 horas de ontem, provocou irritação nas diversas celas. Os presos já teriam cobrado da diretoria a transferência de Alves e ameaçado matá-lo. N sexta-feira, traficantes do Jardim Santo André haviam ameaçado expulsar a família do seqüestrador e matá-lo na cadeia, por "afetar o movimento de venda de drogas nas imediações".

 

"Quando souberam que ele estava aí, já começaram a se mexer para expulsar esse cara", comentou a cozinheira Marinalva Pereira Oliveira, de 29 anos, mulher de um detento. Ela e muitas outras mulheres afirmaram que há alvoroço na detenção. "Eles vão fazer a maior bagunça até que o diretor resolva tirar ele daí", garantiu. Inicialmente, o seqüestrador havia sido levado para o 6º Distrito Policial de Santo André, onde se recusou a falar sobre o ocorrido, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Foi transportado para a sede do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), para o Instituto Médico-Legal (IML) de Santo André e, finalmente, para o CDP paulistano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

[/quote']

 

Diante disso, fica uma questão de alta indagação: o que aconteceu com aquele papo de "vou matá-la e depois me suicidar"?

 

17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Renato a polícia tem sim atiradores de elite' date=' não os usou porque o caso pediu prudênmcia. Além do mais, o cara, era réu primário, com certeza estariam todos detonando a policia por ter matado um rapaz de 22 anos sem passagem pela polícia. É fácil criticar depois quena merda está feita.

[/quote']

 

Bom... eles estão sendo criticados agora com uma merda maior ainda.

 

Merda por merda, prefiro receber críticas por ter matado bandido do que por aquiescer a morte COVARDE de uma MENINA de 15 anos.

 

Concordo com o Conde.. entre a morte do sequestrador e o refem, a policia deveria priorizar a deste primeiro. Mas criou as condicoes pra q ocorresse o inverso. Prum caso q se prolonga quase 100hrs (!?) havia alguma coisa errada... e nao era dentro do cárcere.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu não acredito em certas coisas que to lendo aqui.

A polícia cometeu alguns erros' date=' sim. Mas acho que estão crucificando demais a polícia. Nossa imprenssa sim que é podre, que cria caso, como falado a cima, deram confiança pro bandido. A polícia não lida apenas com o bandido, lida com a população, com advogados, com a família e com a mídia, que é a que mais atrapalha. As coletivas estão me dando nojo, tenho vontade de vomitar com as perguntas tendenciosas dos jornalistas.

E falando das 100 horas, há sequestros que duram mais, muito mais tempo, desse mesmo jeito. São casos complicados que exigem tempo mesmo!

[/quote']

 

A Polícia tem o dever de executar suas diversas funções. Ser Relações Públicas de imprensa, ONGs de direitos humanos e pseudo-pensadores idiotas e hipócritas não é uma delas. A Polícia tem o dever de instaurar e garantir a ORDEM. Ordem nem sempre se consegue ficando de conversinha.

 

O fato é que a Polícia se preocupa demais com as repercussões de seus atos. Precisa mandar isso às favas e fazer o serviço que precisa ser feito.

 

Falaram aí que por se tratar de crime passional, a polícia deveria ter tido mais cautela. Só se for a cautela de procurar incessantemente oportunidades de EXPLODIR a cabeça do infeliz desgraçado. Justamente por estar abalado emocionalmente, o cara não tem nada a perder e por isso mesmo deve ser neutralizado imediatamente.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A nova do Lindemberg...

 

O pai da Eloá havia conversado com ele, pois eles se davam bem e tal, e pediu pra ele não fazer nada com sua filha.

 

Resposta do fera:

 

"Sr. Fulado, eu te respeito muito, mas sua filha pisou na bola"

 

Imagina se ele não respeitasse o cara.

 

Fico pensando se ele não tem mãe, pai, amigos, sei lá, alguém que subisse lá e o peitasse e o tirasse de lá.

 

Imagino meu irmão com um revólver e com uma refém... eu seria o primeiro a subir lá e dar uns cascudos nele06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pimentel: mídia foi "criminosa e irresponsável"

 

A cobertura feita pela Rede Record, RedeTV! e Rede Globo prejudicou as negociações com Lindemberg Alves, na avaliação do ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e sociólogo Rodrigo Pimentel. Para ele, a postura das emissoras foi "irreponsável e criminosa".

- O que eles fizeram foi de uma irresponsabilidade tão grande que eles poderiam, através dessa conduta, deixar o tomador das reféns mais nervoso, como deixaram, poderiam atrapalhar a negociação, como atrapalharam.

Lindemberg Alves, 22, manteve a ex-namorada Eloá e a amiga Nayara, ambas de 15 anos, como reféns por cinco dias em um apartamento na cidade de Santo André, em São Paulo. Na última sexta-feira, 17, o Gate (Grupo de Operações Taticas Especiais) invadiu o local. O incidente culminou na morte de Eloá.

Co-autor do livro "Elite da Tropa" e roteirista do filme "Tropa de Elite", Pimentel faz uma crítica ainda mais incisiva à inteferência da apresentadora Sonia Abrão, da RedeTV!, nas negociações. Ela entrevistou Lindemberg ao vivo na última quarta-feira, 15.

- Foi irresponsável, infantil e criminoso o que a Sonia Abrão fez. Essas emissoras, esses jornalistas criminosos e irresponsáveis, devem optar na próxima ocorrência entre ajudar a polícia ou aumentar a sua audiência.

Leia a seguir a entrevista com Rodrigo Pimentel:

Terra Magazine - Qual a responsabilidade objetiva dos governantes em incidentes como esse?


Rodrigo Pimentel - O chefe da polícia estadual é o governador do estado. Quem define as políticas de segurança pública e suas prioridades é o governador, através do secretário de segurança pública. É lógico que ele não pode ser responsabilizado de forma isolada pelo que aconteceu. Não é a primeira vez que uma ocorrência com reféns termina em tragédia no país. Nem será a última. Se você fizer uma análise histórica dos casos com reféns aqui, o normal é que eles tenham sido conduzidos com pouca qualidade técnica, muito amadorismo. Há precedentes emblemáticos, como o caso do arcebispo mantido refém num presídio em Fortaleza, quando o governador Ciro Gomes determinou que se dessem armas e coletes aos seqüestradores, tudo foi feito ao contrário do que determinam as normas.

Que normas são essas?


Veja bem: são normas rígidas? Não. São protocolos internacionais que podem ser adaptados de acordo com a necessidade, mas que se baseiam em dados históricos coletados ao longo dos anos. (...) Nós sabemos, por exemplo, que a presença de familiares em 80% dos casos deixa o seqüestrador mais nervoso e arredio, menos propenso à negociação. O jornalista, por exemplo, é bom ou ruim? Eu diria que na maioria das vezes é ruim. Porém, em algumas ocasiões, não muito raras, a presença do jornalista ajuda o tomador do refém a se entregar. Ele percebe que o jornalista no local garante a preservação da sua vida. Então tudo exige um conjunto de avaliações momentâneas.

Como o senhor escreveu em artigo na Folha de S.Paulo, a responsabilidade está na medida em que há falta de investimentos, como por exemplo a falta de câmeras...


Nenhuma unidade tática no Brasil dispõe desse equipamento. São equipamentos baratíssimos, custam menos que uma viatura policial. E são muito necessários. Se o Gate (Grupo de Operações Táticas Especiais) tivesse esse equipamento, não teria feito a opção pela invasão. Porque ia perceber que a porta tinha obstáculos. E aqueles 14 segundos que a equipe policial perdeu na porta foi o tempo para acontecer a tragédia, foi o tempo que o Lindemberg precisou para alvejar as meninas.Foi o erro crucial?
É, exatamente. Mas o erro mais fácil de ser sinalizado foi a reintrodução da menina Nayara. Você não tem precedente disso na história moderna da negociação. Tem um caso em que o refém voltou ao cativeiro em Nova Iorque, no ano de 1972, que até gerou o filme Um dia de cão, com o Al Pacino. Mas veja bem: foi há quase 40 anos, não havia uma técnica desenvolvida (para lidar com esse tipo de situação). E esse fato foi transformador da doutrina da polícia de Nova Iorque. O filme é maravilhoso: retrata marginais mentalmente perturbados e economicamente motivados; eles queriam assaltar um banco. Foi uma ocorrência dramática em que aconteceu algo igual ao que resultou na morte da Eloá. Jornalistas ligavam para os seqüestradores o tempo todo...

Como o senhor avalia a cobertura da mídia?


A Sonia Abrão, da RedeTV!, a Record e a Globo foram irresponsáveis e criminosas. O que eles fizeram foi de uma irresponsabilidade tão grande que eles poderiam, através dessa conduta, deixar o tomador das reféns mais nervoso, como deixaram; poderiam atrapalhar a negociação, como atrapalharam... O telefone do Lindemberg estava sempre ocupado, e o capitão Adriano Giovaninni (NR: negociador da Polícia Militar) não conseguia falar com ele porque a Sonia Abrão queria entrevistá-lo. Então essas emissoras, esses jornalistas criminosos e irresponsáveis, devem optar na próxima ocorrência entre ajudar a polícia ou aumentar a sua audiência.
O Ministério Público de São Paulo deveria, inclusive, chamar à responsabilidade, essas emissoras de TV. A Record se orgulha de ter ligado 5 vezes para o Lindemberg. Ele ficou visivelmente nervoso quando a Sonia Abrão ligou, e ela colocou isso no ar. Impressionante! O Lindemberg ficou: "quem são vocês, quem colocou isso no ar, como conseguiram meu telefone?". Olha que loucura! Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos hoje, jamais. Aconteceu há quase 40 anos, mas jamais aconteceria nos dias de hoje. Foi irresponsável, infantil e criminoso o que a Sonia Abrão fez. Eu lamento não ter falado isso na frente dela. Eu gostaria de ter falado isso para ela e para os telespectadores da Record e da RedeTV!.
O que ela fez foi sem a menor avaliação. Tanto que, num primeiro momento, ele (o repórter Luiz Guerra) tentou enganar o Lindemberg, dizendo-se amigo da família. E depois ele tentou ser negociador, convencer ele a se entregar sem conhecer os argumentos técnicos usados para isso. O que o capitão Giovaninni falava para o Lindemberg a todo momento é que, até aquele momento, o crime que ele havia praticado era muito pequeno. Esse é o argumento técnico, funciona quase sempre. "Olha meu amigo, até agora você não matou ninguém, até agora só colocou essas pessoas sobre constrangimento, sua pena vai ser muito pequena...". Isso funciona mesmo. E a Sonia Abrão não tem esse argumento, a Record também não.

Podemos esperar mais casos com esse tipo de desfecho?
Outras virão, não vai ser a primeira nem a última vez. O que aconteceu ali, apesar de ser uma ocorrência com refém, é algo comum no Brasil. Ex-noivos, ex-maridos e ex-namorados matando suas ex-companheiras ou suas companheiras atuais. Nós temos Estados no Brasil, como Pernambuco, onde cerca de 20% dos homicídios são dessa natureza, praticados por companheiros. Uma mulher morre por dia em Pernambuco vítima do seu companheiro. Essa é outra questão para a gente refletir. Apesar de ser uma ocorrência com refém, o que chama a atenção é a morte de uma ex-namorada, o que é absurdamente comum no Brasil. Homens no Brasil matam suas companheiras com uma freqüência muito grande

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Renato a polícia tem sim atiradores de elite' date=' não os usou porque o caso pediu prudênmcia. Além do mais, o cara, era réu primário, com certeza estariam todos detonando a policia por ter matado um rapaz de 22 anos sem passagem pela polícia. É fácil criticar depois quena merda está feita.

[/quote']

 

Bom... eles estão sendo criticados agora com uma merda maior ainda.

 

Merda por merda, prefiro receber críticas por ter matado bandido do que por aquiescer a morte COVARDE de uma MENINA de 15 anos.

 

Sem dúvida alguma!
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Isso é que dá com esse monte de ONG sde direitos humanos que defendem bandido e essa imprensa, que faz jornalismo rasteiro onde se santifica e glamouriza o bandido.

 

Se ele morresse com um tiro na testa, daqui a dois anos teriamos um filme glorificando-o, falando da origem humilde, o gesto de amor e a truclência do Gate...

 

Em todo o caso, vcs estão certos, deveriam ter acabado nates com isso, não importa, ele estrava com a arma não ameaçando pessoas inocentes.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...